Horizon 250: Luz da injeção - Código 2-7

Motos: Dafra Kansas 150, Dafra Kansas 250, Dafra Horizon 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Dafra

Ygor
Mensagens: 81
Registrado em: 17 Nov 2013, 11:26
Localização: São Paulo

João que saga meu amigo, mas fico me perguntando o que o antigo dono tinha na cabeça se é que tinha alguma coisa, pelo que você falou do antigo dono aparentemente ele tentou dar um up em potência da moto, retirou miolo e deixou escape livre muito provavelmente colocou um filtro de ar esportivo (como se fosse preciso o original já deixa passar muito mais que o necessário), provavelmente alargou os bicos de injeção para mais combustível e por fim tentou remapear a injeção mexendo na ecu. Até aqui todo caminho você já desfez.

Mas existem outros ajustes como ponto de ignição, comando de válvulas, verificar se ele por acaso não rebaixou o cabeçote (ai você tem licença para dar umas porradas nele... brincadeira sou contra a violência).

Vou dar uma dica para te poupar mais tempo buscando o problema, se você ainda tem contato com o safado ops antigo dono joga a real com ele fala que você já viu várias besteiras que ele fez e cita: ECU e Escape e pergunta se alem disso foi feito mais alguma coisa na parte mecânica/elétrica, pois você quer deixar a moto original.
Ygor P
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Bom dia Ygor! Pois é... mas ele não tentou dar up na potência não. Ele fez besteira mesmo. Sabe criança desmontando um carrinho e quando monta sobram peças?

1) Escapamento: retirar o miolo só dá um ronquinho mais grave. Olha aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=DXIHLRN-F7E
Esse é EXATAMENTE o ronco da minha moto. Esse vídeo é o do admin do clube da Horizon do RJ, que liguei no tel ontem e me confirmou que os pipocos são por causa da falta dos miolos, mas que em nada mudam desempenho ou consumo;

2) ECU: na verdade o antigo dono não tentou "chipar". Deu o código 2-7 e ele, no desespero, não tentou investigar. Viu o preço de uma ECU nova, se apavorou, e tentou consertar por si mesmo. cagad*! O certo era testar tudo, inclusive solicitar à CC que providenciassem uma ECU para testes. Foi o que a anta fez? Não. Violou a ECU, trocou chip... e no final o problema nunca foi ela. Isso se chama ansiedade, que com a maturidade, podemos chamar de burrice!

3) Manicoto: você trocou suas manoplas e sabe bem desse assunto. Minha moto já caiu para o lado direito com o antigo dono (a ponta da manopla original está arranhada e RACHADA (R$59,00 aquela pecinha plástica cromada. Quer vender a sua? Kkkkk). Provavelmente ele deve ter afrouxado o manicoto para acertar a manopla direita, que é presa a ele, certo? No que ele mexeu no manicoto, das duas uma:
A) ele meteu a chave e o parafuso ali com a moto com corrente (ou seja, com a chave virada) e deu curto no manicoto justo no fio do sensor do manete do freio;
B) quando ele foi apertar o manicoto, por muita falta de cuidado, aparafusou EM CIMA do fio do sensor do manete do freio, rasgando o fio e dando curto.
Como se diz no RJ, ele "garoteou". Foi moleque. Não sabe mexer? Pede supervisão de quem manja. Mas... fez de orelhada... deu ruim;

4) Troca do bico injetor: não é porque o bico estava adulterado ou modificado para maior vazão. Foi o mesmo caso da ECU. O cara não trocou uma ideia na CC, não pensou. A CC viu o código e deve ter recomendado a troca do bico como solução. O cara DEVERIA ter pedido para fazerem um teste, colocar outro no lugar. Se não tivesse outro, aguardasse a entrada de uma moto ou a chegada da peça. Mas ele deve ter dado chilique e a solução mais rápida era a COMPRA e TROCA do bico, em vez de aguardar outra moto ou um bico de teste (que certamente deveria ter que aguardar alguns dias). O bico foi trocado e o problema persistiu, mostrando que o problema nunca foi o bico injetor também. Nem o bico, nem a ECU. De novo a ansiedade e falta de comunicação.

