Emplacamento e Documentação.

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Ovelha Negra
Mensagens: 292
Registrado em: 13 Jun 2013, 19:16
Localização: Porto Alegre
Contato:

[b]Novos valores de serviços do Detran-RS entram em vigor nesta quinta-feira[/b]
As novas taxas já estão atualizadas no site do órgão

Entraram em vigor nesta quinta-feira (1) as novas taxas de serviços do Detran-RS. No site do órgão, os valores de todos os serviços prestados pelo departamento já foram atualizados conforme o reajuste na Unidade Padrão Fiscal do Estado.

Quem deixou para fazer a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) neste ano sentirá a diferença no bolso. A carteira categoria B (para carros), por exemplo, que antes tinha o valor de R$ 2.095,62 passa para R$ 2.186,66 — um acréscimo de 4,34%. O custo inclui, entre outros, cursos teórico e prática com simulador)

O custo da renovação da CNH, que inclui taxa de serviço, exame médico e expedição passou de R$ 209,44 para R$ 215,59 — reajuste de 2,93%. Com relação a segunda via do documento, o valor muda de R$ 51,84 para R$ 53,36 — aumento de 2,93%.


Confira os novos valores
Para fazer a primeira habilitação
- Para categoria ACC: R$ 1.010,30
- Para categoria A: R$ 1.871,11
- Para categoria B: R$ 2.186,66
- Para categoria AB: R$ 3.474,74
Detalhamento dos custos

- Expedição do documento de habilitação: R$ 53,36

- Avaliação psicológica: R$ 68,19

- Exame de aptidão física e mental: R$ 68,19

- Exame teórico-técnico: R$ 37,14

- Exame de direção: R$ 64,60

- Curso teórico-técnico: R$ 363,15 (valor mínimo de aulas)

- Curso teórico-técnico para ACC: R$ 161,40 (valor mínimo de aulas)

- Curso em simulador de direção veicular Cat. B: R$ 304,15 (valor mínimo de aulas)

- Curso de prática de direção veicular para ACC: R$ 506,60 (valor mínimo de aulas)

- Curso de prática de direção veicular Cat. A: R$ 1.171,40 (valor mínimo de aulas)

- Curso de prática de direção veicular Cat. B: R$ 1.175,60 (valor mínimo de aulas)

- Locação do veículo para o exame de direção ACC: R$ 50,82

- Locação do veículo para o exame de direção Cat. A: R$ 52,08

- Locação do veículo para o exame de direção Cat. B: R$ 52,28



CNH definitiva
- Taxa de expedição do documento: R$ 53,36

- Taxa de exame médico quando solicitado: R$ 68,19

- Taxa de avaliação psicológica quando solicitada: R$ 68,19



Segunda via CNH:
Expedição de 2ª via do documento de habilitação: R$ 53,36



Renovação da CNH:
- Renovação de CNH: R$ 94,04

- Expedição do documento de habilitação: R$ 53,36

-Exame de aptidão física e mental: R$ 68,19

- Avaliação psicológica: R$ 68,19

- Exame teórico-técnico: R$ 37,14

- Curso teórico-técnico: R$ 121,05.

- Valor total para o caso mais simples (condutor que não exerce atividade remunerada ao veículo e possui as disciplinas de direção defensiva e primeiros socorros): R$ 215,59.



Mudança de categoria:
- Expedição do documento de habilitação: R$ 53,36

- Avaliação psicológica: R$ 68,19

- Exame de aptidão física e mental: R$ 68,19

- Exame de direção: R$ 64,60

- Curso de prática de direção veicular: R$ 1.329,00 (valor mínimo)

- Locação do veículo para o curso de prática de direção veicular: R$ 567,40 (valor mínimo)

- Locação do veículo para o exame de direção: R$ 59,21

- Valor total para o caso mais comum (condutor que exerce ou pretende exercer atividade remunerada ao veículo e possua as disciplinas de direção defensiva e primeiros socorros): R$ 2.209,95.



Adição de categoria:
- Expedição do documento de habilitação: R$ 53,36

- Exame de aptidão física e mental: R$ 68,19

- Avaliação psicológica (para aqueles condutores que exercem ou pretendem exercer atividade remunerada ao veículo): R$ 68,19

- Exame de direção: R$ 64,60

- Curso em simulador de direção veicular: R$ 304,15 (valor mínimo), se estiver adicionando categoria B

- Curso de prática de direção veicular Cat. ACC: R$ 506,60 (valor mínimo)

- Curso de prática de direção veicular Cat. A: R$ 1.171,40 (valor mínimo)

- Curso de prática de direção veicular Cat. B: R$ 1.175,60 (valor mínimo)

- Locação do veículo para o exame de direção ACC: R$ 50,82

- Locação do veículo para o exame de direção Cat. A: R$ 52,08

- Locação do veículo para o exame de direção Cat. B: R$ 52,28.

- Valor total para condutor de categoria “B” que deseja se habilitar na “A”, que não exerce ou não pretende exercer atividade remunerada ao veículo e possua as disciplinas de direção defensiva e primeiros socorros: R$ 1.409,63.

