GR250T3: Limitador de aceleração - 150km/h

Motos: Garinni GR 250 T3 e Garinni GR 150C

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Garinni

Responder
Lee Riders
Mensagens: 120
Registrado em: 23 Jun 2009, 10:05
Contato:

Boa tarde estradeiros de plantão!

Voltando!
Depois de uma viagem no feriadão para o extremo sul, mais precisamente para a Praia do Cassino-Rio Grande-RS, descobri mais um detalhe, um "segredinho" não revelado pelo mecânico da concessionária.
Ontem estive na revenda, para trocar um farol auxiliar (???) pois o detalhe que encobre a lâmpada quebrou (por vibração todos eles irão quebrar)e ficou solto dentro do copo do farol, quicando e lascando o mesmo.
A concessionária Rota 403 trocou imediatamente a peça e em alguns minutos a moto estava zero novamente.
Aproveitei e comentei que em minha viagem, com minha esposa na carona (58kg), bauletos cheios, alforje vertical lotado, meu peso (75kg) e mais o peso seco da moto (170kg) a moto com o punho "aberto" no máximo chegou somente aos 110km/h.
Surpresa! Existe um limitador no corpo do carburador que não permite que o cabo de embreagem seja utilizado na sua totalidade.
Esse mecanismo tem a função de evitar que o proprietário atinja mais do que 110km/h antes do amaciamento do motor. (perto de 6.000km)
Sem essa limitação a velocidade máxima pode chegar a 150km/h, segundo informação do mecânico e confirmação de outro proprietário cuja moto atingiu esta marca.
Portanto senhores, diante desta nova "suspresa" da GR250T3, resolvi protelar a minha troca pela Shadow 600, tendo em vista que a minha Vthunder está perfeita e só dando-me satisfação.
Mais tarde, no momento oportuno, comprarei uma Shadow 750 Zero Km. Até lá, viva a Vthunder ou para quem preferir, viva a GR250T3.
Como informação lembro que o blog está atualizado, inclusive com fotos sobre a nossa viagem, com fotos e comentários sobre alguns percalços encontrados.

Grande abraço a todos!

Mr. Lee Riders
Pilotar uma moto é viajar nas asas da liberdade!
tom
Mensagens: 119
Registrado em: 16 Jan 2009, 20:43

Sempre uma informação batuta, hein, Lee?

Fiquei curioso só com uma coisa... no manual da moto é mencionada essa limitação no carburador?
Avatar do usuário
RDM
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Mar 2009, 23:56
Localização: São Paulo

Entre 120-135km/h reais até acredito que o motor 250cm3 chegue, agora 150km/h real acho improvavel, tá parecendo conversa de ondeiro, vainamaha, quasetolento etc...
Tomanik
Mensagens: 190
Registrado em: 05 Jan 2009, 16:47
Localização: Betim

Tb não acredito nessa história...

Mas que fique bem claro que não estou duvidando do Mr.Lee, que é a maior autoridade do fórum nesse modelo de moto.
Duvido é de quem passou essa informação prá ele, pois eu tenho uma Twister que é apenas 1kg mais leve que a GR250 e tem 0,1 cv a menos e em todos os testes que já li sobre ela, a velocidade máxima é de 140 km/h. A GR teoricamente tb não pode passar disso e, se levarmos em consideração que ela tem um arrasto aerodinâmico maior que o da Twister, minha conta tb bate com a do RDM, algo entre 130 e 135, o que já é ótimo para uma custom de 250 cc.

Observações:

1) Não estou desmerecendo a moto por não chegar a 150 km/h, pois em minha opinião, quem quer correr anda de esportiva.

