Motocicletas à Alcool/Flex

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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Jovi
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Bom como já discutimos nos tópicos de Motos à Diesel e Motos à Energia Elétrica, vou abrir um tópico sobre as motos à alcool ou Flex...

Hoje vi uma reportagem no site da Globo, dica da Claudia Daflon, sobre o estágio atual da tecnologia e seus testes no passado: Link

A reportagem cita por exemplo a fracassada tentativa da Honda em 1980 do lançamento das motocicletas CB 400 II e CG 125 álcool no Brasil.

A outra marca que entrou nessa época no ramo foi a Yamaha que ganhou a capa da revista 4 Rodas de OUT/81 com a RX 125A que foi testada pela revista...

Links relacionados:

Matéria Motoonline
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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rafaeladvogado
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O problema do álcool no Brasil é mo mesmo tanto para carros como para motos...

Ou seja... o problema é a insegurança que as pessoas têm de comprar um veículo movido somente à álcool, pois como já ocorrido noutros momentos o preço do álcool disparou, algumas vezes faltou no mercado etc etc etc, tudo isso usado como forma de controlar o preço no mercado...

Sobre os veículos flex... eu não gosto muito desta tecnologia, pois os veículos movidos a álcool necessitam uma taxa de compressão muito maior do que a gasolina.... nos flex eles usam um meio-termo... o que não é o suficiente para o álcool e ao mesmo tempo é bastante para gasolina...

Mas, tirando de fora estas questões acima.... o álcool é um excelente combustível e se fosse barato e houvesse a segurança de que o preço ficaria barato seria uma ótima opção para carros e motos.... o único problema seria a impossibilidade de usar esta moto em outros países do mercosul que não tem álcool... :wink:
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Jovi
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Postagem do Well em outro tópico:
wellington.nogueira escreveu:
Da Infomoto

Apressada pela preocupação com a redução das emissões de poluentes no meio ambiente, a primeira moto equipada com a tecnologia flex deve chegar ao Brasil em 2009. A divisão Powertrain da Magneti Marelli apresentou na nona edição do Salão das Duas Rodas, realizada este mês em São Paulo, o sistema de injeção eletrônica para motos (SIM) com a tecnologia SFS (Software Flexfuel Sensor).

O sistema de injeção eletrônica é basicamente o mesmo que equipa atualmente as motos e os scooters na Europa. A diferença do sistema flex da Marelli está na adoção do programa que gerencia a queima do álcool, da gasolina comum ou pura, ou de qualquer proporção de mistura dos dois combustíveis no mesmo motor.

No Brasil, a Kasinski Seta 125 serviu de base para a instalação do sistema flex-fuel. A Delphi, outra empresa do segmento de tecnologias de eletrônica móvel, apresentou a tecnologia Multifuel para motocicletas durante a Automec, que aconteceu em abril. Hoje, as duas multinacionais já estão conversando com os fabricantes de motocicletas sobre este projeto, que deve resultar na diminuição do impacto ambiental, já que, com a nova ferramenta, a emissão de CO2 na atmosfera pode ser reduzida em cerca de 20%.

Segundo dados fornecidos pela Marelli, o sistema multicombustível poderá estar presente nos motores mono e bicilíndricos, de 100 cc a 1000 cc, e a redução no consumo de qualquer combustível usado fica entre 5% a 10%. O ganho de potência pode chegar a 10% com a utilização do álcool hidratado.

Para a elaboração deste projeto, que começou em 2003, mais de 20 profissionais se envolveram na pesquisa. O investimento, até agora, gira em torno de R$ 3 milhões.

Como funciona
O SFS da Magneti Marelli é um programa de computador inserido no módulo de comando da injeção eletrônica, também conhecido como centralina. Ele identifica e quantifica a mistura entre álcool e gasolina do tanque, usando informações recebidas de sensores que já existem em todo o sistema de injeção de combustível -- entre os quais a sonda lambda, sensor de detonação, rotação, velocidade e temperatura.

A partir dessas informações, o programa determina a quantidade de
combustível que será injetada no motor e também o instante em que a faísca vai saltar da vela para efetuar a queima dessa mistura, por meio de formulações matemáticas de altíssima precisão.

As características do álcool são diferentes da gasolina e o sistema deve adequar o funcionamento do motor em qualquer proporção da mistura em milissegundos. "Hoje, temos condições de oferecer dois tipos de sistema, um mais simples, com partida a frio auxiliar, e outro mais sofisticado, com a centralina incorporada à borboleta. Agora, tudo depende da demanda do cliente e da exigência do consumidor em obter mais tecnologia em sua motocicleta", explica Eduardo Campos, gerente comercial da Magneti Marelli.

