Começar a construir uma moto seje bobber chopper ou qualquer outro tipo, é já de cara um passo corajoso e complicado pra quem nunca o fez.
Se existe amor suficiente, paciencia e empenho se tornará um trabalho dos mais prazerosos.
Mas sendo objetivo primeiro passo:
1- saber realmente que tipo de projeto tem em mente, quanto está disposto a gastar, pois dependendo disso saberá mais ou menos o que procurar, digo o tipo apropriado de moto, ou partes de moto.
2- decidido o tipo de projeto, a moto, caberá adequar o que tem a mão e o seu conhecimento ao que quer criar.
3- facilitar sempre, arrebanhar o máximo de informação sobre o assunto, dicas técnicas, soluções facilitadoras e tudo mais.
4- em se tratando de criar uma moto do zero os tramites legais saem caro em relação a documento, mas é possivel em sp, em outros estados não sei e depende em tudo quase.
é caro pois vc paga tudo cada verificação, mas se ela estiver rodando bem e parando bem, dificilemnte será reprovada.
exceto alterações bizarras, bengalas muito longas, ausenica de suspensão e molas do banco, soldas porcas.
tem de tambem, ter a assinatura de um engenheiro (não é obrigatório mas ajuda muiito) e foto antes e depois, nota dos materiais comprados e nota de leilão se a doadora for sucata.
mas alterar pouca coisa sem grandes modificações passa tranquilo, se alterar muito (canote, angulo, baçança muito comprida) ai já pega.
5- È sempre bom, ter uma moto pra projeto em que o documento conste: "importada" pois nessas se altera quase tudo e na hora de vistoriar fica tranquilo, principalemnte se for antiga.
6- existem motos que o quadro já ajuda, tem berço duplo, que é um quadro com duas barras saindo do canote, facilitara o trabalho e dará mais resitencia ao conjunto (torção).
Irei colocar uma fotos de quadros, para dar um real noção de como pode-se alterar e de quadros de motos que são mais fáceis de alterar.
1- quadro de cb 750, existem inumeros quadros, principalemnte de motos antigas que tem essa configuração:
2- alteração parcial do quadro, faz se isso para transfora-la numa rabo duro (sem suspensão trazeira) da certo em inumeras motos e sai barato.
1- quadro original de moto, parcial berço duplo:
2- parte traseira do quadro a ser criada:
3- união de partes do quadro, consegue esse resultado, muito saitisfatório para uma chopper bobber rabo duro: