Mercado x Consumidor

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Essa discussão me lembrou do canal do Otário:
http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4
dfelipe escreveu:Eu tenho um Vectra elite 2006 que comprei a 2 anos, mantenho ele sempre em dia, cuido de todas as manutenções, não deixo qualquer problema se agravar...

Este é um carro que pelo ano dele vale na casa dos 35 mil... a desvalorização dele foi absurda... penso em continuar com ele por um bom tempo, se vender ele hj pra comprar um carro novo no mesmo patamar, gastaria pelo menos 70 mil... sendo que este em 3 anos estará novamente valendo menos de 40 mil...

Fica a dica, antes de partir pra um carro zero, procure um carro usado em boas condições, normalmente se acha um baita carro por preço de 1.0 novo....
Concordo, mas tem que tomar cuidado.

O grande X de carros bacanas usados com preço de 1.0 novo é que a manutenção pode ser complexa.

Meu irmão certa vez comprou um Vectra GSI, dos primeirões, se não me engano tinha uns dez anos. Um pta dum carro. Motorzão valente, bebia pouco para um 2.0 daquele tamanho, mas cada coisinha que quebrava fazia o bicho ficar na garagem por um belo tempo, pois as peças dos novos não serviam no antigo.
Tamanho foi o problema que eu dizia que iriam passar a cobrar IPTU do carro dele.

Um amigo meu sempre que vai trocar de carro vai na auto peças e pergunta se tem uma infinidade de itens de manutenção, ainda dá uma pesquisada no que é mais crítico, dependendo do que ouvir ele pula fora de um modelo.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Babin
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Mar 2010, 01:20

Isso é relativo, minha prima tem um uno do quadrado, ano 2009, considerado o carro com a manutenção mais barata do mundo... depois do fusca hehe e com menos de um ano de uso, quebrou uma peça do motor... 1.500 reais.

Isso é questão matemática tb... por exemplo, qual carro tem a manutenção masi cara, o corola 2007 ou gol 2007?

O corola quebra uma vez por ano e o custo de manutenção é de 1000 reais, o gol quebra 4 vezes por ano, cada manutenção custa 250 reais... então qual a manutenção mais cara?

obs: É só uma exemplo, os valores não são esses.

No entanto, o corola é muito mais carro que o gol e deve ter o consumo muito parecido, já que foi eleito um dos carros mais econômicos do mercado a alguns anos atrás.

Por essas e outras o melhor é comprar carro usado, ou usando o exemplo acima, comprar um corola por 35 mil usado do que um gol novo sem p nenhuma por 35 mil.
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

sim, é relativo, até mesmo em relação a durabilidade dos pneus pode haver um custo beneficio melhor.
É como aquela historia da transmissão por correia ou corrente.
Mas o ponto que quis abordar é que alguns carros são encrenca de manter e a matemática do gol x corola seria algo como 3000 no corola e 250 no gol, sem contar que o corola ficaria encostado até a peça chegar.
No caso desse ano do Vectra que citei (94) é de dificil manutenção, pois não se encontram peças paralelas e a CC só tem por encomenda e a preço da peça para o carro novo.
Um exemplo disso foi um spoiler que caiu e ele foi procurar, cada lado custava 800 pratas e tinha que encomendar pq viria de outro país.
Ainda tinham algumas peças de motor que ele precisou garimpar, enfim, é esse tipo de coisa que disse que precisa ter cuidado.
Não é regra, mas se um carro bom ficou muito barato, provavelmente é dificil de manter, daí a chance de estar recheado de gambiarras que irão explodir na sua mão é maior.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Babin
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Mar 2010, 01:20

Realmente... eu falei do corola pq sei que este é um carro muito bem acabado e de pouca manutenção, no entanto sei de relatos de carros da gm e fiat (médios), que dão muito problema.

Outra coisa boa de comprar um carro usado ao invés de um popular novo, é que um carro médio continuará do mesmo jeito que você comprou quando novo, quanto a um popular com 5 anos já está um bagaço, não importa o quão bem vc cuide dele. O Fiat uno e Gol principalmente, primeiro buraco que vc passa o painel todo se desloca e a partir disso vc vai ter que conviver com ruídos pelo resto de sua vidaaaaa aahhh haha.

Eu já tive um ford focus do modelo antigo, o carro quando comprei tava um lixo, mas velho, o carro era muito bom, econômico, e mesmo mal tratado o bixo era lindo e o acabamento nossa... quem dirigi um carro desse não quer ver palio ou gol nunca mais. O painel de um médio tb é muito massa, vc dentro do carro percebe o tamanho do painel a sua frente, vc se sente até mais seguro hehe.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

A questão de peças de reposição foi materia do JN dias atrás, carros com 2 anos de uso ficam parados na oficina esperando peça, isso é um praga e com anuencia do governo que não toma uma atitude em fiscalizar a regra de repor peças por 10 anos.

E como isso como tenho dito, é um motivo que impulsiona o roubo de veiculos para retirada de peças, ou seja, a propria industria cria esse mercado.

Com as novas tendencias mundiais principalmente aqui na colonia, as empresas não querem ter estoque de peças, pois é um ativo que fica parado, e quanto menos peças no estoque mais dinheiro no caixa.

Então o que nos resta fazer? Escolher o carro mais duravel? Dizem por exemplo que o Classe A é um carro que se mantido dura muito e não dá manutenção.

Isso talvez esteja empurrando o pessoal na compra do carro zero ao invés do usado, mas se for comprado a vista (algumas CC nem se interessam em vender a vista, pois eles ganham bonus das financeiras) até o prejuizo é menos, mas se comprar um zero financiado pra fugir da manutenção o tiro sai pela culatra, pois vai sair da loja com um prejuizo de uns 5 mil, e vai ter que ficar o tempo do financiamento, uns 5 anos pelo menos, e quando vender o carro vai valer uns 30% de tudo que ele custou.

