CB 400 1984 em reforma!

Seção para discussão sobre qualquer outro estilo/modelo de moto

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Achei um pdf falando mais sobre o assunto, e como isso é algo de quimica e quimica não tem mudança muito significativa pelos anos, então acho que está valendo!

Código: Selecionar todos

Fiz uma pesquisa na internet e com pessoas responsáveis por restaurações, e está aí
minha conclusão...

Existe uma maneira de evitar a formação da ferrugem? Claro que sim. E a química tem
várias soluções para o problema. Uma possibilidade é tratar a superfície do objeto de
ferro com cromato de sódio. Isso leva à seguinte reação: 2 Fe + 2 Na2CrO4 + 2 H2O
Fe2O3 + Cr2O3 + 4 NaOH.

Os óxidos de ferro e cromo formados, juntos, acabam gerando uma cobertura
impermeável aos ataques da dupla, o que impede a formação da ferrugem.

Tem mais.
Ainda podemos utilizar um metal de sacrifício. Para isso, é só conectar ao ferro um metal
que apresente uma "vontade" muito maior de oxidar-se, como o magnésio (Eox =
+2,36V). Nos tanques de ferro dos postos de gasolina, isso costuma ser feito.

É como se o magnésio pedisse à famosa dupla que o oxidasse, mas que deixasse o ferro
em paz.

Uma das formas de evitar a formação de ferrugem nos tanques de gasolina é mantê-lo
sempre cheio, assim evitando que se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas
gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem, provocando
oxidação conseqüentemente, e resíduos no carburador, etc. Por isso, mantenha sempre o
tanque o mais cheio possível o que evita também que o carburador receba sujeira ou
água. Já que a água é mais pesada que a gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e
quando você anda muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha
tudo!

Recomenda-se que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar
gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada é
imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um ou dois tanques de
gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis.

Quimicamente, a utilização de um produto a base de ácido fosfórico, dissolve a ferrugem.
Um produto muito usado para limpar o tanque da moto é chamado de Ferrox, também
existe o Fosfox, com a mesma base de ácido fosfórico. Mas, para sua adequada utilização
(como de qualquer outro produto para limpeza) se faz necessário a retirada do excesso de
ferrugem. Uma das maneiras utilizadas é com bolas de gude no interior do tanque com
gasolina (que irá ser descartada depois). Com movimentos firmes, mas que não amasse as
laterais, deve-se chacoalhar o tanque, depois retire a gasolina coloque-a numa garrafa
plástica (Pet) de refrigerante (coca-cola por ser transparente branca) e deixe decantar por
alguns minutos, note a presença de sujeira e retorne a gasolina sem os resíduos. Repita a
operação até que a sujeira seja mínima, para que não haja mais resíduos que possam
soltar-se mais tarde.

Você pode retirar a gasolina pela torneira, mas o aconselhável é a utilização de uma
mangueirinha (aquela apropriada para manipulação de gasolina com a bombinha é a
ideal). Deixe secar.

Voltemos ao Ferrox*.
Ele retira o oxigênio da superfície interna do tanque, mesmo que esteja enferrujado,
deixa-o com uma aparência escura, mas não é ferrugem. Você pode aplicar o ácido
fosfórico, direto por imersão, em todo o tanque, retirando é claro a tinta externa também
(mas inviável para ser feito em casa, pois seria necessário grande quantidade do produto).
O mais viável é através de pulverização. Deixe secar. Retire o excesso.

Feita a limpeza, seria aconselhável um tratamento para a proteção da superfície interna
com um banho de resina, assim evitando futuros problemas. O produto mais utilizado
pelos restauradores é o Derakane, que comprende uma mistura de resinas epóxi e éster
vinílica que é resistente a corrosão da nossa gasolina.

Sem este tipo de proteção o tanque vai continuar enferrujando, mesmo que não seja o
suficiente para a moto parar, a longo prazo as partículas de óxido de ferro vão impregnar
tudo. Quando a moto parar, vai ter muita coisa pra trocar.
Fui informado que esses produtos podem ser encontrados na Silverstone, a resina já
preparada na forma de um kit para proteger o tanque, mas acho que podemos comprar a
resina direto no fornecedor bem mais em conta.

*Atenção este é um produto ácido, por isso não utilize se não sabe como manejar
adequadamente protegido, produtos deste tipo.

