Kansas 150: Câmbio

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Tuxer3d escreveu:Para a minha (boa) surpresa, a moto estava pronta no dia seguinte, por volta das 10h da manhã. E a explicação foi a seguinte: a peça que liga a alavanca à caixa de câmbio estava prendendo no suporte da pedaleira que fica acima dela. O mecânico regulou a peça e tá tudo certo agora.
Caro Tuxer3d,

fico satisfeito por ter alcançado tão prontamente a solução ao seu caso!

Peço licença para usar suas palavras como exemplo de nossa (brasileiros) conduta, que sempre reclamamos quando e bradamos aos ventos quando algo nos desagrada, aí se torna uma cascata de reclamações, todo mundo pegando carona pra expor suas insatisfações.

Contudo, em casos onde as providências são tomadas prontamente e as soluções são mais simples que as que nós esperamos, surje outro sentimento de insatisfação por interromper o nosso momento de desabafo.

Devemos reclamar sim! Exigir nossos direitos sem dúvida!

Mas saber reconhecer quando algo é bem feito e exaltar a excelência é algo bem mais difícil a todos nós!

Por favor digníssimo Tuxer3d, não entenda isso como uma crítica a sua pessoa, pois NÂO é, apenas me apropriei de seu exemplo para demonstar que difícilmente abrimos novos tópicos para elogiar ou mesmo indicar aquilo que nos agrada, porém, para reclamarmos exitem até sites especializados!

É apenas um alerta para que possamos valorizar um pouco mais as condutas positivas, pois, a exaltação da qualidade motiva qualquer profissional a se tornar melhor!

Afinal, qual de nós não gosta de ser elogiado em nosso trabalho? O reconhecimento da boa contuta é tão importante quanto a exposição da imperfeição! Pensemos nisso!

Finalizando, caro Tuxer3d, fico muito satisfeito por seu momento de conturbação ter sido de breve duração bem como de fácil solução, espero que seu brinquedo tenha ficado em perfeito estado e venha a lhe proporcionar momentos inesquecíveis de pura alegria como os que tenho tido com o meu!

Abraços,
Tuxer3d
Mensagens: 35
Registrado em: 02 Mai 2008, 13:17
Localização: Niterói

Olá amigos.

Fique tranquilo, Michael, entendo perfeitamente sua opinião. Acho que você está certo e essa é a minha postura também, tanto é que, assim que foi possível, postei a solução dada e o atendimento que, para mim, foi bom, pela cordialidade e rapidez.

É verdade, devemos reclamar quando for o caso e elogiar quando for justo. E é o que procuro fazer, assim como acho que deva ser essa a conduta de todos nós.

E Michael, a moto está ótima. Tirando o escapamento colorido, está tudo funcionando bem. E mesmo no amaciamento, ela está fazendo aproximadamente 32km/litro, e rodando tranquila a 80km/h, já corrigido o erro do velocímetro.

Grande abraço à todos.
Disciplina é liberdade.
Compaixão é fortaleza.
Ter bondade é ter coragem.
Legião Urbana
SpyWally
Mensagens: 139
Registrado em: 18 Jul 2008, 17:14
Localização: Rio de Janeiro

Não é tão bizzarro assim não Tuxer

A sua moto ta nova, o pedal do câmbio fica muito duro no inicio o que é normal, depois na regulagem dos 1000 você deve falar de tudo que você acha estranho para poder ser regulado adequadamente, talvez você tenha forçado um pouco na hora de passar marcha e por isso desregulou, falo por experiência própria, a moto fica muito melhor depois dos 1000, a minha ficou melhor depois dos 3000 porque não reclamei do câmbio duro nos 10000, achei que fosse assim mesmo, era tão ruim de passar da primeira para segunda (sempre caia no neutro) que fiquei saindo sempre com a moto de segunda super lento ainda mais com garupa, ao andar na kansas do meu amigo notei a diferença de conforto e melhoraram a minha 1000% na revisão seguinte,
Meu câmbio no ínicio era tão travado que parecia que se eu forcasse mais para passar marcha iria quebrar algo, por isso por um tempo desisti de usar a 1ª marcha. rs..

Quanto ao cromado do escapamento, também aconteceu comigo, foi nos primeiros 1000 também, viajei e peguei chuva com a moto forçando ao máximo de velocidade, no meu caso o mecânico disse que isso acelerou as manchas no cromado, mas depois não progrediu mais a mancha, só tem embaixo do escapamento, muito pouco perceptível, hoje estou com 13000 rodados. Pelo que pesquisei, mancha no escapamento é normal, claro que existem escapamentos bem mais caros com cromados de qualidade surreal que são mais resistêntes a esse problema "estético" :wink:
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Caros COLEGAS,

não estou bem certo no caso da DAFRA, mas em muitos casos o escapamento está envolvido na garantia, principalmente se ficar amarelado ou mesmo azulado junto ao cabeçoste, pois, isso indica regulagem errada das válvulas que muitas vezes acabam ficando prezas e deteriorando quase sempre a sede das mesmas entre balancins ou ressaltos de comando se este for o caso.

