Exame do Detran

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

ClaudioLC escreveu:ah entendi, mas em São Paulo o circuito é diferente, não tem essa rampa (morro).

aqui fazemos um 8 , depois o labirinto, depois um S, o zig zag nos cones, retorno, pare, a faixa e o pare final.

circuitos bem diferentes.
Orra, vou ai pra SP tirar a carta!

Beeeeem mais fácil, aqui voce tem que parar na subida, e arrancar a moto dali.. putz...
Avatar do usuário
ClaudioLC
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Ago 2012, 22:35
Localização: São Paulo

mas no exame de carro tambem tem isso, é controle de embreagem, treina que dá.

nesse caso, é acelerar e liberar a embreagem devagar mas com decisão, não tem outro jeito senão treinar.
Claudio - SP

Shadow 600 "Sharon Stone"
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

ClaudioLC escreveu:mas no exame de carro tambem tem isso, é controle de embreagem, treina que dá.

nesse caso, é acelerar e liberar a embreagem devagar mas com decisão, não tem outro jeito senão treinar.
É exatamente na hora de acelerar que pega, tirar o pé do freio traseiro e parar de acelerar quando vence a rampa, porque eu não ando muito com a mão no guidão, eu travo ela na caixinha com o botão de ligar e dar partida, uso isso de macete pra me sentir um pouco mais seguro em locais que não me garanto...

Aí quando eu libero o pé do acelerador a moto vai, e a minha tendencia é continuar acelerando, quase me acidentei 3 vezes hoje, o instrutor que segurou firme a moto e o freio dianteiro
Carlo E S
Mensagens: 30
Registrado em: 29 Jul 2011, 15:51
Localização: Curitiba

Tolentorine,
Fiz o teste na mesma rampa que você e também tive um pouco de dificuldade de início, e ainda por cima a partida da moto que eu fiz era com pedal (nada de partida elétrica :evil: )bom talvez seja interessante usar o freio dianteiro (que os instrutores praticamente não orientam, só falam do pedal traseiro, e depois quando você parte pra uma moto maior vê como é muito necessário! :D) pra lhe dar mais confiança e a moto nao se deslocar, aí aos poucos você faz como os amigos disseram; dosar a embreagem e a aceleração.

Abraço
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Carlo E S escreveu:Tolentorine,
Fiz o teste na mesma rampa que você e também tive um pouco de dificuldade de início, e ainda por cima a partida da moto que eu fiz era com pedal (nada de partida elétrica :evil: )bom talvez seja interessante usar o freio dianteiro (que os instrutores praticamente não orientam, só falam do pedal traseiro, e depois quando você parte pra uma moto maior vê como é muito necessário! :D) pra lhe dar mais confiança e a moto nao se deslocar, aí aos poucos você faz como os amigos disseram; dosar a embreagem e a aceleração.

Abraço
Carlos

Consegui fazer a rampa, perdi o medo de cair pros lados, encontrei o ponto da embreagem e as aceleradas estão indo muito bem, a rampa posso dizer que está 100%

Porém, na hora de arrancar com a moto no 8, eu tenho deixado ela morrer bastante! Mas é porque eu acho o ponto, acelero e seguro o guidão, aí a rotação parece diminuir bastante, e se eu ficar muito tempo parado tem que dar uma aceleradinha pra moto nao morrer..

No mais, fiz as aulas de marcha hoje, me saí péssimo, mas atribuo isso ao nervosismo.. foi a primeira vez que fiz isso
Avatar do usuário
ClaudioLC
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Ago 2012, 22:35
Localização: São Paulo

9 dias 7 horas e 6 minutos depois do exame......

minha carta saiuuuuuuuuuuuuu !!! :twisted:

acabaram de me ligar , hoje mesmo busco ela depois do meu expediente.

fazia tempo que não ficava tão ansioso numa espera, e agora feliz e aliviado !!!!!!

posso motocar em paz !!!! de acordo com a droga da lei !!!! kkkkkkkk


abraços

:D :D :D
Claudio - SP

Shadow 600 "Sharon Stone"
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

ClaudioLC escreveu:9 dias 7 horas e 6 minutos depois do exame......

minha carta saiuuuuuuuuuuuuu !!! :twisted:

acabaram de me ligar , hoje mesmo busco ela depois do meu expediente.

fazia tempo que não ficava tão ansioso numa espera, e agora feliz e aliviado !!!!!!

posso motocar em paz !!!! de acordo com a droga da lei !!!! kkkkkkkk

abraços
:D :D :D
Parabéns parceiro, agora é só aproveitar!

