Sinais e dicas para viagem em grupo

Organização de encontros e passeios, escolha de rotas, etc.

Moderadores: Moderadores, Colaboradores, Administradores

Responder
jirschik
Moderador
Mensagens: 5140
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

08 Dez 2008, 13:43

Joca, com certeza melhoraria muito a condução do grupo se houvesse um intercomunicador entre Líder e Anjo. Foi por falta desse que sugeri que nossa manobra de ultrapassagem fosse realizada em duas fases: 1)sinalização com o pisca-pisca e 2)sinalização com o braço, logo após o Líder identificar que o Anjo fechou a passagem de automóveis. Pessoalmente, a única desvantagem do intercomunicador é que não poderei mais pilotar ao som de Scorpions, John Mayall, Queen, Titãs, Ira!... :-)
Também é verdadeiro que o Anjo tem uma melhor visão do grupo que o Líder, pois enquanto o Anjo enxerga diretamente, o Líder faz uso do espelho, que trepida e dificulta a visualização. Isso atrapalha inclusive em visualizar o Anjo quando ele fecha a passagem de carros. Lembre-se que não são apenas as nossas motos na estrada e já teve vezes que quando eu vi apenas 1 farol na faixa para onde íamos nos deslocar, na verdade não era "nosso Anjo", mas outra motocicleta que passava ao lado. Uma motocicleta vista de frente além dos 70m de distância, tendo 1 farol redondo, para mim parece tudo igual, seja Caruso, seja Akemi! :-)
Em algumas ultrapassagens eu adotei o procedimento anterior sem esperar que o Anjo fechasse o caminho, pois visualizei que a estrada estava livre e que o deslocamento seria mais rápido e seguro sem a atuação do Anjo. Podemos discutir sobre isso. Ao meu ver devemos usar os dois métodos, sendo que o deslocamento só é feito após a sinalização com o braço.
Quanto aos carros que entram no comboio por termos aberto uma brecha, precisamos discutir uma estratégia sobre a correção deste desvio. Acho que alguém comentou sobre pedir para o automóvel sair da formação, mas na minha opinião, não acredito que isso seja eficiente, pois provavelmente será interpretado pelo motorista como uma afronta, podendo gerar mais confusão. Se o motorista já foi imprudente o suficiente para entrar no comboio, que dirá para sair "na boa".
Ainda mantenho a opinião de que motocicletas de menor potência devem ficar no início do comboio, pois facilita a visualização do Líder, caso seja necessário reduzir a velocidade para manter a formação. Também é mais fácil para o Líder avaliar a possibilidade de aumentar a velocidade, seja em planícies ou declives.

Vejo que estamos em um processo de "brainstorm" onde todos devem fazer seus relatos, por mais simples ou complexos que possam ser. Este está sendo nosso material para produzir um "Manual de Conduta em Comboio", que deve ser prático, abrangente e que visa a segurança de todos, seja do grupo como também dos motoristas.
Imagem
Jovi
Administrador
Mensagens: 7064
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

09 Jan 2009, 14:26

Pessoal,

Foi dicidido a compra de um sistema de comunicação para melhorar o deslocamento do comboio conforme apontado anteriormente pelos amigos e a compra do mesmo será discutida no tópico:

viewtopic.php?t=2172

Vamos agora deixar esse tópico para os assuntos de condução de grupos em viagem. :idea: :arrow:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
ZZO
Mensagens: 737
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

14 Jan 2009, 17:16

Pessoal resolvi criar este tópico, pois não sei se já aconteceu com alguém, mas após passar pela situação de liderar o comboio no papel de Ala me bateu uma necessidade de compartilhar esta experiência com os demais do grupo, principalmente para expor as dificuldades e receber um feedback seja através de críticas ou elogios e desta maneira ir se aprimorando cada vez mais, além é claro para servir de material de consulta àqueles que ainda não tiveram a chance ou coragem de se aventurar na “arte da liderança”... Certo Moura :?: :shock: ...KKKK
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
ZZO
Mensagens: 737
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

14 Jan 2009, 17:34

Apenas pra manter a organização do fórum, estou colando aqui o relato da minha primeira experiência como Ala que aconteceu no último café matinal de 2008...o qual estava "postado" em outro tópico desvirtuando tudo por lá... ainda bem que o Jovi tava viajando e não viu... :roll:

"...Só mesmo esse bando de malucos pra deixar o comboio na minha responsa... ...
Acho que esse foi o meu verdadeiro batismo no Viru's...depois de hoje os "tchu tchu tchus do Carusão e do Ulisses viraram fichinha... ...

Galera, quem nunca se habilitou deveria experimentar pelo menos uma vez... é PUNK!!! (se bem que no meu caso, não foi bem assim... mandaram eu assumir e PHODA C!!...). :shock:

Pô!!!... olhar placas, pilotar, acelerar, freiar, lembrar de sinalizar, olhar o comboio, controlar velocidade de cruzeiro... tudo isso!!! E ainda respirar ao mesmo tempo...é ANIMAL!!!!!!

