Habilitação, Regulamentação e Documentos

Modelos, projetos, fotos e curiosidades sobre Triciclos e Trikes.

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
Paulo Lacerda
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Dez 2011, 15:19
Localização: Londrina

Pessoal,

Há tempos penso em ter uma trike. Mas estou curioso com uma coisa que não me parece racional (se for, me digam porque) que é a exigência de CNH categoria A.
Do ponto de vista de segurança e dirigibilidade o triciclo é mais um carro com a emoção de uma moto do que o inverso. Tenho mais de 40 anos de CNH cat B, mas não posso conduzir trike? Há argumentos técnicos pró ou contra, que sustentem ou permitam derrubar o que considero um equívoco (+ 1 vez, apenas opinião minha)??

Paulo
2012 - Sem destino: tempo para as pessoas, tempo para a natureza
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Paulo Lacerda escreveu:Pessoal,

Há tempos penso em ter uma trike. Mas estou curioso com uma coisa que não me parece racional (se for, me digam porque) que é a exigência de CNH categoria A.
Do ponto de vista de segurança e dirigibilidade o triciclo é mais um carro com a emoção de uma moto do que o inverso. Tenho mais de 40 anos de CNH cat B, mas não posso conduzir trike? Há argumentos técnicos pró ou contra, que sustentem ou permitam derrubar o que considero um equívoco (+ 1 vez, apenas opinião minha)??

Paulo

Você já pilotou alguma vez um triciclo? Desculpe mas parece que não.

As únicas semelhanças entre triciclo e automóvel são o tamanho que ocupa, o consumo de combustível e, aqui no Brasil, a motorização.

De resto, é muito mais difícil e complicado pilotar um triciclo do que dirigir um carro, sendo necessário sim, ao meu ver, a CNH "A".
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Paulo Lacerda
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Dez 2011, 15:19
Localização: Londrina

Russo escreveu:
Paulo Lacerda escreveu:Pessoal,

Há tempos penso em ter uma trike. Mas estou curioso com uma coisa que não me parece racional (se for, me digam porque) que é a exigência de CNH categoria A.
Do ponto de vista de segurança e dirigibilidade o triciclo é mais um carro com a emoção de uma moto do que o inverso. Tenho mais de 40 anos de CNH cat B, mas não posso conduzir trike? Há argumentos técnicos pró ou contra, que sustentem ou permitam derrubar o que considero um equívoco (+ 1 vez, apenas opinião minha)??

Paulo

Você já pilotou alguma vez um triciclo? Desculpe mas parece que não.

As únicas semelhanças entre triciclo e automóvel são o tamanho que ocupa, o consumo de combustível e, aqui no Brasil, a motorização.

De resto, é muito mais difícil e complicado pilotar um triciclo do que dirigir um carro, sendo necessário sim, ao meu ver, a CNH "A".

Caro Russo, concordo que é mais difícil e complicado que um carro, mas por que não permitir que se faça exame com o triciclo? A BIGA, triciclo para cadeirantes, já homologada, é veículo usado no exame pelo cadeirante. Com TODO o respeito, por que não permitir que os não cadeirantes posaam fazer exame com seus triciclos?

Saudações

Paulo
2012 - Sem destino: tempo para as pessoas, tempo para a natureza
Russo
Mensagens: 1188
Registrado em: 19 Mar 2008, 23:12
Localização: Curitiba

Caro Paulo:

Acredite, é preciso ter prática em mototicletas para se pilotar adequadamente um triciclo nas estradas.

Um triciclo de cadeirante é algo bem diferente. Geralmente são feitos a partir de motokinhas simplezinhas, como scooters ou Honda Biz, que não requerem embreagem nem desenvolvem velocidades grandes.

Um triciclo de verdade, com motor traseiro (de automóvel) que é o mais comum no Brasil, empina muito mais fácil que a maioria das motos e exige um posicionamento em tomada de curvas que até mesmo pilotos com pouca experiência em motos não são capazes de ter e que pessoas que apenas dirigem carros raramente tem.

Porisso, não é à toa que agrande maioria dos pilotos de triciclo são ou foram pilotos de moto.
" A smooth sea never made a skilled mariner "
Paulo Lacerda
Mensagens: 5
Registrado em: 26 Dez 2011, 15:19
Localização: Londrina

Caro Russo,

Faz sentido. Obrigado pelas dicas.

Paulo
2012 - Sem destino: tempo para as pessoas, tempo para a natureza
line_shu
Mensagens: 42
Registrado em: 03 Set 2011, 19:08
Localização: Salto
Contato:

gente preciso de ajuda...
estou pra comprar um triciclo mas ele eta sem documentos pois foi recem constuido...tem que passar no inmetro e tal...
alguem sabe quanto custa isso e o que eu tenho que fazer? desde ja agradeçoo!!
" Ad Astra Per Ardua "
Boer Warrior
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Abr 2014, 22:10
Localização: Porto Alegre

Já cheguei a ver no Uruguai um triciclo com volante e pedais de carro. Por lá tem uns triciclos utilitários chineses de cabine fechada contando com opção por comandos motociclísticos (daí registrando como moto e pagando menos imposto, e sendo exigida a habilitação para moto) ou automotivos (que além de exigir a habilitação para automóveis acaba recolhendo mais imposto por ser registrado como um "carro de 3 rodas"). No Brasil mesmo eu já cheguei a ver um triciclo "agrícola" com comandos automotivos que por não ter alguns equipamentos básicos teve de ser homologado como trator por causa de uma brecha na lei, e exige-se CNH categoria C para conduzir em vias públicas.

Mas no geral, considerando triciclos que venham a ter cilindrada e potência, ou capacidade de carga, comparável à de carros convencionais de 4 rodas, eu não veria problema caso fosse autorizada a condução com CNH categoria B...

Russo escreveu:Um triciclo de verdade, com motor traseiro (de automóvel) que é o mais comum no Brasil, empina muito mais fácil que a maioria das motos e exige um posicionamento em tomada de curvas que até mesmo pilotos com pouca experiência em motos não são capazes de ter e que pessoas que apenas dirigem carros raramente tem.
Agora que não se permite mais usar chassi modificado de Fusca, Brasília ou qualquer outro carro nas transformações para triciclo, a tendência a empinar acabou mais atenuada mesmo em modelos de motor traseiro. Mas a imagem do acidente do Wagner Montes ainda é muito associada a estereótipos referentes aos triciclos e uma eventual insegurança.
Responder