Exame do Detran

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Bromens
Colaborador
Mensagens: 2262
Registrado em: 14 Mar 2011, 10:02
Localização: Aracruz

Dezinha,

Todos nós tivemos dificuldade inicialmente. É normal... eu também fiquei anos andando de moto sem carteira, mas rodava sempre no interior, então nunca tive problemas... só em 99 tirei minha carteira, sendo que desde final de 96 aprendi a pilotar moto. A rampa dá certo medo sim, mas com o treinamento correto, você vai superá-la!!!

Concordo contigo! Sou mais a Mirage 250 do que a Fazer 250...

Grande abraço!!! :wink:
Bromens
Dezinha
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Out 2012, 01:41
Localização: Curitiba
Contato:

Valeu mesmo pelas palavras de incentivo Bromens!! Logo logo estarei com a minha carteira nas mãos podendo assim expandir meus horizontes aprendendo mais e mais, superando os obstáculos e quem sabe, muito em breve eu esteja com a minha custom tão desejada.

Abração pro cê : :wink:
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Opa, tudo jóinha?

É nós de Curitiba então, a Mirage 250 é meu grande sonho também!

Também to tirando a carta, 31ª aula (Poiiis é)
Te contar que tiraram meu acelerador na 17ª, e me ensinaram rampa na 20º e marchas na 29º.. mas tamo indo..

Te dar a notícia que no geral, as pistas de autoescola são razoavelmente menores e mais estreitas que as do detran, o que facilita muito na hora do teste, pois voce se encontra num lugar maior do que o esperado..

A prancha é 30cm de largura por 3 cm de altura (Ainda não medi a da autoescola, mas no olhometro parece menor)

Mas o negócio é ir no teste quando voce já se garante, ir pra passar e não pra arriscar.

Enfim, boa sorte pra nós.. :wink:
Dezinha
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Out 2012, 01:41
Localização: Curitiba
Contato:

Olá Tolentorine

Eu não entendo a política das auto escolas pois se eu teria 15 aulas para aprender tudo, eles tinham que pelo menos ter me ensinado, daí se eu não conseguisse aprender nessas 15 aulas, eu faria mais aulas. Mas o absurdo é que eu estava indo bem e daria tempo de pelo menos ter começado a fazer a rampa. Fiz na Silva, auto escola super renomada. Tinha dois instrutores para oito alunos, eles ficavam conversando entre eles, falando no celular e até fumando, ao invés de corrigir os erros dos alunos. Me transferi para a auto escola Piloto, em frente ao local de prova do DETRAN. Lá só tem uma instrutora e ela dá aulas de moto, carro e caminhão. Apesar de ser ela a única instrutora, é muito competente. Ela ficou do meu lado o tempo todo em que eu fazia a rampa. Fiquei umas duas aulas praticamente fazendo só rampa pois no resto eu estava bem. Daí cansei e comprei a moto para poder praticar sozinha, com mais calma. Estou bem receosa em marcar o teste pois ainda não me sinto preparada. No total fiz 20 aulas. Vamos ver se até início de novembro eu marco o bendito teste e até lá vou me preparando nos treinos com a moto e principalmente, me preparando psicológicamente, rsrsrsrsrs.

E vc, quando vai fazer o teste? Avisa pra eu mandar boas vibrações pra vc, hein? Vai firme que vc consegue!!

Valeeuuu!!!! 8)
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Opa, já comprou a motoca então? Hahahah eu tava pensando em fazer a mesma coisa, mas sou meio "cagão" pra fazer essas coisas :lol:

Também to meio capengando na rampa, deixo a moto morrer as vezes ou ela sobe muito fraco..

O teste? Pff... nem sinal dele ainda, só marco quando eu me sentir totalmente pronto pra ele, mas aviso sim ;-)

Por sinal, aproveito pra perguntar para todos, se existe alguim macete pra achar o bendito ponto da embreagem, é incrível como eu deixo a moto morrer sempre que vou arrancar com ela!
Dezinha
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Out 2012, 01:41
Localização: Curitiba
Contato:

Pois é, comprei a motoca pra ir praticando pois na auto escola, além de vc morrer com uma grana, vc fica naquela de depender de horários disponíveis e ter que ir até lá. A auto escola que escolhi é bem longe da minha casa.
O ponto da embreagem varia de moto pra moto. Acelere a moto apertando a embragem. Vá soltando a embreagem devar e acelerando ao mesmo tempo. Na rampa, a minha instrutora deu esta dica. Acelere bastante a moto apertando a embreagem. Vá soltando a embreagem até sentir que a moto vai morrer e imediatamente acelere mais soltando os freios e assim a moto sobe a rampa sem morrer. Não sei se fui muito clara. Na prática é mais fácil do que na teoria. Mas vamos nessa pois uma hora a coisa vai ficar automática, como tudo na vida. Assim espero, rsrsrsrsrs.

Valeuu guri!!

