Multas

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Em SP, 483 mil terão de pagar multas de outros Estados

AE - Agencia Estado

SÃO PAULO - Para fazer licenciamento, os proprietários de 483 mil veículos registrados no Estado de São Paulo precisam pagar, sem desconto, quase 850 mil multas aplicadas e não-pagas desde 2004. São R$ 109,5 milhões em infrações cometidas em outras unidades da federação e em trechos paulistas de rodovias federais que, até ontem, não impediam a regularização desses automóveis. As pessoas que não quitarem as dívidas também não conseguirão transferir os veículos.

A cobrança começou a ser feita ontem pela Secretaria de Estado da Fazenda, que recebeu no sábado a base de dados do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). O sistema, implementado em 2004, é necessário para que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da Bahia, por exemplo, cobre os proprietários paulistas. O mesmo sistema vale, no Estado, para a Polícia Rodoviária Federal, segundo a pasta.

Automóveis paulistas tiveram, até 30 de julho, 1,64 milhão de infrações cadastradas no Renainf. Entre elas estão as 850 mil que os proprietários não quitaram mesmo quando cobrados pelos órgãos autuadores (como, no exemplo, o Detran baiano). Agora, a Fazenda tem como bloquear o licenciamento do veículo que tem dívidas "estrangeiras" ou da PRF. Até ontem, só as de dentro do Estado tinham tal poder.

Para consultar se seu veículo está entre os 483 mil com dívidas desse tipo, o proprietário deve consultar o site da Secretaria da Fazenda. Os infratores não terão desconto - normalmente de 20% para quem paga em 30 dias após ser notificado -, pois as 850 mil multas já estão vencidas, segundo Marcos Ivan Marcheti, diretor-adjunto de Arrecadação da Fazenda. "Mas também não há acréscimo. O proprietário paga o valor de face", ressalta.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Prado
Mensagens: 152
Registrado em: 24 Nov 2008, 15:50
Localização: Porto Alegre

E ai pessoal, não achei um tópico sobre multas, proponho esse para divulgarem as multas estranhas que tomaram e assim divulgar infrações desconhecidas que possamos estar cometendo inconcientemente.

Hoje me ocorreu uma, na verdade não tenho certeza se fui caneteado, pois creio que eu nao estava fazendo nada de errado.

Aconteceu o seguinte, eu estava na rua ao lado do iguatemi (quem vem da assis brasil (Porto Alegre)) 18H e ali tem uma semaforo que liga na Nilo Peçanha, notei que os azuisinhos colocaram alguns cones nos corredores de moto. Até aí tudo bem. Semaforo fechado eu estava andando ocupando o lugar de um carro até então. Quando todos carros pararam, costurei para chegar na frente do semaforo, não ultrapassei a faixa limite do semaforo, inclusive fiquei com a roda dianteira um tanto antes dela, mas fiquei entre as duas vias. Então olho para trás e há um azulsinho anotando algo, não sei se era a minha placa ou de algum outro carro, mas em fim, me deu a impressão que fosse a minha. Agora é ficar atento ao site do detran. :(
marciobmd
Mensagens: 128
Registrado em: 03 Out 2008, 14:53
Localização: Porto Alegre

Primeiro: tu tem a sensação de estar sendo seguido? kkk :twisted:
Segundo: ele não deve ter te multado. :lol:
Terceiro: Seria na João Wallig? 8)
Quarto: se ele te multou por desafogar o trânsito, o que eles fazem com os caminhões que estacionam em fila dupla na Riachuelo? Espancam os motoras ( :idea: deve ser por isso que nunca tem alguém responsável pelo caminhão - está ocupado sendo surrado por azuizinhos :idea: )

Tchê, com transito parado, não tem como ser multado.
E a regulamentação que versa sobre isso, teoricamente deve sair só lááááá em 2009...
De qualquer maneira, se foi multado mesmo, recorre.

Abraço!
Márcio
Drag Star assim que possível
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Realmente não tem um tópico sobre multas como termo genérico...

Temo no entanto um tópico que já me ajudou, sobre uma multa que qualquer um pode tomar...

