Fênix 200: Motor batendo

Motos: MVK Fenix, MVK Fenix Gold, MVK Spyder 300, MVK Black Star, MVK Halley

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores MVK

lipenur
Mensagens: 61
Registrado em: 21 Set 2008, 16:18

Rinabon escreveu: sua moto já esta fora da garantia? caso contrario poderia acionar a concessionária.

Abraços. E Boa Sorte, nos mantenha informados
:wink:
A moto é 2007 (agosto), peguei ela de um amigo em dezembro de 2008 (com 2500km).

19/06/09 - Troca do rolamento da carcaça, juntas novas, e motor no lugar. O barulho do motor parecia impecável, como antes, andei cerca de 10km e vamos aos "probleminhas";

Indicador de marcha (tanque)- seguia no seguinte sistema 1ª2ª5ª4ª3ª, e não dava "neutro", o que impossibilitava a partida sem pressionar o manete de embreagem.

Antes de lavar o motor, queria resolver isso, tirei o sensor no câmbio, estava tudo ok (e não possui regulagem), depois de muito bater a cabeça troquei a fiação da 3ª e da 5ª, resolvido em partes, ainda não dava neutro.

Moto lavada, cabeça fresca e vamos seguir a fiação do neutro e achar o bendito fio (já havia achado ele no sensor). Eis que percebo que os dois chicotes que saem do motor possuem o mesmo plug, e estes haviam sido colocado invertidos (ATENÇÃO COM ISSO), não ocasionou nenhum dano, mas poderia.... reverto a alteração de 3ª e 5ª e tudo resolvido.


Valvulas batendo - o mecânico falou para andar uma semana e voltar lá regular, mas já fiz isso por conta própria :wink:

20/06/09 - Moto ok, 130km rodados, nenhum barulho "estranho".

A moto já rodou até o momento 200km após a ultima abertura do motor e tá muito boa, apesar de não estar forçando, ela atinge velocidade rapidamente.

Já irei trocar o óleo, pois algumas peças internas foram lavadas com gasolina, o que deve ter contaminado o óleo.

Espero ter terminado aqui meus relatos sobre essa aventura !!!!

Fica a dica, se alguem tiver que abrir esse motor por outro motivo, aproveite para trocar esses rolamentos, o custo é baixo, e muita dor de cabeça será poupada !!!



Abraço a todos
Avatar do usuário
Rinabon
Mensagens: 854
Registrado em: 28 Abr 2009, 17:48
Localização: São Paulo

lipenur escreveu:
Rinabon escreveu: sua moto já esta fora da garantia? caso contrario poderia acionar a concessionária.

Abraços. E Boa Sorte, nos mantenha informados
:wink:
A moto é 2007 (agosto), peguei ela de um amigo em dezembro de 2008 (com 2500km).

19/06/09 - Troca do rolamento da carcaça, juntas novas, e motor no lugar. O barulho do motor parecia impecável, como antes, andei cerca de 10km e vamos aos "probleminhas";

Indicador de marcha (tanque)- seguia no seguinte sistema 1ª2ª5ª4ª3ª, e não dava "neutro", o que impossibilitava a partida sem pressionar o manete de embreagem.

Antes de lavar o motor, queria resolver isso, tirei o sensor no câmbio, estava tudo ok (e não possui regulagem), depois de muito bater a cabeça troquei a fiação da 3ª e da 5ª, resolvido em partes, ainda não dava neutro.

Moto lavada, cabeça fresca e vamos seguir a fiação do neutro e achar o bendito fio (já havia achado ele no sensor). Eis que percebo que os dois chicotes que saem do motor possuem o mesmo plug, e estes haviam sido colocado invertidos (ATENÇÃO COM ISSO), não ocasionou nenhum dano, mas poderia.... reverto a alteração de 3ª e 5ª e tudo resolvido.


Valvulas batendo - o mecânico falou para andar uma semana e voltar lá regular, mas já fiz isso por conta própria :wink:

20/06/09 - Moto ok, 130km rodados, nenhum barulho "estranho".

A moto já rodou até o momento 200km após a ultima abertura do motor e tá muito boa, apesar de não estar forçando, ela atinge velocidade rapidamente.

Já irei trocar o óleo, pois algumas peças internas foram lavadas com gasolina, o que deve ter contaminado o óleo.

Espero ter terminado aqui meus relatos sobre essa aventura !!!!

Fica a dica, se alguem tiver que abrir esse motor por outro motivo, aproveite para trocar esses rolamentos, o custo é baixo, e muita dor de cabeça será poupada !!!



