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Motos: Choppers, Bobbers e projetos exclusivos

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hellmann
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Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
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existem muitos tópicos que, apesar de tratarem de motos diferentes, sempre caem na mesma coisa:
"DÁ PRA FAZER A PARTIR DA MOTO TAL?
E O DOCUMENTO?
QUE PEÇAS EU POSSO USAR?
SE EU QUISER COLOCAR OUTRO MOTOR?
VOCES JÁ VIRAM UMA MOTO DESSA CUSTOMIZADA?"

então vamos passar tudo a limpo aqui!

dá pra fazer uma custom a partir de praticamente qualquer moto. hoje memso vi uma XL custom, bonita! basta voce saber o que mudar e ter bom gosto.

o documento é uma coisa complicada de dizer, sempre existem novas leis sendo aprovadas, e tem mais variáveis que isso. voce pretende mudar motor? chassi? se não, já fica BEM mais fácil. mas de qualquer jeito, vá aí no DETRAN e CIRETRAN aí de sua cidade. eu já cheguei ao cúmulo de ir em um, deopis em outro e me darem informações completamente opostas. tome cuidado e seja insistente (não com a mesma pessoa, mas vá em todos os lugares que voce achar que podem te ajudar). vá em encontros e pergunte se a galera tem algo no documento, e se isso já deu algum problema. mas lembre-se, cada moto é uma moto, e cada guarda é um guarda. depende de sua insanidade, e de sua sorte.

dependendo de que moto voce for usar dá pra usar quase tudo, ou quase nada. aí vaí MUITO de seu projeto. voce precisa vir com no mínimo alguma coisa já em mãos antes de perguntar. perguntas genéricas não tem resposta, antes de perguntar para os outros, pergunte à si mesmo. motor voce pode trocar, mas vai te dar um trabalho considerável legalizar, aliás, primeiro veja sobre o que falei na parte de documentos. muitos perguntam se é necessário mudar o quadro, depende de como voce quer que sua moto pareça.
por exemplo! voce quer uma bobber, ou uma chopper? isso tem uma influência absurda no comprimento da bengala, e na inclinação da mesa. não tem como dizer se precisa alongar ou não pra 'customizar radicalmente uma intruder' sem saber qual estilo é o seu.


sobre ver foto de sua moto customizada, isso é meio relativo. eu pra fazer a minha pego várias idéias de várias outras motos. customizar é universal, sissy bar não é algo de um modelo de moto, é algo que se põe em qualer uma! se voce não sabe nada de que estilo de moto quer, faça assim, pesquise por chopper, cafe racer, bobber, buell, superbike, street, motard, brat style, rat bike, trial, custom... veja várias fotos de cada, existem dentro de cada um desses um leque de possibilidades muito grande. junte isso cmo a sua criatividade, e faça um esboço. eu gosto de fazer um croqui, respeitando o tamanho das peças (ou seja, em escala) para ter uma idéia e deopis fazer uma montagem no photoshop que a coisa já toma forma. mas de qualquer forma, fotos tem na internet, orkut, aqui no fórum e em outros fóruns.

mais dicas, minha opinião:
não pergunte 'atirando para todo o lado', já vá com uma boa idéia do que voce está querendo ao perguntar algo. as pessoas vão te dar ajudas mais concretas.
voce pretende montar ou mandar montar? se for comprar tudo e mandar por, já avisamos que sai caro. um acessório qualquer hoje geralmente atinge o valor de centenas facilmente. se voce mesmo for montar, vá sem pressa. não conseguiu a peça, pergunte pro vendedor onde pode ter, o que poderia usar no lugar, jogue conversa fora. tome muito cuidado com malandros, gente ligeira que vai te cobrar 200 reais para um serviço que nem existe (é, numa loja conhecida chegaram a me dizer que eu precisava fazer um alinhamento de 200 reais, que nenhum outro mecanico nunca tinha ouvido falar). não procure exclusivamente peças novas, em oficinas de preparação sempre tem muitas peças boas jogadas esquecidas num canto, que o cara comprou pra colcoar mas não casou, ou então comprou outra peça melhor. comprei um aerokip por R$20 assim!
nunca descarte a hipótese de comprar peaçs de carro. faróis de pick up, lanterna de jeep são boas e baratas.
tintas, a de alta temperatura é péssima. descasca, sai com gasolina, não rende. tinta esmalte sintética é bem melhor.
quanto ao motor, eu acho bobagem trocar motor. não existe motor que venha, de fábrica, rendendo tudo o que pode. compensa MUITO mais colocar outro pistão, trabalhar cabeçote, comando de válvulas e válvulas do que trocar de motor. sem contar que, se voce encamisou teu motor, que policial vai poder adivinhar isso? morre aí, o documento pode ficar igual. moto com escape aberto pega mais difícil, se sua moto já é ruim de pegar, com escape aberto complica mais ainda.

