Estacionamento para moto

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
HigorGF
Mensagens: 234
Registrado em: 07 Jan 2009, 16:48
Localização: Curitiba

Não encontrei nenhum tópico sobre o assunto e resolvi abrir a questão um para ouvir a opinião de vocês sobre o assunto.

Agora que minha habilitação (finalmente) chegou e como estou de férias estou andando bastante de moto e, algumas vezes, fazendo os mesmos roteiros que costumava fazer de carro.

Coisas que antes nunca notei agora começam a chamar minha atenção. Uma delas é a questão do estacionamento para motos em shoppings e supermercados. Notei que há basicamente três situações:

1. O estabelecimento não se preocupa, não possui um estacionamento próprio para motos; É o caso de um grande mercado perto da minha casa.

2. O estabelecimento faz um espaço com tamanho compatível com seu porte e faz um lugar bacana para você deixar sua moto. É o caso de um grande shopping na região nobre da cidade em Curitiba (Park Shopping Barigüi).

3. O estabelecimento faz um espaço com tamanho pífio, totalmente incompatível com o seu porte e chama aquele chiqueirinho de estacionamento exclusivo para motos. É o caso de um outro grande shopping daqui (Shopping Palladium).

Nos dois primeiros casos acho que são os melhores casos para nós. Ou o estabelecimento não está nem aí para as motos ou se importa e faz o negócio direito. Já no terceiro caso eu achei uma grande demonstração de preconceito com as motos. Tem um espaço equivalente a 3 ou 4 vagas de carro onde eles querem que todas as motos sejam enfiadas.

Hoje eu foi no shopping Palladium (terceira situação) e foi bastante complicado manobrar a shadow na hora da saída. Muito apertado, o espaço do corredor demarcado simplesmente não dá para uma moto grande manobrar. Na saída eu questionei o segurança sobre isso, falei que mesmo nesse horário (15:00) já estava lotado e que não tinha espaço direito para colocar minha moto. O cara deu de ombros, falou que era proibido o tráfego de motos dentro do estacionamento e ponto.

No Palladium o estacionamento é gratuito tanto para moto quanto para carro. Já no Park Shopping Barigui é gratuito para moto, mas carro paga.

Minha questão é até que ponto os estabelecimentos podem fazer esse tipo de segregação? E até que ponto somos obrigados a nos submeter a isso?

P.S. Sei também de casos onde motos são simplesmente proibidas de entrar em certos estacionamentos. Mas aqui em curitiba não vi nenhum assim (ainda).
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Cara,

Já escrevi um texto sobre preconceito a motociclistas que ainda não tive tempo de concluir para postar, mas grande parte do texto trata do tema estacionamento, já tivemos debates sobre isso também no tópico sobre preconceito motociclistico disponível na seção Motociclismo, acho que é uma palhaçada o que muitos shoppings e mercados fazem...

Mas tem mais situações...

Por exemplo se você vai de carro em alguns shoppings você pega um papelzinho na entrada, de moto você tem de dar: RG, CPF, as vezes o documento da moto para anotarem o Renavam, e em alguns casos o cara te pede tudo isso e te diz uma senha numérica que você tem de repetir quando vai tirar a moto, fala sério!!! :shock: :shock: :shock: :evil: :evil: :evil:

Ridiculo!
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Bom, onde costumo ir aqui:

1-Bourbon Shopping Assis Brasil, tem 3 locais para motos e não paga estacionamento.

2-Strip Center Assis Brasil, tem um local pequeno, mas sempre tem lugar, não paga estacionamento (nem carros)

3-Big e Carrefour Sertorio, tem puequeno espaço, no Big precisa pegar uma senha, no carrefour ainda não, mas vai ter cartão magnético como no Obirici, mas não paga.

4-Iguatemi, tem estacionamento exclusivo amplo, paga 2 reais depois de 20 minutos.

5-Bourbon 3 figueiras, nunca fui nem sei como é, bem como Bourbon Ipiranga.

6-Praia de belas, não costumo ir, mas tem vagas for do shopping.

