Sinais e dicas para viagem em grupo

Organização de encontros e passeios, escolha de rotas, etc.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores

Responder
Marcos Teixeira
Mensagens: 386
Registrado em: 11 Jul 2008, 09:51
Localização: Campinas

Boa tarde pessoal,

Existe uma situação que acontece muitas vezes é a "quebra" do comboio, ou seja, 50 motos no comboio, começam a ultrapassar um veiculo e por algum motivo, este acelera fica no meio do comboio, :idea: precisa ter um sinal a fazer :idea: , pois muitos pilotos, ficam concentrados na formação e nos sinais e :!: ESQUECEM DE OLHAR O RETROVISOR !!! :!:

Nos percursos que ja fiz isso acontece muito, precisa alertar os novato, os veteranos, enfim A TODOS.

Grde abs
MARCÃO
Imagem
Boaventura
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Mar 2008, 07:55
Localização: São Paulo

O que precisa combinar também é:

No comboio quando estamos em formação em 2 filas, e a moto da sua frente sai, (seja porque a moto quebrou, ou chegou a saída da estrada que a pessoa pega para ir a sua cidade) enfim, a pessoa que estava atrás precisa acelerar e tomar seu lugar, para que não fique lugares vagos na fila...

Será que compliquei?? Se alguem tiver algo a comentar...
Avatar do usuário
oliver
Mensagens: 153
Registrado em: 04 Ago 2008, 19:10
Localização: Osasco

O líder ou ala tem que ter a conciência de que o comboio é como se fosse uma enorme carreta e que tem que medir espaço e tempo.
Os caminhões não podem circular na faixa da esquerda, pois, temos que deixar o comboio ser utrapassado pela esquerda quando a velocidades dos mesmos forem maior do que o comboio, é o que acontece na maioria das vezes.
Quando ultrapassarmos um caminhão temos que ter a certeza :shock: de que tds podem fazer, na dúvida :?: não o faça e a velocidade tem que ser aumentada por tds não deixando enorme espaços, pois, alguns veículos podem se misturar ao comboio.
abraços e opinem sobre o assunto.
Boaventura
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Mar 2008, 07:55
Localização: São Paulo

Concordo Oliver...
Aí a importancia do anjo, no caso Jovi e Joca...

Na viagem de Sumaré o Jovi percebendo a dificuldade da ultrapassagem, entrou pra pista da esquerda segurando assim os carros atrás deles, só que aí houve muita demora pra todos perceberem isso e entrarem...

Foi como o Marcão disse, olhem os retrovisores...
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Boaventura escreveu:
Na viagem de Sumaré o Jovi percebendo a dificuldade da ultrapassagem, entrou pra pista da esquerda segurando assim os carros atrás deles,
A mulher queria me matar.... rsrsrsrsrs :P
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Boaventura
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Mar 2008, 07:55
Localização: São Paulo

joviman escreveu:
Boaventura escreveu:
Na viagem de Sumaré o Jovi percebendo a dificuldade da ultrapassagem, entrou pra pista da esquerda segurando assim os carros atrás deles,
A mulher queria me matar.... rsrsrsrsrs :P
Jovi, não disvirtua o tópico, estamos falando de segurança... :evil: :evil:




Pronto agora fui expulso do fórum, é brincadeira hein Jovi... rsrs
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

hahahaha....

E eu tbm... a mulher que tava na esquerda querendo me matar e ninguém entrava na faixa... tipo fiquei sozinho segurando um monte de carros...
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Avatar do usuário
oliver
Mensagens: 153
Registrado em: 04 Ago 2008, 19:10
Localização: Osasco

Vejamos o caso do nosso amigo Célio, eu estava atrás dele quando na ultrapassagem do caminhão, não sei se ele não viu ou o caminhão acelerou, mas, por pouco ele não bateu no mesmo, rezei naquela hora, juro.
Acredito que foi uma ultrapassagem forçada, não pode ocorrer.
Se mais alguém viu, comentem.
Abraços.
Guilherme
Mensagens: 872
Registrado em: 21 Jun 2008, 20:16
Localização: São Paulo

Meus 10 mandamentos para os novatos e nem tão novatos em comboios:

1º) No Briefing o LÍDER (ou ALA) passará as dicas básicas, mas pela adrenalina e ansiedade de ir para a estrada, principalmente os novatos estarão “em alfa” nessa hora – o Líder fala mas a cabeça já estará lá na estrada. Procurem ouvir atentamente as instruções! Antes de ir para a estrada todos DEVEM conhecer os sinais que estão no link: viewtopic.php?t=1198

