Iniciante - Dicas sobre 1ª Custom

Assuntos diversos relacionados ao motociclismo

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
JoaoPiedoso
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Set 2014, 12:04
Localização: Santos

cros escreveu:
JoaoPiedoso escreveu:
Acontece que quanto mais leio sobre as custom com mais dúvidas sobre qual comprar estou ficando, o uso pra "máquina" seria diário, no inicio a estrada seria mais de bate/volta por causa da criançada/patroa não pegar muito no pé, moro em santos e vai encarar muito a Rio/Santos rsrsrs, robusta de mecânica, apesar de tantos anos não manjo nada se ficar na mão, rsrsrs, só sei andar, se devo comprar nova ou usada, alguém habilita ajudar o velhinho??
Precisa dizer mais sobre o que pretende...
Quanto quer gastar...
Nova ou usada.
Quantas cilindradas...
Acha razoável pagar r$ 1.500 em pneus? Ou 150 na troca de óleo?
Cardãn ou corrente?
EFI ou carburada?
Peso, altura com garupa sem garupa?

Gastar +/- R$ 30.000,00,
Nova ou usada? depende do custo/beneficio,
R$ 1.500,00 em pneus??, desculpa mas não entendi,
Nunca tive moto com cardã, por isso estou tentando buscar opiniões de pessoas com mais experiência e conhecimento,
Acredito que EFI seria melhor, não??
1,77 m com aproximadamente 80 kg
eventualmente garupa, com o mesmo peso e altura,
agradeço as sugestões pois gostaria de começar a andar numa custom mas não gostaria de fazer a opção errada.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

JoaoPiedoso escreveu: Gastar +/- R$ 30.000,00,
Nova ou usada? depende do custo/beneficio,
R$ 1.500,00 em pneus??, desculpa mas não entendi,
Nunca tive moto com cardã, por isso estou tentando buscar opiniões de pessoas com mais experiência e conhecimento,
Acredito que EFI seria melhor, não??
1,77 m com aproximadamente 80 kg
eventualmente garupa, com o mesmo peso e altura,
agradeço as sugestões pois gostaria de começar a andar numa custom mas não gostaria de fazer a opção errada.
Então, nessa faixa de valor estão as motos de 800 cc, tanto Custom quanto Big Trail.
As vezes é melhor pegar uma usada em bom estado e com manual, chave reserva enotas de serviço pois senão se der bem o prejuízo é menor.
A questão dos pneus é com a manutenção, pois uma moto grande tem grandes despesas, se o bolso comporta tudo bem, mas entre uma 250cc que gasta 500 reais na troca de pneus, relação, óleo e uma 800cc que vai passar tranquilo disso, pesa bastante.
Eu particularmente não gosto de EFI, dão muitaa dor de cabeça.
O mesmo do cardãn, é como carro usado com cambio automático, quando der problema sai de perto.
Já a questão do peso, deve ser levada em conta no caso de uma moto de suas 250cc/400cc.
Se for pegar só asfalto também conta.
Motos como HD e BMW usam peças exclusivas e claro, caras.
Imagem
marianapoulain
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Set 2014, 08:24
Localização: Rio de Janeiro

Oi gente,

Vou comprar minha primeira moto. Nunca pilotei.
Depois de muito pesquisar decidi pela Suzuki Intruder.

Vai faltar mesmo andar nela antes pra ter certeza se vou gostar mais desse modelo custom ou street, no sentido de conforto e me sentir segura. Se for comprar street a dúvida é entre a Yes ou GS 125 da Suzuki ou a Factor da Yamaha.

Mas espero gostar da Intruder e quero mesmo ela. Acho muito mais bonita e prefiro esse estilo.

A dúvida é se uma 125 nova ou 250 usada. Estão o mesmo preço (uma de 2001 com 44mil rodados) - 6600 reais.

Eu sou medrosa e não vou correr nem nada. Vou usar mais nas ruas (rio de janeiro) e quero usar pra ir pra faculdade que é em Niterói, ou seja, pegaria a ponte diariamente. Claro que eu posso acabar gostando muito de andar de moto e me sentir segura suficiente pra no futuro pegar estrada, como sou de BH e vou pra lá direto, pode ser que acabe querendo ir de moto, mas por enqt fora de cogitação.

Vocês indicam mais uma 250 usada ou 125 nova?

Li muito que a 125 seria melhor pra iniciante pq se vc cai é menos problema, mas li tb que uma 250 é mais sgeura por ter mais torque e vc poder se virar melhor. Aí fiquei na dúvida.

