Contra-esterço em Curvas

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

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Jovi
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14 Set 2007, 09:24

Tópico sub-dividido do assunto: viewtopic.php?t=153

Apenas para separar o conteúdo e organizar os assuntos! :idea:
luisasilveira escreveu: quanto ao farol acompanhar o guidão é o grande mal dessas motos carenadas, todas são na carenagem, aí tu faz uma curva e o farol não te acompanha...me corrijam se eu estiver errada....
Luisa,

Agora você me deixou na dúvida, porque na verdade quando você faz uma curva você inclina a moto mas não vira o guidão, pelo menos não muito... eu tento inclinar o máximo e fazer o traçado... bom sei lá, acho que estou viajando... :roll:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
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rafaeladvogado
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14 Set 2007, 09:41

joviman escreveu:Luisa,

Agora você me deixou na dúvida, porque na verdade quando você faz uma curva você inclina a moto mas não vira o guidão, pelo menos não muito... eu tento inclinar o máximo e fazer o traçado... bom sei lá, acho que estou viajando... :roll:
até porque em motos superesportivas quando vocÊ faz uma curva rápida... vc vira o guidão para o lado oposto ao lado que vc vai dobrar, para que a moto deite e seja possível fazer a curva... isso se chama contra-esterçar (não sei se é assim que se escreve..)

pois se em alta velocidade vc virar o guidão para o mesmo lado que pretende dobrar a moto não vai inclinar e vc vai ir reto...

E estas motos com faróis na carenagem elas iluminam bem lateralmente também...

abraço :D
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wellington.nogueira
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joviman escreveu:Luisa,

Agora você me deixou na dúvida, porque na verdade quando você faz uma curva você inclina a moto mas não vira o guidão, pelo menos não muito... eu tento inclinar o máximo e fazer o traçado... bom sei lá, acho que estou viajando... :roll:
huahuahuahuahuahua....

Provavelmente vocês nem percebam, mas em velocidades razoáveis praticamente não há esterção do guidão.
Mas se estiver manobrando, o farol fixo faz falta a noite.

Seguinte, o correto quando se guia uma moto é fazer curva utilizando-se do efeito chamado contra-esterço que nada mais é que virar o guidão para o lado inverso ao que se deseja ir (se quer ir para a direita, vire o guidão para a esquerda e vice-versa).

Ao realizar esse movimento a moto "naturalmente" inclina-se (é necessário treinar essa técnica viu... hehehehehe). Tanto que é a mais indicada para manobras bruscas para evitar algo na pista.

Obs.: O contra-esterço só é funcional acima de uns 40km/h, abiaxo disso a física é "diferente" e o estreço tem que ser o normal....
Wellington Nogueira
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rafaeladvogado
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14 Set 2007, 15:10

wellington.nogueira escreveu:
joviman escreveu:Luisa,

Agora você me deixou na dúvida, porque na verdade quando você faz uma curva você inclina a moto mas não vira o guidão, pelo menos não muito... eu tento inclinar o máximo e fazer o traçado... bom sei lá, acho que estou viajando... :roll:
huahuahuahuahuahua....

Provavelmente vocês nem percebam, mas em velocidades razoáveis praticamente não há esterção do guidão.
Mas se estiver manobrando, o farol fixo faz falta a noite.

Seguinte, o correto quando se guia uma moto é fazer curva utilizando-se do efeito chamado contra-esterço que nada mais é que virar o guidão para o lado inverso ao que se deseja ir (se quer ir para a direita, vire o guidão para a esquerda e vice-versa).

Ao realizar esse movimento a moto "naturalmente" inclina-se (é necessário treinar essa técnica viu... hehehehehe). Tanto que é a mais indicada para manobras bruscas para evitar algo na pista.

Obs.: O contra-esterço só é funcional acima de uns 40km/h, abiaxo disso a física é "diferente" e o estreço tem que ser o normal....
isso mesmo...

contra-esterço: (veja nas fotos)

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é isso aí virar pro lado oposto para deitar a moto
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rafaeladvogado
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17 Set 2007, 08:58

Olá amigos...

Uma das principais coisas que um motociclista deve saber é fazer curvas corretamente...

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abaixo segue um link com dicas sobre como fazer curvas adequadamente em diversos tipos de curvas: decrescentes, crescentes, etc etc etc

http://www.motoesporte.com.br/dicas/com ... 0curva.htm

Nesta página além das dicas escritas tem algumas imagens incluindo duas animações (gifs) onde a mesma curva é feita de forma incorreta e depois de forma correta pra salientar as dicas...

abraço... :D
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Jovi
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17 Set 2007, 10:23

Boa dica Rafa!
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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17 Set 2007, 10:32

joviman escreveu:Boa dica Rafa!
Eu postei esta dica... até porque, como fazia bastante tempo que não andava de moto até ter comprado a mirage... eu ando meio "verde" ou "guri-novo" pra fazer curvas hehehhehe

Ou seja... as vezes vou fazer uma curva e não inclino o suficiente e vou quase no acostamento heheheh ou então fico com medo de inclinar demais e bummmm !!! hehehehhe...

Mas é prática... depois que me acostumar melhor com a posição custom da moto vou melhorar... :D
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Jovi
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17 Set 2007, 10:38

Quanto a Mirage, relaxa, questão de tempo você domina ela...

Uso no dia-a-dia aqui em SP, no corredor e ando com a galera das CG´s sem dar vexame, aliás muitas vezes acabo empurrando o pessoal no corredor por que já dominei a minha muito bem e onde pessoas ficam com receio de passar uma jogadinha de guidão e eu passo... rsrsrsrs

:wink:

Bom voltando as curvas, já comentei isso... mas no começo fazia uma curvas que o escape raspava no chão... :shock:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

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rafaeladvogado
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17 Set 2007, 10:42

Eu ainda estou bem na manha... por dois motivos... a moto ainda está amaciando.. e o piloto (eu) também estou amaciando hehehehhe mas como tu falou... logo logo pego o jeito da mirage e daí é só curtir...

valeu
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rafaeladvogado
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11 Out 2007, 10:59

Já que este tópico é sobre CURVAS...


estou enviando esta foto de como NÃO fazer curvas ... hehheheeee

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:P
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