Sinais e dicas para viagem em grupo

Organização de encontros e passeios, escolha de rotas, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Guilherme
Mensagens: 872
Registrado em: 21 Jun 2008, 20:16
Localização: São Paulo

Hacontroversias escreveu:
Guilherme escreveu:Esse ponto pode ser o mais polêmico: POR SEGURANÇA...De maneira geral, é importante manter a velocidade do comboio compatível com a maior velocidade permitida numa estrada - exemplo: Se na Imigrantes a velocidade máx para carros e motos é 120 km/h, deveríamos andar próximo a essa velocidade, pois assim dificilmente teremos carros e caminhões nos ultrapassando, o que é uma situação de perigo. Deveríamos andar PELO MENOS a uma velocidade acima da velocidade máxima dos caminhões. Ex.: na Bandeirantes com velocidade máx de 90 km/h para caminhões, se andarmos a 100-110km/h, já estaremos escapando de ter muitos caminhões nos ultrapassando.
Garotinho, se eu tivesse caido a 100 Km/h em um comboio, dificilmente as pessoas que vem atqras conseguiriam se desviar de um dos tres que estavam no chão, eu, minha esposa ou a Azeviche.
Por isso o melhor é ver o tamanho do comboio e a capacidade de todas as motos, e se for adotada uma velocidade maior a distacia de segurança entre elas.
Abraços.
Alexandre.
Irmão Alexandre Hácontrovérsias,

Você não mencionou o meu comentário completo no seu post, o que segue abaixo:
" 10) Esse ponto pode ser o mais polêmico: POR SEGURANÇA...De maneira geral, é importante manter a velocidade do comboio compatível com a maior velocidade permitida numa estrada - exemplo: Se na Imigrantes a velocidade máx para carros e motos é 120 km/h, deveríamos andar próximo a essa velocidade, pois assim dificilmente teremos carros e caminhões nos ultrapassando, o que é uma situação de perigo. Deveríamos andar PELO MENOS a uma velocidade acima da velocidade máxima dos caminhões. Ex.: na Bandeirantes com velocidade máx de 90 km/h para caminhões, se andarmos a 100-110km/h, já estaremos escapando de ter muitos caminhões nos ultrapassando. MAS isso vai depender sempre da capacidade das motos de menor cc acompanharem as outras motos. Portanto isso é um assunto a ser discutido no Briefing e durante o planejamento da viagem através do fórum."Veja as duas últimas frases em negrito...

Isso é um ótimo ponto para discutirmos!
Mantenho minha opinião de que devemos rodar numa velocidade compatível com a da estrada e acima da velocidade dos veículos mais pesados, pois isso é muito importante para a segurança. PORÉM reforço o que o Irmão Santista falou ai acima - temos que manter a formação correta, uma distância adequada e curtir as viagens MAS com muita concentração no comboio. Não dá para relaxar e apenas seguir o Irmão(ã) que vai a frente - todos tem que ter ou procurar ter as habilidades e conhecimentos de um Ala (líder) e de um Anjo (Ferrolho) ao mesmo tempo, conduzindo todos que vem atrás e cuidando os que estão a frente. Motociclistas inexperientes (não estou dizendo que é o seu caso) não devem participar de grandes comboios - é preciso primeiro saber dominar a moto em situações de perigo, como: chuva, freadas de emergência, curvas, tráfego intenso, etc. e experimentar pequenos comboios.
Temos que tentar pensar em tudo o que pode acontecer para buscarmos cada vez mais segurança num comboio e o seu acidente vai nos ajudar a buscar ainda mais segurança. Porém só temos 100% de garantia de que nada vai acontecer se deixarmos a moto parada na garagem.
Um estouro de pneu é algo raríssimo de acontecer - nunca tinha acontecido algo parecido nos nossos comboios e em outros comboios - que eu saiba. Já aconteceram panes com a necessidade de encostar a moto e sair do comboio, o que sempre é uma situação de risco, mas nunca houve um incidente ou acidente nessas ocasiões.
Quanto ao seu acidente, fiquei bastante impressionado e tentei me informar em que condições um pneu pode estourar - o que me disseram é que: a pressão do pneu aumenta a medida que a moto roda, pois com o calor do atrito o ar na câmara ou pneu vai se expandindo. Por isso é fundamental calibrar os pneus com eles frios e com a pressão indicada pelo fabricante (que é para o pneu frio). Se não me engano você calibrou o pneu em Araras antes da volta, certo??? Pode ser que vc tenha colocado uma pressão inadequada, o que forçou a câmara ou pneu a uma pressão que o levou a estourar (Alex... é uma hipótese apenas!!! Não estou afirmando que é isso, pois pode ter acontecido também de você ter passado por um prego na pista e o pneu se foi...Pode ser também que o aparelho calibrador do posto estivesse com problema, etc.).
Quanto a velocidade, isso é sempre definido pelo líder levando em conta o tamanho do comboio, o tipo de estrada, o tráfego, as cilindradas das motos, etc. Por exemplo: motos de 125 cc ou 150 cc vão sofrer um pouco se andarmos o tempo todo a 110km/h (sei que a sua é uma 250cc). Tanto o Magrão conduziu o comboio numa velocidade compatível na 1ª etapa, como na 2ª etapa durante o briefing o Zuffo deixou claro o ritmo que imprimiria ao comboio.
Bom, são minhas opinião e aceito receber qualquer crítica, pois sei que todas são construtivas aqui.
Alexandrão! Muito bom ter levantado esse assunto! O importante é que todos queremos a mesma coisa, e com o tempo vamos descobrindo o que é o melhor para todos.

