Kansas 150: Nivel do óleo

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

Responder
rp_araujo
Mensagens: 60
Registrado em: 22 Out 2009, 00:24
Localização: Porto Alegre

O melhor mesmo são os sprays para lubrificação de correias (chain lubes). Tem da Motul, Repsol... O preço que não ajuda muito (uns 50,00).
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

Considerando que o preço de uma Corrente Vaz compatível é de menos de 30 pratas, é melhor usar o óleo que o Dan indicou.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Michel
Mensagens: 212
Registrado em: 16 Mar 2011, 07:04
Localização: Belford Roxo

rp_araujo escreveu:O melhor mesmo são os sprays ...
Já usei desse aí também mas, tinha esse pequeno problema.
Michel Figueira, FRC
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

rp_araujo escreveu:O melhor mesmo são os sprays para lubrificação de correias (chain lubes). Tem da Motul, Repsol... O preço que não ajuda muito (uns 50,00).
Depende do spray... tem uns que são graxa branca em spray... esses não valem a pena, mas tbm são baratos (menos de 20 conto a lata)...
Os bons são os que vc citou, "CHAIN LUBE"... O ruim é limpar a corrente depois, pois eles grudam bem na corrente, aí é meio chato limpar ela pra relubrificar novamente mais tarde... Se for sem retentores de borracha é mais fácil, manda querosene e já era, mas se tiver retentores aí complica, pois óleo disel e querosene atacam a borracha dos retentores...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

Na pagina 2 desse topico o LEANDRO BERRIEL disse que eu respondi no orkut que sou engenheiro.
Eu NUNCA aleguei ser engenheiro,mas posso,na época,ter dito que sou mecanico de automoveis formado pelo senai,o que é verdade.
Eu uso 1,400 litro de óleo desde a revisão dos 1000km e agora minha kansas esta com 18500km.
Alem de usar 1400 litro de óleo,eu uso o oleo TOP TURBO desde a revisão dos 3000 km.
Sobre o TOP TURBO ,vejam no orkut o topico "em busca do oleo ideal" e vejam porque eu uso ele,tem alguma coisa escrita no forum dafra forumais,a respeito da quantidade de oleo e do TOP TURBO
Eu fazia as revisões enquanto estava na garantia,mas tirava a moto da cc e ja ia direto trocar a porcaria de óleo que eles colocavam.
Troca de óleo feita a cada 1000km até os 3000km e dai em diante a cada 1500 km,conforme indicação do manual(pagina 58)
Com relação a quntidade de óleo,se for seguido o procedimento indicado no manual(pagina 40),o nivel maximo da vareta é atingido com 1,400 litro,e com o nivel no maximo,alem de refrigerar melhor o motor,se houver algum vazamento,tem uma quantidade maior até chegar ao nivel minimo.
Para facilitar a verificação do nivel,quando eu troque o oleo aos 6000km,na fora de colocar o oleo,eu coloquei 1 litro efiz uma marca com uma serra na vareta,e depois coloquei os 400ml restantes,fiz outa marca,ficando com as marcas MAX e MIN,muito mais facil de verificar o nivel,fazendo isso com o motor frio,logo pela manhã uma vez por semana e nunca completei o nivel.
com relação a corrente,eu lavo ela com diesel e pincel a cada duas semanas,ponho no cavalete e ligo o motor,engato a quarta marcha e dou umas aceleradas para tirar todo o diesel.
Para lubrificar,eu comprei uma bisnaga com bico comprido e coloco óleo 140,na bisnaga,engato a primeira e com o mtor na marcha lemta eu vou colocando o óleo na corrente,deixo funcinando assim por cerca de 3 minutos e repito o procedimento uma vez por semana.A bisnaga com bico comprido é MUITO importante,pois librificar a corrente funcionando é muito arriscado prender os dedos,então se prender algo,que seja o bico da bisnaga.Eu uso oleo 140 porque ele é bem grosso e não espirra tanto e a graxa não lubrifica as partes internas da corrente.
Espero ter contribuido com essas informações.
ernesto walter
Mensagens: 142
Registrado em: 04 Abr 2010, 19:52
Localização: Guarulhos

A pagina do manual sobre a km da troca de oleo é pagina 58.
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

Me disseram que pra medir o óleo da Kansas tem que ser com o motor quente (procedimento diferente das outras motos)... O que está correto? Com o motor quente ou frio pela manhã?

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
zanchetta
Colaborador
Mensagens: 1277
Registrado em: 14 Out 2010, 00:56
Localização: São Paulo

dan_himself escreveu:Me disseram que pra medir o óleo da Kansas tem que ser com o motor quente (procedimento diferente das outras motos)... O que está correto? Com o motor quente ou frio pela manhã?
Frio DaN... Porque com o motor quente o oleo tá "espalhado" pelo motor. Claro que não é o caso, mas só como comparativo para entender. O motor Ford Z-Tec 1.0 tem capacidade total de 4 litros de óleo. Com o motor quente, ele tá com 3 litros no cabeçote.
Zanchetta
Imagem
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

zanchetta escreveu:
dan_himself escreveu:Me disseram que pra medir o óleo da Kansas tem que ser com o motor quente (procedimento diferente das outras motos)... O que está correto? Com o motor quente ou frio pela manhã?
Frio DaN... Porque com o motor quente o oleo tá "espalhado" pelo motor. Claro que não é o caso, mas só como comparativo para entender. O motor Ford Z-Tec 1.0 tem capacidade total de 4 litros de óleo. Com o motor quente, ele tá com 3 litros no cabeçote.
Então mais um erro no manual do proprietário da Kansas... lá diz pra ligar o motor por alguns minutos antes de verificar o nível do óleo...
Valeu pelo toque, eu tava medindo errado...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
zanchetta
Colaborador
Mensagens: 1277
Registrado em: 14 Out 2010, 00:56
Localização: São Paulo

Na verdade, o correto seria alinhar a moto, colocar no cavalete central. O duro é quem não tem a referida peça...
Zanchetta
Imagem
Responder