Spyder 300: Problemas e Soluções

Motos: MVK Fenix, MVK Fenix Gold, MVK Spyder 300, MVK Black Star, MVK Halley

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores MVK

Responder
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Criei este tópico para ajudar a galera que já tem SPYDER ou ainda vai ter um dia... claro porque espero encontrar mais alguém por aí além de mim e do Alan... rsrsrs

Falando sério agora, objetivo deste tópico é fundamentalmente tratar dos problemas mais comuns que esta moto possa vir a apresentar e gostaria que todos que tiverem experimentado algum tipo de defeito e o tenha solucionado, que compartilhem conosco para que possamos ao longo do tempo montar uma grande fonte de pesquisa para todos os membros.

Os 3 defeitos que a minha moto apresentou, eu acredito tratarem-se de falta de cuidados por parte do antigo dono, talvez pelo simples fato de não ter lido o manual do proprietário e se atentado á alguns detalhes que lá estão, tais como...

"... verficar periodicamente os parafusos e reapertar se necessário..."

Pessoal, este tipo de verificação é normal em qualquer moto seja ela japonesa, americana, chinesa ou coreana, portanto aos que nos lêem não pensem que o que vou postar logo a seguir é algo que possa denegrir a imagem das nossas SPYDER.
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Vibração e Ruído no Motor (Lado Esquerdo)

Sintoma:
Ruído excessivo do lado esquerdo da moto, especialmente entre médias e altas rotações. Barulho muito parecido com corrente do comando de válvulas batendo por desgaste. (problemas típicos das XLs e CBs da vida)

Causa:
Passado o susto inicial causado pelo barulho irritante e forte, aproximei o ouvido do motor da moto e percebi que o barulho vinha da tampa lateral.
A tampa lateral serve para proteger a relação (pinhão e parte da corrente) acontece que por ser muito longa na Spyder ela acaba tendo que ser presa também ao quadro da moto por um parafuso adicional, na verdade dois parafusos adicionais um em cima e outro embaixo.
Era justamente o inferior que tinha caído e deixava a parte inferior da tampa solta e vibrando.

Solução:
Comprei um parafuso ALLEN M6 e coloquei no lugar do parafuso perdido e resolvi o problema da vibração e do ruído.
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Ruido Excessivo da Relação (Corrente)

Sintoma:
Corrente batendo internamente na tampa protetora, cobre corrente e quadro de maneira a parecer que a transmissão secundária (pinhão, corrente e coroa) necessitava de ajustes, porém mesmo depois de ajustada o barulho continuava.

Causa:
A Spyder tem uma corrente muito longa e por este motivo foi projetada com um tensor de corrente preso ao quadro para manter a corrente tensionada na parte central inferior. O que ocorreu na minha foi que a mola deste tensor quebrou e este deixou de atuar como deveria deixando a corrente extremamente frouxa.

Solução:
Comprar uma mola nova na concessionária, ou procurar nas autopeças a mola do pedal de embreagem da KOMBI (que é muito parecida) ou fazer como eu, adaptar duas molas de carburador de fusca, instaladas de maneira a puxar o tensor pra cima e consequentemente manter a corrente esticada. O ponto de ancoragem da mola na parte superior que usei foi o furo próximo ao ponto de fixação do parafuso superior traseiro e na parte inferior usei o próprio corpo do tensor.
Já rodei mais de 300Km e até agora está tudo OK.
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Falta Precisão nos Engates de Marcha

Sintoma:
Ruido e dificuldade durante troca de marchas, falta de precisão nos engates.

Causa:
1.Contra porca (Sextavada 15mm) da articulação dianteira do varão de acionamento da haste do câmbio, estava solta e o parafuso articulado estava desrosqueando a ponto de quase escapar da alavanca.

2. Parafuso (Sextavado 10mm) que fixa a haste ao eixo da caixa de câmbio estava solto e a haste estava girando em falso em torno do eixo estriado do câmbio.

Solução:
1. Reajuste do parafuso articulado e reaperto da contraporca.

2. Reposicionamento da haste, de maneira a garantir o melhor posicionamento da alavanca acionadora e reaperto do parafuso até eliminar o giro em falso.
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

Ruido Frontal Lado Dir. Motor

Sintoma:
Ao esticar as marchas percebe-se uma vibração estranha na parte frontal direita do motor. :evil:

Causa:
Por razões meramente estéticas, a SPYDER vem com umas molas de aço inox revestindo as mangueiras do radiador. :roll:

Solução:
:arrow: Solte as abraçadeiras inferiores de ambas as mangueiras (de entrada e retorno),
:arrow: deconecte as dos bocais da bomba dágua na lateral do motor.
:!: Esteja preparado para acolher a água do radiador que vazará da mangueira (aprox 300ml).
:arrow: Retire as molas e reconecte as mangueiras, :arrow: em seguida reaperte as abraçadeiras.
:arrow: Complete a água do radiador com uma solução de RADIEX e ÁGUA na proporção de 50/50 até a metade do reservatório plástico e pronto.
:arrow: Vibração chata eliminada :!: :twisted:
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
tigdias
Mensagens: 340
Registrado em: 20 Mar 2009, 14:03
Localização: Osasco

Zzo!