- Valor total para condutor de categoria “A” que deseja se habilitar na “B”, que não exerce ou não pretende exercer atividade remunerada ao veículo e possua as disciplinas de direção defensiva e primeiros socorros: R$ 1.718,18.

Você pode conferir todos os valores dos serviços neste site (http://www.detran.rs.gov.br/lista/729/s ... pelos-cfcs)

Fonte: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/d ... 39391.html
Ovelha Negra
Mensagens: 292
Registrado em: 13 Jun 2013, 19:16
Localização: Porto Alegre
Contato:

Após 14 anos com CNH sem restrições, motorista de Montenegro é impedida de dirigir veículos comuns
Júlia - que tem uma pequena má-formação nas mãos - renovou o documento quatro vezes sem nenhum problema. Somente em fevereiro deste ano o Detran decidiu pela alteração na Habilitação


Dona de uma Yamaha Fazer 250cc e de um Fusca ano 1977, Júlia — que tem uma pequena má-formação nas mãos — soube que teria que adquirir novos veículos:

— Eu não tive qualquer piora ou mudança na minha condição. Nasci assim e vivo uma vida muito normal.

A CNH antiga venceu em março, mas, como tinha uma viagem planejada, ela preferiu ir ao Detran-RS ainda em fevereiro, antecipando o processo. Como sempre, Júlia levou os laudos médicos que comprovam que sua deficiência não a impede de dirigir. Em sua quinta renovação da carteira de motorista, algo inédito aconteceu:

— No Detran, me mandaram para a junta médica, algo que nunca tinha acontecido. Pior ainda: quando cheguei lá, fui informada de que teria de adaptar os meus veículos, sem nem olharem os laudos ou me examinarem.

Alteração

Em março, o Detran informou Júlia de que sua CNH passaria a ser Especial, condicionando-a ao uso de motos de câmbio automático e carros com direção hidráulica. Sem condições de comprar novos veículos, a analista decidiu não retirar o novo documento e buscar auxílio legal.

— Parece contraditório, já que renovei minha carteira quatro vezes sem mudanças. O Detran está revertendo uma decisão que tomou nos últimos 14 anos, sem prova prática ou justificativa — desabafa.

Júlia decidiu abrir um processo judicial para entender o porquê da mudança, já que o laudo do órgão estadual não especifica o que ocasionou as alterações:

— Pedi para demonstrar minha capacidade em um teste prático, mas não me permitiram fazer.

Hobby

A analista usava a moto para ir e voltar do trabalho. O trecho, cerca de oito quilômetros, hoje, é feito a pé. O Fusca, comprado em junho de 2017, era usado para idas ao mercado. O motociclismo se tornou, ainda, um hobby. Agora, sem poder usar o veículo, Júlia sente que sua vida social também foi prejudicada:

— Já fui três vezes de moto para Santa Catarina. O motociclismo é minha válvula de escape. Os encontros com os clubes de motos eram parte importante da minha rotina.

Desde cedo, ela precisou aprender a conviver com sua condição. Explica que, agora, vem aí uma nova batalha:

— Depois de anos muito bem-resolvida, deparei com esse sentimento de incapacidade.

Motivo da mudança não foi esclarecido

O Detran-RS explicou que, na renovação da CNH, o envio à junta médica é obrigatório quando o médico responsável pela avaliação inicial do candidato identifica deficiência física que comprometa partes do corpo usadas para dirigir. O órgão afirmou que a equipe define o resultado do exame com base na avaliação clínica, conforme a legislação de trânsito.

Sobre a situação de Júlia, o departamento declarou que, no último exame de aptidão física e mental feito pela Junta Médica Especial, ela não supriu todos os requisitos para a direção de veículos comuns, conforme a Resolução Contran 425/ 2012.

Quando questionado sobre em quais testes ela não atingiu o critério para a CNH comum, o órgão alegou que não pode divulgar essas informações. Também não foi esclarecido o porquê dessas alterações só estarem sendo cobradas agora, 14 anos após Júlia ter obtido sua primeira CNH.

*Produção: Leticia Gomes
Fonte: http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/d ... 82093.html
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Ovelha Negra escreveu: 19 Jun 2018, 12:07 Após 14 anos com CNH sem restrições, motorista de Montenegro é impedida de dirigir veículos comuns
Júlia - que tem uma pequena má-formação nas mãos - renovou o documento quatro vezes sem nenhum problema. Somente em fevereiro deste ano o Detran decidiu pela alteração na Habilitação

Serviço público que é dispensado ao constribuinte/eleitor/consumidor nesse pais é inexplicável, nem um alienígena conseguiria entender.
Tenho um caso nada a ver com habiltação (ainda) mas com pericia da policia civil de SC.
Os caras fizeram uma pericia em janeiro deste ano, mas só analisaram as digitais no carro, em março liberaram o carro pra trazer para cá, e agora disseram que o perito esqueceu de anotar as numeração do chassis e motor e querem que eu leve o carro para SC para fazerem a pericia novamente, ou espere um ano para que a policia civil do RGS faça por aqui.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Caso complicado numa transferência

Vendi minha Falcon que foi trocada a cor, quando fiz a alteração de documentos levei a nota fiscal da pintura e tudo bem.

