Normas de Vestuário: Garupa pode usar chinelos?

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Minha irmã me fez essa pergunta hoje e me mandou um link de uma discussão a respeito: Link

Li a discussão, no meu entendimento a lei diz que o condutor deve utilizar vestuário apropriado e que o Contran normaliza qual será esse vestuário apropriado.

No entanto o Contran depois de anos, criou a resolução 203 para ajustar a defasagem da resolução 20 que tratava sobre capacetes, mas até onde eu saiba não foi feita nenhuma norma que orienta o vestuário.

Um amigo cita que é "obrigatório" o uso de capa de chuva na chuva.... :roll:

Sério? Não sabia disso, aliás, de onde ele tirou isso? :?:

Desconheço qualquer norma do Contran que regularize nossas vestimentas...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

Se não me engano o código de transito fala algo como utilizar roupas que garantam a proteção feitas de material resistente a abrazão, mas não fala nada em especifico. Acho que se tive algo em especifico quando fosse fazer a prova para ganhar a habilitação eles iam cobrar também.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
Ze Rico
Mensagens: 113
Registrado em: 20 Out 2008, 12:42
Localização: São Paulo

Em resposta específica ao título do post, a lei não é clara a respeito, mas galera é lógico que não deve usar, minha mulher outro dia sismou de pegar uma carona de sandalia o pau quebrou e ela foi de carro mesmo, porque eu não levei, caracas Ze Rico mas que exagero...
Exagero nada a gente precisa andar devidamente trajado para nossa própria segurança, na verdade nem deveria existir lei sobre isso é tudo questão de bom senso mesmo, dentro do possível precisamos andar de bota luvas jaqueta capacete etc,,, um dia em um passeio bobo um amigo meu de tenis e a namorada sem luvas e de sandalia, cairam de bobeira e devagar e ficaram bem machucados , quando não teriam maiores complicações se estivessem protegidos, mãos e pés ralados e bem ralados, logo galera o negócio é se cuidar
ZE RICO BROTHERS
Facção São Paulo SP


Imagem
caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

Concordo com o Zé Rico
Caruso


Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

O Zé tem toda razão, apenas estou querendo pontuar legalmente que não temos regra definida, e esclarecer que esse papo de capa de chuva ser item obrigatório na chuva não existe...

A lei ainda não foi complementada com a norma do Denatran para isso, e talvez nunca seja... a menos que o lobby de quem vende roupa alcance nossos governantes...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Esse é p maior ´problema desse pais, o paternalismo e a falta de resposabilidade das pessoas...

Cabe a cada um decidir se é seguro dar uma ralada nos dedos dos pés ou usar um bom calçado... assim como luvas e capacete e não ao governo decidir o que é bom ou ruim...

Nunca dirigi de chinelos, nem carro, quanto mais moto...

Imagem
Imagem
Kings
Colaborador
Mensagens: 1332
Registrado em: 30 Jan 2008, 15:11
Localização: Americana

cros escreveu:Esse é p maior ´problema desse pais, o paternalismo e a falta de resposabilidade das pessoas...

Cabe a cada um decidir se é seguro dar uma ralada nos dedos dos pés ou usar um bom calçado... assim como luvas e capacete e não ao governo decidir o que é bom ou ruim...

Nunca dirigi de chinelos, nem carro, quanto mais moto...

Imagem
Não tem uma foto dela de frente não? Está bem equipada de botas.
caruso
Colaborador
Mensagens: 1477
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42

É galera vou falar a real, andei de chinelo a 13 anos atrás em um TDR, conclusão, caí e o meu pé ficou preso na garra da troca de marcha, conclusão perdi a parte de baixo inteira do pé esquerdo, ou seja, arrancou a sola do meu pé, 9 meses de molho, muitos pontos e muito sofrimento, por isso, galera sempre usem vestimentas apropriadas!!!
Caruso


Imagem
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

Fiz essa pergunta para o instrutor do curso de atualização para renovar a carteira de habilitação , quem da o curso aqui em Santos é um membro do CIRETRÃ , a resposta: a lei determina que tanto o condutor , como o garupa tem que estar devidamente vestidos com calça, jaqueta , botas , capacete e luvas , mas devido a caracteristica de cada cidade , e a prefeitura que determina se essa lei é aplicada ou não , tipo aqui em Santos , por ser uma cidade de praia pode andar só de bermuda e capacete que niguem te pára , em outras cidades pode ser obrigado o uso de jaqueta , etc.. ai perguntei , se eu for andar de bermuda e chinelo ou descalço noutra cidade tipo Guaruja que obriga o uso de todos os equipamentos , vou ser multado ? resposta: vai ser multado , então como fazer ? resposta: entra em contato com o CIRETRÃ da cidade que você vai para saber a norma ,
É MOLE OU QUER MAIS ?
Ze Rico
Mensagens: 113
Registrado em: 20 Out 2008, 12:42
Localização: São Paulo

Legal, se eu for fazer uma viajem daqui até o nordeste tenho de ligar para todos os CIRETRANS e antecipadamente verificar o que pode e o que não pode, legal, mas por via das dúvidas e cautela da minha parte, a despeito do que dizem os CIRETRANS, ando de jaqueta luva e bota SEMPRE, e com viseira abaixada (já levei uma abelhada na testa uma vez) eu me sinto mais seguro.
ZE RICO BROTHERS
Facção São Paulo SP


Imagem
Responder