Horizon 250: Luz da injeção - Código 2-7

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

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JoaoYYZ
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EDITADO:
Código 27: ver a partir do post #6


Galera,
Peguei minha Horizon ontem. Seminova 2013, 4900km rodados. APARENTEMENTE boa, mas como é minha primeira moto, não sei P.N.! rsrs Mas... entendo relativamente bem de mecânica automotiva.

Notei 2 problemas:
1) Manete do freio: a luz do freio não acende de jeito nenhum. Vi no manual que há uma regulagem para o pedal do freio acender a luz apertando mais ou menos, mas não vi NADA sobre o sensor no manete do freio. Alguma dica? Vou ter que trocar o sensor? Tem ideia do valor? Vale a pena colocar algum de outra marca, mas de melhor qualidade?

2) Luz da injeção: saí da casa do cara numa boa... depois de cerca de 2km, a luz da injeção acendeu (sem piscar). Encostei a moto, desliguei por um tempo (coisa de 1 minuto), liguei novamente e nada da luz. Segui caminho. Uns 500m adiante... acendeu de novo (segunda vez). Segui caminho por mais uns Km, parei e desliguei de novo. Mais um tempinho... liguei ela... saí... e a luz acendeu. Como não estava piscando, resolvi seguir até uma oficina qualquer no caminho. Depois de uns 8km, achei uma oficina e parei nela. Depois de algum "bla bla bla", fui extremamente mal atendido, falaram que nem iriam olhar porque estava quente (humrum... tava na cara que tavam com "nojinho por ser Dafra")... isso levou uns 5 minutos com ela desligada. Liguei, no neutro luz da injeção apagada, tomei rumo de casa. Mais uns 3-4 km até em casa... NADA de a luz acender. Fiquei só sorrisos!!!
Hoje... fui mostrar a moto agora à noite para um amigo (nada de sair porque ainda tá sem seguro), depois de um tempo ela ligada... a porcaria da luz da injeção voltou novamente!!! Vi líquido do radiador, vi tudo... e NADA. A luz sequer pisca, ou seja, ele não me informa o que está acontecendo para a luz estar acesa.

Obs: o antigo dono me falou que em Fevereiro/2015 a luz acendeu, e na Dafra mandaram e ele trocou o bico injetor (com 4900km? tá né), e o sensor da ventoinha (no carro se chama válvula termostática, na moto também?). Será que é por aí, ou o buraco é mais embaixo e o cara me empurrou um elefante branco?
Obs 2: desempenho PARECE normal. É minha primeira moto... não posso dizer nada. Mas sinto uma PEQUENA... beeeeeeeeeem LEVE oscilação em ponto morto.

Vou levar na Dafra logo depois da vistoria do seguro, mas achei prudente consultar a galera, até pra me preparar pro que pode vir, ou mesmo nem levar na Dafra e sim a alguma oficina sem ser concessionária.

Podem me ajudar com essa galera?
Abs!!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
Ygor
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João parabéns pela aquisição e será muito feliz tenho certeza, por conhecimento de causa posso te ajudar um pouco.

Antes de trocar qualquer sensor tente acompanha os cabos e fios até o sensor, no caso do pedal do freio traseiro tem uma mola, acredito que o caminho seja por ali ou alguma coisa escapou perto do sensor ou algum rele queimou o que pode até justificar a luz da injeção acesa, ou algum fio perto dos led's se soltou ou arrembentou.

Não sei se a sua tem alarme, a minha fiz a cagad* de colocar nas cc's e não deu outra embaralharam os fios e o resultado foi igual ao seu a luz acendia do nada e só apagava quando desligava e ligava a minha tinha um agravante de que quando a ventoinha acionava e depois desligava apagava o motor também, é um sistema de segurança nas motos a injeção.

Motivos para acender a luz são muitos mas vou tentar te ajudar com alguns:

- Estado geral do óleo caso esteja muito grosso/sujo ou abaixo do nível.
- Deixa ligada até acionar e desligar ventoinha vê se acende a luz, caso acenda já sabe por onde começar.
- Zera o combustível e colocar um de primeira qualidade e verifica se a luz vai acender, caso não acenda era problema de combustível.
- Verifica se todos os reles estão bons a moto vem com dois de reserva se não me engano ficam na lateral esquerda na peça igual a da direita que tem a chave para abrir, só que esta se abre com uma chave alen que vem no kit.
- Verifica junto ao escapamento se o sensor de oxigênio esta bem apertado, ele fica próximo ao escape logo quando sai do motor no sentido contrário a ventoinha do radiador.
- Verifica o cabo de vela e o estado geral da vela de ignição, aconselho levar a um mecânico de confiança retirar a vela e recoloca-la é um procedimento simples com uma peça arredondada que vem no kit de ferramentas, mas requer prática / paciência principalmente para não aperta-la de mais na recolocação.
- Teste o retificador de voltagem.

