Kansas 150: Nivel do óleo

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

Responder
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

melzão escreveu:O meu velocímetro marca 20km/h a mais. Se estou a 100, sei que é 80.


Agora tem essa do odômetro também???? Se eu ando 100 quanto é na real??? 110? ou 90?

L340 escreveu:Eu não arrisco andar mais do que 1500.
Uso como medida os 1000 e tolerância máxima 1500, pois é o KM descrito no manual para troca e ainda tem os 10% de erro no
Odômetro (ao contrário da velocidade com no mínimo 20%, a distância tem erro "só" de 10% para quem anda em rodovia).
Mesmo pq não será lá grande economia esticar o óleo até 2000, considerando que por aqui esse óleo custa R$13,50, a Kansas gasta por troca quase R$17.00 reais em óleo. Se você esticar dos 1500 até 2000, serão 500km de economia, ou seja um terço de R$17,00.
Sendo o custo por km em óleo de R$0,0135, em 100 mil km, trocando a cada 1000 km , utilizando 1250ml você terá gasto R$1687,5 de óleo, se trocar a cada 1500 km, terá gasto R$1125,00 e se trocar a cada 2000 km, considerando que não precisará completar um mísero ml até lá, terá gasto R$843,75.
Parece uma economia interessante, mas se isso detonar seu motor no meio do caminho até os 100mil, essa economia se tornará prejuízo, pq vejo o pessoal gastando em torno de R$1000,00 para levantar um motor desses, então sairia por R$1843,75 + a dor de cabeça.
No fim só defendi meu ponto de vista e não respondi sua pergunta, mesmo pq não sei se o Yamalube se garante em 2000 km num motor que esquenta pra danar, teria que fazer um teste de durabilidade para saber e eu não estou disposto a fazer esse teste :D
No comparativo que fiz, deu diferença tanto na velocidade quanto na distância, na velocidade deu algo como estar a 80 marcando 100 e estar a noventa e pouco marcando 120.
Já na distância deu algo em torno de rodar 100 no marcador na Kansas e 90 no de bike.
Também deu diferença se comparado ao odômetro da Intruder 125, mas não lembro quanto, só lembro que a Kansas deu mais.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

melzão escreveu:É que aqui no sul dw sc é tudo mais barato mesmo.

Estourou o pista e a camisa. Nao sei qual botei. Nao lembro pq fiquei mto puto.

Troquei de mecanico. O atual disse que eu forcei mto e nao percebi q dla pedia marcha.

Eu botava 1l. E continuo botando.
A menos que você tenha reduzido a relação (mais arrancada e menos final), não vejo motivo para ter estragado seu motor por conta de mudança de relação.

Recomendo então duas coisas:
Confere se está no nível.
Leia este outro tópico: viewtopic.php?f=47&t=2909

A quantidade de óleo é um briga velha no mundo Kanseiro.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
melzão
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Jul 2012, 03:38
Localização: Araranguá

Faz 3k km que eu fiz o motor. Troquei o oleo sempre colocando 1l. Vamos ver o que vai dar. ...
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

melzão escreveu:Faz 3k km que eu fiz o motor. Troquei o oleo sempre colocando 1l. Vamos ver o que vai dar. ...
E na medição marca quanto da vareta?
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
melzão
Mensagens: 45
Registrado em: 16 Jul 2012, 03:38
Localização: Araranguá

Marca no meio certinho. No mostrador de nível também....


Seeeeeei lá....

L340 escreveu:
melzão escreveu:Faz 3k km que eu fiz o motor. Troquei o oleo sempre colocando 1l. Vamos ver o que vai dar. ...
E na medição marca quanto da vareta?
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
L340
Moderador
Mensagens: 1322
Registrado em: 02 Jan 2009, 20:40
Localização: Guarulhos
Contato:

melzão escreveu:Marca no meio certinho. No mostrador de nível também....


Seeeeeei lá....

L340 escreveu:
melzão escreveu:Faz 3k km que eu fiz o motor. Troquei o oleo sempre colocando 1l. Vamos ver o que vai dar. ...
E na medição marca quanto da vareta?
Pode ser que nas trocas não esteja escorrendo totalmente o óleo, então a quantidade está sendo um pouco menos impactante.

Eu procuro sempre fazer a troca em casa, conforme o manual, apertando a embreagem, dando as pedaladas com a corrente desligada, essas coisas liberam um pouco mais de óleo.

Só tive alguma medição minimamente satisfatória com um litro de óleo nas trocas meia boca em que se escorre o óleo, mal espera parar de pingar e já coloca o novo.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Cleber Moura
Mensagens: 4
Registrado em: 24 Set 2013, 23:35
Localização: Salinas

Revendo o manual da Kansas 150, mais exatamente na pág. 40 (Nível do Óleo do Motor), o procedimento para leitura do nível é o seguinte:

1) Apóie a motocicleta no cavalete central, em lugar plano;
2) Ligue o motor e deixe-o funcionar em marcha lenta por um ou dois minutos;
3) Desligue o motor, retire a vareta a medidora de nível de óleo da carcaça lateral direita do motor e limpe-a com um pano seco. Coloque a vareta medidora do nível na rosca da carcaça sem rosqueá-la. Retire a vareta medidora e verifique o nível do óleo;
4) O nível do óleo deverá estar entre as marcas inferior e superior da haste medidora;
5) Reinstale a vareta medidora de nível, ligue o motor e verifique se não há vazamentos.


Sublinhei, no ítem 3, um procedimento que pode fazer a grande diferença entre fazer uma leitura correta ou não.

Partindo dessa orientação, fiz a troca de óleo.
Uns dizem que a troca com óleo quente seria melhor, pois estaria mais fino e escorrendo mais rapidamente. Pode ser verdade, mas fiz a frio porque deixando de um dia para o outro, todo o óleo naturalmente desceria ao cárter, mesmo estando mais viscoso. Independente da temperatura do óleo, acho que o mais importante é escorrer pelo maior tempo possível.

Assim sendo, tirei a vareta, abri o parafuso do cárter e deixei o óleo velho escorrer por uns 20 min aproximadamente. Logo após recoloquei o parafuso com cuidado para não espanar a rosca. Abasteci o motor com 1,3 L do mesmo óleo Selénia 20w50 recomendado pela Dafra.
Após seguir os procedimentos de leitura supracitados, o nível ficou exatamente no nível máximo da vareta.
As trocas de marcha aparentaram ficar mais macias, o vazamento que tinha antes parou (troquei o retentor) e está rodando beleza! :D

Quanto à questão ambiental, o óleo velho ainda está engarrafamento e guardado mas, assim que eu tiver tempo (e não esquecer), levarei à oficina onde comprei para recolhimento.
:!: Não joguem no ralo ou rede de esgoto, nem na terra, nem utilizem para nenhum outro fim. :!:
Responder