"Uma moto carburada com cinco anos de uso polui 30 vezes mais que um carro 0 km com tecnologia flexfuel", encerra Campos. (por Aldo Tizzani)
Fonte: http://noticias.uol.com.br/carros/ultno ... 498u8.jhtm
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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Jovi
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Aparelho que promete reconfigurar injeção eletrônica de motos para torna-las Flex:
INTERCEPT: O INTERCEPT é um Reprogramador de Injeção Eletrônica, conectado na Central que permite usar a “regulagem mais forte”. Otimiza o funcionamento fazendo modificação nos mapas de combustível e Ignição.

Também pode ser usado como Reprogramador para tornar a moto flex Bicombustível(Permite regular combustível e avanço ajustando para a nossa gasolina, ganhando potência!)
:idea: :idea: :roll: :arrow:
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rafaeladvogado
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O problema é sempre o mesmo... a taxa de compressão.... o dia que inventarem um cabeçote que mude a taxa de compressão conforme o combustível usado daí sim a coisa vai funcionar... :wink:
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Jovi
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Mesmo assim a briga parece boa, porque a notícia postada pelo Well é muito interessante do ponto de vista do uso da Kasinski 125cc com injeção eletrônica, se isso for vendido como Kit e a pareceria der certo quem sabe uma futura Mirage 250cc Flex à vista para 2008 ou 2009???
Depois da Delphi, chegou a vez da Magneti Marelli apresentar seu sistema flex para motos, instalado em uma Kasinski Seta 125. Haverá ganho de potência com álcool (estimado em 10%), e o fornecedor afirma que o consumo será baixo. Mais importante do que a economia será a redução nas emissões de poluentes. As parcerias com os fabricantes estão em andamento, e a novidade está prevista para 2008.

Fonte: O Globo
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wellington.nogueira
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Até onde fiquei sabendo, todas as motos devem estar sendo testadas. Mas acredito que não será vendido como kit (talvez para modelos anteriores) mas a moto saia de fábrica com o sistema pronto.
Vamos aguardar...
Wellington Nogueira
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Jovi
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wellington.nogueira escreveu:mas a moto saia de fábrica com o sistema pronto. Vamos aguardar...
Sim, derrepente uma Mirage 2009, ou 2008 já saia de fábrica com a tecnologia... porque sendo uma técnologia vendida pela Delphi ou pela Magneti Marelli seria aplicada na montagem da moto no Brasil... e isso mostraria o cacife que a Kasinski pode ter e consolidar a moto e a marca... 8) :P

Tomara...
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Biocombustíveis estão perdendo o rótulo ambiental, diz "El País"

da BBC

Está cada vez mais difícil garantir o rótulo de fonte de energia ambientalmente "verde" aos biocombustíveis, por conta dos crescentes questionamentos sobre os possíveis efeitos danosos de sua produção, segundo afirma artigo publicado nesta segunda-feira pelo diário espanhol "El País".

"A culpa é do crescente número de especialistas, investigadores e ecologistas que questionam a sua capacidade para reduzir as emissões de CO2 e falam dos efeitos do desmatamento e do aumento das desigualdades que podem causar", observa o jornal.

A reportagem comenta que, pela segunda vez no ano, a Comissão Européia teve que sair à defesa de sua norma que prevê um gradual aumento no uso de biocombustíveis para o transporte --chegando a 5% em 2010 e 10% em 2020--, diante de críticas do Reino Unido.

"Na última vez, Robert Watson, assessor de meio ambiente do primeiro-ministro Gordon Brown, recomendou ao governo britânico que estabelecesse uma moratória na aplicação das cotas estabelecidas pela União Européia e questionou seriamente a contribuição dos biocombustíveis para a redução das emissões de CO2", diz o texto.

"Graves impactos"

Segundo o jornal, "outros especialistas em questões ambientais, numerosos centros de investigação e universidades e a maior parte dos grupos ecologistas e de defesa dos direitos humanos emitem diariamente declarações e documentos nos quais afirmam que os biocombustíveis não contribuem para lutar contra a mudança climática, que provocam graves impactos ambientais em regiões de alto valor ecológico (Indonésia e América do Sul, principalmente), que alteram o preço dos alimentos e que estabelecem um modelo agrícola de exploração do trabalho e alta dependência de grandes multinacionais".

A reportagem relata que um fórum de discussões da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento da Europa) reconheceu que "o rápido crescimento no uso dos biocombustíveis de primeira geração repercutiu no preço dos alimentos e é um tema de preocupação em vários países", mas também "falava de seus benefícios".

Segundo o jornal, "trata-se de uma constante troca de acusações e apoios que mantêm o setor em pé-de-guerra, especialmente na Europa".

O "El País" conclui dizendo que, apesar de tudo, as pesquisas para melhorar os biocombustíveis "seguem adiante e avançam".
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cros
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Essa não é a gasolina, alcool, ou qualquer derivado de petroleo...

http://www.ecogeek.org/content/view/1549/

é a ar comprimido...
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