Inté :D
Camila Roethig
Mensagens: 60
Registrado em: 01 Ago 2012, 03:12
Localização: São Paulo
Contato:

Oi gente, sou daqui de Sampa e não tem prancha, só a tal da linha pintada no chão.
Estou ainda na quarta aula, posso estar escrevendo a maior besteira do planeta mas eu preferiria que tivesse uma prancha a linha, assim eu saberia de fato q estou sobre ela, e ninguém, ninguém, poderia questionar se eu sai ou não dela.
A linha pintada no chão abre uma margem muito grande de interpretações... vi vários vídeos no youtube, galera fazendo certo e sendo reprovada, pq? não pagou o quebra? Sei lá, essa faixa pintada é uma faca de 2 gumes, pode facilitar p/ uns e ferrar c/ a vida de outros... É teoria da conspiração mas vejo como feito de propósito...
Meu instrutor é bem atencioso, só q a cgzinha não passa dos 500 rpm, na última aula 300 rpm, hehehe, qta força tenho q fazer com ela, até me desequilibro de tão lentinha... mas já paguei por + 4 aulas, totalizando 24 aulas, espero q consiga aprender o q puder (já q o instrutor tem a maior boa vontade) e agradar ao detran...
Abs
Avatar do usuário
ClaudioLC
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Ago 2012, 22:35
Localização: São Paulo

Camila infelizmente é isso mesmo. A menina que me entregou a moto que usei no exame recebeu na minha frente um "reprovado" - exatamente na linha. E o pessoal da AE já tinha avisado que 90% das reprovações ocorrem na linha. Se fazem de proposito ou não, não posso afirmar, mas eu fiz a prova sossegado (se é que me entende) e passei.

Mas acho que esse tipo de prova, esse circuito, não vale prá nada. A pessoa sai sem saber andar na rua, no trânsito, e dali prá frente é cada um por si. Eu aprendi muito mais sobre segurança e dicas de frenagem, curvas, direção preventiva aqui no forum e nas pesquisas que fiz pela internet.
Claudio - SP

Shadow 600 "Sharon Stone"
Dezinha
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Out 2012, 01:41
Localização: Curitiba
Contato:

Camila Roethig escreveu:Oi gente, sou daqui de Sampa e não tem prancha, só a tal da linha pintada no chão.
Estou ainda na quarta aula, posso estar escrevendo a maior besteira do planeta mas eu preferiria que tivesse uma prancha a linha, assim eu saberia de fato q estou sobre ela, e ninguém, ninguém, poderia questionar se eu sai ou não dela.
A linha pintada no chão abre uma margem muito grande de interpretações... vi vários vídeos no youtube, galera fazendo certo e sendo reprovada, pq? não pagou o quebra? Sei lá, essa faixa pintada é uma faca de 2 gumes, pode facilitar p/ uns e ferrar c/ a vida de outros... É teoria da conspiração mas vejo como feito de propósito...
Meu instrutor é bem atencioso, só q a cgzinha não passa dos 500 rpm, na última aula 300 rpm, hehehe, qta força tenho q fazer com ela, até me desequilibro de tão lentinha... mas já paguei por + 4 aulas, totalizando 24 aulas, espero q consiga aprender o q puder (já q o instrutor tem a maior boa vontade) e agradar ao detran...
Abs
Oi Camila

Que doido isso de cada cidade ter um tipo de teste. Deveria ser tudo pradonizado, né? Concordo plenamente quando vc diz que a linha confunde. Na primeira auto escola que passei, nós passávamos por uma linha pintada no chão antes de começar na prancha e confesso que realmente não tem como vc saber se saiu fora ou não. Na prancha ou vc fica em cima dela ou sai fora e não tem erro. Aí em Sampa pelo jeito não tem o obstáculo da rampa, né? Ou morro. Vou passar um vídeo pra vc ver como é a prova aqui.

http://www.youtube.com/watch?v=NNGG7RB1YRc

Outra coisa, essa coisa de pagar o quebra, eu nunca ouvi falar aqui. Teve uma menina na auto escola onde fiz as aulas que demorou muuiiitooo tempo pra passar e quando ela passou todos comemoraram, portanto se tivesse quebra ela provavelmente teria pago pois estava tendo muitos gastos remarcando os testes. Não sei se isso existe por aqui.

Valeu!!
Camila Roethig
Mensagens: 60
Registrado em: 01 Ago 2012, 03:12
Localização: São Paulo
Contato:

Oi Dezinha! Tudo bom?

Muito bom o vídeo! ;)

Olha, aki não tem o morro, apenas um "calombo" q é da altura de guia de uma calçada. A parada q vcs tem q fazer no morro é osso, heim?! Caraca...
Qto a prancha é isso mesmo: ou vc está nela ou caiu. Sem discussão. Caiu já era; ficou em cima, mesmo com pequenos tremeliques como no vídeo, tá joinha. Agora aqui, na faixa, isso é extremamente discutível. Falta de objetividade. A própria norma preve q o exame tenha a prancha e o Detran daqui não a cumpre, tsc tsc...
Sobre o quebra, sei q rola solto p/ conseguir a categoria B; de motos só fiquei sabendo de um caso. O carinha chegou fora do horário, passou na frente do povo esperando, fez a prova e foi embora felizão... q feio. Eu não quero quebra, foge aos meus príncipios.
A linha é a parte final do exame, logo em seguida há a parada obrigatória, é neste momento q o povo se lasca, cerca de 90% das reprovações ocorrem neste momento, saída da linha e início da parada obrigatória...
Continuo pensado q a prova foi feita p se reprovar pelo menos uma vez, afinal cada novo exame é 150 reais saindo do bolso. Óbvio q não se deve aprovar alguém nó cego, mas a "geografia" da pista não ajuda muito... penso eu.
Abs
Responder