o resto das dicas que tenho, por enquanto, são mais específicas não vem ao caso serem comentadas aqui, mas a melhor de todas é SEJA PERSISTENTE as pessoas não vão hesitar em dizer que não vai dar certo e vão complicar seu caminho. o que vai fazer a diferença é voce continuar mesmo assim...
e boa sorte!
drgneto
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Registrado em: 17 Mai 2010, 17:36
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bom dia Hellmann, são realmente otimas dicas! ja to migrando as ideias para adquirir uma moto e modificala ao invez de fazer uma do zero, estive pensando numa suzuki intruder 250, tem como mexer no motor dela?por um pistão maior e dar uma apimentada no bixim?

há, morri de rir a respeito da tinta! Vc usou esmalte de spray? se usar o de latinha com revolver ou até com aquelas bombinhas de veneno, fica ainda melhor e + barato!

Parabens pelo topico! Tenho certeza q vai ajudar muitos, inclusive eu!
hellmann
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hahahaha pois é drgneto, usei aquela tinta especial de alta temperatura (600ºC) e ficou bonito. depois uns dias abri a torneira (e a mangueira do carb não estava no lugar) e pingou em cima do motor. quando passei o pano pra secar, a surpresa! a tinta tioda saiu... :?
o motor da intruder 250 eu não sei cara, pelo jeito do motor eu acredito que, ao menos em termos de tamanh, ele já venha quase no limite. mas válvulas, dutos, comando, carburador e eescape sempre dá pra fuçar né! o ruim é achar pra suzuki, pergunte a algum mecanico de preparação que tenha aí em sua cidade, que daí não tem confusão!
valeu pelo elogio e boa sorte com a suzie!!
Kenny
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Beleza de tópico, Hellman. Tira muita gente do ponto zero, é isso já é um bom começo.
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
hellmann
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ainda sobre a tinta para motor, a melhor é a tinta epóxi, aquela eletrostática, tipo a de CPU de computador. pra pintar eles carregam as peças e a tinta é carregada com o pólo oposto e daí a magia acontece. pintar o motor com epóxi sai em torno de 150 dinheiros
drgneto
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hellmann, parece q encontrei uma moto q pode servir pra fazer meu projeto, é uma Ténéré 600 ano 88. Sera que tem como eu transformala em uma Chopper? tem como alongar a bengala sem modificar a frente do quadro? Obrigado!
hellmann
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alongar balança não requer nenhuma outra mudança, na parte da frente, no máximo mudar o amortecedor/local de fixação dele.
só nao sei se dá pra alongar balança de alumínio, a da teneré é de alumínio, não?
eu nunca vi, ao menos!
sei que teneré é moto pra caramba, voce já viu o pistão dela desmontado? cavalar!
eu acho que dá pra fazer na boa, é só ser criativo!
boa sorte!
TALK_MUS
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hellman...

alongar a bengala.. isto esta mais para chopper do q bobber...


qual a sua opiniao.. vc alongaria a bengala da sua ml???

como faria isso sem comprometer a estabilidade, pois vai alterar o Cáster, Trail e Offset???
cros
Moderador
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Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
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hellmann escreveu:alongar balança não requer nenhuma outra mudança, na parte da frente, no máximo mudar o amortecedor/local de fixação dele.
Falando com um camarada que constroi motos e triciclos, não é bem assim, choppers quando alongam muito precisam mudar o angulo da canopla (isso se não tiver que refazer a mesa) e normalmente suspenão correta para choppers são as Sprigler, mas depende do quanto ela vai avançar.

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Se bem que nessas duas, que são inspiração para todos, a suspensão é a tradicional.
Mesmo que aja uma diferença de perspectiva entre as duas, ambas tem ângulos diferentes nas mesas.
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hellmann
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cros escreveu:
hellmann escreveu:alongar balança não requer nenhuma outra mudança, na parte da frente, no máximo mudar o amortecedor/local de fixação dele.
Falando com um camarada que constroi motos e triciclos, não é bem assim, choppers quando alongam muito precisam mudar o angulo da canopla (isso se não tiver que refazer a mesa) e normalmente suspenão correta para choppers são as Sprigler, mas depende do quanto ela vai avançar.
é, mas depende de quanto vai alongar, pra pequenas medidas acho essa mudança desnecessária. por exemplo, quando voce está com um garupa, o ângulo da direção é algo bem próximo do angulo de quando voce alonga a balança.
se for ver bem os mínimos detalhes, o óleo do motor já nao vai ficar na mesma posição :idea: , iria precisar refazer todo o suporte do motor, mas não é necessário
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