Shark JH250 - Especificações

Moto: Traxx Shark JH250

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Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Caro Osama,

Também percebi uma certa dificuldade em manter a velocidade em quinta marcha, mas, somente em subidas, mas nada alarmante ao meu ver, pois, considero o motor da SHARK como um motor de carros mil, isto é, um motor relativamente pequeno para toda carcaça que tem de arrastar, afinal, apesar de receber o rótulo de 250, devemos nos lembrar que ela é na verdade 233 e nem tem tantos cavalos assim!

Para dar prosseguimento à comparação, como um carro mil, vc deve sempre evitar a queda de giro no motor, ou seja, sempre embalado! Ao perceber um certo aclive eu sempre acelero o máximo ates de começar a subir para evitar uma grande perda de rotação durante a subida.

Mas, volto a frizar, não considero nada alarmante este fato, pelo contrário, ainda acho que ela superou minhas expectativas, pois, notei esta queda de velocidade somente em subidas mais acentuadas e lembro ainda que estava eu (87kg), minha esposa (68kg)uma mochila (8kg) e 3 capacetes, sem contar o tanque cheio, resumindo, não é o supra-sumo, mas, não deixa a desejar também não!

Acredito que esta peculiaridade não será suficiente para ofuscar o brilho da motoca, afinal, o preço é popular para uma moto com tantas características positivas e vale grifar que a TRAXX dá dois anos de garantia livre de quilometragem.

Japonesas, corram atrás! :wink:
lestevam
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Abr 2009, 13:49
Localização: São Bernardo do Campo

Pessoal, após passado quase um mês da compra, o que vocês estão achando da moto?
Aguenta 180k em cima? Manutenção e km/l como estão?
E pelo trânsito alguém já passou com ela para ver como ela se comporta em corredores por exemplo?

Abraço

Estevam
NOT.com
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Mar 2009, 14:03

Acho cedo pra tirar conclusões sobre a Shark. Saberemos pra que ela veio acima dos 5.000 km
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

[quote="lestevam"]Pessoal, após passado quase um mês da compra, o que vocês estão achando da moto?
Aguenta 180k em cima? Manutenção e km/l como estão?
E pelo trânsito alguém já passou com ela para ver como ela se comporta em corredores por exemplo?


Prezado LESTEVAM, amanhã faz uma semana que comprei a moto, portanto, não tem muito tempo que a possuo apezar de estar agora com 700km rodados.

Com relação ao peso, em geral uma moto custom tem um curso de suspensão pequeno, e com essa carga, quase certamente os amortecedores "darão batente" constantemente. Eu notei que com o ajuste de pressão das molas como vem de fábrica, basta ter alguém na garupa pros amortecedores atingirem o batente nas ondulações e buracos, solicitei um ajuste nas molas para a maior pressão possível, mas, a revenda ainda não possui a ferramenta necessária para tanto.

Em relação ao trânsito, a Shark nunca será igual a uma Titan, pois, possui um raio de curva maior além da envergadura do guidão, mas, não se torna tão grande a ponto de ocupar o espaço de um carro no trânsito. Eu uso a minha pra trabalhar e moro em BH. O trânsito aqui tem se tornado cada vez mais denso, mas, ainda sim, é possível passar por alguns corredores.

Estimo que o consumo da moto na cidade deverá ficar próximo aos 25km/l após amaciada. Eu obtive na estrada um consumo bem próximo a este o que não chega a ser ruim também.

Espero ter respondido algumas de suas dúvidas e continuaremos trocando experiências por aqui.

Abraços.
lestevam
Mensagens: 14
Registrado em: 03 Abr 2009, 13:49
Localização: São Bernardo do Campo

Michael, agradeço as informações passadas, é que este 180k em cima não seria diário, seria mais para umas voltas de final de semana com mulher e pequenas viagens de no máximo 100km ida e volta. Mas não quero pegar uma moto que com esse peso fique muito fraca. Vou utilizar mais para ir trabalhar aqui em SP. Achei no youtube um video de um kra andando pelo transito com uma Mirage e na Mirage foi tranquilo, mas comparando as especificações técnicas de cada uma, a mirage tem 800mm de largura e a shark tem 900mm ou seja são 10cm a mais que em um corredor acho que faz diferença (não tenho moto ainda então não posso afirmar).
Ainda assim estou buscando uma moto com melhor custo/benefício, a Shark me chamou a atenção pelo valor, a que mais gostei com um preço digamos acessível foi a MVK Fenix Gold, mas não existem muitos comentários sobre ela, e também a Fym250, mas achei que 17 cavalos são poucos para aguentar os 180k em uma viagem. To meio perdido em saber em qual apostar.

Abraço

Estevam
NOT.com
Mensagens: 9
Registrado em: 03 Mar 2009, 14:03

lestevam escreveu:Michael, agradeço as informações passadas, é que este 180k em cima não seria diário, seria mais para umas voltas de final de semana com mulher e pequenas viagens de no máximo 100km ida e volta. Mas não quero pegar uma moto que com esse peso fique muito fraca. Vou utilizar mais para ir trabalhar aqui em SP. Achei no youtube um video de um kra andando pelo transito com uma Mirage e na Mirage foi tranquilo, mas comparando as especificações técnicas de cada uma, a mirage tem 800mm de largura e a shark tem 900mm ou seja são 10cm a mais que em um corredor acho que faz diferença (não tenho moto ainda então não posso afirmar).
Ainda assim estou buscando uma moto com melhor custo/benefício, a Shark me chamou a atenção pelo valor, a que mais gostei com um preço digamos acessível foi a MVK Fenix Gold, mas não existem muitos comentários sobre ela, e também a Fym250, mas achei que 17 cavalos são poucos para aguentar os 180k em uma viagem. To meio perdido em saber em qual apostar.

Abraço

Estevam
Se vc visitar os tópicos sobre a FYM, vc não compra esta moto, pois nunca li alguém falando bem dela.
E não dá pra comparar a Shark com a Mirage. Não é preconceito, é que de fato a Mirage está num outro patamar.
Vale lembrar que pelo preço de uma Shark Zero, vc compra tbém uma Mirage usada. Visite www.moto.com.br, lá vc vai encontrar muitas ofertas.
01 Abraço.
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Prezado ESTEVAM,

Passei os 4 últimos meses fazendo comparações sobre qual moto seria a melhor opção, criei inclusive uma tabela com todas as especificações de cada uma delas. O fato é: a opção certa vai depender da condição financeira disponível!

Para que vc possa se situar melhor, vou traçar pequenos paralelos, não na intenção de induzí-lo a um determinado produto, e sim para ampliar as informações que te ajudarão na escolha.

Primeiramente, realmente é muito cedo para se fazer avaliações sobre a SHARK, a minha mesmo completa uma semana hoje (15/4), e talvez seja a que está com maior quilometragem rodada, aproximadamente 700km.

O fator primordial que me levou a esta escolha foi o valor da moto. Paguei por ela na Monumento R$8.888,00, o que considero ser um valor bastante atrativo e popular onde nenhuma outra custom foi lançada, nem mesmo a FYM. O segundo fator que considero relevante foi a garantia de 2 anos que não é unanimidade no mercado.

Prevejo que vá haver uma infinidade de indicações direcionadas á Mirage como a melhor opção de compra, pois, de fato é uma moto maravilhosa, mas, gostaria de quebrar essa hegemonia propondo uma avaliação menos emotiva e mais financeira.

Fiz diversas comparações que se apresentam da seguinte forma: se vc possui muita grana, acredito que poderá facilmente optar entre uma Dragstar, Shadow ou até mesmo uma HD, tornando-se membro do grupo dos abastados. Caso não seja essa a sua realidade, proponho a seguinte avaliação: Com valores próximos a 16 mil, vc certamente compra uma Mirage 0km e com 14 mil vc compra a GARINNI GR250 que JÁ VEM TODA EQUIPADA. Perceba a seguinte relação - Mirage = 170kg e 27,9cv, já a GR250 = 140kg e 24,1cv. A relação peso/potência fica da seguinte forma: Mirage - 6,09kg/cv contra GR250 - 5,8kg/cv, portanto, mesmo estando toda equipada os cavalinhos da GR250 carregam menos peso individualmente, imagine retirando alguns ítens desnecessários (Bolha, alforjes e protetor de motor). Então, concluo que financeiramente, a melhor opção seria a Garinni, pois, é mais barata, mais equipada, com o mesmo motor da Viraguinho e ainda uma melhor relação peso/potência. Converse com o Anderson Gontijo da CAFE RACER ou com o Paulo da MAVMOTOS.