Fora isso, no centro onde tem muito estacionamento apertado pra carro, poucos aceitam motos, e cobrando o mesmo valor.
Imagem
Dona Jovi
Moderador
Mensagens: 425
Registrado em: 23 Mai 2008, 14:56
Localização: São Paulo

Sempre motos estão em segundo plano, onde trabalho o estacionamento mensal de motos é de R$ 150,00, acredita???? se compararmos ao preço pago pelos carros, R$230,00, é realmente um abuso!!!!
É um cubiculo e as motos ficam amontoadas, lógico!!!
O local alternativo é entre vigas no cantinho do estacionamento... :roll: :roll:
Ana
Imagem
Dudoidu
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Out 2008, 20:27
Localização: São Paulo

revivendo o tópico!!!rs

Estou muito feliz, minha mãe acabou de comprar um apartamento novo onde existem pequenas vagas de motos assim como as de carros!!!!!!! :D

Isso foi simplismente uma das coisas que mais me cativou nesse ap!!hehehe

Já mandei até uma carta pro engenheiro responsável que mora no prédio agradecendo por pensar nas motos como veículos e não como qualquer coisa que aquele cantinho ali serve p/ colocar as motos junto com bicicletas e outras coisas...
Ah, o engenheiro não é motociclista hem!rs

Todos os prédios que vi antes não tinham nenhuma vaga p/ motos, apenas esses cantinhos onde eu teria que colocar a moto apertada e misturada com um monte de coisas.

Vejam as fotos, eu nunca vi nada assim!
Imagem
Imagem

Existem mais outras vagas como essa pelo estacionamento.
FingeR
Mensagens: 553
Registrado em: 29 Abr 2009, 09:45
Localização: Curitiba

Cara, show de bola essas vaguinhas!!! no meu predio nao tem nem o tal "cantinho" de coisas amontoadas!!!

Galera tem que deixar a moto na mesma vaga do carro...pra moto grande fica bem apertado!!!!

Mas me diga uma coisa, essas vagas sao "livres" ?? todos podem usar?? ou ela é vinculada ao seu apartamento????

Achei muito boa a ideia, problema mesmo é espaço (que nas garagens da maioria dos predios é uma coisa beem limitada).

No meu prédio existem apenas 3 motos (espero que em breve sejam 4!!!) seria inviavel algo assim, mas em grandes condominios acho muito interessante!!!

Abs
Dudoidu
Mensagens: 194
Registrado em: 28 Out 2008, 20:27
Localização: São Paulo

Rfstadler escreveu: Mas me diga uma coisa, essas vagas sao "livres" ?? todos podem usar?? ou ela é vinculada ao seu apartamento????
Não é vinculada não... Segundo o sindico pq não estavam na compra do apartamento, então como não tem muitas motos (ainda bem...rs) usa quem tiver moto... o bom é que mesmo se vier mais motos devem ter umas 10 vagas assim p/ um prédio de 9 andares apenas! 4vagas sendo usadas agora e eu to usando 2!hehehe
Em um prédio mesmo que grande, dificilmente vc ve mais de 10 motos...

O apartamento ainda tem 2vagas (alguns com 3) p/ carros por apartamento. As vagas são tão largas que cabem + umas 2 motos junto com os carros!
Então eu tenho sorte, mesmo q as vagas de motos fiquem cheias!!!rs

Isso poderia ser uma tendência, vagas p/ motos e vagas mais largas para os carros... eu tenho um escort XR3 q tenho o maior xodó e minha mãe tb com um Puma AMV. Não gostariamos de deixar eles apertados como vimos em muitos aps antes de comprarmos esse q estamos, idem com minhas motos.

Abs
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

No centro de Porto Alegre tem diversos estacionamento gratuitos e exclusivos para motos. Gratuitos mas...com flanelinhas. :oops: :lol:
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Muito legal Dudoido, em compensação amanhã tem reunião com o síndico pra falar das minhas motos... que merd*...

Falando nisso o Sr. esta em falta coma gente ein?? Nunca mais foi pro Sapólio, tá pensando que é assim? :twisted: :twisted: :twisted:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
etheodoro
Mensagens: 101
Registrado em: 01 Jun 2009, 19:14

Oe!
Será que alguem pode me ajudar?
Eu acabei de saber que nao vou poder estacionar minha moto no meu predio. Eu tinha pego uma vaga lá mas pediram de volta. Não tenho onde colocar agora. Ja tentei com TODO mindo que conheço e nada? Impossivel deixar na rua.

Alguem conhece algum tipo de estacionamento pra motos na regiao? Moro ali perto do metro vila mariana.
Será que alguem ja passou por isso?

Nem sei mais o que faço. Vou pegar a moto sabado e nao tenho mais onde guardar ela. =[

Pensa num cara sortudo... :cry:
Responder