E cuidar pra não cometer nenhuma caquinha no primeiro ano 8)

Parabéns de novo, e bora aproveitar
Avatar do usuário
ClaudioLC
Mensagens: 120
Registrado em: 03 Ago 2012, 22:35
Localização: São Paulo

não tem esse problema de 1º ano não... tenho carta (de carro) desde 86 ... tenho 44 anos, mas hoje me senti como se tivesse 18 , huahuahauau

só adicionei moto à CNH .

mas de quebra, já veio renovada para mais 5 anos.

abraços !!!
Claudio - SP

Shadow 600 "Sharon Stone"
Tolentorine
Mensagens: 117
Registrado em: 13 Out 2009, 23:58
Localização: Curitiba

Noooossa, ai sim heim???

Eu to fazendo o contrário, tirando moto e mais pra frente quando tiver família, tiro carro.. hehe

Então é só aproveitar mesmo!
Dezinha
Mensagens: 18
Registrado em: 05 Out 2012, 01:41
Localização: Curitiba
Contato:

Oi gente. Estou acompanhando este tópico e tenho me identificado com muitas das situações colocadas aqui.
Tive uma mobilete com 12 anos de idade e anos depois uma Biz 100cc. Pilotei a Biz por dois anos sem carteira (não aconselho ninguém a fazer o mesmo), e sempre tive muita facilidade em conduzir a Bizinha pra cima e pra baixo. Vendi a Biz e fiquei 6 anos sem contato com motos, mas sempre desejando voltar para o mundo de duas rodas. Eu e o meu marido resolvemos enfim comprar uma moto. Ele tem carteira de moto já faz muuiitooo tempo. Pensei: ele pilota e vou na garupa e nos finais de semana pego a moto para treinar, juntamente com as aulas da auto escola. Compramos uma Fazer. Eu queria uma Mirage 250 mas ele não curte o estilo custom. Comecei a fazer aulas e durante o processo vi que não teria coragem de pegar a Fazer por ser ela muito alta e eu muito baixa, rsrsrsrs (1,56). Fiquei extremamante frustrada com isso mas resolvi terminar as minhas aulas mesmo assim. Depois de 14 aulas (iria fazer 15 pois já tenho carteira de carro), a auto escola não havia me ensinado a tal da rampa. Moral da estória, fiquei tão frustrada com a auto escola que pedi tranferência para uma outra. Tive facilidade em praticamente todo o circuito, menos a prancha e a rampa. A prancha, depois de um tempo, acabei pegando o jeito, acelerando e olhando para frente e não para o chão. A tal da rampa, com aquela aula que faltava e mais cinco, ainda não peguei o jeito. Resolvi então comprar uma moto menorzinha só pra mim, e assim ir treinando antes do teste. Peguei a minha street 150 e estou treinando rampa, passar em tartarugas, acelerar, trocar marchas (pois a Biz não tem embreagem e é muito diferente). Antes de marcar o teste vou fazer mais umas duas aulas para relembrar bem tudo o que devo fazer, mas confesso que tremo só de pensar no bendito teste. Ler os depoimentos dos amigos, tem me feito muito bem pois estava achando que só eu tinha tantas difuculdades, e vejo que não é por aí. Vendo as dificuldades das pessoas não me sinto tão sozinha e abandonada nas minhas limitações. Quando eu marcar o teste eu dou um toque para pedir que me desejem boa sorte e me mandem good vibes, ok? Ah, e quando eu estiver mais confiante e adaptada com motos com embreagem, pretendo comprar uma custom de 250 cc. Meu grande sonho!!

Abraços a todos!! :D
Responder