- A lista é grande mas tenho quase certeza que é problema de filtro de combustível sujo, acho isso pelo simples fato de não acreditar que alguém tenha trocado o bico injetor com menos de 5000km, e nesse ponto das duas uma ou o antigo proprietário foi enganado pela cc's e trocou a toa o bico injetor ou o antigo proprietário foi enganado por algum posto de gasolina que acabou estragando seu bico injetor, e mesmo que as cc's tenham trocado o filtro na troca do bico o antigo proprietário rodou um pouco depois do concerto e já já ia acontecer de novo de o bico estragar, mas o filtro já foi.

Motos a injeção são muitos sensíveis qualquer falha ira acionar essa luz fique de olho no consumo através dele saberá se é problema na alimentação ou na elétrica, a moto faz média sempre próximas a 30km se depois de uns 3 tanques a média ficar abaixo de 25km andando de boa pode encostar que tem algo errado na alimentação, caso a média fique sempre acima será alguma falha na parte elétrica.
Ygor P
JoaoYYZ
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Obrigado Ygor!
Como tenho que fazer a transferência e vistoria no Detran semana que vem, liguei para a Dafra e só consegui agendar para terça-feira que vem. A CCS é longe pra caramba de casa e como tá fora da garantia, acho que um BOM mecânico seria legal para seguir cuidando dela.
Ontem pela manhã fui fazer a vistoria do seguro, e de novo acendeu a luz da injeção.
Perto da vistoria tem 2 oficinas, uma sempre com muitas motos (o que nem sempre é sinônimo de atenção). Saindo da inspeção (ufa, não viram o manete que não acende o freio, nem a luz da injeção), dei uma esticada forte... e a luz apagou! Fui nessa lotada (LE 2 Moto, Vila Isabel, Rio de Janeiro)... Tinha uma Triumph top e tinha uma Sundown, dentre outras. Gostei da diversidade, sem preconceitos. O cara veio me atender e abri o jogo pro cara sobre ser 1a moto, mas de estar preocupado. Ele só faltou me pegar no colo! Elogiou o modelo, falou bem do motor e quanto aos defeitos, me tranquilizou. Ganhou o cliente! Ligamos a moto.... Deu 10segs e a luz da injeção acendeu. Deixei a bichinha, mas confiante. Aproveitei e pedi uma revisão geral, de uma moto literalmente desconhecida. Detalhe: o mecânico é o DONO da oficina rs

Hoje fui lá. O manete do freio é só o sensor. Ele falou que é o mesmo da Honda Tornado.... 20,00. Amanhã eu pego.
Ele rodou com ela pela manhã e disse que a luz não acendeu nem por um decreto. Ele disse que pode ser algum mau contato. De qualquer forma, falei tudo do post do Ygor (MUITO OBRIGADO!) e ele falou que vai tomada por tomada, plugue por plugue, ver a chance de mau contato.
Retificador ele vai testar amanhã.

Só encuquei com a dica do filtro de combustível, que ele falou que é dentro da bomba e que duvidaria que fosse problema, por não ter nada eletrônico (faz sentido) pra acionar a luz. Mas se for trocar o filtro, tem que trocar o conjunto bomba+filtro?
Alguma peça que eu devo aproveitar e trocar por outra superior em qualidade de outra marca?

Abraço!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
JoaoYYZ
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Curiosidade: eu tenho leitor de OBD-II Elm327 e todos os softwares para leitura.
É possível plugar o Elm327 na Horizon? :shock:
Se for, por favor me explique que eu levo amanhã um laptop e o leitor.