Após sua utilização, certifique-se de que o Ferrox (ou qualquer outro produto) foi retirado
totalmente do tanque. O resíduo deve ser descartado. Como é um produto tóxico, não
jogue-o no esgoto, pois ele acabará chegando aos rios e causando prejuízo ao meio
ambiente. Descarte-o no local apropriado... Podem ser as lojas que manipulam este tipo
de produto químico.

DICA: Sempre que for guardar um tanque vazio, utilize produtos lubrificantes ou anti-
ferrugem não ácidos tipo WD, borrife no interior e lacre!


Limpeza do tanque de combustível 2

Mais umas dicas, e depois de mais alguns estudos e conversas com pessoas que têm conhecimento
técnico e outros por experiência, apresento novos métodos para solução da ferrugem no tanque...
Bom, sonhando um pouco, seria muito bom se os tanque fossem de plástico, assim como algumas
motos de enduro. Como não tenho conhecimento necessário para a produção de plásticos de alto impacto,

vamos ao velho problema de ferrugem nos nossos tanques de ferro...
Aos leitores esclareço primeiro: este texto é produzido para o grupo CBzeiros do Brasil
<http://www.motos.pro.br> então as dicas são principalmente direcionadas para as motocicletas tipo CB
(Citzen Band) desde as 250, 350, 360, 400, 400Four, 450, 450Four, 500, 500Four, 550Four, 750Four até as
CBX 1000 e etc... mas que podem ser adaptadas perfeitamente para outros modelos de motos.

Primeira dica:

Mantenha o tanque sempre cheio, assim evitando que se formem gotículas na parte superior do
tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem, provocando
oxidação conseqüentemente, e resíduos no carburador, etc. Por isso, mantenha sempre o tanque o mais
cheio possível o que evita também que o carburador receba sujeira ou água. Já que a água é mais pesada
que a gasolina, ela sedimenta no fundo do tanque e quando você anda muito na reserva, ela vai para o
motor e começa aquela sessão falha tudo!

Segunda:

Verifique se seu tanque tem o filtro interno de gasolina, é possível compra-lo em qualquer
concessionária autorizada, o número da peça é: 16952-443-901.

Este filtro evita que partículas de ferrugem ou corpos estranhos misturados à gasolina no momento de
abastecer entrem em seu carburador, podendo ocasionar
entupimentos ou ter consequências maisgraves.

Para quem possui o catalogo de peças vá a pág, 54.

É a peça identificada com o número 3 na ilustração:

Como explicado em outro tópico (*), existem várias formas de resolver o
problema , tantas outras para remediar, e infinitas possibilidades de RTA*.
O objetivo principal deste texto é informar, com a informação, você pode
buscar a melhor solução para seu caso.

Em segundo lugar seria o corte de custos.
Com informação sobre o problema e a divulgação de suas dúvidas, há sempre
a possibilidade de que alguém possa te dar uma nova possibilidade na busca da
solução do problema. Foi o que aconteceu com o antigo texto, pessoas entraram em
contato para dar sua opinião, esclarecimentos técnicos, mais dúvidas e
agradecimentos ou reclamações! (hehe)

Temos aqui mais duas propostas na solução deste problema.
Um proposto pelo amigo Jorge Estavo (índio pajé) que trabalha como
mecânico industriais (motores do tamanho de um caminhão) em companhias de
petróleo pelo mundo afora e por incrível que pareça foi companheiro de meu
mecânico (Ademir) na fábrica da Honda em Manaus, eles montavam e regulavam
as CB's na época da importação das CB400 (made in Japan).

O Índio Pajé (filho de Alemão com Índia), me contou que o primeiro produto
aplicado no casco de um navio é uma tinta chamada Internacional Marine, esta
tinta tem base epoxi e por isso adere com facilidade e isola o metal da maresia.
Me contou que hoje usam-se tanques de combustível em inox ou plástico de
alto impacto para evitar a ferrugem no caso de motores a gasolina, pois disse-me
que nunca viu ferrugem em tanques de diesel (em uso é claro).

Lembrem que a ferrugem nos tanques de gasolina é causado, aqui no Brasil,
pela adição de álcool à gasolina. Como nosso álcool é o anidro, um de seus
subprodutos é a água (sem contar é claro com o batismo das distribuidoras e postos
de gasolina), não preciso dar mais explicações.

