BMW Boxer: um motor com muita história!

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

A BMW foi fundada em 7 de março de 1916 por por Karl Rapp e Gustav Otto (o inventor dos motores ciclo Otto) para produzir motores de avião. Em razão da derrota na I Grande Guerra, a Alemanha foi proibida de produzir aeronaves e motores aeronáuticos (isso estava inclusive previsto no Tratado de Versailhes).

Em função desse Tratado, 1922 a BMW adaptou o motor aeronáutico M2B15 (foto abaixo), de 500 cc e 6,5 hp para o uso em motocicletas:

Imagem

A primeira Motoka BMW com ess motor foi a R32, de 1923, já com 8,5 hp que atingia 95 km/h:

Imagem

Em 1937, para delírio da máquina de propaganda nazista, uma BMW R32 (500cc) com turbocompressor bateu o record mundial de velocidade, atingindo os 279.83 km/h.
Um pouco antes, em 1934, a Zundapp desenvolveu um motor muito semelhante, com alguns melhoramentos propostos por Ferdinand Porshe, o KS500, de 500 cc :

Imagem

Em 1940, para atender às necessidades das Wehrmacth, a Zundapp lançou uma versão militar, com o motor KS750, de 750 cc e 26 hp:
Imagem

Como a produção da Zundapp era insuficiente para atender à demanda do exército nazista, a BMW apresentou o projeto da R71, que eram uma moto com chassi reforçado e com o motor R32 de 500 cc aumentado para 750 cc:

Imagem

Esse motor demonstrou problemas no uso em climas (muito) mais quentes e o governo alemão determinou que a BMW fornecesse motos para a guerra no Norte da Africa com o motor Zundapp. Então, com uma cópia do motor KS750 da Zundapp, que por sua vez era uma versão evoluida do BMW R32, surgindo assim a famosa BMW R75.

Imagem

O curioso é que, dentro do "tratado de não agressão" firmado entre a Alemanha e a União Soviética, a Alemanha forneceria aos Russos tecnologia em troca de ferro e grãos, e um dos projetos repassados foi o da BMW R71 (com um motor R32 aumentado para 750 cc), que passou a ser fabricada com o nome IMZ-Ural M72.

Imagem

Essas motos são fabricadas até hoje na Russia (Ural), Ucrania (Dnepr) e China (Dnepr):
Imagem

Uma outra coisa interessante é que os motores V2 das motos Harley-Davidson e Indian, utilizadas pelos Aliados (americanos e ingleses) contra os alemães também não aguentaram o calor do deserto do norte da África, por isso o Exército norte americano determinou que fossem fabricadas Harleys e Indians com motores mais resistentes ao calor para uso no deserto africano.

A Harley foi mais cara-de-pau e criou a Harley-Davidson XA 750, a partir do projeto dos motores R71 das M72, fornecido aos russos pelos alemães:
Imagem

A Indian porém percebeu que o problema dos motores V2 era a refrigeração, por conta da disposição longitudinal do cilindros. E percebeu também que a disposição horizonhal/lateral dos cilindros do motor R75 era ao mesmo tempo seu ponto forte, por conta da melhor refrigeração e seu ponto fraco, por conta do maior risco de exposição a pancadas e pedradas.
Dessa forma, a Indian juntou o melhor dos dois mundos (para aquela utilização) e criou o motor V2 lateral, utilizado na Indian 841:

Imagem

Mais tarde, os italianos, que combateram ao lado dos alemães na África do Norte, aperfeiçoaram o conceito desse motor v2 lateral da Indian para uso numa espécie de jipe que desenvolveram no pós-guerra. O projeto do jipinho acabou sendo engavetado e esse motor, cujo projeto foi aperfeiçoado por Giulio Cesare Carcano, foi utilizado nas Moto Guzzi a partir de meados dos anos 60:

Imagem

Terminada a guerra, a Zundapp faliu e a BMW seguiu produzindo motos com o R75 boxer, que evoluiu para os modelos R50, R60, R90 até chegar na atual família, a R100 a qual, além de equipar as famílias R e HP de motos BMW, passou também a ser utilizada na aviação, fechando um ciclo de quase 100 anos:

Imagem
" A smooth sea never made a skilled mariner "
xerem
Mensagens: 93
Registrado em: 07 Mai 2009, 07:42
Localização: Bezerros

Excelente artigo! Interessante saber que os "aliados" copiaram a ideia da BMW, sem contar om o record de velocidade de 1937 com quase 280 km/h.
xerem - Daniel Lopes
FBrito
Mensagens: 25
Registrado em: 25 Ago 2011, 19:45
Localização: Belo Horizonte

Somente pra colaborar com o excelente post do Russo, a seguir o catálogo que achei no site da Ural Motorcycles, da Rússia.

https://s3.amazonaws.com/UralManuals/Ural+Catalog.pdf

Pra quem gosta de estilo retrô, como eu, é um prato cheio.

Abraços.
Adauto
Mensagens: 603
Registrado em: 03 Nov 2008, 17:35
Localização: São Paulo

Nossa, espetacular Russo! :D

Parabens!

[]s,
Adauto
Imagem Imagem
Vinnie
Mensagens: 14
Registrado em: 08 Jan 2013, 13:59

Vivendo e aprendendo! Sempre!
Obrigdo Russo por compartilhar seu conhecimento! :D

Abs.
Responder