Novo mecanismo de busca para pesquisas internas

Dúvidas, críticas e sugestões sobre o funcionamento do site

Moderadores: Jovi, Administradores, Moderadores

Você acha que a pesquisa interna do site melhorou?

Sim
6
67%
Não
1
11%
Não sei
2
22%
Não uso
0
Não há votos registrados
 
Total de votos: 9
Alex
Mensagens: 646
Registrado em: 15 Jun 2007, 17:52

jirschik escreveu:
Alex Leandro escreveu:...Sobre a pesquisa do nome do usuário, dá para acertar isso, vou tentar fazer o mais breve possível...
Isso será mesmo uma boa correção!
Caro Jir whisky (desculpe mas só consigo repetir seu nome se eu fizer uma "cola", ahahaha)....

A correção tá feita. Qualquer problema me avise.

Abraços,
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Acredito que seria pedir demais se a pesquisa pudesse ser direcionada, por exemplo:

Estou na sessão da Yamaha e quero achar um tópico sobre velas, então ele mostraria apenas nessa sessão e não em todo forum.

Ou seja, a pesquisa se limita-se apenas onde estamos, se no HOME então ele pesquisaria em todo forum.
Imagem
Alex
Mensagens: 646
Registrado em: 15 Jun 2007, 17:52

Cros,

Realmente seria o ideal, mas estamos longe disso pelo fato da organização dos links do fórum não terem uma ligação externa que identifique a qual seção cada tópico pertence.

Quando o Google lê um link assim por exemplo: viewtopic.php?t=4368
ele não sabe que esse link é relacionado à seção de Classificados ou de alguma marca específica. Para que isso pudesse ser feito, a estrutura de links do banco de dados teria que ser refeita por completo, e o Google reindexar o site novamente por completo.

Daí, seria mais prático desenvolver outro mecanismo interno de busca que contemplasse os requesitos ideais, porém não vi até hoje nenhum fórum com um sistema de pesquisa decente, e por isso estamos testando o Google (muitos sites grandes usam o Google como busca interna, porém há esse tipo de inconveniente que é a de ser difícil de se personalizar).

Eu pretendo investir na segunda alternativa (busca interna própria), pois dá mais possibilidades, mas talvez tenhamos que fazer upgrade para outra versão do script que é rodado aqui (a nossa é a 2, existe a 3, a busca é ruim do mesmo jeito, mas com mais possibilidades de personalização). O problema do upgrade é a perda total das "customizações" que fizemos aqui até hoje, teriam que ser todas refeitas (há ao menos umas 50, muitas delas não se notam no dia a dia).

Mas a tendência é que essa versão que temos não aguente muito, devido ao tamanho do fórum, e cedo ou tarde teremos que fazer o upgrade...

Abraços,
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Alex Leandro escreveu:porém não vi até hoje nenhum fórum com um sistema de pesquisa decente
Exatemente, como o pessoal não se dá ao trabalho de pesquisar antes de abrir um tópico isso facilitaria a moderação na hora de procurar entre as 10 páginas de um tópico.
Imagem
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

Administração, não seria interessante montar um servidor novo e ir migrando aos poucos e organizando para que não percamos o nosso histórico, ao final do trabalho, o pessoal frequentador nem notaraia a diferença a não ser se tiver novidades.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
Alex
Mensagens: 646
Registrado em: 15 Jun 2007, 17:52

beryalves escreveu:Administração, não seria interessante montar um servidor novo e ir migrando aos poucos e organizando para que não percamos o nosso histórico, ao final do trabalho, o pessoal frequentador nem notaraia a diferença a não ser se tiver novidades.
Imagem

Pode explicar melhor? :lol:
beryalves
Colaborador
Mensagens: 1857
Registrado em: 25 Mar 2010, 10:22
Localização: Serra
Contato:

Administração escreveu:
beryalves escreveu:Administração, não seria interessante montar um servidor novo e ir migrando aos poucos e organizando para que não percamos o nosso histórico, ao final do trabalho, o pessoal frequentador nem notaraia a diferença a não ser se tiver novidades.
Imagem

Pode explicar melhor? :lol:
Seria +- assim, enquanto se configuraria um novo servidor e parametrizasse o software, o atual ficaria em uso, então seria migrado todo o histórico deste atual até que transfisse tudo, dai tudo pronto, o atual sairia do ar e o outro já parametrizado e configurado com todo o histórico seria "ativado" sem que os foristas percebessem.
Abs,
Luiz Alves
Nosso brejo, sua casa.
Imagem
Alex
Mensagens: 646
Registrado em: 15 Jun 2007, 17:52

beryalves, agora entendi que está falando de atualização do script do fórum (pois o tópico é sobre as pesquisas no site, no entanto tem a ver com a atualização propriamente dita).

No entanto essa atualização não tem previsão para ser feita ainda. A busca pelo Google tem se mostrado eficiente nessa questão.

Abraços!
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

aiaiaiaiaiaaiaia....

Lá vem esse papo de atualização do fórum de novo... rsrssrsrsrsr

Então pessoal o Alex tenta me convencer disso a alguns anos mas sou resistente em mudar o fórum... por que esta dando certo... e tenho receio de que muitos recursos novos deixem as pessoas confusas...

Parece que não mas recebemos muitos emails com dúvidas de como usar essa versão do fórum e qualquer versão mais moderna é mais complexa... :roll: :roll: :roll:
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Adauto
Mensagens: 603
Registrado em: 03 Nov 2008, 17:35
Localização: São Paulo

Sugestão: Põe um "mini forum" com versão nova do script. Por exemplo: coloca só o tópico Happy hour no novo forum e usa de piloto pra estabelecer qual o trabalho necessário, quais as dúvidas a nova interface vai gerar. Depois decide.

Happy hour é um tópico muito acessado (eu acho) e cujo histórico não é tão importante como os que falam de soluções de problemas, opiniões de proprietários (eu acho, novamente) :wink: .

Alias, não falei sobre a pesquisa. Eu já senti a mesma necessidade que o Cross expôs. E localizar um usuário do forum, cujo nome você não tem certeza, também é meio chato.

[]s,
Adauto
Imagem Imagem
Responder