Shark JH250: Moto "poçante"

Moto: Traxx Shark JH250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Traxx

Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Pan escreveu:Abri a tampa do filtro de ar e estava cheio de óleo de novo.
Caro PAN,

é uma pena que esteja passando por estes momentos!

Com relação a esse vazamento de óleo, é incomum que ocorra desta forma.

Não posso afirmar que nas motos seja como nos carros, mas, no motor de um carro se começa a aparecer óleo junto ao filtro de ar ou carburador, é indício de que há algum problema com os aneis de segmento.

Nos motores dos carros isso ocorre porque os gases resultantes da queima que deveriam ser expulsos pela respectiva válvula, encontram passagem pelos aneis (que deveriam vedar o cilindro) e chegam até o carter do motor, soprando o óleo que acaba por sair por qualquer fresta disponível, no caso, o suspiro do motor normalmente acaba por servir de escoadouro para o óleo que acaba por ser direcionado ao carburador e filtro de ar.

Isso não significa que haja excesso de óleo, muito pelo contrário. O óleo na verdade está sendo expulso do reservatório (carter do motor) o que provoca muitas vezes a diminuição do volume do mesmo.

Em casos mais graves, quando a folga dos aneis é muito grande ou mesmo eventualmente quebrados, o óleo acaba por passar entre a camisa do cilindro e o pistão e chaga até a câmara de combustão onde é queimado junto com o combustível produzindo a partir daí fumaça esbranquiçada e muitas vezes produzindo falhas no motor devido ao acúmulo nas velas ("molha as velas") que deixam de produzir a centelha e com isso o motor "perde" aquele cilindro momentaneamente ou mesmo definitivamente se "queimar" a vela.

Entenda que estou reportando como se comporta um motor de automóvel, não posso afirmar que seja da mesma forma com um motor de motocicleta, contudo, em tese, funcionam da mesma forma.

De qualquer forma, está errado!!!!

O óleo NUNCA deve chegar ao filtro de ar!!!

É caso de garantia!!!

Deve ser exigida da TRAXX a abertura, verificação e reparo definitivos do motor.

Sugiro que grave em video ou tire fotos do filtro inundado de óleo para se resguardar futuramente caso a montadora venha a produzir algum tipo de dificuldade.

Pra finalizar, não tenho certeza, mas creio que dependendo da quilometragem de sua moto, pode ser exigida (caso seja comprovada uma falha mais grave do motor) a substituição do bem por outro novo. Perceba que não é uma afirmação e sim uma proposta de verificação que deve ser consultada junto ao procon ou a um advogado.

Espero que seja algo menos grave e que possa ser solucionado facilmente.

Abraços,
Helino
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Abr 2009, 19:07
Localização: São Paulo

Não posso afirmar que nas motos seja como nos carros, mas...
Eu também estava pensando paralelamente em motor de carro, mas pela minha ignorância em mecânica de motos, não sabia o quanto caberia nesse comparativo...

Pan, por favor nos informe qual concessionária é a responsável pelo acompanhamento do seu problema, pois ao meu ver, ela tem sido negligente na busca pela melhor resolução dessa questão.

É necessário que a TRAXX tome conhecimento desse "drama" para ver se eles adotam uma postura enérgica. No orkut, tem um perfil que diz ser "oficial" da marca e pelo que acompanhei até então, pode mesmo bem ser o que diz... acho que valeria a pena tentar...
Pan
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Ago 2009, 12:58

Bom dia a todos.

Helino, não postei ainda a concessionária que estou tendo problema, pois possuo relações comerciais com a mesma, forneço diversos materias para ela. Mas dei um ultimato essa semana se não resolverem o problema estarei espondo seu nome aberto em todos os meios (orkut, blogs, jornais entre outros). Buscaram um mecânico de fora para tentar sanar o problema, fui ontem na concessionária ele tinha aberto o motor, disse que teriam que trocar pistão e anel. Estou dando essa ultima oportunidade para eles resolverem o problema antes que esponha sua empresa a várias mídias de comunicação.

Ficaram de me entregar a moto no sábado sem nenhum problema, inclusive o dono da empresa disse que iria demitir alguns mecânicos.

Espero que seja minha última postagem sobre problemas com minha shark, agora é esperar pra ver.
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Caro PAN,

com tanta falta de qualidade técnica, quem garante que o reparo ficará bom?

Faça uma comunicação formal à TRAXX (via @ ou fax) relatando o ocorrido e exija a substituição do bem por outro novo! Acho que consegue apoio no procon.

Abraços,
Pan
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Ago 2009, 12:58

Michael,

Realmente já tinha pensado nisso, vou seguir seu conselho e mandarei um oficio para Traxx informando o ocorrido para que eu possa ir acumulando documentos para possível processo.

Andei me informando sobre o mecânico que está trabalhando na moto dizem que é o melhor da região, por isso estou na esperança que dessa vez fique 100%.

Mas mesmo assim estou entrando em contato com a Traxx para informar o ocorrido.
Helino
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Abr 2009, 19:07
Localização: São Paulo

Pan,

Espero que dê tudo certo!

Aguardo boas notícias da moto!

Abraço!
Pan
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Ago 2009, 12:58

Boa tarde a todos,

Estou com a tuba novamente, amaciando motor novamente.

Por enquanto está tudo ok, não tô acelerando muito ainda pois foi trocado pistões e anéis.

O mecânico me disse que o problema foi que virou o anel. Disse que eu andei forçando muito (acima de 120KM), mas tenho certeza que foi o mecânico que tinha "mechido" nela, acho que ele andou acelerando muito ela com a moto parada. Jà vi algumas vezes ele acelerando as motos lá, acho que não têm necessidade de acelerar tanto a moto principalmente com ela parada e motor frio sem ter dado tempo do motor lubrificar. Resumindo, acho que o ocorreu foi mesmo a inexperiência do mecânico que tinha trocado a embreagem dela.

Espero daqui pra frente não estar mais aqui reclamando sobre esse assunto, quando levar pra fazer algum serviço lá vou fazer questão de acompanhar o mesmo.

Vou amaciar sem forçar muito, e espero que não tenha mais problemas.
Avatar do usuário
fireangelboss
Mensagens: 45
Registrado em: 20 Jul 2009, 14:29
Localização: São Vicente

Ola Pan
Fico feliz que pelo menos eles tenham feito algo de concreto na sua maquina.
Lamento que voce tenha sido o felizardo de ser agraciado com estes problemas. Mais como ja havia dito estamos passivos de acontecidos como este, inclusive com motos novas. Espero que daqui pra frente voce tenha bons momentos com sua Shark. E tenha certesa que o seu aborrecimento, deixou nos, usuarios da Shark, mais espertos com as concessionarias.
Abraços Irmão.

FireAngelBoss
Helino
Mensagens: 54
Registrado em: 24 Abr 2009, 19:07
Localização: São Paulo

Pan,

Apesar de toda a chateação, fico feliz em saber que houve uma solução para o seu problema! Não há de acontecer mais nada... só não deixa esse mecânico mão-de-porco chegar perto da moto... rs
Pan
Mensagens: 28
Registrado em: 11 Ago 2009, 12:58

A saga continua...
Responder