Quem tem dúvidas sobre como começar!

Motos: Choppers, Bobbers e projetos exclusivos

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Outras Marcas

Responder
zé chopper
Mensagens: 103
Registrado em: 19 Jul 2011, 21:52
Localização: São José do Rio Preto

Em relação a alongar a frente da moto como na foto abaixo tem certas dicas:

1- se for usar alongador pra fazer a frente da moto mais longa, nunca exceder metade do espaço entre as mesas, mas o ideal é 1/3 desse espaço.

2- se quiser fazer uma frente mais longa usar uma bengala mais longa se esta for reforçada (ver a grossura do tubo) e colocar estabilizador nas canelas da suspensão.

3- usar somente os tubos mais longo nas canelas originais, ou usar um tubo+canela de mesma medida nas mesas originais de sua moto.

4- pode usar uma frente completa de outra moto mais comprido na sua moto, desde que ela seje de mesma medida ou mais comprida no espaço entre mesas de sua moto, nunca menor.


mesas:

5- as mesas se for angular o canote da moto, tem de ser mesas resitentes, pois forçará demais as mesas e a solda de onde foi angulada.

6- para engular a frente existem regras fornecidas pelo inmetro que normaliza a construção e coloca parametros do que se pode ou não fazer em uma moto, le-las no site do detran/ciretran do seu estado.
mas o geral esta nas fotos abaixo:

primeiro entenda o que é trail precisara constar se for modificar no inmetro:

trail:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

re_andreoli
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:50

Eai pessoal blz? então sempre fui fã de motos no estilo bobber agora resolvi começar a fazer. Quero uma igual a da foto, parece que é de baixa cc mas quero um projeto que possa depois aumentar a cc com um melhor motor. alguém me indica uma moto para começar? para ficar como a da imagem preciso fazer um quadro? aguardo pessoal valeu.

Imagem

http://imageshack.us/photo/my-images/26 ... berhl.jpg/
blackdogga
Mensagens: 27
Registrado em: 15 Set 2011, 11:31
Localização: São Paulo

Amigo,

depende muito da moto que você quer pegar. Para fazer isso.
Nao tem como você pegar uma moto e depois aumentar a CC(trocando de motor por exemplo) Pois ai fica irregular e você vai ter que lidar com o detran. Da pra aumentar a CC de outros modos que eu nem recomendo.

Primeiro pra começar uma custumização você tem que conseguir um alvará no detran tem um post no forum sobre isso e só da uma pesquisada.

No meu caso eu pegaria uma intruder para fazer isso. Você vai mexer no quadro dela no caso da pra fazer um Kongging. Se você nao tiver maquina de solda em casa vai ter que mandar alguém soldar pra você. Só que os caras metem a faca.

Eu calculo a moto(intruder) da pra pegar uma com o motor bom por R$3000 e voce vai gastar de R$2000~4000 a mais pra deixar ela assim.(Mexer no quadro, Novo Guidon, Garfos, Escapamento Bacana. Mandar mexer no tanque ou comprar outro e etc. General Osorio e o paraíso, pra encontrar peças baratas ou voce mesmo faz).

Eu mesmo to mexendo em uma Intruder em casa e fazendo uma bobber...
So vou postar fotos no forum quando eu acabar ela.

Mas tudo depende do que você quer realmente fazer nela. Uma moto custumizada nunca fica igual a outra =)

Abraços!
Kazinski Mirage 'Lenora' 250
fernandolopesadv
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Mar 2012, 21:50
Localização: Visconde do Rio Branco

boa a dica
blackdogga escreveu:Amigo,

depende muito da moto que você quer pegar. Para fazer isso.
Nao tem como você pegar uma moto e depois aumentar a CC(trocando de motor por exemplo) Pois ai fica irregular e você vai ter que lidar com o detran. Da pra aumentar a CC de outros modos que eu nem recomendo.

Primeiro pra começar uma custumização você tem que conseguir um alvará no detran tem um post no forum sobre isso e só da uma pesquisada.

No meu caso eu pegaria uma intruder para fazer isso. Você vai mexer no quadro dela no caso da pra fazer um Kongging. Se você nao tiver maquina de solda em casa vai ter que mandar alguém soldar pra você. Só que os caras metem a faca.

Eu calculo a moto(intruder) da pra pegar uma com o motor bom por R$3000 e voce vai gastar de R$2000~4000 a mais pra deixar ela assim.(Mexer no quadro, Novo Guidon, Garfos, Escapamento Bacana. Mandar mexer no tanque ou comprar outro e etc. General Osorio e o paraíso, pra encontrar peças baratas ou voce mesmo faz).

Eu mesmo to mexendo em uma Intruder em casa e fazendo uma bobber...
So vou postar fotos no forum quando eu acabar ela.