Um grande abraço e cure logo esses ralados pra gente voltar a rodar!
Guilherme Moto Relax
Intruder 125
Royal Enfield Classic 500
https://www.youtube.com/user/grfmoto
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Sou favorável à frase de que "amizade não se mede em cilindradas", mas precisamos enfatizar também que o fato de motocicletas menores perderem velocidade em um aclive, gera problema de refrigeração para motocicletas maiores. A velocidade chega a cair para 60km/h no final do comboio (em aclive) e isso gera um sobreaquecimento de motocicletas maiores, e é perigoso para o Anjo que pode ser abalroado por um automóvel. A retomada da velocidade deve ser gradual, senão o comboio estica muito e dispersa. Depois chega outro obstáculo (ultrapassagem de caminhão, serra, etc), diminuimos a velocidade e volta ao início do ciclo da retomada de velocidade.
Então, apesar de gostar de ver e participar de comboios de 50, 60, 70 motocicletas, acho que é necessário fazer uma divisão de grupos e cada um seguir na velocidade compatível com sua motocicleta.
Veja como é a passagem por um pedágio: O Lider precisa conduzir o grupo à aprox. 60km/h por pelo menos 1km depois da passagem do pedágio para que os últimos da fila consigam se juntar ao grupo, senão estes terão que dar uma "esticada" de 140km/h, 160km/h para alcançar o comboio novamente.
Não é fácil ser Líder de comboio; é preciso muita atenção e antecipar os acontecimentos, enchergar longe para frente e para trás. Mas se o comboio colaborar, sabendo que todos somos responsáveis pela condução, isso facilita muito o trabalho.
Imagem
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

sem querer criar polemica, mas já criando vou acrescentar algo que me chamou atenção no acidente envolvendo o amigo Alexandre, o pneu traseiro que estoro é um pneu de perfil mais baixo e largo que o horiginal, não é o indicado para esse tipo de moto, isso nós temos alertado, no tópico sobre pneus, quando o pessoal pergunta sobre colocar outro tipo de pneu que não o recomendado pelo fabricante, PODE COLOCAR MARCAS DIFERENTES, MAS CONSERVE AS MEDIDAS E TIPO DE PNEUS RECOMENDADO PELO FABRICANTE DA MOTO, esse estouro é um caso tipico de pneu não compativel com o aro da moto
Este post deveria ser colocado no tópico pneus, mas coloquei aqui devido o teor da discurssão e servindo de alerta
Santista e Vera (Viru´s MC)
Avatar do usuário
Karla cps
Mensagens: 157
Registrado em: 07 Fev 2009, 07:45
Localização: Campinas

oi

tem um problema creio q o pneu do Alexandre naum estourou e sim esvasiou naum sei porque motivo se tivesse estourado estaria inteiramente no chão, e isso naum aconteceu, o pneu ficou meio vazio não estava totalmente no chão então realmente naum sei o q deve ter acontecido.Sei pq trabalho com transporte e fui la analisar o pneu e ele naum estava estourado, na hora naum levantei a lebre pois tinha policiais e se eles naum repararam naum seria eu a chamar a atenção, e no relatorio eles colocaram estouro de pneu.
Avatar do usuário
Santista
Mensagens: 461
Registrado em: 26 Set 2007, 09:44
Localização: Santos

