Irmão Alexandre Hácontrovérsias,Hacontroversias escreveu:Garotinho, se eu tivesse caido a 100 Km/h em um comboio, dificilmente as pessoas que vem atqras conseguiriam se desviar de um dos tres que estavam no chão, eu, minha esposa ou a Azeviche.Guilherme escreveu:Esse ponto pode ser o mais polêmico: POR SEGURANÇA...De maneira geral, é importante manter a velocidade do comboio compatível com a maior velocidade permitida numa estrada - exemplo: Se na Imigrantes a velocidade máx para carros e motos é 120 km/h, deveríamos andar próximo a essa velocidade, pois assim dificilmente teremos carros e caminhões nos ultrapassando, o que é uma situação de perigo. Deveríamos andar PELO MENOS a uma velocidade acima da velocidade máxima dos caminhões. Ex.: na Bandeirantes com velocidade máx de 90 km/h para caminhões, se andarmos a 100-110km/h, já estaremos escapando de ter muitos caminhões nos ultrapassando.
Por isso o melhor é ver o tamanho do comboio e a capacidade de todas as motos, e se for adotada uma velocidade maior a distacia de segurança entre elas.
Abraços.
Alexandre.
Você não mencionou o meu comentário completo no seu post, o que segue abaixo:
" 10) Esse ponto pode ser o mais polêmico: POR SEGURANÇA...De maneira geral, é importante manter a velocidade do comboio compatível com a maior velocidade permitida numa estrada - exemplo: Se na Imigrantes a velocidade máx para carros e motos é 120 km/h, deveríamos andar próximo a essa velocidade, pois assim dificilmente teremos carros e caminhões nos ultrapassando, o que é uma situação de perigo. Deveríamos andar PELO MENOS a uma velocidade acima da velocidade máxima dos caminhões. Ex.: na Bandeirantes com velocidade máx de 90 km/h para caminhões, se andarmos a 100-110km/h, já estaremos escapando de ter muitos caminhões nos ultrapassando. MAS isso vai depender sempre da capacidade das motos de menor cc acompanharem as outras motos. Portanto isso é um assunto a ser discutido no Briefing e durante o planejamento da viagem através do fórum."Veja as duas últimas frases em negrito...
Isso é um ótimo ponto para discutirmos!
Mantenho minha opinião de que devemos rodar numa velocidade compatível com a da estrada e acima da velocidade dos veículos mais pesados, pois isso é muito importante para a segurança. PORÉM reforço o que o Irmão Santista falou ai acima - temos que manter a formação correta, uma distância adequada e curtir as viagens MAS com muita concentração no comboio. Não dá para relaxar e apenas seguir o Irmão(ã) que vai a frente - todos tem que ter ou procurar ter as habilidades e conhecimentos de um Ala (líder) e de um Anjo (Ferrolho) ao mesmo tempo, conduzindo todos que vem atrás e cuidando os que estão a frente. Motociclistas inexperientes (não estou dizendo que é o seu caso) não devem participar de grandes comboios - é preciso primeiro saber dominar a moto em situações de perigo, como: chuva, freadas de emergência, curvas, tráfego intenso, etc. e experimentar pequenos comboios.
Temos que tentar pensar em tudo o que pode acontecer para buscarmos cada vez mais segurança num comboio e o seu acidente vai nos ajudar a buscar ainda mais segurança. Porém só temos 100% de garantia de que nada vai acontecer se deixarmos a moto parada na garagem.
Um estouro de pneu é algo raríssimo de acontecer - nunca tinha acontecido algo parecido nos nossos comboios e em outros comboios - que eu saiba. Já aconteceram panes com a necessidade de encostar a moto e sair do comboio, o que sempre é uma situação de risco, mas nunca houve um incidente ou acidente nessas ocasiões.
Quanto ao seu acidente, fiquei bastante impressionado e tentei me informar em que condições um pneu pode estourar - o que me disseram é que: a pressão do pneu aumenta a medida que a moto roda, pois com o calor do atrito o ar na câmara ou pneu vai se expandindo. Por isso é fundamental calibrar os pneus com eles frios e com a pressão indicada pelo fabricante (que é para o pneu frio). Se não me engano você calibrou o pneu em Araras antes da volta, certo??? Pode ser que vc tenha colocado uma pressão inadequada, o que forçou a câmara ou pneu a uma pressão que o levou a estourar (Alex... é uma hipótese apenas!!! Não estou afirmando que é isso, pois pode ter acontecido também de você ter passado por um prego na pista e o pneu se foi...Pode ser também que o aparelho calibrador do posto estivesse com problema, etc.).
Quanto a velocidade, isso é sempre definido pelo líder levando em conta o tamanho do comboio, o tipo de estrada, o tráfego, as cilindradas das motos, etc. Por exemplo: motos de 125 cc ou 150 cc vão sofrer um pouco se andarmos o tempo todo a 110km/h (sei que a sua é uma 250cc). Tanto o Magrão conduziu o comboio numa velocidade compatível na 1ª etapa, como na 2ª etapa durante o briefing o Zuffo deixou claro o ritmo que imprimiria ao comboio.
Bom, são minhas opinião e aceito receber qualquer crítica, pois sei que todas são construtivas aqui.
Alexandrão! Muito bom ter levantado esse assunto! O importante é que todos queremos a mesma coisa, e com o tempo vamos descobrindo o que é o melhor para todos.
Um grande abraço e cure logo esses ralados pra gente voltar a rodar!