Abs!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
Ygor
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João ele deve ter confundido, o filtro de gasolina da Horizon é externo, basta levantar o banco da moto e verá duas mangueiras que acompanham a lateral direita da moto chegam bem embaixo do banco no lugar do motorista e descem, abrindo a tampa com chave já sera possivel ver que uma desce e sobe ligando na peça preta (o filtro) que estará apenas encaixado em uma cinta de borracha depois dele a outra magueira estara conectada, embora as presilhas sejam fáceis de desencaixar pois são do tipo plug, não há espaço para um alicate apertá-lo, será necessário muita paciência para alguem sem experiência fiquei quase 1 hora para trocar da minha.

Quando um filto fica sujo a ponto de impedir a passagem de gasolina, o motor aquece mais por mistura pobre e consequentemente aciona a luz de injeção ou ela acende por falta de combustivel mesmo, mas antes de troca-lo espere alguns dias e veja se a luz não vai acender derrepente era algum mal contato ou até mesmo o sensor do freio dando alguma interferência na central. Verifica com antigo dono se ao trocar o bico injetor ele trocou o filtro de gasolina, pois é altamente recomendavel faze-lô.
Ygor P
JoaoYYZ
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Atualizando:
Antes de tudo, alterei o tópico, para chamar atenção e porque acho que eu como cobaia posso servir de exemplo caso alguém passe pela mesma situação.

Baixei o manual de serviços para tentar resolver a luz da injeção. A luz acende depois de +- 2 minutos ligada no neutro e curiosamente apagou quando dei uma esticada.
Acendeu de novo na mão do mecânico hoje. O Ygor passou um check-list bem legal e SUPER útil, vou explicar o porque:

A luz da injeção informa problema 27 (2 piscadas curtas + 7 piscadas curtas). Se a galera olhar no manual de serviços, só há códigos 28 e 26. COMO ASSIM?? Ver manual página 61/302, 27 não existe!!! É. Ficamos quebrando a cabeça.
O mecânico fez o que deu na telha e dentro dos conhecimentos dele... e eu acrescentei com as dicas do Ygor. Bem... o mecânico disse duas coisas que PODEM acender a luz:
a) Bateria: a moto não rodava quase nada. A carga da bateria pode estar baixa. Acende a luz em neutro e quando eu dei a esticada forte, ela apagou e ficou apagada. Não descarto... achei bem possível;
b) Medindo tensões aqui, cá e acolá, ele achou 14,0 V no regulador de voltagem. Disse ele que deveria ser 14,8. No manual de serviços página 259/302 informa 14,5 +- 1,0V a 5000rpm. Logo, 14,0 está dentro da tolerância

Sei que o bico injetor da moto e o sensor de temperatura do motor foram trocados na Dafra pelo antigo dono, porque estava com a luz da injeção acesa. Então só me leva a crer que nem a Dafra sabe o que é, por isso estou pensando no seguinte:
1) Comprar um regulador de voltagem novo: tem algum similar que eu possa usar, ou deve ser Dafra? Alguém tem ideia do custo?
2) Tenho um leitor OBD-II Elm327 para carros. Rola de usar na moto? Existe algum chicote adaptador no mercado livre ou algo assim? Se eu conseguir usar meu leitor, vai ser perfeito, porque vou saber exatamente ONDE tá o problema, que nem no manual de serviços diz;
3) Bateria nova: a moto tem 2 anos. Qual o tempo de vida útil da bateria original?

Peguei ela hoje... ah... e o manete colocamos o sensor do freio dianteiro da Honda Tornado. Luz de freio acendendo no pedal e no manete... já posso fazer minha vistoria no Detran.
A moto está comigo... e vou começar a rodar com ela pra ver se o problema é carga baixa. Mas se não melhorar, vou passar a medir a carga da bateria.
Alguma sugestão pra incógnita do código 27?

Abraços!

(Ygor: vimos o filtro de combustível. Está perfeito. O óleo estava relativamente escuro, mesmo ela não tendo rodado nem 50km desde a revisão em Janeiro!!!!!! Liberei a troca e o mecânico colocou Motul 5100)
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
JoaoYYZ
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Atualização:
Hoje fui à Dafra que fez os serviços na moto com o proprietário anterior, para conversar.
Confirmado que trocaram o bico injetor e sensor de temperatura do motor. Chamei gerente da concessionária e mostrei por A + B que a falha é bem capaz de ser da ECU. Que eu, diferente do antigo dono, prefiro testar a origem do problema, em vez de trocar isso, e aquilo e ir gastando aleatoriamente, enquanto o código 2-7 não existe.
Aceitaram minha sugestão: tirar a ECU de outra Horizon e pôr na minha para testar e provar que não há falhas na moto, e sim na minha ECU. Já aproveitaram e pediram uma ECU nova que vai chegar essa semana; confirmado o diagnóstico, a peça vai estar na css para instalação imediata.

