Kansas 150: Revisões

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

ANGELA RANGEL
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Mai 2011, 19:55
Localização: Brasí­lia
Contato:

Minha Kansas é 2008 e está com 12mil km e sem garantia.... gostaria de saber quais são os itens obrigatórios a serem observados na revisão dos 12 mil. Tipo criar um Check List. Acho que vai ser de muita utilidade para todos..... um abraço.
Angelmixx
zanchetta
Colaborador
Mensagens: 1277
Registrado em: 14 Out 2010, 00:56
Localização: São Paulo

Angela,

A Dafra é péssima em divulgar dados. E os mecânicos dela são péssimos em seguir procedimento. Vou tentar te dar um parâmetro pelo manual de serviço deles (que, claro, é uma nhaca).

- Oleo
- Vela de Ignição (se não for velas de iridium, tem que ser trocadas a cada 3000km)
- Lampadas - Farol
- comandos elétricos
- sistema de transmissão (coroa, pinhão, corrente)
- alinhamento/balanceamento das rodas (aproveite para ver as buchas, costuma dar muito problema)
- sistema de alimentação (filtro de ar / carburador / coletor de admissão)
(isso é o básico do básico que eles fazem)

- sistema de freios:
Verifique pastilhas de freio e tambor
Verifique se o disco de freio as lonas do tambor estão ok.
O disco de freio não pode estar empenado
Verificar se o tambor está ovalado ou com efeito espelhamento.
fluido de freio (troque a cada ano, mas, cuidado, já temos relatos de visor do reservatório derretendo)
oleo das bengalas da suspensão dianteira
suspensão traseira (checagem)
- Mangueiras e peças de borracha / plástico

isso é o minimo que todo mundo deveria fazer e não faz

- motor

regulagem de valvulas e verificação dos sistemas de admissão e escape.

essa parte do motor encarece muito a revisão, então é um item que vai se empurrando com a barriga até aparecer algum problema.

Que eu me lembre é isso. Alguem quer acrescentar ou me corrigir?
Zanchetta
Imagem
ANGELA RANGEL
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Mai 2011, 19:55
Localização: Brasí­lia
Contato:

Muito bom, já ajuda bastante..... só não quero ser enrolada na hora de fazer a revisão.... a minha outra moto, uma ybr, 15 dias depois de sair da revisão geral bateu biela.... tive que fazer motor. Como as motos DAFRA não são tão resistentes, gostaria de sugerir itens na revisão.... muito me preocupa a bucha da balança e da coroa, pois tenho visto que muitos usuários tem tido este tipo de problema, que ainda não aconteceu comigo, mas se puder evitar..... acho que já ajudou muito. Adoro este Blog e a galega é muito bacana em ajudar sempre.
Angelmixx
ANGELA RANGEL
Mensagens: 19
Registrado em: 25 Mai 2011, 19:55
Localização: Brasí­lia
Contato:

kkkkkkkkkk ficou muito engraçada a ultima frase da minha resposta.... corrigindo.....

Adoro este Blog e a GALERA (e não a galega :P) é muito bacana em ajudar sempre. :oops:
Angelmixx
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Bom com base no que Zanchetta disse, dividi em tópicos para facilitar e acrescentei alguns itens com base no que tive de problema em 18 mil e no que li sobre alguns kanseiros.
Alguns eu considero de verificação diária ou semanal.

MOTOR

- Óleo
- Vela de Ignição (se não for velas de iridium, tem que ser trocadas a cada 3000km)
- Cachimbo de vela - se tem bom contato com o cabo e com a vela.
- Regulagem de valvulas e verificação dos sistemas de admissão e escape. - Essa parte do motor encarece muito a revisão, então é um item que vai se empurrando com a barriga até aparecer algum problema.
- Sistema de alimentação (filtro de ar / carburador / coletor de admissão)
(isso é o básico do básico que eles fazem).
- Torneira de combustível (verificar se fecha e principalmente se o reserva funciona).
- Filtro de combustível e mangueira - No bujão da Kansas deveria ter um (segundo o manual), mas não tem. Então, é melhor investir em um mini filtro, que é um item barato e que a pena ter. A mangueira de combustível original não é ruim, mas pode ficar dobrada quando é instalado o filtro.

