Exame do Detran

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Avatar do usuário
Gabuga
Mensagens: 58
Registrado em: 16 Abr 2012, 18:51
Localização: Itajubá
Contato:

Cros, concordo plenamente com o texto que voce postou, nas aulas que tive o instrutor sabia pouco o nada sobre direção defensiva de motos, mecanica era somente slides e mais slides, inclusive com varios disparates, legislação era passada mal e porcamente com muito achismo e pouca certeza, primeiro socorros beira ao ridiculo. No final tinha um livrinho de simulados por R$ 10,00 que tinha 39 simulados, era fazer os simulados e passar, pois a prova era basicamente uma seleção de perguntas deste livrinho. Nas aulas praticas o meu primeiro instrutor se preocupava mais em cantar a meninas do que em ensinar, inclusive eu e minha esposa estávamos tirando a cnh ao mesmo tempo, só que ela nunca tinha andado de moto, logo na primeira aula o instrutor colocou ela na moto e soltou pela pista, resultado um tombo homérico e a desistência da habilitação dela. Técnicas de freiagem ? Como fazer curvas corretamente ? Desvio de obstaculos ? Pratica de direção defensiva ? Isso nunca existiu, é só o decorado para passar no exame e mais nada, e olhe lá.
Hoje pratico no bairro nos dias e horários mais calmos, vou devagar tentando colocar em pratica as melhores modos de pilotagem, penso seriamente em fazer algum curso, porque ainda me sinto bastante inseguro pra encara o transito.
Este é o nosso pais, caro, confuso, disfuncional que penaliza quem quer andar certo em favor de quem anda errado, neste caso não condeno quem compra carteira ou paga para facilitar, infelizmente é o sistema que empurra o cidadão pra estas decisões, devo ter gasto uns R$ 1.900,00 com a cnh entre aulas extras e reprovações, demorou 1 ano e meio, acontece que no inicio do processo me ofereceram que em outra cidade uma "facilitada" por R$ 1,600 e ficara tudo pronto entre 90 e 120 dias,ou seja é caro e demorado andar na lei por aqui.
Caio T
Mensagens: 4
Registrado em: 10 Set 2013, 14:02
Localização: São Paulo

Caracas, to aprovado!!! Fiz hoje o exame e apesar do nervosismo e do suadouro consegui passar.

Agora é comprar a primeira moto e entrar nesse mundo de cabeça.

Valeu galera
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Imagem
DanDan
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2014, 16:37
Localização: Americana

cros escreveu:O que todos já sabem...

http://www.dimotoca.com.br/2014/08/habi ... error.html
Cros, esse é o meu primeiro post e como primeiro post quero dizer MUITO OBRIGADO por disponibilizar esse link. De fato eu não estava louco, realmente as aulas "práticas" são tão inúteis quanto só marcar a digital pra "compensar as horas de aulas".

Hoje tenho 26 anos e, obviamente, habilitado apenas na categoria B. Quando 18, fiz o curso completo para A/B, mas claro que para a categoria A tinha que ter a reprovação pelo fato de eu ter abaixado a viseira depois que passei da faixa do início do trajeto (tamanho o nervosismo). Depois disso, por constrangimento ou raiva (ou os dois!) decidi odiar a categoria B e tudo o que a orbitava, incluindo as queridas motocas! :?

Acontece que hoje, 8 anos depois, venho despertando uma vontade quase que incontrolável de voltar e conquistar a categoria A para a minha CNH. 8)

Vamos ver...

Mas que "isso não serve para andar na rua", de fato, foi o que eu precisava ler para tirar o peso das costas.

Obrigado novamente! :lol:
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

DanDan escreveu: Cros, esse é o meu primeiro post e como primeiro post quero dizer MUITO OBRIGADO por disponibilizar esse link. De fato eu não estava louco, realmente as aulas "práticas" são tão inúteis quanto só marcar a digital pra "compensar as horas de aulas".
Pois é, já não basta esse trânsito ser uma campo de guerra e temos que nos sujeitar essa mafia da CNH.
Imagem
DanDan
Mensagens: 6
Registrado em: 14 Ago 2014, 16:37
Localização: Americana

cros escreveu:Pois é, já não basta esse trânsito ser uma campo de guerra e temos que nos sujeitar essa mafia da CNH.
Agora que tocou nesse assunto, depois que eu sou "habilitado A" eu consigo participar de algum curso extra para realmente ter aulas práticas, passar a marcha e etc? Ou isso é só com um amigo que já tem experiência, tempo e boa vontade de passar as "boas práticas" do mundo duas rodas pra gente?

Eu quero muito pegar uma custom, mas não quero parecer um bebê aprendendo a pedalar pela primeira vez em cima duma máquina dessas... :(
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

DanDan escreveu: Agora que tocou nesse assunto, depois que eu sou "habilitado A" eu consigo participar de algum curso extra para realmente ter aulas práticas, passar a marcha e etc? Ou isso é só com um amigo que já tem experiência, tempo e boa vontade de passar as "boas práticas" do mundo duas rodas pra gente?

Eu quero muito pegar uma custom, mas não quero parecer um bebê aprendendo a pedalar pela primeira vez em cima duma máquina dessas... :(
Existem cursos especializados em várias cidades, mas tem que ver...
Tem um tópico que fala desses cursos, só tem que ficar atento pra saber quando eles fazem, aqui no RS tem um pessoal que faz no autodromo.

O pessoal da Sobremoto aplica os treinamentos aqui, numa cidade próxima.
Imagem
Responder