CB400: Viciada em baixa velocidade

Seção para discussão sobre qualquer outro estilo/modelo de moto

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Avatar do usuário
Motta_tb
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Out 2008, 17:04
Localização: Tubarão

Bom dia a todos,

Nesse find, trouxe a CB400 do meu tio de da praia pra cidade, e notei que em baixa velocidade ela tinha um rodar mais tranquilo e quando subia a rotação parecia forçando demais o motor.

nao tinha ninguem pra levar essa CB, entao minha esposa foi com a minha trudy na frente e eu atras com a CBzona reliquia do meu tio.

é verdade que se andar devagar com o veiculo, ele 'acostuma' nessa velocidade e fica meio manco em outra velocidade?

se é verdade, pq acontece isso?

meu tio, anda sempre em baixa velocidade, só passeando (quando sai com ela).
assinatura muito grande. ¬¬
fdel
Mensagens: 560
Registrado em: 19 Ago 2008, 21:38
Localização: Rio de Janeiro

Não é que fica viciado... é que o motor nunca foi "aberto", ou seja nunca girou em alta velocidade, as peças internas não estão ajustadas a alta rotação e portanto fica meio "travado" o motor. Isto e mais verdadeiro para veículos antigos, vehiculos recentes (95++), náo precisam ser rodados, porqué o motor já foi rodados no banco de teste. (A indústria automobilistica constatou que o rodar era um saco para o cliente(!!! como são inteligentes) mas principalmente que a rodagem mal feita gerava muita dor decabeça com o carro ainda na garantia e uma má imagem para a marca (100 anos para descobrir isso).
Ou seja seu motor de carro "zero" é tão virgem quanto as meninas da da praia de Copacabana. E é por isso que hoje em dia se pode sair detonando com seu carro "zero".
Se seu tio sempre andou em baixa rotação, para a bichinha mandar ver, teria que passar pelos mesmos "procedimentos" de um motor novo.
Avatar do usuário
Motta_tb
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Out 2008, 17:04
Localização: Tubarão

segundo ele, só chegou a 165km/h 1 vez e se arrepende ate hoje.

hehehehehe

entao se ele começar a andar com a moto mais perto do 100kmh ela melhora?
assinatura muito grande. ¬¬
dfelipe
Mensagens: 283
Registrado em: 30 Set 2008, 17:25
Localização: Barueri
Contato:

Melhorar não sei, mas existem "lendas urbanas" que pregam que pode dar problema no motor, já que sempre foi exigido um rendimento mínimo, os componentes internos se "moldaram" digamos assim a este modo de andar... isso vale também para os carros, tive um conhecido que tinha uma Gol 2003, comprou zero km, aprendeu a andar no carro, NUNCA passou de 60 km/h, um dia peguei o carro pra andar e ele simplesmente não passava de 100km/h, e um barulho que parecia que o motor iria explodir.. hehehe
Ac.
Douglas
Avatar do usuário
Motta_tb
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Out 2008, 17:04
Localização: Tubarão

tem algo que possa ser feito?

ouvi comentario sobre tirar o oleo do motor, lavar com diesel e depois colocar oleo e filtro novos.

quem sabe trocar alguma peça, sei la...
assinatura muito grande. ¬¬
jbrigagao
Moderador
Mensagens: 1291
Registrado em: 05 Jan 2008, 16:16
Localização: São Paulo

Eu faria uma revisão nos carburadores, carburador não gosta de ficar parado, normalmente da problema em motos pouco usadas.
Imagem
HigorGF
Mensagens: 234
Registrado em: 07 Jan 2009, 16:48
Localização: Curitiba

Olha, não sou grande conhecedor de mecânica mas vou dar meu pitaco. Esse negócio de motor que só anda em baixa não "amaciar" para alta não faz muito sentido para mim. Como todo motor de quatro tempos possui a mesma arquitetura básica não existem mecanismos diferentes que atuem em alta ou baixa exclusivamete com exceção do carburador.

Eu levaria essa CB para um bom mecânico que saiba limpar e equalizar carburadores para ter certeza que está limpo e bem regulado. O que eu sei que acontece com certa frequencia é de o giglê não estar conseguindo dar vazão suficiene e a mistura ficar pobre dando a impressão que o motor está "sofrendo" em rotações mais altas. Se o giglê de alta estiver ok de repente é uma de tentar colocar um maior.

Agora, quanto a lavar com oleo diesel eu não recomendo não. Isso pode causar mais danos que benefícios. Se você está desconfiado que está com muito depósito de borra no motor que possa prejudicar seu funcionamento o melhor é abrir e limpar. Ou trocar óleo e filtro, usando um lubrificando que tenha espeficicação API mais recente, com maior poder de limpeza e suspensão de sedimentos e ir acompanhando.
Thiagão
Mensagens: 7
Registrado em: 26 Nov 2009, 20:36

Meu caro, concordo com o HigorGF..
Também tenho uma Cb400, que já apresentou os mesmos sintomas da sua..
Na primeira vez, quando a comprei, o 'super' mecânico que mexia nela, pra fazer com que gastasse menos, entupiu o giglê da alta, então ela não desenvolvia velocidade. Mudei o mecânico, problema sanado.
Dependendo de como estiver o seu motor na parte de baixo, pode ser borra acumulada, ou o virabrequim que esteja 'amarrando' o motor na pista...Mas de qualquer maneira, leve em um mecânico decente, que depois de acertada, é uma ótima moto;
Abraços
De olho numa Virago 535... ;)
Avatar do usuário
Motta_tb
Mensagens: 100
Registrado em: 09 Out 2008, 17:04
Localização: Tubarão

vlw galera pelas dicas!!
assinatura muito grande. ¬¬
FernandoC
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Jul 2012, 13:02
Localização: Mogi das Cruzes

Olá,
Tenho uma CB400 1980 que também não responde em altas rotações.
O motor dela foi refeito a cerca de 1 ano (somente a parte de cima), andei com a moto uns 1500km somente e essa semana peguei um trecho de estrada e passei raiva, a moto mal passava de 100km/h. :(
Moto não passava de 6mil rpm, quando cheguei em casa percebi que caiu gasolina pelo respiro. Na cidade ela tá rodando muito bem, sem falhas, mas sinto que ela não está deslanchando como deveria.
Será o carburador o problema da motoca?
Fernando Carvalho
Responder