Emplacamento e Documentação.

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Pois é caros motociclistas...

Essas taxas todas aí que somos obrigados a pagar é mesmo o Ó do Borogodó!

Eu faço o seguinte: Quando vem o 13o salário, eu já separo o dindim e pago tudo de uma vez, no começo do ano.

Daí, fico mais tranquilo, uma conta a menos pra pagar no decorrer do ano e menos aborrecimento com o guarda se este me parar numa blitz.

Reza a lenda que o DPVAT é caro por causa dos gastos com acidentados de motos, que são maiores do que os de carros. Querendo ou não, cabe a nós mesmos, motociclistas a não fazer parte desta estatística.

Sei que ninguém cai porque quer, mas que está cheio de metidos a "Valentino Rossi" por aí, está...
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 2678
Registrado em: 11 Dez 2007, 18:07
Contato:

No primeiro dia que peguei minha moto, lá estava eu parado em um farol, ate que um Vectra bateu na traseira da moto, apenas a placa ficou com um pequeno trincado, mas 3 meses depois essa trina foi crescendo, crescendo e agora minha placa esta igual a dente de leite, ou seja, esta para cair!

Alguém sabe qual o procedimento que eu tenho que fazer para comprar / trocar uma placa nova?
Paulo Moura
Palhetad
Mensagens: 63
Registrado em: 21 Ago 2010, 12:17
Localização: Curitiba

Moura escreveu:No primeiro dia que peguei minha moto, lá estava eu parado em um farol, ate que um Vectra bateu na traseira da moto, apenas a placa ficou com um pequeno trincado, mas 3 meses depois essa trina foi crescendo, crescendo e agora minha placa esta igual a dente de leite, ou seja, esta para cair!

Alguém sabe qual o procedimento que eu tenho que fazer para comprar / trocar uma placa nova?
Então, veja onde voce pos a primeira placa, normalmente eles dão garantia...

Outra opção é ir nas fabricas de placa, que normalmente fica perto do detran, qualquer despachante sabe te informar onde tem uma mais próxima. Basta levar a documentação da moto la que eles fazem uma placa pra voce. Vai te custar em torno de 50 R$
Lebaras MC Curitiba

Encontros abertos ao publico toda sexta a noite. R. Minas Gerais, 1050
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

Moura escreveu:No primeiro dia que peguei minha moto, lá estava eu parado em um farol, ate que um Vectra bateu na traseira da moto, apenas a placa ficou com um pequeno trincado, mas 3 meses depois essa trina foi crescendo, crescendo e agora minha placa esta igual a dente de leite, ou seja, esta para cair!

Alguém sabe qual o procedimento que eu tenho que fazer para comprar / trocar uma placa nova?
Vai no parque vila lobos, na parte de emplacamento, fala q vc quer uma placa de aço nova... vão te cobrar 45 conto mais ou menos, fica pronta na hora... demora uma meia hora... vc sai de lá com a placa nova...
A minha eu fiz assim...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

Galera, me tirem uma dúvida...

Se eu receber o CRLV de 2010, significa que a moto está licenciada?

Pois o ex-proprietário da minha moto foi tirar a 2a via do CRV, quando foi buscar os docs no detran (depois de pagar todas as taxas), veio junto o CRLV de 2010, porém eu não fiz inspeção de poluentes em 2010...

Aí fica a questão, no site do DETRAN diz que o licenciamento está pendente, porém aquilo é só como carater informativo, segundo o próprio site do DETRAN...

E aí, ta licenciada? Alguém sabe me informar ou aonde posso conseguir essa informação?

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Cai obrigatoriedade de emplacamento das cinquentinhas

By JC OnLine,
Terça, 1 Fevereiro 2011

Os donos de motos até 50 cilindradas, mais conhecidas como cinquentinhas, estão novamente liberados para circular pelas ruas sem emplacamento. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na última sexta-feira (28). O Departamento Estadual de Trânsito, porém, ainda poderá apresentar recurso para tornar novamente obrigatório o registro dos veículos.

A fiscalização desses ciclomotores, porém, cabe ao município e não ao Detran-PE, de acordo com o desembargador relator do processo, Itamar Pereira da Silva Júnior. Em nota, a assessoria de imprensa do TJPE informou que, mesmo com a existência de convênio entre o município do Recife e o Detran-PE, as atividades de fiscalização, registro e licenciamento de veículos automotores não poderia ser delegada ao Estado por meio de convênio, mas apenas por lei específica.

Um dos argumentos utilizados para a suspensão do emplacamento dos veículos de até 50 cilindradas diz respeito à operação de fiscalização que estava programada para ocorrer em fevereiro.

A assessoria de imprensa do Detran-PE informou que só se pronunciará sobre o caso após o órgão ser notificado oficialmente, o que deverá acontecer ainda esta semana. Nesta terça-feira (1), o Sindimoto realiza uma coletiva de imprensa para falar sobre o assunto.

HISTÓRICO - A fiscalização das cinquentinhas deveria começar nesta terça (1), caso não houvesse sido prorrogada pelo Detran para o dia 1º de março.

A exigência do registro voltou a existir no dia 16 de dezembro, após o juiz Wagner Ramalho Procópio, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, revogar a liminar que proibia o governo do Estado de fiscalizar e apreender veículos desse tipo.