Esse tipo de estouro geralmente não é na carcaça do pneu, costuma a camera sair pela janta, por baixo do talão ocasionando o estouro, outra possibilidade é camara com remendo mal feito, que pode soltar e gasgar a camara, que é outra coisa impraticavel em motos, furou, coloca camara nova, quando o pneu esvasia lentamente dá para perceber , a moto fica molenga na traseira, geralmente da tempo de para, na viagem anterior a Pirassununga o Doglas teve o pneu traseiro furado duas vezes e parou sem problema algum
Santista e Vera (Viru´s MC)
Duarte (Viageiros MT)
Mensagens: 151
Registrado em: 07 Dez 2007, 09:17
Localização: São Paulo

jirschik escreveu:Sou favorável à frase de que "amizade não se mede em cilindradas", mas precisamos enfatizar também que o fato de motocicletas menores perderem velocidade em um aclive, gera problema de refrigeração para motocicletas maiores. A velocidade chega a cair para 60km/h no final do comboio (em aclive) e isso gera um sobreaquecimento de motocicletas maiores, e é perigoso para o Anjo que pode ser abalroado por um automóvel. A retomada da velocidade deve ser gradual, senão o comboio estica muito e dispersa. Depois chega outro obstáculo (ultrapassagem de caminhão, serra, etc), diminuimos a velocidade e volta ao início do ciclo da retomada de velocidade.
Então, apesar de gostar de ver e participar de comboios de 50, 60, 70 motocicletas, acho que é necessário fazer uma divisão de grupos e cada um seguir na velocidade compatível com sua motocicleta.
Veja como é a passagem por um pedágio: O Lider precisa conduzir o grupo à aprox. 60km/h por pelo menos 1km depois da passagem do pedágio para que os últimos da fila consigam se juntar ao grupo, senão estes terão que dar uma "esticada" de 140km/h, 160km/h para alcançar o comboio novamente.
Não é fácil ser Líder de comboio; é preciso muita atenção e antecipar os acontecimentos, enchergar longe para frente e para trás. Mas se o comboio colaborar, sabendo que todos somos responsáveis pela condução, isso facilita muito o trabalho.

Preclaro... apesar de se utilizar do lema ‘Amizade não se mede em cilindradas!”, para expor suas ideias, com as quais não discordo totalmente, quero deixar claro a todos que leem este tópico, que, como Fundador do Viageiros MT, mantenho o lema “Amizade não se mede em cilindradas!”, e gostaria que fosse respeitado por todos, assim como, respeito, o lema e o nome de cada Agremiação.
Quem quiser andar de moto em grupo, e, conosco, deve saber que andamos sempre buscando a segurança e o bem estar do grupo. Pode entrar em www.viageiros.org no local próprio para os passeios e mande um e-mail confirmando a presença em determinado evento.
Tenha certeza, que muitos dos que hoje vestem nosso colete, quando chegaram, foram conduzidos por nosso lema “Amizade não se mede em cilindradas!”, assim foi, assim é e assim será, SEMPRE!!! E, tenha certeza de uma coisa... dentro de nosso grupo Viageiros MT, se ocorrer a divisão em função de potência da moto, serei o primeiro a pedir que o integrante entregue o brasão, e vá andar com quem quiser, menos conosco. Para andar conosco, é mister o respeito ao integrante, independente da potência que lhe vai entre as pernas.
Hoje tenho uma Mirage 250, para o ano que vem, se tudo der certo terei uma Mirage 700, e serei o mesmo DUARTE, que todos conhecem!!!
Em nosso grupo, ou vamos todos, ou não vamos, exceto por questão de segurança... aí, a situação já se define... é segurança...
Acidentes acontecem, em comboio ou em viagem “solo”... e, eu, sou prova disso!!!
Mais uma vez, se alguém quiser viajar com o Viageiros MT, entre no site, passe um e-mail confirmando a presença e ótima viagem para todos!!!
DUARTE (Fundador Viageiros MT) – Falo aqui em meu nome!!!
DUARTE (Viageiros MT)
ISRA 31284
Amizade não se mede em cilindradas!!!
Savage
Mensagens: 485
Registrado em: 07 Dez 2008, 14:19
Localização: Suzano
Contato:

