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agpcardoso
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Copiei do forum da comet e como a mirage e a mesma mecanica acho q serve para a gente tbem

Fonte http://www.cometonline.com.br/forum/vie ... 62#p102362



Bom pessoal. Vou postar esse tópico para tentar centralizar as dúvidas mais comuns que o pessoal tem sobre as Comets (GT / GTR / GTR 650) e Mirages (250 / 650). Vejo inúmeros tópicos repetidos e muitas respostas ¨indevidas¨. Só para constar, não sou mecânico mas administro uma oficina Kasinski a mais de dois anos. Desde nossa inauguração, não temos nenhum processo / Procon , etc . Sempre tento ser transparente com as características e limitações das motos e sou muito crítico em relação as receitas prontas de internet.

Vou postando item a item, conforme for lembrando.

1) Tipo de injeção: hoje existem dois tipos de injeção na linha Hyosung: Daewoo e Delphi. Se sua moto tem uma sonda lambda (sensor O2), é Daewoo. Se tem duas, é Delphi. Por enquanto só as 250 tem injeção Delphi. As 650 ainda não foram convertidas. (maio / 2013)

2) Reprogramação: as primeiras motos com injeção Delphi sairam com mapa errado. A reprogramação somente é feita pela fábrica. Somente com o scanner é possível de se verificar a versão correta.

3) Bug da injeção (acendeu o FI no painel): se acendeu a luz, quer dizer que a injeção encontrou alguma irregularidade nos sensores ou atuadores. Nas Daewoo é possível de se verificar o código jumpeando o chicote lá no banco do garupa. Nas Delphi, isso não é possível. Logo, se acendeu algo está errado e deve ser verificado. Se acendeu a luz, não quer dizer que sua injeção está bugada, ok?

4) Moto morrendo em reduzidas: esse sim seria o BUG que o povo se referia. As motos Hyosung bicilindricas sofrem desse mal se mal reguladas. As borboletas de aceleração possuem um angulo de abertura inicial que muitas vezes vem fora da especificação. Essa abertura inicial afeta também o valor do TPS. Se sua moto está morrendo em reduzidas, provavelmente suas borboletas estão com angulos diferentes de abertura (necessita verificaçao com vacuometro) e muito fechadas. TPS ideal seria na casa de 28 32.

5) Consumo excessivo com baixo desempenho: geralmente é problema de equalização das borboletas. O cabo do acelerador está abrindo um cilindro antes do outro, deixando a moto quadrada. Somente com um vacuometro bem aferido é possível a regulagem correta. Os itens 4 e 5 são fundamentais para o funcionamente eficiente da moto.

6) Retificador: a Kasinski lançou uma nova série de retificadores muito mais resistentes. O código da peça continua o mesmo mas muda o numero de série. Minha experiencia pessoal demonstra que esse retificador é MUITO mais resistente que o anterior.

6A) Adaptações podem ser feitas mas é bom testar. Alguns retificadores paralelos trabalham bem até cerca de 8 mil rpm. Em altas rotacoes, o retificador pode enviar tensao acima do suportado pela moto, provocando queima de componentes, mal funcionamento, etc. Faça um teste simples: ligue a moto de frente para uma parede e observe o facho de luz. Se ao acelerar a luz fica bem mais forte em alta rotacao, pode ser problema nesse retificador.

6B) O conector do retificador x magneto, se mal encaixado, pode provocar mal contato e consequente aquecimento. Em casos extremos, pode até derreter e até pegar fogo. Se o conector estiver com muito zinabre, pode ocorrer mal contato também. Recomendo uma verificação desse item.

7) Minha moto afoga quando engato: sensor do cavalete lateral com defeito. O ideal seria lubrificar com spray periodicamente. Quando ressecado, o sensor não desarma quando se recolhe o cavalete e a moto desliga ao se engatar a marcha. Outro problema que ocorre é o inverso, da moto não desligar quando engatada com o cavalete abaixado. Isso ocorre principalmente quando o suporte do cavalete entorta por alguma pancada (lombadas). Necessário realinhar o suporte.