Apesar de serem isentos de pagar IPVA, para se regularizar, os condutores precisariam desembolsar R$ 100,96 para o emplacamento e R$ 279,27 para o seguro obrigatório das motos.
Imagem
Leoloster
Mensagens: 276
Registrado em: 19 Out 2010, 00:39
Localização: Fortaleza

Acabei de pagar as taxas e despachante pra Mirage 250 0km. Placas, ipva, etc...

Total de 859,00.

De doer no bolso... E na alma...
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Código: Selecionar todos

Contran torna obrigatória placa refletiva
Medida vale a partir do dia 1° de janeiro e isenta os emplacados antes da data

Rodrigo Mora | 23/3/2011 16:17:00

Placas refletivas serão obrigatórias a partir do dia 1° de janeiro de 2012. A decisão do Contran tem como objetivo, segundo a entidade, elevar a segurança no trânsito, ao tornar os veículos mais visíveis em casos de neblina ou chuva, além da condução noturna. Para isso, o Contran alterou a resolução 231, que anteriormente deixava a critério do proprietário escolher ou não por placas refletivas.

O Contran avisa que a lei vale somente para os veículos emplacados a partir de 1° de janeiro de 2012, enquanto que os carros licenciados antes da data não são obrigados a ter a película em suas placas. Mais informações podem ser obtidas no Diário Oficial da União. 

Estranho isso, pois toda vez que fui no CRV emplacar o carro ou moto, eles olhavam a placa (antiga sem reflexivo) e queriam que troca-se pela nova, todo carro no RS de outra cidade emplacado em Porto Alegre, é obrigado a ter a nova placa.

E num programa local o apresentador foi categorico dizendo que quem estivesse usando a placa nova é multado e tem o carro apreendido!!!! :?:
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

cros escreveu:

Código: Selecionar todos

Contran torna obrigatória placa refletiva
Medida vale a partir do dia 1° de janeiro e isenta os emplacados antes da data

Rodrigo Mora | 23/3/2011 16:17:00

Placas refletivas serão obrigatórias a partir do dia 1° de janeiro de 2012. A decisão do Contran tem como objetivo, segundo a entidade, elevar a segurança no trânsito, ao tornar os veículos mais visíveis em casos de neblina ou chuva, além da condução noturna. Para isso, o Contran alterou a resolução 231, que anteriormente deixava a critério do proprietário escolher ou não por placas refletivas.

O Contran avisa que a lei vale somente para os veículos emplacados a partir de 1° de janeiro de 2012, enquanto que os carros licenciados antes da data não são obrigados a ter a película em suas placas. Mais informações podem ser obtidas no Diário Oficial da União. 

Estranho isso, pois toda vez que fui no CRV emplacar o carro ou moto, eles olhavam a placa (antiga sem reflexivo) e queriam que troca-se pela nova, todo carro no RS de outra cidade emplacado em Porto Alegre, é obrigado a ter a nova placa.

E num programa local o apresentador foi categorico dizendo que quem estivesse usando a placa nova é multado e tem o carro apreendido!!!! :?:
Aqui em SP quando fui relacrar a placa da moto eles me obrigaram a trocar pela refletiva... 45 conto e foi confeccionada na hora... Mas me obrigaram a trocar de placa porque tava faltando um documento da relacração... eu tinha pagado a taxa mas não tinha pegado o papel no detran (ninguém tinha me orientado a isso, falaram que era só pagar a taxa), aí quando cheguei na unidade de relacramento eles pediram o tal papel e eu não tinha... aí o cara falou pra eu ir no guichê, pagar 45 Reais e eles fariam uma placa nova, então veio já a reflexiva... mas a do meu carro é normal mesmo (também, já tem 13 anos)...
Pelo menos por aqui nunca ouvi falar que da apreensão a placa reflexiva, mas fiquei pensando como o radar vai multar a noite (os que são de flash), já que o flash vai ofuscar a placa reflexiva... Pelo menos o flash da minha câmera ofusca a placa da minha moto...

[]s
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Monaski
Mensagens: 1805
Registrado em: 28 Ago 2008, 09:09
Localização: Jacundá

Motocicletas terão placas maiores. Nova lei começa a valer em 2012

23 de Marco de 2011

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (23) algumas mudanças na Resolução 231, que estabelece o sistema de placas de identificação de veículos. Além de tornar obrigatório o uso de placas refletivas nos emplacamentos feitos a partir de 1º de janeiro de 2012, o órgão estipula novas dimensões para as placas de motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados.

Segundo as novas regras, as atuais placas de 136 mm de altura por 187 mm de comprimento passarão para 170 mm de altura por 200 mm de comprimento. Dessa forma, os atuais caracteres de 42 mm de altura passam para 53 mm.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o aumento do tamanho das placas facilitará a visualização, enquanto a obrigatoriedade de serem refletivas visa aumentar a segurança no trânsito. Isso porque em casos de visibilidade comprometida, como em situações de chuva, neblina ou mesmo à noite, elas possibilitam a melhor visualização da distância do veículo em relação a outro. O órgão ressalta que quem fizer o emplacamento antes de 1º de janeiro de 2012 não será obrigado a mudar a placa quando as novas regras entrarem em vigor.

Leia a resolução na íntegra em CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO
Imagem
Responder