Então o usado ainda tem um prejuizo menor mesmo com algum manutenção, e melhor pegar um sem muita tecnologia embarcada.
Imagem
Babin
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Mar 2010, 01:20

Cros, de um tempo pra ca eu estou receoso quanto às matérias veiculadas nos jornais viu, a globo principalmente é ligada ao governo, você não acha que essa matéria foi tendenciosa não? Eu não vi, mas chegar no jornal e dizer que é melhor comprar carro novo do que usado, sei não hein, as grandes construtoras de carros patrocinam a globo e outra emissoras, menos a record que engana outro tipo de público haha.

O cara compra um carro novo, financia em 15 anos, paga duas a 3 vezes o valor do carro, e quando for vender fica como vc disse, 30% mais barato do que o valor do carro novo A VISTA, ou seja. Vc compra um carro de 50 mil, paga 100 mil em 10 anos, e quando for vender pega 35 mil.

Fora isso vc tem que além de pagar os impostos e gasolina e tals (praxe), paga revisões obrigatórias (que deveriam ser gratuitas) e quando quebrar, eu disse QUANDO e não SE, alguma peça que eles nãocobram na garantia, vc gasta ainda mais dinheiro.
jorgellp
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Ago 2012, 09:43
Localização: Piracicaba

Tem "pipocado" diversas reportagens na internet comentando do alto preço do automovel nacional, e ai fica sempre a desculpa do fabricante dizendo que a taxa de impostos é alta, a mao de obra é cara, etc... Na realidade o que é caro é o lucro das montadoras. E nao só em automoveis, mas principalmente no mercado de motos. A Honda lançou a NC 700X por "apenas" 27.990,00. Bom, em primeiro lugar nao se encontra esta moto por este preço em lugar algum. Os valores que tenho visto fica perto de 31000,00 por causa do frete. Se pensarmos que em uma carreta cabe no minimo umas 50 motos com umas 3 viagens da pra comprar uma carreta nova. Outra, esta moto custa 6000 Euros que cotado a 2,56 da +- R$ 15.500,00 . Lembre-se que la tambem tem lucro, frete, tem custo de produção. Ou vao me falar que o tecnico europeu ganha muito menos que o técnico brasileiro...
Minha meta/sonho é uma Vulcan 900 classic que é vendida nos EUA por +- 8500,00 dolares enquanto aqui sai por R$ 30.000,00, ou seja, será que nosso custo de montagem ( nao é produção ) é tão mais caro assim? Será que nossos engenheiros/tecnicos/ajudantes ganham mais que os americanos? A realidade é que esta redução de IPI é só pra alavancar as montadoras "nacionais".
Quando o QQ começou a ser vendido mais barato que o Mille com ar/direção/vidro/trava/ar-bag/abs/etc foi que o brasileiro começou a ver que o nosso carro é muito caro. Entendam, nao estou falando de qualidade, e nem protegendo a Cherry mas que a diferença é muito grande, isto é... Como se explica um Kia Soul ser carregado na Coreia, chegar ao Brasil, parte ser vendido aqui por mais de R$ 50.000,00 e parte ser levada até o paraguai e ser vendido lá por R$ 28.000,00.
Resumindo: Cada um ( governo,montadoras, concessionarias ) tentam ganhar o máximo possivel.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

jorgellp escreveu: Minha meta/sonho é uma Vulcan 900 classic que é vendida nos EUA por +- 8500,00 dolares enquanto aqui sai por R$ 30.000,00
Não gosto de usar essa comparação entre lá fora e aqui pois na verdade não é 8.500 x 30.000.

É 17.425 (conversão do dolar) x 30.000 , tá certo que ainda tem uma diferença de 13 mil, mas ai tem o frete que não sei calcular depende como vem e por onde vem, depois tem a taxa de importação e toda a burocracia e manuseio que não sai de graça. Então creio que fica na faixa.

Já eu, prefiro muito mais um Uno do que um Cherry.
Imagem
jorgellp
Mensagens: 14
Registrado em: 01 Ago 2012, 09:43
Localização: Piracicaba

Cross, a tua observação ficou mais correta, eu acabei comparando dolares com reais. Mas mesmo sendo 17000 X 30000, lembre-se que os EUA tambem é um pais continental, portanto o frete é alto tanto quanto o Brasil, taxa de importação nao deveria ter, porque é montada aqui e se lembre que no valor de 17000 ja tem lucro, frete e imposto americano ( menor que o nosso, mas tem ).
Quanto ao Cherry, eu nao tenho confiança, mas lembre-se que é um carro completo muito mais barato que um Mille "pelado" e ainda por cima com um projeto de mais de 20 anos mais do que pago.

[]´s

Jorge Pires
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

jorgellp escreveu:.
Quanto ao Cherry, eu nao tenho confiança, mas lembre-se que é um carro completo muito mais barato que um Mille "pelado" e ainda por cima com um projeto de mais de 20 anos mais do que pago.

[]´s

Jorge Pires
Pois é, mas ai entra outro detalhe, o Uno é um carrinho que está a 20 anos como tu disse, já o Cherry vai ficar quantos?

Pois a tendencia (exceto o UNO) é sair de linha antes que vença a última prestação, por isso acho que o Uno ainda é uma boa opção e mesmo com o projeto já pago ele evolui. Sem falar que em qualquer cidade tem uma oficina que pode mexer nele, já o Cherry não sei nem se tem oficina.

E quando um carro ou moto sai de linha o que acontece? O valor de mercado dele vai pro chon. E o proprietário fica com mais esse prejuizo.
Imagem
Responder