Abraço a todos
____________________________________________________
Valeu pela dica Amigão.
Porque você não aproveitou e deu uma turbinada de leve nela :?: to pensando seriamente em fazer algo na minha, mas só depois que acabar a garantia . :roll:

Abraços. :wink: :lol:
Rinabon
Viageiros MT
www.viageiros.org
Amizade não se mede em Cilindradas!!!
lipenur
Mensagens: 61
Registrado em: 21 Set 2008, 16:18

Rinabon escreveu:
Porque você não aproveitou e deu uma turbinada de leve nela :?: to pensando seriamente em fazer algo na minha, mas só depois que acabar a garantia . :roll:

Abraços. :wink: :lol:

Até pensei ... mas o mecânico não queria mexer em nada !!!! :cry: . Talvez tenha sido até melhor, pois ele poderia alegar que o novo barulho foi da nova "alteração" !!!

O que vc sugere para "turbinar" ela?? já ouvi falar que dá para tirar a junta do cabeçote e utilizar só cola (boa), isso aumentaria a taxa, e deixaria ela original !!! É só colocar a junta novamente :D !!!

Acho o carburador muito pequeno (parece que acima de 4000rpm ele não dá vazão, chegar a 8.000 em 4º é impossível !!! e a potência máxima é em 8500rpm), estou propenso a colocar o carburador da twister, será que fica bom??

Abraços !!!
Avatar do usuário
Rinabon
Mensagens: 854
Registrado em: 28 Abr 2009, 17:48
Localização: São Paulo

lipenur escreveu:
Rinabon escreveu:
Porque você não aproveitou e deu uma turbinada de leve nela :?: to pensando seriamente em fazer algo na minha, mas só depois que acabar a garantia . :roll:

Abraços. :wink: :lol:

Até pensei ... mas o mecânico não queria mexer em nada !!!! :cry: . Talvez tenha sido até melhor, pois ele poderia alegar que o novo barulho foi da nova "alteração" !!!

O que vc sugere para "turbinar" ela?? já ouvi falar que dá para tirar a junta do cabeçote e utilizar só cola (boa), isso aumentaria a taxa, e deixaria ela original !!! É só colocar a junta novamente :D !!!

Acho o carburador muito pequeno (parece que acima de 4000rpm ele não dá vazão, chegar a 8.000 em 4º é impossível !!! e a potência máxima é em 8500rpm), estou propenso a colocar o carburador da twister, será que fica bom??

Abraços !!!
_____________________________________________________

Eu ainda não mexi na minha, mesmo porque ela esta na Garantia :lol:
Tenho ouvido diversas coisas, como trocar a relação, trocar Giclê por um maior, tirar a junta do cabeçote.. :roll: ouvi de tudo um pouco, meu mecânico disse que a única coisa que resolve mesmo é dar uma turbinada mexendo nos pistões .. Eu confio nele mas tenho ouvido muita coisa e estou curioso :roll:
8500 RPM é realmente o Maximo em 5ª marcha. :lol:

Abraços :!: :!:
Rinabon
Viageiros MT
www.viageiros.org
Amizade não se mede em Cilindradas!!!
FLIT
Mensagens: 69
Registrado em: 27 Fev 2009, 09:26
Localização: São Paulo

bom que tenha dado tudo certo!
:lol: vida longa!
não importa a velocidade,pilote com responsabilidade!!

GENTILEZA GERA GENTILEZA
Homero
Mensagens: 65
Registrado em: 16 Mai 2009, 19:53
Localização: Marília

caro amigo Lipenur,como ficou sua moto em relação ao barulho no motor?Ficou boa?,pelo que eu entendi o barulho era ocasionado pelos rolamentos da biela e do pinhão, certo?,Estou interessado porque a minha está com 1.100 km, tirei zero, e apareceu também um barulhinho(grilando)que não acho normal,me incomoda um pouco.favor relatar se somente os rolamentos mesmo que eram os responsáveis.A minha deve estar com a mesma doença, se vc falar que valeu a pena vou atrás p/ acertar.
Desde já agradeço.
Kauã
Mensagens: 25
Registrado em: 01 Mar 2010, 18:27
Localização: Americana

To acompanhando tb!

Tomara que de tudo certo cara! Obrigado pelos relatos
Arthur
Mensagens: 50
Registrado em: 19 Jul 2008, 14:33
Localização: Salvador

lipenur escreveu:Motor aberto, problema detectado, os dois rolamentos que ficam no vira !! (os dois externos que aparecem na foto).

Foto de Celular (vagaba ainda)

Imagem

Possível origem do problema:

uma viagem de 300km feita acima de 7000rpm qdo a moto estava com aproximadamente 6.000km, e óleo estava com aproximadamente 2.500km (segundo o manual %$#**¨%& o oleo deve ser trocado a cada 3000km).

Vivendo e aprendendo ... Oleo agora só até 1.000km. Toquei a coroa tb de 38 para 35 dentes, o que me deu aproximadamente 1000rpm a menos !!! agora 100km/h = 6.000rpm
Amigo e o seu pinhão contunua 15?
Fênix 2007
Responder