De qualquer forma, depois desse seu post, segui suas dicas (como sempre) e liguei p/ a CC e falei com o supervisor de oficina (a esposa dele deve ter ciúmes de mim. O cara fala mais comigo que com a esposa kkkk).
- Ponto de ignição: por mais que a injeção faça pequenas correções, realmente se o ponto estiver muito fora, a injeção não corrige. Mas os avanços (ou retrocessos) são informados no scanner. Se estivesse muito fora do ponto, o próprio scanner indicaria para ser feito um ajuste manual, que não foi o caso. Não está acontecendo detonação, logo não está fora de ponto;


Situação atual: Ele vai trocar todo o corpo de injeção. Há vários sensores no corpo. Sensor de posição da borboleta, TPS, marcha lenta... então ele vai testar outro corpo completo no lugar do meu.

Como falei, estamos indo por tentativa e erro, rodando todos os sensores da moto, toda a parte elétrica.
Abraços e mais uma vez, obrigado pelas sugestões. São SEMPRE muito válidas!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Mais um dia... vamos ao diário de bordo:

Liguei no final da tarde.
Obs: Deixei autorizado por escrito que a moto está com tanque cheio e liberado o combustível e km para qualquer tipo de testes. Não me importo com R$60,00 de combustível, quero a moto 100% testada.

Foi trocado todo o corpo de injeção da moto.
O supervisor da oficina rodou ontem com ela cerca de 100 (CEM) km, pois precisou resolver coisas em outras CC's. Sim, ele constatou os pipocos do escapamento, mas desempenho em geral da moto está muito bom.
No FINAL... BEM no FINAL do teste, retornando para a CC, a porcaria da luz acendeu.
Ele disse que na Horizon há um 3o relé "escondido", bem abaixo do banco (não onde ficam os dois na tampa da esquerda). Esse relé também é relacionado à ventoinha (a luz só acende com a moto "quente", nunca fria, mas a ventoinha arma perfeitamente e desarma. Ele trocou esse 3o relé... mesma coisa.
Foi trocada também a bóia e bomba de combustível. Preciso responder? Mesma coisa. Luz 2-7.

Hoje ele fez mais um teste e acendeu a luz. Parou a moto onde estava e desconectou outro sistema elétrico (o velocímetro). A luz não acendeu mais (tá zoando né?? NÃO!).
Na verdade, a injeção se comunica com 2 painéis: o do tanque, onde faz o check e informa os códigos, e o do velocímetro, onde faz outro check e faz toda a verificação do sensor de velocidade, km e aquela contagem de 1 até 9. Ali tem uma placa... pode ser ela em curto. Ele vai continuar os testes 6a feira, já com outro velocímetro "emprestado".

Realizado:
Status atual:
- Escapamento sem os miolos (não dá problema, dá até um ronquinho grave e bacana);
- Bico injetor trocado;
- Sensor de temperatura do radiador trocado;
- ECU trocada (custo ZERO);
- Chicote elétrico geral trocado (custo ZERO);
- Manicoto direito em curto por cag*da do antigo dono (custo ZERO);
- Sonda LAMBDA trocada. Como não era o defeito, pedi para voltar a minha (custo ZERO);
- Trocado todo o corpo de injeção (não era o problema);
- Trocada bomba e bóia (não eram o problema);
- Trocado 3o relé "separado", abaixo do banco (não era o problema);

Situação atual:
- PODE ser o painel superior (velocímetro). EM TESTES


Qualquer outra sugestão que ainda não foi pra lista será bem vinda. Mas to confiante no cara que tá mexendo.

Estou com váááááários acessórios comprados aqui do meu lado para instalar (sissy, protetor de motor, alforge frontal p/ ferramentas, moldura de placa cromada, parafusos personalizados)... mas confesso estar BEM desanimado. Não vou passar a moto adiante com problemas, mas admito que estou perdendo o tes*o nela. Não por culpa da Dafra... mas só não dei sorte.

Abraços...
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
carlosjpf
Mensagens: 5
Registrado em: 27 Abr 2015, 20:23
Localização: São Paulo

João,

Tenho acompanhado todos os seus relatos. Cara, vai dar tudo certo no final. Não desanima não!!!!

Palpitando.....

Não entendo nada de motos, e talvez não tenha nada a ver o que vou relatar, mas quem sabe, né?

Um vez eu comprei um Classic e o carro começou a apresentar um problema intermitente, em que ficava falhando muito na marcha lenta. A luz da injeção acendia. Levei em vários mecânicos, diversas vezes, e ninguém achava o defeito. Quando plugavam o sistema de diagnósticos era até possível ver alguns códigos de erro, mas sem pistas do que poderia ser.

