Pois é .... começou um barulhinho estranho a alguns dias... hj resolvi desmontar as tampas laterais para ver se era algo simples... não achei nada diferente (estranho ou solto). Após ir em dois mecânicos, foi feita a constatação tá batendo biela...
Vou ver se nesse feriado, eu mesmo desmonto o motor !!!
Fênix 200: Motor batendo
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Motor aberto, problema detectado, os dois rolamentos que ficam no vira !! (os dois externos que aparecem na foto).
Foto de Celular (vagaba ainda)
Possível origem do problema:
uma viagem de 300km feita acima de 7000rpm qdo a moto estava com aproximadamente 6.000km, e óleo estava com aproximadamente 2.500km (segundo o manual %$#**¨%& o oleo deve ser trocado a cada 3000km).
Vivendo e aprendendo ... Oleo agora só até 1.000km. Toquei a coroa tb de 38 para 35 dentes, o que me deu aproximadamente 1000rpm a menos !!! agora 100km/h = 6.000rpm
Foto de Celular (vagaba ainda)
Possível origem do problema:
uma viagem de 300km feita acima de 7000rpm qdo a moto estava com aproximadamente 6.000km, e óleo estava com aproximadamente 2.500km (segundo o manual %$#**¨%& o oleo deve ser trocado a cada 3000km).
Vivendo e aprendendo ... Oleo agora só até 1.000km. Toquei a coroa tb de 38 para 35 dentes, o que me deu aproximadamente 1000rpm a menos !!! agora 100km/h = 6.000rpm
valeu pelo relato. com certeza será muito útil para outros!
depois informe quais rolamentos que vc usou.vc deve trocar a gaiola tbm, e o pistão como está?
obs. acho que não deve ser só o óleo, pode ser material defeituoso ou de baixa qualidade. tenho um amigo que tbm teve que mexer no motor da green( 162 FMJ) 150 cc com menos de 10.000 km (anéis) e um outro com +- 13.000 km que estourou o rolamento do pinhão.
foi bom vc perceber bem antes de bater, assim só gasta para prensar e balancear, mais as peças.
depois posta o resultado!
valeu!
depois informe quais rolamentos que vc usou.vc deve trocar a gaiola tbm, e o pistão como está?
obs. acho que não deve ser só o óleo, pode ser material defeituoso ou de baixa qualidade. tenho um amigo que tbm teve que mexer no motor da green( 162 FMJ) 150 cc com menos de 10.000 km (anéis) e um outro com +- 13.000 km que estourou o rolamento do pinhão.
foi bom vc perceber bem antes de bater, assim só gasta para prensar e balancear, mais as peças.
depois posta o resultado!
valeu!
não importa a velocidade,pilote com responsabilidade!!
GENTILEZA GERA GENTILEZA
GENTILEZA GERA GENTILEZA
_____________________________________________________lipenur escreveu:Motor aberto, problema detectado, os dois rolamentos que ficam no vira !! (os dois externos que aparecem na foto).
Foto de Celular (vagaba ainda)
Possível origem do problema:
uma viagem de 300km feita acima de 7000rpm qdo a moto estava com aproximadamente 6.000km, e óleo estava com aproximadamente 2.500km (segundo o manual %$#**¨%& o oleo deve ser trocado a cada 3000km).
Vivendo e aprendendo ... Oleo agora só até 1.000km. Toquei a coroa tb de 38 para 35 dentes, o que me deu aproximadamente 1000rpm a menos !!! agora 100km/h = 6.000rpm
lipenur
Tenho notado que o nível de óleo da minha, abaixa com freqüência, como sou meio chato com estas coisas eu verifico sempre (a cada 15 dias) e sempre tenho que completar, pois o nível baixa muito entre os 400km rodados, ainda não sei o motivo mas vou verificar na concessionária .
Mantêm a gente informado
FLIT escreveu:valeu pelo relato. com certeza será muito útil para outros!
depois informe quais rolamentos que vc usou.vc deve trocar a gaiola tbm, e o pistão como está?
Novas !!!!!! mas não boas
16/06/09 - os rolamentos do vira foram trocados, foi utilizado o da marca Nachi. Fui retirar a moto no mecânico, e reparei que o barulho não era o mesmo (original), mas estava muito baixo, longe do que estava quando foi desmontada. Rodei uns 5km e voltei para falar com ele. Fui informado para rodar um pouco com ela, talvez "amaciando" um pouco ele sumisse.