Agora, se vc pertence ao grupo popular como eu que sempre esteve limitado aos modelos street (básicos e caros), a SHARK neste momento, não possui concorrentes, pois, a moto mais barata em termos de valor que vc irá encontrar será a FYM, e como já foi dito pelo companheiro NOT.com, não é uma moto que tem sido vista com bons olhos nem por seus proprietários sem falar nas revendas que vêem fechando as portas uma atrás da outra deixando a galera sem manutenção.

Outra opção seria a Kansas 250. Essa moto no entanto, não tráz nenhum acessório a mais e se encontra numa faixa de preço muito próxima da GR250. Ambas possuem praticamente o mesmo motor, portanto, a decisão entre elas passa a ser mais uma questão de gosto que financeira.

Considere também a proposta do colega NOT.com de comprar uma Mirage usada. Eu também cheguei a considerar esta hipótese, fazendo inclusive oferta a dois de nossos colegas que anunciaram aqui no fórum. O problema é que não se encontra uma Mirage usada por menos de 11 mil e as disponíveis são motos com mais de 5 anos e SEM garantia. Entenda que não estou dizendo que sejam motos ruins, mas que já tem idade igual ou superior a 5 anos, então, para se desembolsar 11 ou 13 mil numa moto usada, a relação financeira me direciona novamente a SHARK que sai por 9 mil e com 2 anos de garantia. Isso fez a difenença!!

Tenho de concordar com o DOT.com no que diz respeito a comparar a Mirage com a Shark, isso realmente não é possível, são motos direrentes sim, bem como o público que as buscam, só acho que precisamos desmistificar um pouco a Mirage como sendo a única custom de respeito, pois, em função disso seu valor continua extratosférico e na minha opinião, se eu tivesse 16 mil pra comprar uma Mirage 0km, provavelmente compraria uma Shadow usada.

Agora, tentando responder a questões mais técnincas em relação á Shark, 180kg em uma custom sempre será uma boa carga para a moto, pois, deve-se considerar que os amortecedores são sempre mais curtos e portanto, se deixar o ajuste para o conforto, certamente os amortecedores atingirão o batente. Caso venha a calibrar as molas para a maior carga possível o conforto será penalizado. Conforme mencionei em posts anteriores, comprei a moto em São Vicente e vim rodando até BH, pude perceber que em ondulações e buracos os amortecedores atingiam o batente, mas, deve-se considerar que a moto tinha a seguinte carga: eu com 87kg, minha esposa com 68kg, uma mochila com +/- 8kg, tanque cheio e 3 capacetes.

Em relação ao desempenho, afirmo mais uma vez que a moto me surpreendeu, pois, não tinha grandes expectativas de um motor com apenas 233cc e 19cv. Gosto de imaginar a Shark como qualquer carro mil do mercado. Se vc não deixar o giro do motor cair e rodar sempre embalado, não deixa a desejar, vai levar vc onde precisar.

Com relação a rodar no trânsito, eu uso a minha pra ir trabalhar e também pego corredores por aqui em BH. O fato de ser boa ou não no trânsito é muito relativo. Vai depender da pressa de cada um. Apesar do guidão ser bem aberto (um luxo de guidão!) não me sinto desconfortável nos horários de pico, mas certamente uma custom não terá a mesma agilidade que uma Titan. Toda moeda tem duas faces.

Acredito que o consumo dela deverá estabilizar na faixa dos 25km/l na cidade, o que na minha opinião é conveniente.

Percebo, Estevam, que vc mencionou a Fenix Gold. Também achei a moto linda, e se vc colocar a foto dela ao lado da foto da Shark verá que basicamente são a mesma moto, uma um pouco mais bem acabada que a outra, mas a síntese é a mesma. Porém, o valor da GOLD chega bem próximo ao da Garini, daí deve-se medir novamente a relação custo/benefício/desempenho.

