Kansas 150: Nivel do óleo

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

Responder
Avatar do usuário
diegocolvara
Mensagens: 40
Registrado em: 31 Mar 2009, 20:27
Localização: Porto Alegre

esta com problema. certo que esta subindo oleo para a camara de conbustão e queimando junto com a gasolina..faz um teste..acelera afu e solta o acelerador,ve se sai alguma fumaça...
se sair..pq ta queimando oleo..defeito de fabrica..troca o motor inteiro..pq pode se que a camara de conbustão esta oval ou pistão..ou pode ser o cabeçote que esta colocando oleo para dentro do cilindro
Kansas 150 = Cavalo de ferro
Felipe garcia
Mensagens: 610
Registrado em: 21 Nov 2008, 21:29
Localização: São Paulo

galera, na viagem que nós fizemos para Aparescida, um irmão de Kansas, notou que estava vazando óleo em sua Kansas, pelo ferrinho da marcha do lado do motor, verifiquem se está vazando e por gentileza, se for motivo de troca da motocicleta, que avisem isso aqui no site, pois paresce que não era a única.
Amazonas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
leandroberriel
Mensagens: 28
Registrado em: 07 Mai 2009, 20:30
Localização: Canoas
Contato:

Olhei no Orkut e verifiquei que uma pessoa não coloca somente 1l de óleo e sim 1,4l. Ele alega que com 1 litro não chega ao nível cheio da Kansas e após fazer este experimento afirma que o motor se torna menos barulhento(quem tem kansas sabe que depois dos 80km/h...) e afirmou também que ficou muito mais macio para colocar a motoca no neutro(outro desafio após o motor esquentar).
Alguém aqui tem conhecimento sobre a possibilidade de colocar 1,4l na Kansas e se realmente o câmbio fica mais macio além do barulho do motor diminuir?
Obrigado!
Fly Away! Runaway! "Brsun"
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

leandroberriel escreveu:Olhei no Orkut e verifiquei que uma pessoa não coloca somente 1l de óleo e sim 1,4l. Ele alega que com 1 litro não chega ao nível cheio da Kansas e após fazer este experimento afirma que o motor se torna menos barulhento(quem tem kansas sabe que depois dos 80km/h...) e afirmou também que ficou muito mais macio para colocar a motoca no neutro(outro desafio após o motor esquentar).
Alguém aqui tem conhecimento sobre a possibilidade de colocar 1,4l na Kansas e se realmente o câmbio fica mais macio além do barulho do motor diminuir?
Obrigado!
O lance é o seguinte:
Se você tirar todo óleo na troca, esperar bastante, vai sair mais de um litro... se vc completar tudo, vai dar mais ou menos 1,2L...
O que o cara alega? Ele alega que o motor da Kansas precisa de mais óleo que o indicado no manual. Que sempre deve estar no limite do cheio (no limite da vareta, sem bolhas pelo visor de óleo).
Se você fizer isso com cuidado, garantir que não vai passar do nível máximo, sim, é capaz que a moto melhore, pois eu, depois de pesquisar acho que 1 litro de óleo pra ela é pouco, trabalhar com o óleo no meio da vareta seria o mínimo necessário pra ESSA moto trabalhar bem.
Isso porque os caras viram que esse motor veio pra várias motos, e que no manual das outras motos dizia pra colocar mais óleo que o manual da kansas, sendo também que pelo que entendi (to dando uma mega resumida), o trajeto que o óleo tem que fazer no motor da kansas é maior que nas outras motos com o mesmo motor (pois apesar de ser o mesmo, a altura de não sei que parte muda), justificando mais uma vez um aumento no óleo.

Porém contudo e todavia, se você colocar óleo demais, adeus motor. Se você quiser fazer o teste pra ver se a moto melhora, não deixe passar do nivel máximo da vareta... se passar, retira com uma seringa e aqueles tubos transparentes...
Quem fez disse que a moto vira outra... eu ainda não fiz na minha, mas to querendo testar...

