Contra-esterço em Curvas

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Tópico sub-dividido do assunto: viewtopic.php?t=153

Apenas para separar o conteúdo e organizar os assuntos! :idea:
luisasilveira escreveu: quanto ao farol acompanhar o guidão é o grande mal dessas motos carenadas, todas são na carenagem, aí tu faz uma curva e o farol não te acompanha...me corrijam se eu estiver errada....
Luisa,

Agora você me deixou na dúvida, porque na verdade quando você faz uma curva você inclina a moto mas não vira o guidão, pelo menos não muito... eu tento inclinar o máximo e fazer o traçado... bom sei lá, acho que estou viajando... :roll:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

joviman escreveu:Luisa,

Agora você me deixou na dúvida, porque na verdade quando você faz uma curva você inclina a moto mas não vira o guidão, pelo menos não muito... eu tento inclinar o máximo e fazer o traçado... bom sei lá, acho que estou viajando... :roll:
até porque em motos superesportivas quando vocÊ faz uma curva rápida... vc vira o guidão para o lado oposto ao lado que vc vai dobrar, para que a moto deite e seja possível fazer a curva... isso se chama contra-esterçar (não sei se é assim que se escreve..)

pois se em alta velocidade vc virar o guidão para o mesmo lado que pretende dobrar a moto não vai inclinar e vc vai ir reto...

E estas motos com faróis na carenagem elas iluminam bem lateralmente também...

abraço :D
Imagem
wellington.nogueira
Mensagens: 176
Registrado em: 22 Jun 2007, 00:23
Localização: Osasco

joviman escreveu:Luisa,

Agora você me deixou na dúvida, porque na verdade quando você faz uma curva você inclina a moto mas não vira o guidão, pelo menos não muito... eu tento inclinar o máximo e fazer o traçado... bom sei lá, acho que estou viajando... :roll:
huahuahuahuahuahua....

Provavelmente vocês nem percebam, mas em velocidades razoáveis praticamente não há esterção do guidão.
Mas se estiver manobrando, o farol fixo faz falta a noite.

Seguinte, o correto quando se guia uma moto é fazer curva utilizando-se do efeito chamado contra-esterço que nada mais é que virar o guidão para o lado inverso ao que se deseja ir (se quer ir para a direita, vire o guidão para a esquerda e vice-versa).

Ao realizar esse movimento a moto "naturalmente" inclina-se (é necessário treinar essa técnica viu... hehehehehe). Tanto que é a mais indicada para manobras bruscas para evitar algo na pista.

Obs.: O contra-esterço só é funcional acima de uns 40km/h, abiaxo disso a física é "diferente" e o estreço tem que ser o normal....
Wellington Nogueira
57 45 4C 4C 49 4E 47 54 4F 4E
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

wellington.nogueira escreveu:
joviman escreveu:Luisa,

Agora você me deixou na dúvida, porque na verdade quando você faz uma curva você inclina a moto mas não vira o guidão, pelo menos não muito... eu tento inclinar o máximo e fazer o traçado... bom sei lá, acho que estou viajando... :roll:
huahuahuahuahuahua....

Provavelmente vocês nem percebam, mas em velocidades razoáveis praticamente não há esterção do guidão.
Mas se estiver manobrando, o farol fixo faz falta a noite.

Seguinte, o correto quando se guia uma moto é fazer curva utilizando-se do efeito chamado contra-esterço que nada mais é que virar o guidão para o lado inverso ao que se deseja ir (se quer ir para a direita, vire o guidão para a esquerda e vice-versa).

Ao realizar esse movimento a moto "naturalmente" inclina-se (é necessário treinar essa técnica viu... hehehehehe). Tanto que é a mais indicada para manobras bruscas para evitar algo na pista.

Obs.: O contra-esterço só é funcional acima de uns 40km/h, abiaxo disso a física é "diferente" e o estreço tem que ser o normal....
isso mesmo...

contra-esterço: (veja nas fotos)

Imagem
Imagem

é isso aí virar pro lado oposto para deitar a moto
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Olá amigos...

Uma das principais coisas que um motociclista deve saber é fazer curvas corretamente...

Imagem

abaixo segue um link com dicas sobre como fazer curvas adequadamente em diversos tipos de curvas: decrescentes, crescentes, etc etc etc

http://www.motoesporte.com.br/dicas/com ... 0curva.htm

Nesta página além das dicas escritas tem algumas imagens incluindo duas animações (gifs) onde a mesma curva é feita de forma incorreta e depois de forma correta pra salientar as dicas...

abraço... :D
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Boa dica Rafa!
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

joviman escreveu:Boa dica Rafa!
Eu postei esta dica... até porque, como fazia bastante tempo que não andava de moto até ter comprado a mirage... eu ando meio "verde" ou "guri-novo" pra fazer curvas hehehhehe

Ou seja... as vezes vou fazer uma curva e não inclino o suficiente e vou quase no acostamento heheheh ou então fico com medo de inclinar demais e bummmm !!! hehehehhe...

Mas é prática... depois que me acostumar melhor com a posição custom da moto vou melhorar... :D
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Quanto a Mirage, relaxa, questão de tempo você domina ela...

Uso no dia-a-dia aqui em SP, no corredor e ando com a galera das CG´s sem dar vexame, aliás muitas vezes acabo empurrando o pessoal no corredor por que já dominei a minha muito bem e onde pessoas ficam com receio de passar uma jogadinha de guidão e eu passo... rsrsrsrs

:wink:

Bom voltando as curvas, já comentei isso... mas no começo fazia uma curvas que o escape raspava no chão... :shock:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Eu ainda estou bem na manha... por dois motivos... a moto ainda está amaciando.. e o piloto (eu) também estou amaciando hehehehhe mas como tu falou... logo logo pego o jeito da mirage e daí é só curtir...

valeu
Imagem
rafaeladvogado
Desvirtuador
Mensagens: 4044
Registrado em: 23 Ago 2007, 09:33
Localização: Montenegro
Contato:

Já que este tópico é sobre CURVAS...


estou enviando esta foto de como NÃO fazer curvas ... hehheheeee

Imagem

:P
Imagem
Responder