Vou finalizando por aqui.

Gostaria de frizar que estas são minhas opiniões e que de forma alguma são verdades absolutas, principalmente porque se baseiam em informações de valores do momento e que a variação dos mesmos proporcionarão conclusões distintas das deste instante.

Minhas opiniões estão expostas aqui na intenção de favorecer a análise para que se tenha possibilidade de escolha, preferencialmente, mais racional que emocional. Espero estar contribuindo.

Abraços a todos.
marcosm
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jan 2009, 00:27
Localização: São Paulo

michel pider.. como leigo absoluto na questão de mecanica. Gostaria de perguntar. Faz diferença os dois cilindros estar em paralelo ou em V?

Foi muito legal a sua análise!! Eu estava nesse patamar de 10 a 11 mil..mas consegui uma mirage 2005 nesse valor estipulado!
abraços,

MarcosM
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Digníssimo colega Marcos,

agradeço pelos votos positivos sobre meu post anterior.

Não sou possuidor de todo este conhecimento mecânico e certamente existem colegas bem mais capacitados que eu neste fabuloso fórum, como o próprio JOVI, mas tento obter informações sobre o equipamento e faço análises como usuário e não como mecânico, mas agradeço mesmo assim pela confiança depositada!

Com relação à postura do motor, acredito sim, que haja grande influência no comportamento do mesmo, a simples alteração do alinhamento dos cilindros. Nunca possui uma moto com motor em V, contudo, já fui proprietádio de dois Dodge Dart e um Opala SS e com minha experiências com estes carros, posso afirmar que um motor em V possui um funcionamento bem mais suave e estável que os motores em linha. Acredito que isso deva ocorrer da mesma forma com as motos e mais, acredito que de certa maneira a disposição dos cilindros favoreça também ao torque, contudo, isso merece uma explicação técnica que eu não saberei lhe fornecer.

Em relação à SHARK, os cilindros favorecem à vibração e soma-se um agravante, os pistões sobem e descem juntos e não alternados como de costume. Creio que o índice de vibração atingido pelo motor dessa moto seja mesmo alarmante para os usuários dos motores V2, porém, como eu rodava de Titan que nem é tão suave assim, não fiquei descepcionado, pelo contrário, como o excesso de vibrações ocorre principalmente a baixas rotações, na estrada por exemplo, quase se tornou imperceptível, porém, no trânsito cotidiano da cidade será um fator inesquecível :lol: . Apesar disso, em pequenas viagens com minha Titan, após 45 min ou 1 hora rodando, sentia meus braços formigando, isso já não acontece com a SHARK. Não sei se é pela postura da pilotagem da moto ou pelo guidão (que eu amei), fato é que, rodei 11 horas direto na moto e a parte do meu corpo que realmente mais sentiu fadiga foram as pernas, sendo necessário até fazer exercícios com os pés pra melhorar a circulação sanguinea.

Mudando um pouco de modelo, fico muito satisfeito por vc ter adquirido a MIRAGE que todos nós sabemos, dispensa apresentação! Desejo-lhe todas as felicidades possíveis com seu brinquedo, pois, precisar de uma custom, certamente nenhum de nós prescisa, mas, o ego se sente elouquecidamente bem ao possuir uma! Parabéns pela aquisição!

Abraços!
Jotace
Mensagens: 229
Registrado em: 01 Nov 2008, 18:54
Localização: Rio de Janeiro

Michael,

Fala sério... Onze horas direto? E só ficou com formigamento na perna? Viximariasantíssimatrindade. :shock:

Irmão, com tanto tempo em cima da moto, obviamente parando para abastecimentos, desabastecimentos, etc, acho que você não teve nenhum efeito colateral. Qualquer pessoa, em qualquer moto sentiria, no mínimo, a mesma coisa. Tenha certeza, isso não é defeito da moto.

Continue postando as suas experiências, que estão sendo muito interessantes.

Abração.
O importante é andar de moto.
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