[Desvirtuation Flag = 1]

Meus parabéns por todos os tópicos q vc criou sobre a Spyder. Quando eu vi a Spyder, ainda antes de comprar minha Trudinha, eu curti muito e já havia pensado "pode ser minha segunda moto." Realmente as pessoas criticam pela marca ou representante, antes de conhecer o modelo.

[Desvirtuation Flag = 0]

Com quantos km estava a sua quando você a comprou? Quantos km já rodou depois de comprá-la? Teve algum problema após comprá-la (tirando os que já estavam)?
ZZO
Mensagens: 486
Registrado em: 23 Ago 2008, 18:31
Localização: São Bernardo do Campo

tigdias escreveu:Zzo!

[Desvirtuation Flag = 1]

Meus parabéns por todos os tópicos q vc criou sobre a Spyder...

[Desvirtuation Flag = 0]

Com quantos km estava a sua quando você a comprou? Quantos km já rodou depois de comprá-la? Teve algum problema após comprá-la (tirando os que já estavam)?
Fala Tigdias,

Cara obrigado pelos parabéns, mas a intenção aqui foi realmente postar informações úteis para aqueles que assim como vc pensam um dia em comprar uma SPYDER.

Senti muita falta destas informações quando estava para decidir pela compra da minha, mas acabei comprando movido pela intuição e não me arrependi apesar dos pequenos problemas que ela apresentou,os quais acredito poderia ter acontecido com qualquer outra marca de moto.

Respondendo às suas perguntas...

Comprei com pouco mais de 2700Km e já rodei mais 700Km em duas semanas (3 viagens Taubaté/Mogi das Cruzes/Jundiai) fora o uso diário.

O único problema que estou tendo é com a mola do tensor da corrente da transmissão secundária, pois como eu disse numa das postagens acima, esta mola quebrou e eu substitui por duas de carburadores de fusca que não suportaram a última viagem que fiz.

Já encomendei a mola original na revenda que me prometeu para a próxima segunda, até lá eu vou me virando com as molas de carburadores (já coloquei duas novas ao custo de R$ 0,50 cada)

Por enquanto é isso

Abraço
Família
VIRU'S

"...Mais vale um c* na mão do que dois no asfalto..."
AVELAR
Mensagens: 1
Registrado em: 11 Mai 2010, 20:38

CAROS AMIGOS SOU DE MINAS GERAIS COMPREI UMA SPYDER 32O,Á 5 DIAS. ESTOU GOSTANDO MUITO DA MOTO, MAS ELA ESTA VIBRANDO MUITO! O QUE POSSO FAZER?
ABRAÇOS.
Beto Braga
Mensagens: 252
Registrado em: 26 Abr 2010, 05:27

Oi Amigo tudo bem?
Sou do Rio de Janeiro e resolvi ir a niteroi, cidade vizinha, para ver uma spyder em uma das duas únicas revendas da MVK aqui no Estado (a outra fica numa cidade longe pra caramba da capital). A moto é um espetáculo, sentei nela, liguei, ouvi o barulho irritante que vc disse que tem com a corrente batendo no plástico ou algo assim.Mas o grande problema para o qual não encontrei solução ainda é justamente a falta de uma revenda aqui na capital. A que visitei era uma pequena revenda , pelo que percebi o mecânico e dono da revenda são as mesmas pessoas, ele e sua família moram no segundo andar do prédio de dois andares, no terreo na frente fica o que seria a loja e nos fundos a oficina. O rapaz que me atendeu na loja disse que a moto que eu estava vendo era do mecânico e que se eu quisesse poderia encomendar uma Zero dando 50% de entrada e que a moto do mecânico estava a venda também. Falei do barulho com o mecânico e ele perguntou que barulho é esse que vc está falando eu mostrei e ele disse "ah isso é o barulho do plastico" ou seja achou uma besteira ou seja o cara é o representante da MVK mais próximo é o mecânico da revenda e não sabia dizer a potencia da moto e nem ligou para o barulho que vc como dono percebeu e deu solução. Falei pra ele do site e se ele quisesse saber dos problemas da moto e das soluções que vc deu era só visitar o site. Você acha que o cara se interessou??? Pois então dá pra colocar 15 mil nessa moto e ficar dependendo dessa revenda que fica há mais de uma hora daqui de casa para asa revisões??? Este problema nem vc consegue dar solução né amigo. Eu achei amoto tão espetacular que me deu vontade de abrir uma revenda aqui mas eu não sou comerciante, não entendo nada de mecânica e acho que me daria mal. E o pior não é isso, alem da spyder tem a fenix que também é linda. Vou esperar pra ver se com o tempo alguem mais preparado que eu e que perceba o valor da moto resolva abrir uma revenda aqui mais perto e mais profissional. Uma pena pois a moto não tem concorrente aqui no Brasil. Abraços
Estou viciado neste site é muito bom!!!Parabens Galera!!!!
belarba
Mensagens: 31
Registrado em: 26 Nov 2008, 13:05
Localização: Rio de Janeiro

Sou do Rio tb.
Mas, pô, autorizada é para fazer as revisões previstas e encomendar peças (quando necessário).
Arrumar esses "probleminhas" acaba sendo melhor fazer com alguém de confiança mesmo.
Responder