Pois afinal estamos passeando ... e passeio é passeio hehe !!
Eu tbm gosto de dar umas " esticadas " as vezes, mas deixo pra fazer isso quando estou "solo" ... Mas dentro de um comboio, eu acho que o principal de tudo seja a união, SEGURANÇA e respeito com todos...e com as CC da moto dos outros... é isso ae :wink:
Imagem
Avatar do usuário
JocaMartins
Mensagens: 1247
Registrado em: 30 Jun 2008, 19:42
Localização: São Paulo

Olá galera ...

Todos já falaram ...
Agora vai o véio chato dizer que nada disto teria acontecido se estivémos todos juntos ...

pois estávamos em ordem o do lado ou o de trás iria observar que o pneu estava ficando mucho.

e iria avisar e com certeza nada disto teria acontecido.

Eu já estou observando que todos os passeios não está havendo o compromisso da volta.

Todos vão em grupo, e voltam em bando sem uma ordem e um acompanhamento, o que já virando um bando de andar de motos.

Eu posso errar, mas com certeza quando voltarmos as condições que faziamos antes, sair e voltar todos juntos, muitos destes acidentes que já houve, seriam evitados.

É o que eu acho, faço como todos estão fazendo, mas gostaria muito de ir e voltar ... todos juntos ...

Ai é o que eu penso, se quiserem discordar pode, mas que tem fundamento no que disse isto tem ...

bele ...
Imagem
intruderson
Mensagens: 355
Registrado em: 20 Out 2008, 23:08
Localização: São Vicente

JocaMartins escreveu:Olá galera ...

É o que eu acho, faço como todos estão fazendo, mas gostaria muito de ir e voltar ... todos juntos ...

bele ...
Concordo!!
Grande Descida + Ação Social
Guilherme
Mensagens: 872
Registrado em: 21 Jun 2008, 20:16
Localização: São Paulo

JocaMartins escreveu:Olá galera ...
... nada disto teria acontecido se estivémos todos juntos ...
pois estávamos em ordem o do lado ou o de trás iria observar que o pneu estava ficando mucho.
e iria avisar e com certeza nada disto teria acontecido.
bele ...
Grande Irmão Joca!

O pneu não foi esvaziando aos poucos, e sim estourou de repente e o Hácontrovérsias perdeu totalmente o controle da moto (foi o que eu entendi que o Alexandre falou lá na hora do acidente). Poderia ter acontecido um "strike" em um grande comboio e por isso continuo dizendo que foi sorte termos voltado em pequenos comboios. Um carro que vinha atrás teve que desviar pela direita e sair pela grama para não atropelar os 2. Mesmo em um comboio super organizado, vai haver alguém distraído e se fosse o caso poderia ter havido um grave acidente envolvendo carros e motos que vinham atrás (imagina todos tentando desviar dos 2 e da moto no chão... poderia "faltar" estrada).
É claro que isso não é razão para não andarmos juntos em grandes comboios, pois foi uma coisa totalmente fora do normal estourar um pneu numa estrada tão boa como aquela. O que precisamos é reforçar a necessidade de sempre buscarmos uma formação perfeita e termos a atenção 100% do tempo de todos, pois as coisas acontecem...

Quanto a sempre voltarmos juntos, isso é outro papo e tenho minha opinião pessoal que certamente não combina com a grande maioria aqui. Tenho meus motivos... Não concordo mas respeito a opinião de que só andando sempre juntos somos realmente uma família. O certo é que eu sempre vou estar pronto para ajudar um Irmão(ã) em tudo o que estiver ao meu alcance. Quem já precisou de mim sabe que pode contar, e felizmente é esse o espírito que eu vejo em cada um dos que fazem parte dessa Irmandade.

Super abraços!
Guilherme Moto Relax
Intruder 125
Royal Enfield Classic 500
https://www.youtube.com/user/grfmoto
Responder