Facada grande no bolso, mas é pra deixar a bichinha tinindo e ora ficar alguns longos anos com ela.
Vai pra Dafra 2a que vem. Enquanto isso tá comigo, perfeita.

Só me incomoda que em freio-motor, descendo serra engrenado, dá uns leves pipocos. Assim como dou uma esticada numa reta, se alivio o acelerador, ela também dá uns pipocos leves. Normal isso galera?
Abraço!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
Ygor
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JoaoYYZ escreveu:Atualização:
Hoje fui à Dafra que fez os serviços na moto com o proprietário anterior, para conversar.
Confirmado que trocaram o bico injetor e sensor de temperatura do motor. Chamei gerente da concessionária e mostrei por A + B que a falha é bem capaz de ser da ECU. Que eu, diferente do antigo dono, prefiro testar a origem do problema, em vez de trocar isso, e aquilo e ir gastando aleatoriamente, enquanto o código 2-7 não existe.
Aceitaram minha sugestão: tirar a ECU de outra Horizon e pôr na minha para testar e provar que não há falhas na moto, e sim na minha ECU. Já aproveitaram e pediram uma ECU nova que vai chegar essa semana; confirmado o diagnóstico, a peça vai estar na css para instalação imediata.

Facada grande no bolso, mas é pra deixar a bichinha tinindo e ora ficar alguns longos anos com ela.
Vai pra Dafra 2a que vem. Enquanto isso tá comigo, perfeita.

Só me incomoda que em freio-motor, descendo serra engrenado, dá uns leves pipocos. Assim como dou uma esticada numa reta, se alivio o acelerador, ela também dá uns pipocos leves. Normal isso galera?
Abraço!
João os pipocos da sua moto só comprovam que não é ECU, nenhuma horizon com escape e todo restante original pipocam, seja em reduzidas ou aceleradas, este sintoma é tipico de motos com mistura pobre (edite: li que é por excesso) no motor pode não ser o filtro de combustivel (edit: deixando passar gasolina demais) mas alguma coisa está obstruindo (liberando) a passagem de gasolina ou mandando ordem para ECU injetar menos ou mais gasolina que o necessário, falaram em troca do sensor do escape peça para colocarem de uma outra horizon e testa, mas definitivamente não é ECU, a luz indicadora pode apagar com esta ECU de outra moto pois o defeito ainda não foi diagnosticado por ela, sua moto só ficara redondinha se não tiver esses pipocos, obs: essa cc fez o serviço no bico e no sensor e nisso tem garantia cobra eles.

De ultima hora eles trocaram o bico certo e nele vai a mangueira que sai do filtro de combustível ela é presa por presilha do tipo plug caso ela tenha sido apertada muito antes do suporte do bico ela vai estar fazendo pressão na mangueira e diminuindo sua vazão, com um simples alicate você aperta a presilha e a leva para uma posição mais próxima do bico injetor desobstruindo sua passagem, vale a pena checar. Aliás cheque as duas presilhas do filtro mais a do bico injetor elas devem estar sempre muito próxima ao final da mangueira onde tenha material que aguente sua pressão.

João você não conhece ninguém ai no Rio que tenha uma horizon ou outra similar e que goste de fazer a própria manutenção? ou uma indicação de alguém que conheça uma oficina especializada em IE de moto, não to falando que não deva trocar a ECU da moto, mas pelo que você citou vai trocar e vai continuar sofrendo depois, assim como o antigo dono. Caso decida trocar na cc mencione que a moto só sai de lá se não estiver dando esses pipocos isso não é normal, caso eles insistirem que é normal pegue uma horizon deles lá e veja se faz o mesmo que a sua, se eles alegarem que é sintoma de moto usada me avise vou levar a minha com quase 30000km e desafiar alguém a andar e dar um pipoco desse na minha moto sem mexer em peça alguma.
Ygor P
JoaoYYZ
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Ygor... Se eu tivesse um pouco mais de experiência, pegaria a Dutra só pra deixar a bichinha no final de semana contigo. Não quer vir pro RJ abrir uma oficina não??? :)

Bom... lembrando que entendo de mecânica automotiva, vamos lá:
1) Pipocos: pois é... por isso preferi te perguntar. O meu mecânico e o da Dafra falaram que poucos são normais. Eu não acho pipoco normal NUNCA! Mas como nunca tive moto, aliás, nunca tive NADA com 1 cilindro... sei lá. E sim... pode ser a mistura ar/combustível ou mesmo vela (que foi a única coisa que não chequei, nem troquei. Alguma dica para trocar por algo superior, ou coloco a original mesmo??)