17/06/09 - 90km rodados (cidade), e o barulho voltou a aumentar nos ultimos 20km, não era exatamente o mesmo, mas estava preocupante, levei para a oficina de novo, o mecânico ficou até preocupado, e decidiu que ela ficaria na mesma hora na oficina para o novo desmonte.
Por enquanto é isso !!! ainda essa semana terei novidades (espero que sejam boas !!!).
Enquanto isso vai umas fotos ...
Lembrando que a diferença entre cianças e adultos é apenas o valor dos seus brinquedos !!!
lipenur escreveu:FLIT escreveu:valeu pelo relato. com certeza será muito útil para outros!
depois informe quais rolamentos que vc usou.vc deve trocar a gaiola tbm, e o pistão como está?
Novas !!!!!! mas não boas
16/06/09 - os rolamentos do vira foram trocados, foi utilizado o da marca Nachi. Fui retirar a moto no mecânico, e reparei que o barulho não era o mesmo (original), mas estava muito baixo, longe do que estava quando foi desmontada. Rodei uns 5km e voltei para falar com ele. Fui informado para rodar um pouco com ela, talvez "amaciando" um pouco ele sumisse.
17/06/09 - 90km rodados (cidade), e o barulho voltou a aumentar nos ultimos 20km, não era exatamente o mesmo, mas estava preocupante, levei para a oficina de novo, o mecânico ficou até preocupado, e decidiu que ela ficaria na mesma hora na oficina para o novo desmonte.
Por enquanto é isso !!! ainda essa semana terei novidades (espero que sejam boas !!!).
Enquanto isso vai umas fotos ...
Lembrando que a diferença entre cianças e adultos é apenas o valor dos seus brinquedos !!!
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Olá Luis.
Cara to bem chateado por você, até conversei com um mecânico amigo meu, e ele também achou estranho o que esta acontecendo com sua moto, mas vale o relato para ficarmos atentos, sua moto já esta fora da garantia? caso contrario poderia acionar a concessionária.
Abraços. E Boa Sorte, nos mantenha informados
valeu, estou acompanhando, espero que seja apenas regulagem de válvulas ou algo simples.
não importa a velocidade,pilote com responsabilidade!!
GENTILEZA GERA GENTILEZA
GENTILEZA GERA GENTILEZA
Acabei de passar no mecânico, olhei direito os rolamentos que foram trocados, são da marca C&O (nunca ouvi falar), com oleo não dava para perceber, mas depois de lavado, nem para carrinho de "rolemã" servia .
Esse "novo" barulho, aparentemente está vindo do rolamento que está na carcaça (o que aparece na segunda foto da última postagem). O restante do motor está praticamente 0km !!!
Aparentemente não é o rolamento da biela (não consegui editar o tópico), mas só fechando o motor e rodando novamente para ter certeza !!!
OBS: O restante do conjunto foi muito elogiado pelo mecânico, que se surpreendeu com a qualidade !!! Mas os rolamentos deixaram a desejar
Valores Gastos até o momento:
MO 200,00
Peças 240,00
Rolamentos (3), juntas (2 conjuntos, quero montar novamente com junta nova) e óleo.
espero não ter que trocar a biela
Esse "novo" barulho, aparentemente está vindo do rolamento que está na carcaça (o que aparece na segunda foto da última postagem). O restante do motor está praticamente 0km !!!
Aparentemente não é o rolamento da biela (não consegui editar o tópico), mas só fechando o motor e rodando novamente para ter certeza !!!
OBS: O restante do conjunto foi muito elogiado pelo mecânico, que se surpreendeu com a qualidade !!! Mas os rolamentos deixaram a desejar
Valores Gastos até o momento:
MO 200,00
Peças 240,00
Rolamentos (3), juntas (2 conjuntos, quero montar novamente com junta nova) e óleo.
espero não ter que trocar a biela
acho que deve ser o da carcaça mesmo. se fosse da biela com certeza o mecânico perceberia na primeira vez. se for isso mesmo, vc vai gastar um pouco, mas vai ter um conjunto com muito mais qualidade. um amigo teve problema com rolamento do pinhão com 13 mil km ( normalmente isso só acontece com +- 100 mil km).. qualidade de materiais em geral ou controle de qualidade deficiente, em que a amostragem é feita de qqer jeito de passam peças defeituosas.
não importa a velocidade,pilote com responsabilidade!!
GENTILEZA GERA GENTILEZA
GENTILEZA GERA GENTILEZA
Pelo menos o defeito foi detectado, e é bom saber sobre o elogio do seu mecanico em relação ao restante !
abraços
abraços