Agora imagina tudo isso que eu falei debaixo de um pé d'água de fazer inveja ao Noé, com capacete aberto... não dava nem pra enxergar pra frente o que dirá olhar pra trás e entender o que tava rolando no comboio... pilotei por instinto, foi Phoda com PH maiúsculo...

(Tirando um esporro do Joca na hora em que eu fui parando atrás do Vini, acho que fui até bem... :oops: rsrsrs)

No mais, tudo perfeito como sempre e mais um dia pra ficar na memória da gente, matamos a saudade do Moura, conhecemos o Alex que nos apresentou uma Mirage de fazer inveja ao Paul Sr. da série OCC...

Até a próxima...

InfectoZzo
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
Mickimba
Mensagens: 3228
Registrado em: 25 Jul 2008, 02:49
Localização: Sapiranga
Contato:

14 Jan 2009, 17:42

Cara, não sei se sou uma aberração da natureza ou mais um na multidão.. rsrsrsrs..

Mas eu curto mesmo é ser o último da fila.. Sinto um prazer danado em ver o comboio rodando, e curto também observar as pessoas admirando o comboio passando por algum centro..

Rodando como Ala, me sinto como se estivesse rodando sozinho.. Aí passo mais tempo olhando no retrovisor que para frente... Que perigo... rsrsrsrs
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém é estratégico."
ZZO
Mensagens: 737
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo
Contato:

14 Jan 2009, 17:46

Pessoal,

Quase um mês após a 1ª experiência relatada acima, aconteceu a minha 2ª vez e acho que agora posso dar umas opiniões mais consistentes... 8)

Fui o Ala no retorno do último Domingo e apesar do curto trecho entre a capital e o Serra Azul, pude colocar em prática algumas idéias postadas aqui referente as limitações de velocidade das nossas “irmãs caçulas” (Suzuki e Dafra).

Como o Intruderson veio logo na segunda fila, a imagem dele no meu retrovisor era muito clara e eu passei a usá-lo como referência para acertar a velocidade de cruzeiro de todo o comboio, logo na segunda ladeira morro acima percebi que se eu mantivesse a Mirage à 7000 RPM em 5ª Marcha ela mantinha uma velocidade ligeiramente menor que no plano (em torno de 100Km/h no painel) e a Suzuki acompanhava de boa. :!:

Outra coisa interessante, foi que acabei praticamente “congelando” a minha mão no acelerador mantendo a rotação na casa dos 8000 RPM e acontecia que no plano a Mirage acusava no painel algo entre 110/120 Km/h e nas subidas a rotação caia para os 7000 RPM assim como a velocidade de forma natural sem que eu precisasse ficar mudando de marcha ou aceleração, e ainda assim eu sempre de olho no Intruderson pra não deixar “falhas” no comboio.

O melhor foi que nas descidas era a Suzuki quem ditava o ritmo e eu simplesmente enrolava o cabo para garantir uma distância segura entre eu e o Intruderson e quando chegava na subida era só voltar pros 7000 RPM que chegava todo mundo junto lá no topo. :lol:

Eu diria que a minha 2ª vez foi (pelo menos pra mim) muito mais tranquila que a 1ª, tão tranquila que cheguei a “sonhar” acordado... primeiro me imaginei pilotando por uma daquelas autoestradas da terra do “Tio Sam” cheguei até imaginar um Corvette Cinza passando por nós... rsrsrs

Alguns minutos depois, sonhei que tinha uma Lamborghini Diablo Laranja nos ultrapassando e aí já não sabia se eu estava nos STATES ou na Italia... derrepente acordei na Marginal Pinheiros em São Paulo City mesmo... KKKKK!!!!!

Quem estava lá sabe do que eu estou falando...rsrsrs

Tudo só não foi mais perfeito, porque eu tinha que ficar dando “capacetada” na Dna Zzo que “simplesmente” adormecia na minha garupa de 15 em 15 min... bom pelo menos acho que confiança eu inspiro... rsrsrs

Saudações Kasinskianas

Zzo (Infectado :!: :twisted:)
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
intruderson
Mensagens: 764
Registrado em: 20 Out 2008, 22:08
Localização: São Vicente
Contato:

14 Jan 2009, 18:34

ZZO boa ideia, a criação deste topico.
Bom a minha experiencia como Ala foi muito boa, mesmo sendo pego de surpresa kkk
So ouvi o Ghuilherme dizendo " Vamos testar o Intruderson" Putz gelei rs.
Logo na saida eu nao sabia a hora certa de sair rs, logo apos os buzinaços hehehe, la vai Intruderson p/ estrada, fui pensando será que eu acerto o tal do Serra Azul rs.
Como a minha Suzuki era a mais fraquinha, fui enrolando o cabo p/ compensar a perda de velocidade nas subidas, chegou momentos que tive que desenrolar o cabo p/ esperar o comboio e nao deixar buracos.
Na chegada ao Serra Azul fiquei na duvida qual seria a entrada, entao achei melhor parar e deixar alguem passar a frente e mostrar o caminho correto, que neste caso foi o Vini (obrigado Irmão). Quanto a sinalização eu acho que fui bem.
Agora.... ser Ala nao é coisa facil, vc anda como se nao tivesse nenhuma referencia e tds dependem de vc.A experiencia foi muito boa e se eu tiver que ser de novo estarei pronto.
Irmao ZZo na volta eu senti a sintonia entre as motos, vc soube suprir com a sua Mirage a falta de motor da minha Suzukinha, eu digo o mesmo a vc: VC FOI 110%.
Avatar do usuário
Moura
Mensagens: 3305
Registrado em: 11 Dez 2007, 17:07
Contato:

14 Jan 2009, 20:41

zzosurfer escreveu:Certo Moura :?: :shock: ...KKKK
Apoiadissimo meu caro irmão ZZo, e o dia que alguem quiser dar uma "voltinha" sem destino é só me colocar como lider e indicar um local!!!!!...rsrsrsrs
zzosurfer escreveu:Agora imagina tudo isso que eu falei debaixo de um pé d'água de fazer inveja ao Noé, com capacete aberto...
Bom nesse dia eu estava logo atraz do ZZo, o que me tornava no momento o COala (talvez o mais inutil de todos, mas eu era o co-ala..rsrsrrs), e lá estava eu tambem de capacete aberto, e tudo o que via era Branco, retrovisor só de enfeite mesmo...rsrsrs
Alem de confirmar o perrenge do ZZo digo uma coisa, Capacete aberto na chova é Phoda!!! (não que ele seja bom em tempo seco tambem!!!!).[/quote]
zzosurfer escreveu:primeiro me imaginei pilotando por uma daquelas autoestradas da terra do “Tio Sam” cheguei até imaginar um Corvette Cinza passando por nós... rsrsrs / Alguns minutos depois, sonhei que tinha uma Lamborghini Diablo Laranja nos ultrapassando e aí já não sabia se eu estava nos STATES ou na Italia...
Finalmente alguem falou disso... :cry: :cry: :cry: (a emoção toma conta de mim), sem comentarios...


E pra fechar com o assunto dos Alas, o Intruderson mandou mega bem, ate parecia um ala experiente...como premio (e pelo fato dele passar direto na entrada do serra azul), vou candidato-lo ao honoravel titulo de CPI (logico que no topico certo) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Parabens a todos que se prontificam a esse cargo, e obrigado por deixar minha viagem mais tranquila :twisted: :twisted:
Paulo Moura
Guilherme
Mensagens: 1699
Registrado em: 21 Jun 2008, 20:16
Localização: São Paulo

14 Jan 2009, 20:55

Como eu já disse antes, acho que a posição de Ala é de "entrega" quase um sacrifício as vezes, mas quando dá tudo certo é muito gratificante.
Já podemos até começar uma lista de Irmãos que experimentaram essa posição, que continuo achando deveria ser experimentada por todos, para saber o que é estar lá!

Quanto ao Intruderson ser condecorado com o maravilhoso bordado do CPI, por mim tá fechado, mas vamos discutir lá no tópico hehehe
Guilherme-CPI & Pity-GPS
Intruder 125
Tiger 800
VIRUS MC
https://www.youtube.com/user/grfmoto
caruso
Colaborador
Mensagens: 2286
Registrado em: 01 Ago 2008, 01:42
Contato:

14 Jan 2009, 23:10

Olha só a estória de vocês é linda, mas a minha é muito mais emocionante, vejam bem, quase matei o comboio inteiro, os caros quase se esfolaram o Lissão perdeu a traseira, o Vini de Anjo passou a líder num passe de mágica, tão vendo deixa o besta do Caruso ir de líder pra vcs verem aonde vão parar, pra quem não tava um resumo pra vcs entenderem, estava de líder a 120km/ h, acabei me distanciando do pelotão e fui pra 60km/h, imaginem a merd* que acabei causando, ahahahah, fpi hilário, mas está experiência não é pra mim não, meu negócio é ficar lá trás de anjo com o Joca e o Jovi, trabalhamos muito mais no sentido de recompor o grupo e proteger o comboio dos apressadinhos, claro que não tem como comparar com o trampo do líder que mesmo eu fazendo cagad*, percebi mito bem nos 20 km que conduzi, não é fácil.

Primo show este tópico, parabéns pela iniciativa e agradeço a todos que já foram líderes até hoje, afinal seguimos vocês e quaisquer problemas que tenham lá na frente isso com certeza reflitirá lá atrás, parabéns a todos.
Caruso


Imagem
Responder