Caro PAN,Pan escreveu:Abri a tampa do filtro de ar e estava cheio de óleo de novo.
é uma pena que esteja passando por estes momentos!
Com relação a esse vazamento de óleo, é incomum que ocorra desta forma.
Não posso afirmar que nas motos seja como nos carros, mas, no motor de um carro se começa a aparecer óleo junto ao filtro de ar ou carburador, é indício de que há algum problema com os aneis de segmento.
Nos motores dos carros isso ocorre porque os gases resultantes da queima que deveriam ser expulsos pela respectiva válvula, encontram passagem pelos aneis (que deveriam vedar o cilindro) e chegam até o carter do motor, soprando o óleo que acaba por sair por qualquer fresta disponível, no caso, o suspiro do motor normalmente acaba por servir de escoadouro para o óleo que acaba por ser direcionado ao carburador e filtro de ar.
Isso não significa que haja excesso de óleo, muito pelo contrário. O óleo na verdade está sendo expulso do reservatório (carter do motor) o que provoca muitas vezes a diminuição do volume do mesmo.
Em casos mais graves, quando a folga dos aneis é muito grande ou mesmo eventualmente quebrados, o óleo acaba por passar entre a camisa do cilindro e o pistão e chaga até a câmara de combustão onde é queimado junto com o combustível produzindo a partir daí fumaça esbranquiçada e muitas vezes produzindo falhas no motor devido ao acúmulo nas velas ("molha as velas") que deixam de produzir a centelha e com isso o motor "perde" aquele cilindro momentaneamente ou mesmo definitivamente se "queimar" a vela.
Entenda que estou reportando como se comporta um motor de automóvel, não posso afirmar que seja da mesma forma com um motor de motocicleta, contudo, em tese, funcionam da mesma forma.
De qualquer forma, está errado!!!!
O óleo NUNCA deve chegar ao filtro de ar!!!
É caso de garantia!!!
Deve ser exigida da TRAXX a abertura, verificação e reparo definitivos do motor.
Sugiro que grave em video ou tire fotos do filtro inundado de óleo para se resguardar futuramente caso a montadora venha a produzir algum tipo de dificuldade.
Pra finalizar, não tenho certeza, mas creio que dependendo da quilometragem de sua moto, pode ser exigida (caso seja comprovada uma falha mais grave do motor) a substituição do bem por outro novo. Perceba que não é uma afirmação e sim uma proposta de verificação que deve ser consultada junto ao procon ou a um advogado.
Espero que seja algo menos grave e que possa ser solucionado facilmente.
Abraços,