Abrax,
DaN

PS: Eu li isso num outro fórum, por isso não vou postar o link aqui.. se vc tiver a fim me manda MP que eu te mando por MP...
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Avatar do usuário
leandroberriel
Mensagens: 28
Registrado em: 07 Mai 2009, 20:30
Localização: Canoas
Contato:

Ele alega que colocando 1 litro não atinge o limite máximo da vareta e por isso coloca 400 ml a mais. Questionei ele no orkut e estou aguardando uma resposta dele. Questionei a quanto tempo ele esta fazendo isso.
Fly Away! Runaway! "Brsun"
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

leandroberriel escreveu:Ele alega que colocando 1 litro não atinge o limite máximo da vareta e por isso coloca 400 ml a mais. Questionei ele no orkut e estou aguardando uma resposta dele. Questionei a quanto tempo ele esta fazendo isso.
eu ACHO que ele vai te dizer o seguinte: O sistema de óleo da kansas é subdimensionado. Por isso ele coloda 400ml a mais. O fato de estar no máximo da vareta deixa a moto trabalhando em modo NORMAL. No meio da vareta, no limite... Abaixo do meio da vareta, ta faltando óleo no sistema e o mesmo não está sendo lubrificado de maneira eficiente.

Tem gente que faz isso ha muito tempo já...

Abraço,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
SERGIO LEITE
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Jun 2010, 13:56
Localização: São Paulo

Bom......curiosamente hoje troquei o óleo da minha moto em casa mesmo, levantei o cavalete soltei o parafuso (bujão) e desci todo o óleo. Até balancei ela um pouco para sair o máximo de óleo. O velho e bom pote de sorvete ajudou nessa tarefa.......rs......ao terminar coloquei o óleo na garrafa, pote ou seja lá o nome que se dá...... recipiente original.... enfim.... não sobrou nem faltou nada, exatamente como o que coloquei na moto...... Ela está exatamente com 13.972 km rodados.
Motos 150 cc. a troca deve ser efetuada a cada 1.000 km. e utiliza 1 litro de óleo. Como utilizo a moto todos os dias e em São Paulo o transito é intenso, respeito rigorosamente a troca de óleo e sempre lubrifico a corrente a cada 500 km.
Toda alteração no nível de óleo das motos ou carros deve ser encaminhado para um mecânico.
Obs. O rententor da marcha da minha estourou e tive que trocar, mas percebi o vazamento......
Abraços
"Ser motociclista é conhecer o mundo nas rodas da amizade.
Avatar do usuário
leandroberriel
Mensagens: 28
Registrado em: 07 Mai 2009, 20:30
Localização: Canoas
Contato:

O Ernesto respondeu no tópico que ele é engenheiro mecânico e faz isso desde quando comprou a moto 0km. Ele disse que agora ela tem 6.500. Outro integrante da comunidade disse que tem um amigo que trabalhou na Dafra e eles mesmos aconselharam a colocar em torno de 1,2 litros porque o manual informa o óleo para a Super 100 no manual da Kansas(Dá para acreditar?! Eu não duvido). Mas ele mesmo aconselhou a falar com o meu mecânico e farei isso amanhã. Se o meu mecânico aprovar, colocarei 1,2 também para ver como fica.
Informo para os amigos do fórum qual foi o resultado.
Abraços e valeu pelas dicas.
Fly Away! Runaway! "Brsun"
zertyz
Mensagens: 12
Registrado em: 18 Mar 2011, 16:17
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Sobre esta questão do oleo eu posso dizer o seguinte:

1) Quando a moto voltou da revisão dos 3000Km, o nível do óleo na vareta estava no mínimo (o visor de vidro aparecia totalmente cheio, mas se eu inclinasse um pouquinho, ficava totalmente vazio)
2) Dificuldade de colocar em ponto morto, passar a primeira com motor quente e alguma resistencia adicional em passar outras marchas com o motor quente

Depois de adicionar o suficiente para o óleo ficar no meio da vareta, observei o seguinte:

- A passagem de marchas é ótima agora. Parece que coloquei um câmbio novo -- é claro que pra colocar em ponto morto as vezes eu tenho que soltar um pouquinho a embreagem para as engrenagens sincronizarem... Também a regulagem da embreagem pode pode influir bastante... eu deixo a minha "lá em cima"...

Pra mim parece óbvio que o nível ótimo do oleo é no meio da vereta... e o fabricante coloca o nível máximo e mínimo baseado no nível ótimo, com uma certa margem para menos e para mais.

Se eu tiver qualquer problema, volto a postar... mas por enquanto só tive soluções.

Um abraço,
Luiz.
A vida começa depois dos 40..... km pilotando sua primeira moto
Michel
Mensagens: 212
Registrado em: 16 Mar 2011, 07:04
Localização: Belford Roxo

Seguinte, desde uns 5.000 km eu completo o óleo, chego da troca de óleo ou revisão na própria Dafra vou lá e completo, eles usam o Selenia 20W50. A diferença é gritante, fica muito mais macia a moto, até o som do motor muda, some aqueles sons de máquina de costura.

Eu recomendo experimentar.

Um braço!
Michel Figueira, FRC
Responder