Buell: Bateria descarrega

Seção para discussão sobre qualquer outro estilo/modelo de moto

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
prsaes
Mensagens: 1
Registrado em: 27 Dez 2012, 13:03
Localização: Guarulhos
Contato:

Amigos boa tarde.

Sou um feliz proprietário de um Buell Ulysses, a motoca e show de bola não tenho o que reclamar.

Porém tive um pequeno problema com a bateria, mandei trocar sem questionar, afinal quero rodar com a motoca.

Mas a bateria ainda insiste em descarregar (nova, semi-nova) enfim alguém já passou por alguma situação desta?

Valeu
Paulo Saes
jirschik
Moderador
Mensagens: 4103
Registrado em: 17 Mar 2008, 18:12
Localização: São Paulo
Contato:

Saudações Paulo!

Independente da marca/modelo da motocicleta, o procedimento nesses casos remete-se à analisar o sistema elétrico em todo o seu contexto. Porém, podemos dar algumas dicas sobre o que costuma apresentar defeito com maior probabilidade e cuja solução seja mais simples. Se o defeito for mais complicado, então valerá a indicação de um profissional ou usuário mais acostumado com a sua motocicleta.

-Tem alarme? É um item que consome energia em stand-by. Se não costuma utilizar a moto com frequência, então o consumo de energia pode comprometer sua carga.
-Tem outros acessórios como buzinas, tomada de energia, faróis auxiliares? Por não fazerem parte da instalação original, devem ser muito bem feitas e balanceadas de forma a não prejudicar o consumo da bateria. Um farol auxiliar deve ser utilizado enquanto se está rodando com a moto e ser desligado um pouco antes de sua parada, para que dê tempo do alternador carregar a bateria com a energia extra consumida pelo farol.
-Tem lâmpadas com conectores oxidadas? Além de não funcionarem direito, apresentam aquecimento além do normal e podem até derreter alguma peça plástica de suporte.
-Inspecione pontos agudos (quinas) onde o chicote ou qualquer outro trecho da instalação elétrica possa estar raspando e tenha comprometido a isolação elétrica, provocando fuga de corrente.
-Inspecione se o alternador/retificador estão funcionando corretamente. Pode até ser que a bateria antiga não estivesse ruim, pois se alternador e retificador estiverem defeituosos, não haverá carga da bateria.

Esse é o caminho da análise. Há casos mais complicados, mas é muito provável que encontre a solução com estas dicas. Aproveite para ler os tópicos sobre problemas elétricos de outras motocicletas, pois pode ser que encontre algo semelhante em sua motocicleta. E à partir da segunda quinzena de Janeiro, o Happy Hour em Guarulhos de alguns amigos aqui no MotosCustom, deve voltar a acontecer: Passe por lá para conhecer a turma e desde já, estás convidado para os passeios que fizermos.

Abraço!
Imagem
Responder