2º) O tipo de formação: Usamos fila dupla intercalada, ou seja um motociclista NUNCA fica ao lado de outro. Em cada lado da fila sempre deve haver um espaço seguro entre as motos. Para saber se estou numa distância segura do motociclista que vai ao meu lado/frente, procuro olhar no retrovisor dele e ver se consigo ver a viseira/olhos dele – com isso sei que ele pode me ver pelo retrovisor. Algumas vezes em nossos comboio vemos Irmãos rodando muito perto do que vai a frente/lado – isso é perigoso pois ele não irá lhe enxergar pelo retrovisor, e no caso de desviar de alguma coisa na pista pode se chocar com vc. Tem que haver uma boa distância do Irmão que vai a frente na mesma fila e também uma distância segura do Irmão que vai a frente na fila ao lado! Nunca ande colado na faixa que divide as pistas (a sua esquerda ou direita dependendo da sua posição), pois os caminhões e carros passarão muito perto de vc. Ande um pouco mais para dentro para evitar sustos;

3º) Fila indiana: com 1 dedo apontado para cima o líder indica que o comboio deverá formar fila de 1, e à frente poderá haver uma redução de velocidade, sinalizada com o braço esquerdo esticado para o lado esquerdo – Cuidado a coordenação motora pois alguns querem fazer tudo ao mesmo tempo (brecar, fazer sinal, olhar pra frente e pro retrovisor) – muita calma e atenção! A fila indiana é sempre necessária nas passagens por pedágios onde há um “S” estreito feito com cones para as motos. Ao passar nos pedágios a velocidade deve ser MUITO reduzida (em 1ª marcha na Mirage);

4º) Velocidade de cruzeiro: O líder vai indicar a velocidade de cruzeiro, que temos estabelecido em 90 km/h normalmente. Procure manter a velocidade e uma distância constante em relação a quem vai na frente. Todos fazendo isso, estaremos na mesma velocidade do Líder;

5º) Concentração sempre: Mantenha-se sempre concentrado no comboio. Passamos sempre por lugares muito bonitos e é difícil resistir a olhar a paisagem. Porém de uma olhada rápida, fotografe no seu cérebro e volte a controlar o comboio a frente e no retrovisor quem vem atrás. Dá pra aproveitar tudo, mas é preciso mais atenção do que ao dirigir um automóvel;

6º) Saiba fazer curvas: principalmente no passeio pra Ubatuba todos TÊM que saber, pois a velocidade e inclinação errada podem te levar para o outro lado da pista ou para o chão! Treinem isso e conheçam a reação/limites das suas motos e as suas também;

7º) Use todos os itens de proteção: além do capacete, botas, uma boa jaqueta com proteção, e se possível uma calça reforçada, eu recomendo usar luvas (apesar do Jovi ter alergia a luva hehehe) – já andei sem luvas na estrada e garanto que aquelas pedrinhas que voam pra todo lado podem deixar umas marcas doloridas nas mãos. Pelo o que eu “ouvi falar”, quando se cai, essa é uma das partes que machucam primeiro pelo instinto de querer “aparar” a queda;

8º) Muito cuidado na Chuva: A pilotagem é muito diferente com chuva. A velocidade é mais baixa e a atenção triplicada. Os caminhões que passam ao lado jogam água de baixo para cima e vai molhar o seu rosto principalmente se usar um capacete aberto. Dependendo do capacete, ele vai embaçar – quando o “mundo começar a desaparecer” na sua frente, abra um pouco a viseira – é melhor molhar o rosto do que não enxergar nada. Levem sempre sua capa e botas de chuva!

9º) Beber jamais: Só dá pra tomar aquela cervejinha depois que chegar do passeio em casa. Ou nos passeios de fim de semana nos nossos super churrascos, desde que a churrasqueira seja colada a pousada! Alternativa – uma deliciosa cerveja SEM álcool – o Magrão adora! É sério – beber e entrar num comboio é colocar em risco a vida de seus Irmãos e Irmãs. Não faço isso nem quando ando sozinho, é claro;

10º) Saboreie todas as etapas do passeio: Aproveite cada etapa sem se apressar em qualquer uma delas. Curta o planejamento pelo fórum, o churrasco de planejamento, o encontro nos PE-00 (Pontos de Encontro regionais) PE-01 (Ponto de Encontro principal), a estrada, o comboio (olhe para frente, para o retrovisor e curta que isso não tem preço), as paradas para descanso (também chamamos de PE-XX), a chegada sempre triunfal na cidade de destino, a cidade, o churrasco, os novos e velhos amigos... Acho importante (minha opinião) não ter muita pressa pra nada pois todas as etapas são fantásticas. Mas DEVEMOS seguir os horários combinados o mais precisamente possível.

Há outros pontos importantes também: ultrapassagens, paradas de emergência, Papel dos anjos, fotógrafos, escapadas do comboio, etc...

Vambora novatos!!
Guilherme Moto Relax
Intruder 125
Royal Enfield Classic 500
https://www.youtube.com/user/grfmoto
Boaventura
Mensagens: 212
Registrado em: 14 Mar 2008, 07:55
Localização: São Paulo

Gui ficou show essa manualzinho...

É realmente bom alertar para os que vão fazer a primeira viagem, ler o tópico com os sinais, eles são muito importantes...
Responder