Mas tudo depende do que você quer realmente fazer nela. Uma moto custumizada nunca fica igual a outra =)

Abraços!
:D
diegokp
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Mar 2012, 11:51
Localização: Fortaleza

tou com projeto de uma bobber hardtail e tbm tenho todo o projeto do gabarito ..mais nao sei por onde começa ...eu queria fazer com uma moto de baixa cilindrada .
se alguem q ja fez q tem experiencia me ajudem ae..
KpM
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Out 2009, 16:31
Localização: Campo Grande

Cara hardtail você não legaliza por que tem o teste nos amortecedores então não vai mesmo os caras do detran(aqui na minha cidade) disseram que nem com a assinatura do papa é legalizado, e eu acredito que na sua cidade vai ser a mesma coisa por que até em um projeto de modificação é proibido alterar a parte de suspensão.

O que eu ja vi foram Huskys e motos mais antigonas e importadas que os caras faziam hardtail e passava na vistoria por que os caras la do detran não conheciam mesmo o tipo de moto, mas como é artesanal eles vão prestar atenção nesse tipo de coisa.

Agora se você não pensa em andar na sorte sem docs moto de fazenda mesmo o primeiro passo é buscar um torno/mecanico que mecha com dobraduras de canos, geralmente quem faz triciclo meche com esse tipo de coisa aparece nos motoclubes da sua cidade que você encontra alguém que conhece alguém, se você fizer na base da remendeira e soldar os tubos de qualquer forma a estrutura fica comprometida por "trancos" e a sua vida entra em risco, outra coisa é que um quadro pronto geralmente sai uns 3~4K dependendo do projeto cara gastar 3Mil em um quadro pra fazer uma moto de baixa cilindrada é complicado por que dificilmente alguém vai pagar mais de três mil em uma moto 150 e somando o resto vai mais uns 3mil por que vai ter que comprar motor etc etc etc, se for uma 250 pode chegar até uns 8mil o custo total.

Seja como for eu acho menos trampo pegar uma moto e fazer algo em cima principalmente por ser baixa cilindrada, Intruders e até mesmo motos street como cgs e mls entram na dança do custom. espero ter ajudado cara abrçs \o
Quem anda pelo certo, nunca está errado.
diegokp
Mensagens: 2
Registrado em: 11 Mar 2012, 11:51
Localização: Fortaleza

oh pior que eu tenho todo gabarito em autocard e do quadro tbm... ja tenho tbm quem faça o quadro todo com solda tig/mig ...mais gasta essa grana todinha pra ser embarerada no detran ae e fod*.
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

vai no detran aí de sua região se informar sobre legalização de prototipos. aí começe. nao adianta nada voce ter um quadro lindo no cad, sendo ele hardtail e pra motor de harley de vinte mil reais, considerando que voce nao quer gastar rios de dinheiro nela.
fazer uma moto é muito complicado, pense que cada motor tem seus parafusos em lugares diferentes, precisa de espaço pra carburação, filtros, radiador (se for agua), bateria... pense que voec vai ter que comprar tudo novo
rodas, pneus, freios, cabos, luzes, mesa, guidao, garfo, balança, rolamentos, molas, banco, tanque, suporte da placa, velocimetro, escape, motor...
e vai ter que fazer tudo se encaixar, por exemplo imaginemos a parte da frente.
no seu projeto deve ter espaçamento entre as bengalas da susp. blz, aí voce tem que achar uma roda que use este espaçamento, contando que tem o freio, as buchas e o caracol do velocimetro. falando em caracol do velocimetro, nao dá pra pegar qualquer um, tem que ver o raio da roda. o freio tem que ser compativel com a roda e a bengala e o cabo do freio tem que ter comprimento o suficiente.
eu ja fiz muito isso de chegar em lojas e dizer 'quero um cabo de acelerador de X cm de comprimento' e te garanto que o cara nao vai ficar contente e voce vai ter que comprar 3 vezes, pq nao vai dar certo de primeira, pq comprimento tem, mas a terminalção dele precisa de algo a mais.
pense bem se vale a pena
mas se é seu sonho, vá em frente, aí não é dor de cabeça, é um desafio pra realização pessoal!
boa sorte e mantenha-nos atualizados!
opaleiro
Mensagens: 56
Registrado em: 30 Abr 2012, 22:54
Localização: Vitória

Muito bom, Zé Chopper. Fundamental ter informação técnica...
Anderson

Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esforça-te!
RodRiello
Mensagens: 9
Registrado em: 02 Jul 2012, 20:24
Localização: São Paulo

Ola Amigao.
eu to afim de montar uma scrambler, so nao sei de qual moto devo partir. gostaria que fosse algo com maior que 400cc e menos de 9mil na moto, vc tem alguma ideia?
Responder