Então, se você colocar o pinhão de 16 com a coroa de 42, vai acabar sendo parecido com o pinhão de 15 com coroa de 39, mas se você colocar pinão de 16 e coroa de 39, deve ficar mais pesado.
Agora refazendo as contas, vi que tinha postado com erro a conta da relação 42x15, corrigi abaixo:
42/15=2,8
42/16=2,625
39/15=2,6
39/16=2,4375
Quanto menor for o valor, mais pesado será para o motor girar a roda e o motor trabalhará com menor giro.
Se você não tiver que pagar para fazer essa modificação, aconselho a testar o 16x39, pode ser que o resultado seja interessante.
Ah, quantos kms sua moto tem mesmo?
Kansas 150: Mudanças na relação
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Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
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- Gilberto Crespo
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Não tem 1.000 kms rodados e já comprei o pinhão de 16 dentes.
O que vc quer dizer com "ficar mais pesado"?
Obrigado e abraços.
O que vc quer dizer com "ficar mais pesado"?
Obrigado e abraços.
Gilberto Crespo
será mais dificil para o motor empurrar a moto, você perderá mais embalo nas subidas e terá maior dificuldade em desenvolver a velocidade.
Eu costumo falar "pesada" pq na bicicleta a gente usava isso:
Marcha mais leve e marcha mais pesada
Marcha mais leve é quando usava a catraca (equivalente a coroa da moto) maior com a coroa (equivalente o pinhão da moto) menor. você pedalava mais vezes, o pedal ficava mole (leve) e você conseguia passar uma ladeira sem fazer muita força, mas dando mais voltas no pedal.
Marcha mais pesada é quando usava a catraca (equivalente a coroa da moto) menor com a coroa (equivalente o pinhão da moto) maior. você pedalava menos vezes, o pedal ficava duro (pesado) e você atingia maior velocidade dando menos voltas no pedal, mas tinha que fazer mais força.
Eu costumo falar "pesada" pq na bicicleta a gente usava isso:
Marcha mais leve e marcha mais pesada
Marcha mais leve é quando usava a catraca (equivalente a coroa da moto) maior com a coroa (equivalente o pinhão da moto) menor. você pedalava mais vezes, o pedal ficava mole (leve) e você conseguia passar uma ladeira sem fazer muita força, mas dando mais voltas no pedal.
Marcha mais pesada é quando usava a catraca (equivalente a coroa da moto) menor com a coroa (equivalente o pinhão da moto) maior. você pedalava menos vezes, o pedal ficava duro (pesado) e você atingia maior velocidade dando menos voltas no pedal, mas tinha que fazer mais força.
Vinícius Melo
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- Gilberto Crespo
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Valeu amigão, um grande abraço.
Gilberto Crespo
Olha só o que eu achei no site da Riffel:
http://www.riffel.com.br/pecas/produtos ... ao#content
Uma calculadora de relação!
http://www.riffel.com.br/pecas/produtos ... ao#content
Uma calculadora de relação!
Vinícius Melo
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- Gilberto Crespo
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- Registrado em: 07 Abr 2011, 12:56
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Eu já tinha visto essa calculadora no site... muito interessante.
Como vc viu, a relação da minha Kansas é nova. Será que trocando o pinhão para 16 dentes, terei que trocar a corrente também?
Como vc viu, a relação da minha Kansas é nova. Será que trocando o pinhão para 16 dentes, terei que trocar a corrente também?
Gilberto Crespo
Ressucitando tópico dos mortos, já que eu estava vendo como iria montar a nova relação.
Alguém ainda tá usando o pinhão de 17 dentes? Estou pensando em fazer uma relação 17x43.
Aproveitando para deixar algumas dicas:
Mais interessante que reduzir a coroa, é melhor aumentar o pinhão, pois tende a forçar menos na virada do eixo, e é mais massa para absorver e transimitir força (tende a quebrar menos).
Eu vi que alguns cogitaram o belt drive (correia dentada). FUJA BINO, É UMA CILADA!
Apesar de não ter a lubrificação, a limpeza tem que ser constante, para que as polias dentadas não fiquem comidas antes do tempo.
A suspensão tem que trabalhar numa geometria perfeita para colocar a correia dentada por um simples motivo, ela trabalha toda esticada. Se isso não for bem equalizado, a perda de conjuntos de transmissão será alta.
Então, se sua moto não tem correia dentada de fábrica, tem um bom motivo.
Abraxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Alguém ainda tá usando o pinhão de 17 dentes? Estou pensando em fazer uma relação 17x43.
Aproveitando para deixar algumas dicas:
Mais interessante que reduzir a coroa, é melhor aumentar o pinhão, pois tende a forçar menos na virada do eixo, e é mais massa para absorver e transimitir força (tende a quebrar menos).
Eu vi que alguns cogitaram o belt drive (correia dentada). FUJA BINO, É UMA CILADA!
Apesar de não ter a lubrificação, a limpeza tem que ser constante, para que as polias dentadas não fiquem comidas antes do tempo.
A suspensão tem que trabalhar numa geometria perfeita para colocar a correia dentada por um simples motivo, ela trabalha toda esticada. Se isso não for bem equalizado, a perda de conjuntos de transmissão será alta.
Então, se sua moto não tem correia dentada de fábrica, tem um bom motivo.
Abraxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Zanchetta
Eu mudei a relaçao da minha e estourei o motor.
Ainda bem que foi só 400 pila pra resolver. Nunca mais mudo essas coisas de fábrica.
Ainda bem que foi só 400 pila pra resolver. Nunca mais mudo essas coisas de fábrica.
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
Araranguá/SC
Que relação você usou?melzão escreveu:Eu mudei a relaçao da minha e estourei o motor.
Ainda bem que foi só 400 pila pra resolver. Nunca mais mudo essas coisas de fábrica.
O que deu problema na sua moto (que parte do motor)?
E a pergunta mais feita a quem teve problema com o motor da Kansas:
Quanto você usava de óleo?
PS: Só 400 pila? Meu, eu gastei mais ou menos isso quando deu problema nos rolamentos e tive vontade de jogar a moto do barranco.
Vinícius Melo
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
Gott Weiss Ich Will Kein Engel Sein
É que aqui no sul dw sc é tudo mais barato mesmo.
Estourou o pista e a camisa. Nao sei qual botei. Nao lembro pq fiquei mto puto.
Troquei de mecanico. O atual disse que eu forcei mto e nao percebi q dla pedia marcha.
Eu botava 1l. E continuo botando.
Estourou o pista e a camisa. Nao sei qual botei. Nao lembro pq fiquei mto puto.
Troquei de mecanico. O atual disse que eu forcei mto e nao percebi q dla pedia marcha.
Eu botava 1l. E continuo botando.
Alexandre Melchior
Araranguá/SC
Araranguá/SC