Mercado x Consumidor

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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cros
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Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
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FIlIPy65 escreveu:e então o carro já está "velho" e a partir de entâo, ele começará a dar problemas
essa é a idéia que eles querem passar, mas se olhar a tua volta, existem milhares de veiculos rodando tão bem quanto um zero, sem falar que nunca existiu tanto Recall quanto agora, pois eles precisam abastecer o mercado a toque de caixa com produtos com menos qualidade e mais "opcionais".

A regra é simples, se quiser que teu veiculo dure 5/10 anos, faça a manutenção preventiva e corretiva adequada e com mecanico bom.
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Adauto
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cros escreveu:...
A regra é simples, se quiser que teu veiculo dure 5/10 anos, faça a manutenção preventiva e corretiva adequada e com mecanico bom.
Fato!
Adauto
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Fratre
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Registrado em: 22 Jan 2013, 12:26

cros escreveu:
FIlIPy65 escreveu:e então o carro já está "velho" e a partir de entâo, ele começará a dar problemas
essa é a idéia que eles querem passar, mas se olhar a tua volta, existem milhares de veiculos rodando tão bem quanto um zero, sem falar que nunca existiu tanto Recall quanto agora, pois eles precisam abastecer o mercado a toque de caixa com produtos com menos qualidade e mais "opcionais".

A regra é simples, se quiser que teu veiculo dure 5/10 anos, faça a manutenção preventiva e corretiva adequada e com mecanico bom.
Um veículo zero desvaloriza no seu primeiro ano 12%. Isso se falando de Uno, Gol, Palio, ou seja, de carros populares, "mileiro". Em carros melhores a desvalorização é maior ainda. E veja, estou falando do primeiro ano, depois vem o segundo e o terceiro. E somente desvalorização de mercado.

Na ponta da caneta se gasta muito mais para andar de carro novo que carro velho. E outra, some a desvalorização desses 3 anos iniciais com o preço do IPVA que é mais caro e o pior, com o juros que se paga pelo financiamento (sabemos que a maioria é financiado).

É muito dinheiro mesmo que joga fora para dizer que anda de carro "do ano". Mas o brasileiro não faz conta, o brasileiro não sabe o que juros compostos. Não sabe o que é juros e olha somente o valor da parcela, por isso paga 2 carros para ter um, paga duas geladeiras para ter uma.

Vou comprar uma shadow agora, com 25 mil se acha moto 2011 com ABS e com menos de 10.000 km rodado, para quê vou gastar 6 mil a mais para comprar uma zero? Para ter prazer de tirar uma zero? Faz favor, prefiro o prazer de poupar 6 mil e fazer uma put* viagem com esse dinheiro.

Há 3 anos comprei uma Ranger 4x4, Diesel, cabine dupla 2005 por 55 mil. Peguei, fiz uma revisão fina nela, mandei trocar todas as correias, todos os óleos, até dos diferenciais traseiro e dianteiro. E olha, não precisava, eu quis fazer pois sempre faço isso em todos carros. Troco tudo para começar do "zero".

3 anos atrás, não voltei mais lá na oficina. Na verdade, nesse período, voltei ano passado somente para trocar pastilha de freio que deu por volta de 150 reais.

Com 55 mil sabe o que povo comprava na época?

Palio weekend locker, isto é, um lixo cheio de plástico com um sistema de tração que não serve para absolutamente nada, sem conforto algum, sem segurança. Esses "crossovers" só vendem aqui, colocam plástico, mola maior, joga o preço para 50.000 e vende muito bem.

Pois é, fiquem com seus lixos novos de 50 mil que fico com minha Ranger 4x4, CD, Diesel "velha".

Carro fabricado no Brasil é vendido lá fora com frete, impostos e lucro mais barato que aqui.

Por isso no Brasil uma Shadow custa 31 mil.

O povo é ignorante e não sabe o valor do dinheiro. Rico chora desconto de 5 Reais pois sabe o valor empregado para ganhar esses 5 Reais. Pobre nem desconto pede, pois acha que é vergonhoso.

Tem gente que é tão burra, mas tão burra, que no site do repasse dívidas, tem carros que vale no mercado hoje 25 mil e falta pagar 40 mil hauhauahaaaaa.....

Eu que não tenho links agora e nem vou procurar, mas de vez em quando recebo no e-mail essas pérolas.

