Olá Pessoal
Gostaria de saber se alguém usa pneu traseiro mais largo do que o original 130-90 15.
Penso em estética e estabilidade e queria saber o que pode ser montado sem precisar de adaptações.
Valeu,
Beto
FY 250: Pneu traseiro
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Olá Beto.
Já pensei nesta mesma empreitada: trocar o pneu traseiro por um mais largo.
Pesquisando em sites na internet e analisando a traseira da minha motoca, encontrei 3 fatores contra ao se instalar um pneu mais largo na minha motoca:
1º O pneu original (130-90 r15) quando chega em aproximadamente 75% da regulagem da corrente (ao esticá-la) a borda dele pega na borda superior dianteira do protetor de corrente, daí eu insiro 2 espaçadores (+/- uns 3mm) entre o protetor e a balança (nos 2 parafusos de fixação), fazendo com que o protetor da corrente se afaste do pneu (anda que não pegue nem no amortecedor nem no suporte da pedaleira traseira esquerda) deixando o pneu ir até o final da regulagem da tensão da corrente;
2° Quando a corrente não está esticada 100% (com aquela folga de 10-20mm de tensão vertical, segundo consta no manual), percebo que a corrente esbarra levemente na lateral do pneu. Penso que se fosse um pneu um pouco mais largo, este contato com a corrente seria maior, pois o vão entre o pneu e a corrente que já é mínimo vai reduzir mais ainda (senão sumir);
3º O pneu fica muito próximo dos parafusos que fixam o paralama traseiro (aqueles parafusos allens que fixam também o assento do garupa e o sissy-bar), imagino que um pneu mais largo iria comprometer a lateral deste (na minha moto pega só o parafuso dianteiro do lado esquerdo). Quando eu instalei o suporte dos alforges laterais, diminuiu a sobra do parafuso (rosca) e consequentemente reduziu quase totalmente este risco (+/-3mm)
Uma das possibilidades seria deslocar a roda traseira mais pra direita, retrabalhando ambos os espaçadores do eixo (diminuindo o do lado direito e alongando o do lado esquerdo nas mesmas medidas), mas daí tem que ficar esperto porque a corrente vai se tensionar lateralmente também, diminuindo a vida útil da relação.
Lembrando que observei isto na minha moto, ano/modelo 2008 e acabei desistindo da troca do pneu por um mais largo.
Se eu estiver enganado por gentileza, me corrijam...
Já pensei nesta mesma empreitada: trocar o pneu traseiro por um mais largo.
Pesquisando em sites na internet e analisando a traseira da minha motoca, encontrei 3 fatores contra ao se instalar um pneu mais largo na minha motoca:
1º O pneu original (130-90 r15) quando chega em aproximadamente 75% da regulagem da corrente (ao esticá-la) a borda dele pega na borda superior dianteira do protetor de corrente, daí eu insiro 2 espaçadores (+/- uns 3mm) entre o protetor e a balança (nos 2 parafusos de fixação), fazendo com que o protetor da corrente se afaste do pneu (anda que não pegue nem no amortecedor nem no suporte da pedaleira traseira esquerda) deixando o pneu ir até o final da regulagem da tensão da corrente;
2° Quando a corrente não está esticada 100% (com aquela folga de 10-20mm de tensão vertical, segundo consta no manual), percebo que a corrente esbarra levemente na lateral do pneu. Penso que se fosse um pneu um pouco mais largo, este contato com a corrente seria maior, pois o vão entre o pneu e a corrente que já é mínimo vai reduzir mais ainda (senão sumir);
3º O pneu fica muito próximo dos parafusos que fixam o paralama traseiro (aqueles parafusos allens que fixam também o assento do garupa e o sissy-bar), imagino que um pneu mais largo iria comprometer a lateral deste (na minha moto pega só o parafuso dianteiro do lado esquerdo). Quando eu instalei o suporte dos alforges laterais, diminuiu a sobra do parafuso (rosca) e consequentemente reduziu quase totalmente este risco (+/-3mm)
Uma das possibilidades seria deslocar a roda traseira mais pra direita, retrabalhando ambos os espaçadores do eixo (diminuindo o do lado direito e alongando o do lado esquerdo nas mesmas medidas), mas daí tem que ficar esperto porque a corrente vai se tensionar lateralmente também, diminuindo a vida útil da relação.
Lembrando que observei isto na minha moto, ano/modelo 2008 e acabei desistindo da troca do pneu por um mais largo.
Se eu estiver enganado por gentileza, me corrijam...
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
"Feed your head. Feed your head."
Opa, apelei e acabei de colocar um 180/70 na minha !!
Se nao me engano esse pneu é original da VULCAN 900... estava a venda por $ 80,00 e num estado legal de conservaçao..
Bom peguei, coloquei as faixas brancas e instalei. Como era esperado pegou muito no protetor da corrente e na propria corrente.. pegava tanto que em velocidade mais baixa a moto inteira tremia por causa do pneu raspando a corrente..
Entao desmontei ela denovo e resolvi o problema do protetor amassando ele com um alicate (bem amador mesmo), puxei amassando ele pra fora ate ficar longe do pneu !! E com a corrente desmontei a coroa, coloquei 3 arroelas em cada um dos 4 parafusos (entre a coroa e a flange que vai na roda) deixando assim a coroa mais afastada da roda.. e agora nao chega nem perto..
PS: pra resolver a tensao lateral entre a corrente e a coroa, puxei o parafuso que regula a distancia da roda traseira na parte direita um pouco mais pra tras do que o da esquerda, entortando levemente o alinhamento da roda, mas deixando a engrenagem 100% alinhada com a corrente !!
Se nao me engano esse pneu é original da VULCAN 900... estava a venda por $ 80,00 e num estado legal de conservaçao..
Bom peguei, coloquei as faixas brancas e instalei. Como era esperado pegou muito no protetor da corrente e na propria corrente.. pegava tanto que em velocidade mais baixa a moto inteira tremia por causa do pneu raspando a corrente..
Entao desmontei ela denovo e resolvi o problema do protetor amassando ele com um alicate (bem amador mesmo), puxei amassando ele pra fora ate ficar longe do pneu !! E com a corrente desmontei a coroa, coloquei 3 arroelas em cada um dos 4 parafusos (entre a coroa e a flange que vai na roda) deixando assim a coroa mais afastada da roda.. e agora nao chega nem perto..
PS: pra resolver a tensao lateral entre a corrente e a coroa, puxei o parafuso que regula a distancia da roda traseira na parte direita um pouco mais pra tras do que o da esquerda, entortando levemente o alinhamento da roda, mas deixando a engrenagem 100% alinhada com a corrente !!
Fym 250 Aspirada - Shadow 750 "Indian package"