Multa por farol apagado!

Vejam em:

viewtopic.php?t=323

Além disso temos no 4Shared um manual para recursos de multas na pasta Documentos em:

http://motoscustom.4shared.com
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Yan.Metal
Colaborador
Mensagens: 1246
Registrado em: 05 Jul 2008, 03:56
Localização: Juiz de Fora - MG

A do farol apagado quem tem bolevard m800 nunca vai tomar, o farol liga automaticamente quando a moto liga. 8)

Por sinal acho que todas motos deveriam ser assim.
Ex: Mirage 250, Dafra Apache 150, Harley-Davidson V-Rod, Yamaha R3
Atual: Ducati Supersport S
Avatar do usuário
ulissesmarques
Mensagens: 1218
Registrado em: 22 Abr 2008, 17:45
Localização: São Bernardo do Campo

Yan.Metal escreveu:A do farol apagado quem tem bolevard m800 nunca vai tomar, o farol liga automaticamente quando a moto liga. 8)

Por sinal acho que todas motos deveriam ser assim.

O mesmo acontece com a Drag! 8)
Lissão

2.13.3
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Yan.Metal escreveu: Por sinal acho que todas motos deveriam ser assim.
Uma pequena mudança pode fazer isso, no caso da mirage que tem uma lampada piloto dentro do farol era só deixa-la sempre ativa....

Hummmmm nada que eu não possa fazer..
Imagem
Prado
Mensagens: 152
Registrado em: 24 Nov 2008, 15:50
Localização: Porto Alegre

marciobmd escreveu:Primeiro: tu tem a sensação de estar sendo seguido? kkk :twisted:
Segundo: ele não deve ter te multado. :lol:
Terceiro: Seria na João Wallig? 8)
Quarto: se ele te multou por desafogar o trânsito, o que eles fazem com os caminhões que estacionam em fila dupla na Riachuelo? Espancam os motoras ( :idea: deve ser por isso que nunca tem alguém responsável pelo caminhão - está ocupado sendo surrado por azuizinhos :idea: )

Tchê, com transito parado, não tem como ser multado.
E a regulamentação que versa sobre isso, teoricamente deve sair só lááááá em 2009...
De qualquer maneira, se foi multado mesmo, recorre.

Abraço!
hauihauihaui
ta certo que programador eh tudo meio loco mas não eh pra tanto assim...

esse papo de espancamento de motora eh real? o.O
Hacontroversias
Mensagens: 351
Registrado em: 04 Fev 2009, 18:56
Localização: Campinas
Contato:

Pessoal.

Acabo de receber minha primeira multa... Alem de ter que ver com algum amigo a transferencia de pontos; Não posso perder a carta; Gostaria de saber se o fato de estar com o velocimetro quebrado é um bom argumento para o recurso. Passei em 8km/h no limite de uma rodovia de trecho urbano. É claro que vou alegar que o mesmo quebrou durante o trajeto.

Fica aqui a sugestão tambem de se fazer uma lista de argumentos que deram certo ao recorrer de multa.

Agradeço toda a ajuda em consultorias que puderem me oferecer.

Abraço a todos.

PS: Não encontrei nenhum topico sobre o assunto, então acabei escrevendo um novo, mas se tiver um já feito, é até melhor.
Estou estudando para me tornar um biologo... espero me formar antes do homem F*d*r tudo.
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

Eu acho que não vão considerar o teu recurso. Eles podem usar o argumento que a moto não pode rodar sem um equipamento obrigatório em perfeitas condições de uso e que no teu caso deverias parar a moto e providenciar o imediato conserto do velocímetro. E se no local não houvesse um meio de reparar o dano, então que chamasse um guincho e levasse a motocicleta para a oficina mais próxima. Então, eles tem "n" maneiras de indeferir teu recurso. Só prá te consolar, a nossa governadora, aqui do RS, ordenou que nenhum recurso de multa de trânsito fosse deferido, mesmo que fosse o meu bisavô passando num pardal com uma Mobylette a 160 km/h.
E temos que levar em conta que o objetivo das multas é simplesmente arrecadatício.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
Responder