2) Os dados de velocidade da Twsiter que eu conheço são só os de teste, pq eu sou bunda-mole mesmo e nunca passei de 120 km/h na minha. Além disso não sei se 140 km/h é a velocidade real ou o que marca o velocímetro, que é mentiroso como o de toda moto.
Marcelo Tomanik
Perito Criminal - Polícia Civil de Minas Gerais
Lee Riders
Mensagens: 120
Registrado em: 23 Jun 2009, 10:05
Contato:

Bom dia estradeiros, RDM, Tomanik e todos os outros amigos,

Eu sabia que esta "revelação" iria causar polêmica, eheheh...
Concordo com o RDM e com o Tomanik quanto à veracidade da informação que me foi passada pelo mecânico da concessionária Garinni aqui em Porto Alegre.
Entretanto, eu farei o teste e postarei aqui o resultado encontrado.
Já testei o velocímetro para verificar se a velocidade que ele marca seria a real e constatei que o mesmo "bate" certo. Ao menos na minha moto.
Por isso quando digo que já coloquei 120km/h com punho aberto no máximo (sem carona e em solo plano) digo a verdade.
Pretendo no fim de semana fazer um teste na Free-Way, sem carona para ver a velocidade que conseguirei com o máximo de punho aberto.
Também achei muito mas como eu disse, foi a informação que me foi repassada.
Acredito que nós mesmos podemos ser os pilotos de teste de nossas motos, desde que levemos em consideração vários aspectos, entre eles:
- peso do piloto
- calibragem correta
- vento
- tipo de solo e pavimentação
- gasolina utilizada
- postura na moto
- com parabrisa ou sem parabrisa? (lembrar da resistência ao ar)
Enfim, pesar tudo isso e chegar a uma conclusão mais próxima da real.

Um abraço meus amigos!

Mr. Lee Riders

PS- No blog postei minha viagem de feriadão.
Pilotar uma moto é viajar nas asas da liberdade!
Tomanik
Mensagens: 190
Registrado em: 05 Jan 2009, 16:47
Localização: Betim

Isso aí Mr. Lee !

Vamos aguardar seu "teste", pq dados confiáveis são os de quem tem a moto e cuida dela "nos conformes".

P.S.: Que bela viagem hein ? Se um dia a minha planejada, mas nunca efetivada, viagem ao Uruguai sair vou para ai no RS prá gente bater um papo, tomar um chimarrão e comer um pão de queijo hehehe
Marcelo Tomanik
Perito Criminal - Polícia Civil de Minas Gerais
FLIT
Mensagens: 69
Registrado em: 27 Fev 2009, 09:26
Localização: São Paulo

esse limitador não seria a posição da agulha?? estou curioso..
não importa a velocidade,pilote com responsabilidade!!

GENTILEZA GERA GENTILEZA
Lee Riders
Mensagens: 120
Registrado em: 23 Jun 2009, 10:05
Contato:

Tudo bem amigo FLIT?

Não, não é a agulha.
Na verdade é uma "chavetinha" que limita o cabo do acelerador, localizada no corpo do carburador (externamente).
Digamos que ela permite aumentar o curso do cabo, só isso.

Um abraço!

Mr. Lee Riders
Pilotar uma moto é viajar nas asas da liberdade!
svdneto
Mensagens: 140
Registrado em: 06 Mar 2009, 16:57
Localização: Bauru

Quanto a velocidade da GR, o painel dela marca velocidade real, pode comparar com com outra moto (geralmente marca de 10 a 20km a menos q a real), e a velocidade final é essa mesma, 150km. O fato de limitar a essa kilometragem é determinado pela rotação/transmissão permitirem, sendo possivel em um dinamometro, onde não tem vento, subida, etc. Na pista dificilmente o motor tera força para tal velocidade. Essa informação é valida como comprometimento da marca, onde força o usuario a não detonar o motor, diferente das concorrentes que deixa apenas um "aviso" no manual para não ultrapassar determinadas rotações, e tmb para ter certeza de que a moto será economica, ja que tem uma relação longa.
Lee Riders
Mensagens: 120
Registrado em: 23 Jun 2009, 10:05
Contato:

Amigo Neto,

Acredito que seja isso mesmo. Eu fiz vários testes para confirmar que a velocidade marcada no painel é real, sem "descontos", e posso garantir que na minha moto o que indica o painel "bate" com a velocidade real.
Espero testá-la e ver no velocímetro 150k/h mesmo.
Eu não sou de correr mas serei obrigado a "abrir" todo o punho e confirmar ou não a veracidade da informação recebida.

Um abraço, Neto.

Mr. Lee Riders
Pilotar uma moto é viajar nas asas da liberdade!
Responder