2) Garantia do bico e do sensor: era de 60 dias nas peças. Foram trocadas pelo antigo dono em Fevereiro

3) Ver bico e a mangueira: Ok! Vou ver do jeito que você falou

4) Conhecer alguém: não tenho amigo próximo que tenha moto, muito menos uma Horizon. Comprei na orelhada. Pesquisando há bastante tempo que me decidi pelo modelo. Um camarada que trabalhou comigo ano passado que me deu muitas dicas do que comprar e o que não comprar (ex: Street e os riscos de assalto e a vulnerabilidade no trânsito por causa do tamanho). Não conheço ninguém que faça mecânica na própria moto. Só um senhor no meu prédio que tem uma Harley que me recomendou a oficina que fui, mas que ele mesmo vai em uma especializada em Harley a uns 20km de casa. Estou aprendendo na marra, com o manual de serviços e com seus posts.

5) Oficina especializada em IE de moto: não. O problema é que pelo menos aqui no RJ tem pouca Dafra, e o pessoal ainda torce um pouco o nariz. Achei um grupo no Facebook (tive que criar conta e depois excluir rs) de Horizon aqui no RJ. Um dos administradores me ajudou hoje, me passou o tel de um cara que poderia manjar de ECU... mas ele não mexe em motos e nem tinha ninguém para indicar.

6) A Dafra do Brasil me ligou hoje. Escrevi para eles no final de semana relatando tudo. Eles me confirmaram que o código 27 não existe no manual de serviços, MAS existe o código SIM, porém é um código INTERNO restrito às concessionárias (não é mentira. Quando trabalhei na Peugeot era assim, e quem muito faz isso hoje é a Ford com os chamados "B.T. - Boletim Técnico de serviços", que é uma espécie de recall não anunciado). Me falaram que é necessário que passem o scanner e rodem uma configuração e inclusive atualização, mas que esse código é apagado SIM e tem um significado. Meti um pouco o malho dizendo que se fosse tão simples, a concessionária deveria saber, ao invés de mandar trocar bico injetor, sensor de temperatura... Comuniquei à pessoa que vou levar na Dafra na 2a feira que vem, na concessionária de Bonsucesso, e ela me garantiu que eles vão receber as instruções diretamente da Dafra sobre como proceder com a minha moto e resolver o problema. Logo, se a concessionária não estava preparada para resolver o problema, DISSE A DAFRA, vai receber uma instrução diretamente da matriz sobre como proceder para RESOLVER.

7) Troca da ECU: Olha... depois da ligação eu fiquei bem empolgado que uma atualização pode resolver. Talvez a série da minha moto esteja com um erro no software, que uma simples atualização resolva. Mas ainda assim... rachei o bico com você dizendo que leva a sua com 30000km e desafia eles kkkkkkk. Confio em você meu caro... por isso que seria legal se você estivesse por perto para trocar uma ideia e talvez até dar uma fuçada. Mas concordo plenamente... se for pra trocar, é pra sair MELHOR que uma 0km.

Será que agora vai???
De qualquer forma, seguem meus deveres de casa:
- Verificar bico injetor estrangulado/muito apertado;
- Verificar presilhas do filtro de combustível que podem estar mordendo a mangueira

Fora isto, estou meio que nas mãos da Dafra...
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
Ygor
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Se eu estivesse na sua situação eu faria o mesmo, chegaria na cc deixaria para avaliação (mencionaria os pipocos) e falava que só a retiraria de lá sem eles (os pipocos). É que o pessoal mistura muito as coisas, esses pipocos são muito comuns em motos carburadas, em injetadas depende muito do projeto basta ir a um fórum de fazer 250 injeta qualquer pipoco algo está errado. Quando retirar sua moto da cc e não escutar mais estes barulhos e sem a luz da injeção acender depois de uns dois tanques com direitos a ligar a ventoinha algumas vezes sua moto estará 100%.
Ygor P
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