Pensando primeiramente em segurança e depois em outros critérios possíveis, quais vcs indicam?
JoaoPiedoso
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Set 2014, 12:04
Localização: Santos

cros escreveu:
JoaoPiedoso escreveu: Gastar +/- R$ 30.000,00,
Nova ou usada? depende do custo/beneficio,
R$ 1.500,00 em pneus??, desculpa mas não entendi,
Nunca tive moto com cardã, por isso estou tentando buscar opiniões de pessoas com mais experiência e conhecimento,
Acredito que EFI seria melhor, não??
1,77 m com aproximadamente 80 kg
eventualmente garupa, com o mesmo peso e altura,
agradeço as sugestões pois gostaria de começar a andar numa custom mas não gostaria de fazer a opção errada.
Então, nessa faixa de valor estão as motos de 800 cc, tanto Custom quanto Big Trail.
As vezes é melhor pegar uma usada em bom estado e com manual, chave reserva enotas de serviço pois senão se der bem o prejuízo é menor.
A questão dos pneus é com a manutenção, pois uma moto grande tem grandes despesas, se o bolso comporta tudo bem, mas entre uma 250cc que gasta 500 reais na troca de pneus, relação, óleo e uma 800cc que vai passar tranquilo disso, pesa bastante.
Eu particularmente não gosto de EFI, dão muitaa dor de cabeça.
O mesmo do cardãn, é como carro usado com cambio automático, quando der problema sai de perto.
Já a questão do peso, deve ser levada em conta no caso de uma moto de suas 250cc/400cc.
Se for pegar só asfalto também conta.
Motos como HD e BMW usam peças exclusivas e claro, caras.
A colocação com relação às motos que andei foram mais para dizer que já tenho contato com motos à muitos anos, inclusive tive diversas ténéré que eram verdadeiros "cavalos" devido ao tamanho /força como as de 1991/1992 que vinham com dois faróis e um tanque gigantesco, coisas da antiga rsrs.
Voltando ao foco da busca por uma custom você me deixou com mais dúvidas pois em outros tópicos li a respeito de diversos colegas que compraram suas motos usadas e a preocupação com eventuais prejuízos não foram citados, tipo o cardã que vc colocou, só tive moto com corrente e não sabia com o cardã é fácil de "detonar", quanto ao custo com a manutenção, entendo que se "vc tá na chuva é pra se molhar" rsrs..., minha preocupação é que as motos custom tenham tendências a quebras fáceis, li comentários a respeito de nas HD isso acontecer mais vezes, mas a Honda(Shadow), Yamaha (Dragstar) e nas Suzuki ( as Boulevard) serem mais resistentes.
Então na sua opinião devido ao risco de quebradeira é melhor buscar uma moto 0?? O custo e a desvalorização é enorme nessa opção ou então ficar na opção de uma trail mesmo e deixar a opção de custom? Senão quais suas sugestões, valeu pela atençaõ, ainda mais em ler um "textão" desses, vlw!!
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

JoaoPiedoso escreveu:Então na sua opinião devido ao risco de quebradeira é melhor buscar uma moto 0?? O custo e a desvalorização é enorme nessa opção ou então ficar na opção de uma trail mesmo e deixar a opção de custom? Senão quais suas sugestões, valeu pela atençaõ, ainda mais em ler um "textão" desses, vlw!!
A questão do cardãn que me referi é que, não costuma dar problema assim facil, principalmente se for numa moto zero, assim como o cambio automático em carro zero, mas se for usado e não sabendo como foi usado ao longo do tempo o custo de manutenção é muito alto, apenas isso. Eu não teria um carro com cambio automático se fosse usado.

Outra coisa, eu, atualmente não compraria uma moto ou carro zero, pois estão muito "vagabundos" e menos fortes que os veículos antigos, vejo isso pelas motinhas que são lançadas e com vários problemas de EFI, e elétrica. Mas isso é uma questão minha particular que nem deveria ser levada em questão pois o máximo que fico com um veículo é 1 ano.

Hoje tenho uma Virago 535 a qual já estou passando pois não me acertei com ela devido ao problema de coluna, a anterior foi uma Falcon, antes uma sahara e antes a Mirage 250 que foi a que gostei mais (isso nesses últimos 5 anos).

Por isso que no caso de tentar uma custom deveria pegar uma usada pra ver se vai se adaptar, nos com uma certa idade já começamos a ter certos problemas fisícos, o que numa custom é bem exigido pela posição de dirigir, pois a coluna sofre, então tem que fazer os bancos, na verdade quase todas as motos precisam de bancos mais confortáveis.

Mesmo com minha coluna assim, vou tentar mais uma vez e ainda será a custom, e ainda estou reformando uma CB 400 em casa.

Essa questão de escolher uma custom é bem complexa se formos olhar alguns pontos, cada um tem um modo de ver e gostos diferentes, mas eu iria de Shadow 750.
Imagem
JoaoPiedoso
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Set 2014, 12:04
Localização: Santos

cros escreveu:
JoaoPiedoso escreveu:Então na sua opinião devido ao risco de quebradeira é melhor buscar uma moto 0?? O custo e a desvalorização é enorme nessa opção ou então ficar na opção de uma trail mesmo e deixar a opção de custom? Senão quais suas sugestões, valeu pela atençaõ, ainda mais em ler um "textão" desses, vlw!!
A questão do cardãn que me referi é que, não costuma dar problema assim facil, principalmente se for numa moto zero, assim como o cambio automático em carro zero, mas se for usado e não sabendo como foi usado ao longo do tempo o custo de manutenção é muito alto, apenas isso. Eu não teria um carro com cambio automático se fosse usado.

