Regras para uma saudável convivência no fórum...

Dúvidas, críticas e sugestões sobre o funcionamento do site

Moderadores: Jovi, Administradores, Moderadores

Responder
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Aos novos usuários, fica um texto que serve muito bem para organizar as discussões no fórum e dar dicas à quem não participa de outros fóruns na internet sobre como utilizar de maneira saudável essa ferramenta de discussão...

Regras para uma saudável convivência no fórum...

Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linha...

Sendo toda sua interação com a rede realizada através de um equipamento impessoal como é o computador, é fácil esquecer que existem pessoas do "lado de lá" e se expressar de forma mais livre do que você faria se estivesse frente-a-frente com elas.

Portanto, se você esta aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Tente não dizer para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente. Para isso utilize o email particular se achar necessário, ou o recurso de Mensagem Privada(MP).

Se desejar utilize o tópico de apresentação para iniciar a sua participação no fórum.

Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros...

Você não é a única pessoa que se comunica na Internet, mais alguns milhões de pessoas também o fazem. Portanto, pense bem antes de enviar mensagens com informações pessoais para newsgroups, listas de discussão ou mesmo para endereços particulares.

Se o conteúdo de sua mensagem for de caráter exclusivamente pessoal e particular, considere outros meios, para comunicar-se com o seu interlocutor.

Sem a inflexão da voz e a linguagem corporal existentes nas comunicações face-a-face, comentários bem humorados do autor podem ser mal interpretados nas comunicações eletrônicas. Para compensar esta falta de visualização, a rede desenvolveu símbolos denominados emoticons ou smilies(disponíveis ao lado esquerdo do box de digitação das mensagens). Um deles é :-) e significa que a intenção do autor é bem humorada. Use-os com moderação.

Seja claro, breve e objetivo...

A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo.

Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão.

Quando fizer menção(quote) a uma outra mensagem faça um breve resumo para reavivar na memória do leitor a mensagem original. Para tanto, inclua na sua mensagem as partes essenciais da mensagem referenciada. Não é preciso incluir a mensagem toda!

Ao enviar mensagens para o fórum, esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você quer saber.

:arrow: Não tenha medo/vergonha de iniciar uma discussão nova, apenas procure utilizar a ferramenta de busca(pesquisa), que esta no início(cabeçalho) das páginas para localizar discussões já iniciadas do assunto que deseja falar. Dessa forma a discussão fica mais rica e centralizada.

Use um formato adequado...

A linha do "assunto" de uma tópico é essencial para alguém decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e conciso ao expressar o assunto da mensagem, evitando títulos vagos ou incompreensíveis.

"Assinaturas" são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem. Uma assinatura com nome, localidade, telefone é geralmente suficiente. Para configura-la corretamente acesse a opção Perfil no menu superior.

ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ SUPOR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO. Portanto, evite! Só se forem usadas para GRIFAR algo. Quando usadas para "gritar" você poderá ser advertido.

Respeite direitos autorais (copyright)...

Quando você envia alguma coisa pela rede, ela provavelmente é de domínio público, a não ser que você tenha os direitos autorais e especifique isto na mensagem. Cuidado ao enviar artigos, letras de músicas, resenhas de livros ou qualquer outra coisa que seja sujeita a copyright. Evite, dentro do possível, incluir esses tipos de documentos em sua postagem. Em geral apenas citar o endereço de origem da informação pode ser suficiente...

Se você está usando argumentos para ajudá-lo em sua teoria, diga de onde eles provêm. Não utilize idéias alheias como sendo suas.

Não faça SPAM...

Não envie mensagens de CORRENTES, propagandas não solicitadas (SPAM) ou qualquer outro assunto que não diga respeito ao tema do fórum (motos). Para assuntos diversos utilize a sala Boteco que serve à esse propósito, mas lembre-se, nada de SPAM OU CORRENTES.
:arrow: Para divulgação de produtos e serviços profissionais, entre em contato conosco através do link PUBLICIDADE, que teremos o maior prazer em atendê-lo.

NUNCA poste a mesma mensagem em diversos tópicos ou a mesma mensagem diversas vezes, principalmente sem observar se o assunto é pertinente.

Usuários caracterizados por SPAM serão imediatamente banidos!


Mais algumas dicas e informações importantes:

:arrow: Respeite a privacidade dos outros. Se você vai passar informações que não são suas, peça permissão primeiro. Deixe bem claro a origem da sua informação.
:arrow: Cuidado com o que você diz a respeito das pessoas. As informações correm facilmente através da rede.

Alguns "Mandamentos da Ética" na Internet:

:arrow: Não use o computador para prejudicar as pessoas.
:arrow: Não interfira no trabalho de outras pessoas.
:arrow: Não se intrometa nos arquivos alheios.
:arrow: Não use o computador para obter falsos testemunhos.
:arrow: Não se aproprie de idéias que não são suas.
:arrow: Não faça suposições e/ou afirmações ruins sobre outras pessoas. Pense nas consequências sociais causadas pelo que você escreve.
:arrow: Desista de uma discussão quando não tiver mais o que dizer.
:arrow: Esteja sempre pronto a recuar e pedir desculpas.
:arrow: Durante discussões animadas, frequentemente dizemos coisas das quais nos arrependemos. Não esconda este sentimento.
:arrow: Esteja sempre pronto a aceitar um pedido de desculpas com educação e não insista em continuar a discussão.
:arrow: Use o computador de modo que demonstre consideração e respeito.

Gostaríamos de dizer que este Fórum é, e procura ser, DEMOCRÁTICO. As mensagens são moderadas. Esperamos não haver casos em que haverá necessidade de intervenção dos moderadores.

Exceto em suas funções básicas, o moderador participa do fórum como qualquer outro participante. Necessariamente um moderador não interfere no andamento das discussões do fórum, a não ser por motivo de infração das "Regras de Conduta".

Caso isto venha a ocorrer, o moderador pode interferir com a finalidade única de manter o fórum funcionando propriamente.

:idea: Texto criado por: Claudia Daflon
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
porfirio.junior
Mensagens: 1
Registrado em: 09 Mar 2013, 15:44
Localização: Catalão

Olá, gostaria de saber se posso perguntar no fórum se alguém conhece um determinado acessório e colocar marca do mesmo? Comprei uma fat boy e quero colocar um sissy bar preto fosco, só que não conheço a marca da qual eu gostei do modelo. Gostaria de saber de sugestões de marcas e modelos, dentre aqueles que ajustam perfeitamente na montagem. Desde já, muito obrigado.
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

porfirio.junior escreveu:Olá, gostaria de saber se posso perguntar no fórum se alguém conhece um determinado acessório e colocar marca do mesmo? Comprei uma fat boy e quero colocar um sissy bar preto fosco, só que não conheço a marca da qual eu gostei do modelo. Gostaria de saber de sugestões de marcas e modelos, dentre aqueles que ajustam perfeitamente na montagem. Desde já, muito obrigado.
Sim, aqui é o local: viewtopic.php?t=1138

O que não pode é fazer uma loja ou fabrica usar o forum pra promoção e venda de seus produtos ou alguém anunciar.
Imagem
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Quando entrar a nova plataforma do forum, vai ter uma opção de advertencia, o pessoal que não pesquisa e cria novas perguntas já existente vão levar muita advertencia.
Imagem
Responder