Elétrica
- Lâmpadas - Farol (testo sempre antes de sair)
- Comandos elétricos (Limpar contatos e se necessário aplicar WD-40 ou similar)
- Itens que ficam embaixo do banco - verificar se está conectado bem firme. Fixados nos seus devidos lugares e secos.

Sistema de transmissão
- Coroa
- Pinhão
- Corrente
- Buchas (em 12 mil já devem estar abrindo o bico, infelizmente custa caro e não encontrei ainda uma alternativa definitiva) - coroa com jogo é um indício de buchas ruins.
- Prisioneiros e porcas (é bom verificar se estão bons e se as porcas bem apertadas)

Rodas
- Alinhamento/balanceamento das rodas

Sistema de freios:
Freio dianteiro
- Verifique pastilhas de freio e Disco - O disco de freio não pode estar empenado.
- Fluído de freio - Fluído de freio (troque a cada ano, mas, cuidado, já temos relatos de visor do reservatório derretendo).
- Verifique se as lonas e o tambor estão ok - Verificar se o tambor está ovalado ou com efeito espelhamento.

Suspensão
- Óleo das bengalas da suspensão dianteira
- Suspensão traseira (checagem)

Mangueiras e peças de borracha / plástico
- Verifique se o protetor de corrente está trincado
- Verifique se o paralamas dianteiro está trincado
- Verifique se existem fissuras nos coxins dos piscas
- Verifique se o coxim da tampa lateral esquerda está em ordem (se não estiver, dê um jeito de prender, pois uma tampa nova custa caro).

Geral
- Verifique se existem parafusos frouxos, pois a moto vibra bastante.

Algo a acrescentar ou modificar?
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
zanchetta
Colaborador
Mensagens: 1277
Registrado em: 14 Out 2010, 00:56
Localização: São Paulo

L340 escreveu: - Filtro de combustível e mangueira - No bujão da Kansas deveria ter um (segundo o manual), mas não tem. Então, é melhor investir em um mini filtro, que é um item barato e que a pena ter. A mangueira de combustível original não é ruim, mas pode ficar dobrada quando é instalado o filtro.
Só um comentário: a Kansas 2011 vem com um mini-filtro de gasolina. Eu já estava pensando em instalar. Para evitar a dobra da mangueira, sugiro mais um corte na mangueira, para reduzir o tamanho dela. Prisioneiros ou abraçadeiras dão conta de segurar a mangueira com o "peso extra" do filtro. Creio que vale o investimento sim. O carburador agradece.

Abraços!
Zanchetta
Imagem
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Sim, agradece mesmo, pois pelo menos na minha moto a borracha do registro começou a desmanchar e o que impediu de ir pedaço de borracha para o carburador foi justamente esse filtro.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Jovi
Administrador
Mensagens: 6366
Registrado em: 17 Jun 2007, 12:46
Localização: São Paulo
Contato:

Outras informações sobre revisões em:

viewtopic.php?t=2084
Código de Trânsito Brasileiro, Art. 29, XII, § 2º. Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

[]´s Jovi
http://www.jovi.net.br
http://www.motoscustom.com.br
Michel
Mensagens: 212
Registrado em: 16 Mar 2011, 07:04
Localização: Belford Roxo

zanchetta escreveu: Só um comentário: a Kansas 2011 vem com um mini-filtro de gasolina . . .
Cara são essas coisas que a Dafra faz que eu não consigo compreender! Minha moto é 2008, veio com filtro de gasolina, a do meu irmão também é 2008 e, vei sem filtro, tem mais um detalhe, na lista de serviços da revisão diz que em toda revisão de múltiplo de 3000Km o filtro de combustível tem de ser trocado e, você paga por isso mas, a do meu irmão foi duas vezes à revisão e voltou sem filtro, a minha ficou com o mesmo filtro. Vai vendo !
Michel Figueira, FRC
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Por essas e outras que não faço mais revisão na Dafra.
O que eu consigo eu mesmo faço. Porcaria por porcaria, pelo menos fui eu que fiz.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Responder