Outra coisa, eu, atualmente não compraria uma moto ou carro zero, pois estão muito "vagabundos" e menos fortes que os veículos antigos, vejo isso pelas motinhas que são lançadas e com vários problemas de EFI, e elétrica. Mas isso é uma questão minha particular que nem deveria ser levada em questão pois o máximo que fico com um veículo é 1 ano.

Hoje tenho uma Virago 535 a qual já estou passando pois não me acertei com ela devido ao problema de coluna, a anterior foi uma Falcon, antes uma sahara e antes a Mirage 250 que foi a que gostei mais (isso nesses últimos 5 anos).

Por isso que no caso de tentar uma custom deveria pegar uma usada pra ver se vai se adaptar, nos com uma certa idade já começamos a ter certos problemas fisícos, o que numa custom é bem exigido pela posição de dirigir, pois a coluna sofre, então tem que fazer os bancos, na verdade quase todas as motos precisam de bancos mais confortáveis.

Mesmo com minha coluna assim, vou tentar mais uma vez e ainda será a custom, e ainda estou reformando uma CB 400 em casa.

Essa questão de escolher uma custom é bem complexa se formos olhar alguns pontos, cada um tem um modo de ver e gostos diferentes, mas eu iria de Shadow 750.
Valeu, vou continuar lendo aqui no fórum mais alguns comentários, aqui na Baixada encontro muito mais fácil umas Boule, inclusive com preços acessíveis, vou ler mais um pouco pra partir pra uma, vou ver se me adapto, espero que sim porque é um sonho de coroa que quero realizar.

Abs..
maverick4v8
Mensagens: 36
Registrado em: 30 Out 2011, 10:35
Localização: Rio de Janeiro

Joao apesar de mais novo 38 anos estava a 16 anos sem pilotar. Pensei em comprar um harley que era sonho de infância. Desisti depois de muita pesquisa por causa da refrigeração a ar. Fiquei preocupado com os 330 kg tb. Ai passei um dia na honda e vi a shadow fiz o famoso teste de bunda uma voltinha no patio e apaixonei, so nao gostei do preço 35 900 com abs. Pesquisei e achei no bom negocio uma com abs preta com banco ere alforges de couro protetor de motor e carter impecavel com 10 000km todas as revisoes na concessionaria a 25 000. Fechei na hora. Comprar zero e prejuizo certo busca com calma que vc faz a melhor compra.
JoaoPiedoso
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Set 2014, 12:04
Localização: Santos

Valeu pela dica da Shadow,essa tb e uma das alternativas juntamente com a Mindinho.
Avatar do usuário
Vieiraf2
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Out 2014, 00:55
Localização: Rio de Janeiro

Prezados.
Primeiramente queria ressaltar que estou achando o fórum bem legal e diversificado.
Bom em seguida como primeiro post, gostaria da ajuda de vocês....
Sempre tive motos altas, mais precisamente, xts 225 e 600, fora as minhas, sempre andava em alguma teneré, tornado, etc.
Estou vendendo minha XT 600 E 94 que me acompanhou nos últimos 8 anos, para realizar um sonho de criança que era ter uma moto custom.
Antes comprei trail pois utilizava muito a moto na correria do dia a dia e as custom não seriam muito praticas pra mim.
A escolhida foi a viraguinho.... Tirando a diferença de potência será que vou estranhar muito? De fato gostaria de pegar ou uma 535 ou algo neste nível, mas a grana não vai dar então vai ter que ser a 250 mesmo, e gostaria de fazer algumas modificações,, algo tendendo para uma bobber, só que não poderei abrir mão de um banco para garupa, mesmo que seja removível, pois a dona patroa me acompanha sempre...
Quanto ao guidom, o que me aconselham, que não seja alto e nem T?
Ideias para placa na lateral seriam bem vindas tb,( a lei permite isso né)
Um descanso lateral mais bonitinho seria legal tb...
Bom por enquanto é isso..

Obrigado
Att
Felipe Vieira
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Vieiraf2 escreveu: A escolhida foi a viraguinho.... Tirando a diferença de potência será que vou estranhar muito? De fato gostaria de pegar ou uma 535 ou algo neste nível, mas a grana não vai dar então vai ter que ser a 250 mesmo, e gostaria de fazer algumas modificações,, algo tendendo para uma bobber, só que não poderei abrir mão de um banco para garupa, mesmo que seja removível, pois a dona patroa me acompanha sempre...
Quanto ao guidom, o que me aconselham, que não seja alto e nem T?
Ideias para placa na lateral seriam bem vindas tb,( a lei permite isso né)
Um descanso lateral mais bonitinho seria legal tb...
Bom por enquanto é isso..

Obrigado
Att
Felipe Vieira
Pois a relação custo beneficio em favor da 535 é muito grande, uma 250 inteira está por volta de 10 a 12 mil depende da cidade, já a 535 vai de 12 a 15 mil.
Além de ter um motor muito mais potente, e o tamanho é quase o mesmo.

O resto das mudanças podem ser feitas aos poucos, o ruim é que a virago não deixa um espaço mais vazio em cima do paralama traseiro pra andar sem o banco como a Mirage, mas dá pra fazer uma grelha que esconda os encaixes.
Imagem
Responder