8) Moto vazou óleo e agora não sai do lugar mesmo engatada: provavelmente soltou a porca do pinhao de transmissao. Necessario reposicionar o retentor (se nao estiver danificado), reapertar, colocar trava química (loctite) e dobrar a arruela trava. Não esqueça de completar o óleo.

9) Não consigo engatar o neutro com a moto ligada: regulagem da embreagem está muito baixa. Regule no próprio manete, tomando o cuidado para deixar uma pequena folga (não enforcar a embreagem).

10) Minha moto não pode molhar que entra em pane: alguns conectores são muito expostos a umidade e para se evitar problema, é interessante isolá-los. Eu utilizo cola-quente ou silicone em praticamente todos os conectores.

11) Moto não liga em dias frios e dando um ¨tranquinho¨ ela funciona: provavelmente borra acumulada nas valvulas de admissao por má qualidade de combustível. Em casos extremos, a valvula pode travar e entortar. Necessário lavagem química do cabeçote. Existe os procedimentos de ¨flushing¨ que podem amenizar o problema.

12) A moto não dá partida, eu ligo a chave, a bomba injeta mas quando dou start o painel apaga: bateria com baixa carga. Provavelmente problema no sistema de carga (retificador ou estator). Necessário verificar se a bateria pegará carga novamente.

13) Trocar pinhão: a receita geral é para a 250 utilizar o pinhao de 15 dentes (original é 14) codigo vaz db11.115. Isso melhora a final da moto mas perde um pouco de arrancada. Para a 650, utilizar o pinhao 14 dentes (original é 15) codigo vaz sb06.214. Isso melhor muito o comportamento da moto em baixa, além de aproveitar melhor a sexta-marcha.
Editado pela última vez por virtuhal em 18 Jul 2013, 12:45, em um total de 7 vezes.
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**** IMPORTANTE - RETIFICADOR ****

Após analisar alguns casos de queima do retificador, eu cheguei a conclusão que um dos motivos para o problema acontecer é o mal contato nos conectores do retificador, seja por zinabre, seja por mal acoplamento dos terminais macho - femea.
Eu RECOMENDO a verificação da temperatura desses conectores no tato. Após 5 minutos com a moto ligada, veja a temperatura no conector. Se a temperatura estiver muito quente, existe um ponto de resistencia nesse conector. Nessa situacao, o retificado antigo forçava e queimava. O retificado novo aguenta mandar mais carga mas que nao aguenta é o conector. Já tenho alguns casos do conector derreter e o retificador continuar normal.

Outro ponto importante, se colocar retificador paralelo, meça a tensão em todas as faixas de rotação. Testei recentemente alguns Magnetron e cheguei a resultados preocupantes (mais de 17v em algumas faixas de rotacao). Já enviei um email para a fabrica e nao me retornaram. Já tenho cliente com ECU queimada por causa do retificador paralelo. Logo, nao custa nada testar a voltagem se voce nao esta com o original.
Editado pela última vez por virtuhal em 26 Jul 2013, 18:57, em um total de 7 vezes.
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Problema: borra no sistema de admissão por combustível ruim
Sintomas: moto com dificuldade na partida, principalmente em clima frio. Depois da primeira partida, a moto pega facil. Se der um tranquinho, a moto funciona também.
Os primeiros indicativos desse problema é sujeira nas borboletas de admissão, bicos e velas com muita sujeira.
Pode ser verificado com a retirada do corpo de borboletas e a observação das valvulas de admissão com o auxílio de uma lanterna. As valvulas tem que estar com um aspecto seco. Se tiver aspecto meio oleoso, já está bem ¨borrado¨.
Essa borra endurece quando esfria, travando a valvula, dificultando a partida. O motor de partida também fica sobrecarregado por essa carga adicional e pode queimar.
Em casos mais graves pode provocar travamento das valvulas
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Estou no celular. Amanha qdo eu estiver no pc copio para ca as instrucoes que esse mecanico escreveu para colocar o motor no ponto
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Acompanhando desde o comeco esse....
O mecanico nao diz de onde é, apesar de antigas as atualuzacoes, serem de qnd tinha kasinski ainda...
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