Algumas pessoas, principalmente em competições, retiram o álcool, e
consequentemente a água, da gasolina com um processo relativamente simples...
Em um recipiente transparente e fechado com gasolina (claro que não o
tanque), adiciona-se água, uns 10%, e deixa em repouso por algumas horas ou
mais, depois de algum tempo água e álcool misturam-se, e visivelmente formam
uma camada de cor mais clara no fundo do recipiente. Então usa-se uma mangueira
para retirar a gasolina que agora está separada da mistura água e álcool. Não
esqueça de usar um recipiente com tampa, para conter a evaporação do
combustível e evitar acidentes.

Voltando ao assunto, o Índio disse que antigamente, quando tinham
problemas com ferrugem em tanques de gasolina, faziam o seguinte:

- Usavam um produto conhecido aqui como Solupan, para a limpeza e
retirada da ferrugem (tome cuidado para não deixar por muito tempo e
consequentemente furar o tanque). E depois aplicavam a tinta Internacional
Marine, para isolar o ferro. Dificilmente vai ocorrer mais problemas com
ferrugens.

Particularmente já havia usado esta tinta nas curvas do escapamento
(tubo de escape que sai do cabeçote).

Como moro em cidade litorânea, a maresia é impiedosa com metais, principalmente com cromados,
mais ainda com cromados expostos a temperaturas elevadas. Depois de trocar as tais curvas por duas vezes,
uma paralela e outra original, com resultados parecidos quanto ao "azulamento" do metal devido à alta
temperatura que são submetidos e à ferrugem. Resolví que estava de saco cheio de tanto limpar esses
cromados, resolví pintar de preto. Foi aí que descobri a tal tinta Internacional Marine, que além de base
epoxi também é resistente às altas temperaturas. Após jatear com areia, foi aplicado uma base da tinta
Internacional Marine e depois uma tinta preta resistente às altas temperaturas. Só voltou a enferrujar após
2 anos, sendo que durante esse tempo morei a 100 metros do mar!

A segunda dica, é de uma empresa que vende um produto específico para este nosso problema de
ferrugem no tanque, o produto é o tankfilm, um revestimento protetor para tanques de gasolina. A empresa
também limpa e aplica o produto no tanque do cliente, mediante uma taxa. Mais informações em
<http://www.motosantigas.com.br/pecas/tankfilm.htm>.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

ImagemImagem
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

ImagemImagem
Imagem
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

Uma pergunta de curioso Cros, tu vai ir com a CBzona no encontro de BV?
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

AJ Souza escreveu:Uma pergunta de curioso Cros, tu vai ir com a CBzona no encontro de BV?
Sem chances, ela não fica pronta esse ano, e a documentação também está vencida, só ano que vem pra documentar...
Imagem
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

cros escreveu:ImagemImagem
Então, só no próximo encontro sul do motoscustom para conhecermos a lindeza que vai ficar, ao menos a pista que tu deu nestas fotos já está matando a pau!

Aguardaremos então!
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

AJ Souza escreveu: Então, só no próximo encontro sul do motoscustom para conhecermos a lindeza que vai ficar, ao menos a pista que tu deu nestas fotos já está matando a pau!

Aguardaremos então!

Se eu conseguir um tanque desses coloco nela, mas tenho que pesquisar, talvez o da savage ou vulcan seja parecido... tenho um de twister ou titan (sei lá) e um de Shadow antiga mas não servem...
Imagem
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

cros escreveu:
AJ Souza escreveu: Então, só no próximo encontro sul do motoscustom para conhecermos a lindeza que vai ficar, ao menos a pista que tu deu nestas fotos já está matando a pau!

Aguardaremos então!

Se eu conseguir um tanque desses coloco nela, mas tenho que pesquisar, talvez o da savage ou vulcan seja parecido... tenho um de twister ou titan (sei lá) e um de Shadow antiga mas não servem...
Não sei como é a parte de baixo, o encaixe, mas isso um soldador de primeira resolve, mas e um tanque da HD a 883!? parece igual aos dos tanques das motos aí da foto.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Ainda sobre aquele assunto de revestir o tanque por dentro:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rrugem-_JM
Imagem
AJ Souza
Mensagens: 1929
Registrado em: 05 Out 2008, 18:14
Localização: Canoas
Contato:

cros escreveu:Ainda sobre aquele assunto de revestir o tanque por dentro:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... rrugem-_JM
Gostei, ao menos o vendedor não é das bandas do sudeste, é daqui, de Porto Alegre. Já facilita, pois quem é do entorno dá para levar pessoalmente.
Imagem
Responder