NEO AT 115: O que dá pra fazer pra melhorar a motoneta

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Jotap
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Ago 2010, 09:17
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:?: Olá, tenho uma motoneta NEO AT 115 2008, ela é bonita, passa uma boa impressão visual, mas (1)consome muita gasolina, cerca de 28km/litro (quem disser o contrário ou trabalha na Yamaha ou mente discaradamente),
(2)seus dois faróis são fracos e tem curto alcance (num dá nem pra pensar em pegar estrada com ela de noite, é acidente na certa), seu banco é confortável tanto pro motociclista quanto pro garupa, mas
(3) possui um sistema de suspensão e amortecimento que é péssimo, já pedi pra eles ajustarem, mas quando vc pega alguma ondulação na pista, por menor que seja, vc sente a tremedeira na moto, eu passo o maior aperto, fica chato levar o garupa, vc sente que tá em cima de uma britadeira. Na minha cidade, as ruas tem muito buraco e muita ondulação, por conta de um asfalto mal feito, de péssima qualidade que não aguenta este sol quente de 40 graus, chuva, freiadas de carros mais pesados e obras de manutenção de rede de agua e esgoto.
Antes de desistir dela, eu gostaria de tentar alguma coisa. Alguém tem alguma solução como: Tem algum tipo de amortecedor que eu possa colacar nela pra amenizar o problema da tremedeira? Posso usar uma lampada mais potente do tipo neon sem comprometer a parte elétrica? Obrigado, desde já.

O arrependimento, deveria ter comprado uma Biz ou então juntado um pouco mais de grana pra comprar uma moto de verdade....
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gustavopereira
Mensagens: 55
Registrado em: 16 Abr 2010, 11:09

Olá, caro Jotap

Acabei de vender minha NEO 115 AT, e ela era justamente 2008.
Minha moto nunca fez 28km/l, nem quando mandei abrir e todo o carburador. A média da minha era entre 37 e 38km/l, isso com uma média entre 60 e 80Km/h. Só para esclarecer: peso 95kg.
Tive essa média por exatos 2 anos, sem muita variação (uma vez mandei pra revisão e ela voltou meio fraca, mas fez 42km/l. Mandei "abrir" um pouco mais o carburador e ela chegou a 33km/l, esntão voltei lá e mandei achar um meio-termo, que ficou como veio de fábrica - 38km/l).
PS: trabalho na Caixa Econômica, e não tenho interesse em mentir.
Acho que deveria mandar ver a sua numa concessionária diferente ou num mecânico que realmente entenda de scooter, pois a sua está bem fora da média das demais NEO (pode pesuqisar na NET pra comprovar isso). A minha nova moto é 250cc e tá fazendo uma média melhor que a que você relatou.

Com relação aos faróis ao muito ruins mesmo, nisso concordo com você. São bonitos, mas nada funcionais.

Com relação à trepidação não sentia isso na minha. Vendi ela semana passada ainda com os amortecedores originais e não sentia essa trepidação tão intensa quanto você relatou. Na minha sentia muito os problemas do terreno, é verdade, mas isso é normal ao tipo de motocicleta que temos na NEO. Alguns fatores devem ser levados em consideração: porte e tamanho da moto, posição de pilotagem, peso de carga, calibragem dos pneus, conservação dos amortecedores, dentre outros. Quando passava em buracos, não sentia a minha tremer. Ela dava uns baques fortes, mas a moto toda sentia em conjunto, sem vibração.

Não entendo muito de moto, mas acho que seria bom passar a sua numa revisão mais séria pra verificar se tem uns reapertos a fazer.

Não me arrependi nem um minuto de ter comprado a NEO, principalmente em comparação com a BIS (sem freio a disco, sem 2 faróis, sem pés tampados, sem câmbio automático, sem freios nas mãos, sem rodas de liga leve, com cara de moto-boy e 20% mais cara). Aliás, não dá pra comparar as duas, pois são de segmentos diferentes (scooter e cub). Poderias comparar com a Burgman que também muito boa, mas perde em alguns itens.
Utilizei a moto todos os dias no percurso casa-trabalho numa média de 40km por dia, e posso afirmar que ela foi uma bênção em minha vida.
Pra mim que tenho 95Kg e 1,84m não era extremamente confortável, mas serviu bem ao propósito de quando a comprei. Troquei a moto pois queria mais conforto e potência, sem perder tanto em economia.

É isso, espero ter ajudado.

Fique com Deus
Jotap
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Ago 2010, 09:17
Localização: Montes Claros

Essa questão de abrir o carburador, eu não entendi como pode fazer alguma diferença.....