Agora o novo dono foi transferir a moto e o detran complicou com tudo:
A cor não constava como fosca
Não podia ter:
-afastador de alforges,
-baú com encosto
-protetor de motor
-banco ERE
-protetor de motor
sem laudo do INMETRO
resultado, cadastraram essas "irregularidades" no sistema, reteram o documento, multa de r$ 90 e 5 pontos.
Imagem
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

melhor solução: procura um bom de$$$pachante.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

BetoCB escreveu: 14 Jan 2020, 21:12 melhor solução: procura um bom de$$$pachante.
Se fosse eu ia num advogado... as últimas investidas que tive na justiça ganhei todas.
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

cros escreveu: 14 Jan 2020, 11:07 Caso complicado numa transferência

Vendi minha Falcon que foi trocada a cor, quando fiz a alteração de documentos levei a nota fiscal da pintura e tudo bem.

Agora o novo dono foi transferir a moto e o detran complicou com tudo:
A cor não constava como fosca
Não podia ter:
-afastador de alforges,
-baú com encosto
-protetor de motor
-banco ERE
-protetor de motor
sem laudo do INMETRO
resultado, cadastraram essas "irregularidades" no sistema, reteram o documento, multa de r$ 90 e 5 pontos.
ue, e desde quanto tem q especificar o tipo da cor?
cor é cor, solida perolizada brilhante fosca nao muda....
quero ver, minha lead é preta, mas metade era preta brilhante e outra metade fosca, e veio assim de fabrica e no documento so consta cor preta
novidade essa ai.....inventaram essas irregularidades aos montes pra tentar fazer alguma parecer irregularidade na hora q apertar

quando tinha o carro preparado, pensei q podia ter novidades na venda, mas o menino que comprou transferiu sem complicação nenhuma....(tinha aumento de potencia, troca de combustível e alteração de suspensão) tudo nas observações do doc
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

SemControle escreveu: 15 Jan 2020, 19:46
ue, e desde quanto tem q especificar o tipo da cor?
cor é cor, solida perolizada brilhante fosca nao muda....
quero ver, minha lead é preta, mas metade era preta brilhante e outra metade fosca, e veio assim de fabrica e no documento so consta cor preta
novidade essa ai.....inventaram essas irregularidades aos montes pra tentar fazer alguma parecer irregularidade na hora q apertar

quando tinha o carro preparado, pensei q podia ter novidades na venda, mas o menino que comprou transferiu sem complicação nenhuma....(tinha aumento de potencia, troca de combustível e alteração de suspensão) tudo nas observações do doc
Mas ai é que tá... quando troquei a cor apresentei nota de pintura conforme exigido... o pessoal do Detran onde fiz a alteração procedeu com o serviço e tudo saiu normal... agora o camarada vai transferir e um idiota resolve que o verde tem que constar verde fosco!

O camarada que comprou a Falcon foi chamado pra ir no detran no outro dia e ai dissera pra ele que poderia vistoriar desde que retira-se os acessórios inclusive o banco ERE, como eu tinha dado o banco original, ok, foi feito.

Mas dá um nojo dessa gentalha que nem te conto, se fosse comigo já teria ido direto num advogado.
Imagem
SemControle
Mensagens: 1188
Registrado em: 15 Mai 2015, 13:45
Localização: Santo André

sim, tem q procurar um advogado pra lascar o piao que inventa moda....
no documento consta a cor, somente isso, não diz nada sobre o nome que o fabricante da, sobre tonalidade, brilho ou fosco, solido ou metálico....
um bom advogado detonaria a carreira desse metido a sabido...
Mirage preta 250cc 12/13 se foi
Lead preta 108cc 14
Yes 07
BetoCB
Mensagens: 912
Registrado em: 22 Nov 2009, 20:55
Localização: São Paulo

esse pais é uma merd*, inventam um monte de dificuldades pra criar facilidades. comprei uma moto na sexta que era o exato ultimo dia de licenciamento e por causa de estar vendendo, o dono não licenciou. Como era de outro municipio e eu tinha que ir lá pegar licenciei. Na transferencia falaram que eu perdi esse licenciamento pois tudo seria refeito na transferencia mas eu poderia reaver o valor pago. Perguntei pro atendente se ao trazer a moto pra casa uma "otoridade" me parasse, o fiadaputa ficou com cara de ué e disse que poderiam prender o veiculo por falta de licenciamento. Ai perguntei novamente o que eu deveria ter feito, novamente ele ficou com cara de ué e disse que não sabia. Por isso sempre que preciso recorro a um bom de$$$pachante pois meu tempo e meu stresse não tem preço.
Quer saber se há vida após a morte? Mexa na minha moto.
Responder