Putz... Li muito, fiz testes e, depois de muito tempo, finalmente descobri o problema: era uma falha de aterramento no motor. Isso causava um mal funcionamento em alguns sensores, e aí já viu. Dava pau. Puxei um fio direto do negativo da bateria e prendi em um parafuso do motor. Nunca mais deu pau.

O caso era parecido com o seu: o antigo dono não conseguiu resolver e passou pra frente. Por sorte, sou meio parecido com você nesse aspecto de correr atrás e analisar as coisas.

Como eu disse, não conheço nada de motos e não sei como é a distribuição do terra pelo chassi, mas em defeitos intermitentes, como é o seu caso, falhas de aterramento ou mal contatos em outro lugar são plausíveis com o defeito. Ainda mais levando em consideração que as principais peças envolvidas já foram trocadas.

Espero que ajude.

Em tempo: obrigado pelas dicas no fórum da primeira custom. Já estou pensando na Horizon.

Abraços!!

Boa sorte!
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Eae Carlos!
Pois é... a minha foi um belo elefante branco, com requintes de crueldade pelo mau-caratismo do antigo dono :(
Dá pra notar que a marca é boa, a qualidade é muito boa, e estou desbundado com o atendimento na Dafra. Eles realmente QUEREM resolver e apagar a imagem ruim.

A minha tá com 5.100 km, me sinto MUITO seguro nela. Andei numa Suzuki GSR 150i street de um amigo antes de pegar a Horizon... parece um pedalinho! Parei entre 2 ônibus no sinal... QUE MEDO! A Horizon é grande, estável, acho que tem o peso ideal, pois não é "de papel" a ponto de qualquer vento te desviar, mas não é uma Harley de 300kg. Tem porte, é imponente. Você pára num sinal e te respeitam. Você ocupa a faixa de um carro e te respeitam, diferente de uma street, mas ao mesmo tempo ela não é larga para passar no corredor. Pra minha primeira moto eu gostei muito, me sinto MUITO seguro nela. Estava entre ela e uma Ténéré... mas ela ganhou fácil pelo baixíssmo índice de roubos. SE eu continuar a ter motos, a próxima vai ser outra Custom. Começa com 250cc sim meu caro. Você aprende a usar bem o motor, acerta reduções de marcha sem travar a roda, a moto é mais leve, menos bruta... e vou te dizer que a Horizon anda bem direitinho!

Quanto à minha... não dá pra negar que estou desanimado. Tenho vários acessórios aqui do meu lado para instalar... mas não sei. Não é culpa da Dafra, nem da Horizon. Essa minha é que tá osso de achar o problema... e nesse meio tempo me faz pensar se realmente vale a pena ter moto, ou se é algum indício pra deixar a ideia de lado... sei lá.
Tô desanimado. Mas não desanime, e repito: nenhuma culpa da Dafra ou do modelo Horizon. Continuo aprovando e falando bem pra quem me pergunta dela.
Abraços e avisa pra galera das suas decisões!!

Obs: já viu a Suzuki Intruder? Considere ela também. Tem dela 0km, e p/ mim os únicos poréns é ser 125cc e ser carburada. Coloque ela na lista e procure no fórum. Quem tem gosta muito! Eu preferi 250cc pela reserva de motor, mais segurança pra "escapar" de qualquer emergência e porte, entendeu?
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
ftathiago
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Mar 2014, 02:05
Localização: Bela Vista
Contato:

Se pretende pegar a estrada, a 150 aguenta. Mas se puder, vá de 250cc!
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Nova atualização
Boa tarde galera,
Recebi ligação agora há pouco do supervisor de oficina.
Como falei, o último serviço foi: troca do 2o. relé da ventoinha (o "escondido", que fica em cima do cabeçote). Após essa troca, a luz da injeção acendeu mais uma vez. Desligaram o velocímetro e ela não acendeu mais.
Veio o feriado, concessionária fechada.
6a feira parece que rodaram mais com ela, com o velocímetro desligado. Nada de luz da injeção.
Hoje rodaram mais (não foi uma volta no quarteirão, rodaram BEM)... nada de luz da injeção. Ligaram o velocímetro de novo... nada de luz de injeção.
Como eu autorizei rodarem o quanto fosse em testes, após ligar o velocímetro rodaram mais 54 (CINQUENTA E QUATRO) km hoje. Chuta??? A luz NÃO acendeu. Pqp... sumiu a parada? Era um cisco em algum contato? SDS (Só Deus Sabe).