(1)Eu disse que ela faz 28km/l, mas é pegando uma banguela também, pq se eu andar só acelerando a média é 25km/l. E olha que eu tenho 1,78 de altura e peso apenas 76kg. Andando com a minha namorada, o peso total chega a 136Kg. Tenho um colega que sua irmã tem uma NEO e tá fazendo a mesma quantidade. Eu já mandei a oficina autorizada ajustar, mas o máximo que conseguia era 28 por litro, e olha que foi na oficina da loja onde eu tirei a moto. Eles não são confiáveis mesmo, até porque a ultima revisão que eu mandei fazer, paguei 85,00 reais e eles ainda me entregaram a moto com a bateria em nivel baixo (totalmente sem força pra dar partida), tô pensando em não mandar mais lá. São sacanas... "Não tenho medo de falar o nome DN Motos MOC/MG."

Sempre tomo cuidado com a calibragem dos pneus (31 dianteiros e 33 traseiros), lavo ela todo mês numa garagem onde eles usam compressor e essa questão de conservação dos amortecedores se tiver algum geito de eu mesmo fazer isso então eu gostaria que vc explicasse melhor.

Eu comparo a Neo com a BIZ pq são motos de potência relativamente igual, mas sei que são categorias diferentes.

Obrigado pela contribuição, mas ainda preciso de mais relatos.
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gildalfer
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Algo está errado, Jotap. A Intruder 250 que eu tinha fazia uma média de 30 km/l. Estás fazendo a média pelo marcador de gasolina ou pela quilometragem x quantidade de combustível consumido?
De qualquer maneira é bom levar num mecânico de confiança.
Tio Giba
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gustavopereira
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É, Jotap, a média de consumo tá mesmo muito alta.

Mas a minha eu só levei na concessionária nas revisões de 1000 e 3000km, e o pessoal sempre me entregava ela apagando (baixo giro no ponto morto, insuficiente para manter o motor rodando). Eles também me afirmavam que o fato de minha moto ser econômica ou gastadeira não dependia de regulagem do carburador, pois o carburador não poderia ser regulado... :shock: :shock:

Após sair das revisões, sempre levava a um mecânico de confiança pra olhar a moto de novo. Só para ter uma idéia: logo que saí da revisão de 3000km a moto apagou e não queria mais pegar. Botei mais gasolina por achar que estava com pouca, mas a moto nem sinal. Levei ao mecânico e o carburador estava imundo (preto, realmente), e não estava funcionando direito pois havia muita sujeira e não mandava gasolina conforme o necessário. Ele até me perguntou se eu nunca tinha limpado o carburador da moto... Engoli seco e falei que havia acabado de sair da revisão na concessionária. Ele deu uma boa risada e me disse: É, tem gente que ainda confia neles.

Não entendo muito de motos, mas uma coisa sei: o carburador pode ser regulado de muitas formas - aumentando a quantidade de gasolina (mais potente, porém mais gastadora) ou de ar (mais econômica, porém mais amarrada). Se você pesquisar aqui no fórum em outros tópicos verá muitas discussões sobre a regulagem de carburador, e é a isso que me referia quando disse "abrir o carburador".

Não sei se aqui no fórum você vai achar muitos proprietários de NEO, mas outras motos podem servir de referência para o consumo. Como te falei, a minha tem 250cc e faz 32, 33km/l. O gildafer relatou o mesmo. A sua fazer 25km/l realmente não está certo, compensa consultar alguém que entenda, fora da concessionária.

Espero ter ajudado.

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Jotap
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:?: Gente, eu esqueci de mencionar o fato da minha moto, ter voltado da revisão fazendo algumas explosões barulhentas que saem do cano de escapamento da NEO AT 115, ainda quando o moto ainda está fria (motor insuficientemente aquecido)? Esse é mais um problema que eu enfrento na moto.
Obrigado, desde já.
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braz
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bem na revisão de entrega da minha neo na YMOTO em são gonçalo nada foi feito demoraram 3 dias pra me entregar a moto :( na revisão de 1000,arranharam a moto,racharam uma tampa lateral,coisas imperseptiveis a olho nu so notei quando fui limpar a moto em casa,quando voltei la pra reclamar o tratamento cordial a minha pessoa mudou totalmente e olha que tenho 55 anos,realmente fiquei triste com o descaso,vou tentar em outra concesionaria,pois na YMOTO DE SÃO GONÇALO,RJnão aconselho a ninguem alem de tudo ser mais caro la :x gosto de fazer todas as revisões dos meus veiculos em autorizada por achar que la seja o local mais indicado com proficionais qualificados mas no caso da YMOTO DE SÃO GONÇALO RJ,so tem na minha opinião curiosos lambões,CUIDADO com a YMOTO SÃO GONÇALO RJ REVENDA QUE SE INTITULA AUTORIZADA,,CUIDADO :roll:
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braz
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braz
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braz
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gostaria de saber se existe um pneu mais robusto pra rodar na trazeira da neo 115 e se alguem ja colocou, e qual o resultado grato.a, sim;; quanto ao farol da neo coloquei um par de farois auxiliares de leds ligado em conjunto com o baixo ficou excelente a noite,leds na cor amarela,fixo abaixo do farol,acima do paralama,são farois potentes e consomem pouca carga,são finos por ser de leds,o paralama não bate neles quando a suspenção e comprimida mesmo com peso.
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