É nisso que dá não saber o que é juros e financiar em 60X ainda para andar de carro novo.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Complementando com uma reportagem do Globo

Carro usado: como evitar que a compra vá parar nos bancos de reclamações dos procons

RIO — Com os preços dos carros 0km em ascensão em razão da volta gradual do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), lembre-se que, ao optar por um usado é preciso tomar alguns cuidados para que o barato não saia caro e a compra vá parar nos bancos de reclamações dos procons ou na Justiça. A especialista em Defesa do Consumidor do Procon-SP Renata Reis lista cinco pontos fundamentais aos quais o consumidor deve estar atento: a origem do automóvel (se será comprado de revendedora ou diretamente de proprietário), o estado do veículo, se a documentação está em ordem, as condições de pagamento, e os prazos de garantia estabelecidos pelo códigos Civil e de Defesa do Consumidor.

— Comprar um usado é boa opção, pois ao sair da concessionária um carro já desvaloriza cerca de 20%. Muitas vezes é esta a diferença entre um carro zero ‘pelado’ de um usado com todos os opcionais de conforto. Porém, também é preciso tomar vários cuidados antes da compra, pois há o risco de o cliente sair com uma ‘bomba’ na mão e o barato sair muito caro — reforça o educador financeiro e presidente da organização DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos.

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— Se você costuma atrasar o pagamento de parcelas, na hora de optar pela financiadora também leve em consideração o valor do juro por atraso cobrado. Isso pode pesar consideravelmente em seu bolso — ressalta a especialista do Procon-SP.
Essa análise dever ser criteriosa e feita com calma, aconselha Renata. Por isso, evite entrar na onda do vendedor quando ele argumentar que o carro está sendo muito procurado e você deve fechar o negócio o quanto antes, para não perdê-lo.


É claro que o procon dora demais a pilula mas em alguns pontos tem que prestar atenção, e o que falta, no consumidor é um senso de ridiculo e economia, e mais conhecimento de matematica financeira.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/defesa-do-consu ... z2IiwZRVFL
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ubiratamuniz
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Registrado em: 30 Abr 2010, 14:09
Localização: Brasília

Cara, o mercado de usados realmente tá uma b*sta.

Em dezembro de 2010 comprei um carro zero km, um Sandero 1.6 16v "GT Line" com o único opcional disponível (ABS), o resto (a/c, dh, ve, te, air-bag duplo, som) já era de série.

Na época paguei R$ 43.590,00, o que era efetivamente um "bom preço" pelo pacote do carro.

Hoje o GT-Line zero km (modelo "novo" com frente e painel diferentes, só que 1.6 8v menos potente, de resto tudo igual) custa 38.900 na mesma configuração.

Resultado, em pesquisa no WebMotors, os GT Line 10/11 mais caros que achei estão sendo oferecidos (em concessionárias!!) por 27.900,00 . 35% de desvalorização em 2 anos (isso supondo que o preço final de venda fosse efetivamente os 27900, o que eu duvido, um carro desses sairia com "choro" pro comprador final por uns 25900),o que me faz pensar qual a mixaria que pagam nesse carro numa troca na concessionária. Dá vontade de fingir que vou trocar o carro só pra matar a curiosidade e ficar puto, rs.

Resumindo, se eu pensava em trocar de carro, hoje nem penso mais... rs. agora fico com ele até acabar, o que vai demorar muuuuuuuuito tempo ainda (o carro tá bem novo e tem apenas 26 mil km rodados). Isso me faz pensar no tanto de dinheiro que eu perdi na época que eu era mais "vaidoso" e trocava de carro toda hora (se bem que nessa época eu não comprava carro zero rs).

Sério, tá muito bom pra quem quer comprar e tem dinheiro na mão, mas pra quem quer vender ou trocar tá ruim demais da conta.

Pra quem quer comprar carro usado, moto usada, tem muita excelente oportunidade aí de veículos pouco rodados com 1, 2 anos de uso, basta garimpar. A cc H-D daqui ofereceu 23 ou 24k pra um carinha numa Dyna 2009. Provavelmente vão anunciar a moto depois por uns 28-29. Então o esquema é "caçar" esses proprietários que estão pra "trocar" de moto pra ver se consegue negociar no preço de troca, ou por pouca diferença. O mesmo vale pra comprar carro usado.
Abraços,

Bira
FIlIPy65
Mensagens: 208
Registrado em: 15 Set 2012, 18:42
Localização: João Pessoa

cros escreveu:A regra é simples, se quiser que teu veiculo dure 5/10 anos, faça a manutenção preventiva e corretiva adequada e com mecanico bom.
Perfeitamente!