Portanto, sujiro que verifiquem no manual qual a cobertura da garantia, pois, talves seja possível a solicitação da substituição do mesmo.

Abraços,
MauComU
Mensagens: 8
Registrado em: 19 Ago 2009, 11:31
Localização: Contagem

Saudações!

Amigo Michael Piders, toda mancha no escapamento oriundo do cabeçote seria então indicio de má regulagem mesmo por acaso pode ser gasosa batizada ou escapamento vagabundo não?...notei isso em minha pretinha e lendo o seu comentário me surgiu a duvida!

Desde já agradeço!
...
zang
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Mai 2010, 20:29

pessoal alguem teve problemas com o cambio para reduzir marchas com a moto parada ? na minha fica tudo duro quando paro a moto se não reduzir antes de para pra reduzi depois eh um parto , ja foi pra mecanica uma vez pq tava escapando a primera marcha pro neutro esse problema foi resolvido mas persistiu o segundo , amanha vai de novo pra mecanica segunda vez em 3 semanas tomara q resolvam desta vez :D
Peterpolis
Mensagens: 160
Registrado em: 12 Out 2010, 17:12
Localização: Lavras

Então, na minha acontece esse problema também, principalmente quando a corrente está folgada, eu to quase soldando o eixo da minha, a corrente num para apertada.
Na verdade esse lance de câmbio duro acontece na maioria das motos, mas eu imagino que no caso da Kansas, o problema seja maior por causa do braço do câmbio.

quando eu tenho q parar a moto, eu costumo usar o freio motor, ainda mais aqui em Lavras q tem uns morros q dão medo, intão paro de 3ª ou 2º.

c vc parar assim, o esquema é empurrar a moto pra frente e para trás com a moto engrenada, e ir apertando a embreagem, mudando a marcha uma por vez, se ainda não conseguir, vá apertar a corrente, pra num toma um tombo ...

abrax
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

Peterpolis escreveu:Então, na minha acontece esse problema também, principalmente quando a corrente está folgada, eu to quase soldando o eixo da minha, a corrente num para apertada.
Na verdade esse lance de câmbio duro acontece na maioria das motos, mas eu imagino que no caso da Kansas, o problema seja maior por causa do braço do câmbio.

quando eu tenho q parar a moto, eu costumo usar o freio motor, ainda mais aqui em Lavras q tem uns morros q dão medo, intão paro de 3ª ou 2º.

c vc parar assim, o esquema é empurrar a moto pra frente e para trás com a moto engrenada, e ir apertando a embreagem, mudando a marcha uma por vez, se ainda não conseguir, vá apertar a corrente, pra num toma um tombo ...

abrax
Eu ouvi dizer, ouvi hein...
ouvi dizer que a quantidade de oleo do motor da kansas eh subdimensionada que não é 1L, é um pouquinho mais... Que quando está no meio da vareta, na verdade ta no minimo...
O pessoal que coloca até o limite da vareta (não ultrapassar o limite, colocar oleo ateh o limite maximo e sem bolhas no visor), diz que roda com o cambio macio que nem de CG... Se ultrapassar o limite pode dar calço hidraulico... então eles deixam sempre no limite máximo da vareta...
Ja ouvi pelo menos uns 3 relatos na internet de quem fez isso e disse que o cambio ficou bem mais macio que antes...

Abrax...
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
zang
Mensagens: 7
Registrado em: 05 Mai 2010, 20:29

fui na dafra aqui em passo fundo rio grande do sul
bah os mecacico foram super atenciosos e me emcinaram um macete diferene :
basta ir soltando a embreagem ate o ponto onde vc atinge a meia embreagem , quando a moto começa a anda , a marcha emgata normalmete depois de ir nesta posição e volta ele me deu uma explicação tecnica sobre o emgate das embreagem e algo parecido com um sistema de segurança pra evita q elas lasquem naum vo entra em detalhes pq anum lembro, tenstei e relamete funciona ......
SpyWally
Mensagens: 139
Registrado em: 18 Jul 2008, 17:14
Localização: Rio de Janeiro

Alguém tem noção do que seja e se a solução é acessível, não sei se levo em mecânico ou na Dafra, o ruido acontece como se algo estivesse arrastando superficianlmente como uma borracha somente quando estou de 5ª.

Alguém já passou por isso ou sabe se terei que trocar alguma peça? :cry:

Abraços,
Chess Moto Club Rio de Janeiro - CMC
Responder