O supervisor ligou pra me contar esse novo capítulo da saga, e visto que a luz parou de acender sem um motivo (a troca do relé não foi, porque acendeu 1x, e o velocímetro ligaram de novo o MEU, não é um novo), ele não sabe se o defeito sumiu ou se tá "escondido", e pediu para eu NÃO pegar a moto hoje. Amanhã tem na agenda deles que precisam ir a uma outra concessionária em outra cidade (Nova Iguaçu), coisa habitual entre concessionárias p/ enviar itens, verificar, bla bla bla. Já fui perguntando: "Vão com a minha né? Bota um baú, usa de motoboy, entrega pizza... até termos certeza que a luz se foi". Ele riu e disse que a ideia é essa, usar a minha moto na "missão" rsrs. Ir com tudo ligado (incluindo velocímetro), pra ser o "teste final". Cerca de 30km pra ir e 30km pra voltar, e na hora do almoço ele me liga pra dizer se a luz deu o ar da graça ou se desistiu de nos aporrinhar.

Já que os posts tão imensos, vou listar os itens elétricos que AINDA não foram trocados:
- Ignição (ainda original);
- Velocímetro c/ painel (ainda original);
- Sensor de velocidade do velocímetro (ainda original).

Obs: ele aproveitou e me falou que depois que mexeu na bóia semana passada, meu marcador de combustível tá BEM MAIS preciso, visto que tiraram o tanque, esvaziaram, reencheram de novo. O meu marcador não tava lá essas coisas. Mais um presentinho no meio de tantas dores de cabeça. Logo... bóia trocada, custo R$0,00.

Abraços!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Boa noite pessoal,
Parece que tudo está resolvido.
Peguei a moto hoje. Realmente muita coisa melhorou com as trocas e "destrocas".
Além da luz da injeção aparentemente resolvida, outras coisas:
- Medidor de combustível: bem mais preciso e confiável. Acendia a reserva quando eu ficava um pouco inclinado, ponteiro encostando no vermelho. Fui encher e aceitou 11,9 litros. Reserva perfeita!
- Marcha lenta mais serena: parece que com a retirada e recolocação do corpo de injeção, ela está mais suave. Respostas iguais, não está mais fraca, mas está menos áspera. Inclusive os pipocos, por causa do escapamento sem os miolos, reduziram MUITO;
- Marchas entrando mais suave: acho que o pessoal de tanto testar, foi corrigindo o que citei acima e regularam algo no pedal, porque as marchas estão BEM menos secas, estão bastante macias, fazendo menos barulho e inclusive dando menos tranco.

A luz da injeção não acendeu. Enchi o tanque perto de casa, rodei mais um pouco e nada. Confesso que tirei um peso... agora é rodar e torcer pra que nunca mais apareça esse código.

Veredito? Pode ter sido:
- 2o relé da ventoinha (o que fica escondido em cima do cabeçote);
- Velocímetro: lembrem que ele é um painel com uma placa eletrônica, não está ali somente para indicar a velocidade. Ele se comunica com a ECU e o teste da ECU é informado por ele ao contar de 1 a 9. Quando desligaram, o problema parou. Quando religaram, o problema sumiu. Pra mim ele deveria estar mal conectado ou mesmo com algum problema no engate do chicote, que ao retirar, devem ter soprado e agora funciona perfeitamente.

Custo? R$0,00.

Obrigado a todos pelas dicas e sugestões. TUDO sugerido foi tentado.
Agora é rodar e torcer pra que esse problema nunca mais volte.
A moto está bem suja... mas... vou instalar os acessórios com calma e em breve posto umas fotos dela.

Um forte abraço, e mais uma vez, obrigado!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
ftathiago
Mensagens: 28
Registrado em: 04 Mar 2014, 02:05
Localização: Bela Vista
Contato:

Mano, vou até fazer um churrasco em comemoração! Viva!
JoaoYYZ
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Abr 2015, 20:36
Localização: Rio de Janeiro

Mano... sabe quando a ficha não cai? Ainda tô BEM cabreiro... mas aliviado por ela ter recebido "alta médica" rs.

E você? Depois da Kansas com o motor fundido... já pegou outra motoca? Vai de Horizon?

Obs: estou aos poucos animando de montar um ou outro acessório antes das fotos.
Abraços!
Dafra Maxsym 400i
Minhas EX: Boulevard M800, Honda Shadow 750, Dafra Horizon 250
Responder