O problema é achar o tal mecânico. Ninguém aqui faz algo como se fosse para si, ou seja, fez, funcionou, tá valendo, não importando a gambiarra.

Outra coisa é que é difícil encontrar mecânico racional. Uma vez levei meu carro para uma oficina pois o eletroventilador não estava funcionando, trocaram 3 sensores de temperatura. Só que apenas um, tem relação com o ventilador (a "cebolinha"), os demais eram apenas sensores para o painel e computador da injeção. No fim, todos os sensores estavam bons, e o problema era um mau contato no plug do ventilador...

Desde esse dia, me esforcei a resolver os problemas do carro, algumas vezes solicitando ajuda a um amigo mais experiente. Quando era um problema "sujo" (com óleo no meio por exemplo), levava a um mecânico de confiança.

Outro problema é, quando você leva a um mecânico bom e de confiança, mas o cara tem tanta demanda (ou outro motivo), e quem faz os serviços, são terceiros. Ele até monitora o serviço, mas não é a mesma coisa.
Fratre escreveu:É muito dinheiro mesmo que joga fora para dizer que anda de carro "do ano". Mas o brasileiro não faz conta, o brasileiro não sabe o que juros compostos. Não sabe o que é juros e olha somente o valor da parcela, por isso paga 2 carros para ter um, paga duas geladeiras para ter uma.
Conheço muitos que tem essa visão de olhar apenas a parcela.
Existe também a questão de juntar o dinheiro.

Ainda faria uma ou outra ressalva no que você postou, mas no geral é como você colocou mesmo.

o/
Fratre
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Jan 2013, 12:26

Um exemplo aí de pessoa movida ao imediatismo e iludido pelo crédito fácil desse governo populista:

http://repasso.com.br/ads/vendo-novo-un ... m-5000-km/


Sabe o que é pior, não é somente esse caso aí, são milhares espalhados no Brasil.

Vejam o comentários, pois é o melhor.

E olha, já foram pagos 17 mil em parcelas e faltam quase 40 mil para um carro que vale 22.000 no mercado hauahauahauaaa......

Estou rindo para não chorar da bomba que a pessoa entrou.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Este anúncio é um bom exemplo de quem precisa voltar pra pré-escola e aprender a fazer claculos.

ESTE ANÚNCIO ESTÁ SUSPENSO
Valor da parcela: 945,00
Parcelas restantes: 42
Modelos Fiat: Uno
Ano de fabricação: 2010
Combustível: Flex Fuel
Cor: Preto Metalizado
Quilometragem: 5000
Final da placa: 2
Financeira: Aymoré
Estado: São Paulo
Anunciado em: 15/10/2012 20:53

Ela quer 15 mil, e o comprador assumiria uma divida de 42 x 945,00 = 39.960
mais o que ela quer 15 mil + 39.960 = 54.960

Esse é um caso em que ela vai ter que morrer nadando, pois nem que ela repassar sem nada a receber alguém iria pegar, por 39 mil se compra um zero (claro se tiver o dinheiro a vista)...

Mas alguém que pegue um carro por 39 mil e financie ainda vai ficar com uma prestação menor... ou ainda se o comprador tiver 15 mil ele compra o carro que custa 39 mil e deve assumir uma divida sobre o restante uns 24 mil que deve dar uma prestação menor que a que ela tem...

Comprar um bem financiado é um exercicio que deveria ser feito em grupo, os outros dariam o parecer e a pessoa poderia pensar melhor.

http://repasso.com.br/ads/vendo-novo-un ... /#comments
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Fratre
Mensagens: 16
Registrado em: 22 Jan 2013, 12:26

Não esqueça que tem quem um comentário dela abaixo dizendo que já pagou 17 mil.

Isso é loucura!!!!!

Sabe qual é a próxima bomba?

Financiamento imobiliário.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Fratre escreveu: Sabe qual é a próxima bomba?

Financiamento imobiliário.
Ahhh isso sim é pior, pois um carro não se desmancha com o tempo, mas as casinhas da mãe diumá, não vão durar até o fim do financiamento e até lá a construtora já "faliu" e a mãe diumá já está na venezuela.
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