FY 250: Regulagem de válvula

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

mateusbrum
Mensagens: 25
Registrado em: 13 Set 2008, 17:28

Pessoal, boa tarde.
Alguém ai sabe qual o procedimento para regulagem de valvula na motoca ?
Não tenho muita experiência com mecânica de motos, entretanto gostaria muito de aprender realizar a manutenção básica.
Alguem pode me dar algumas dicas ?
Obrigado.
Mateus Henrique Brum
Caçapava - SP
ricardo.kraft
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Jun 2010, 10:35
Localização: São Paulo

Alguem tem manual tecnico desta moto? preciso regular as válvulas de escapamento e admissão, mais não sei a folga exata...
betochaves07
Mensagens: 47
Registrado em: 07 Ago 2009, 10:12
Localização: Curitiba

Não cheguei a testar na minha pois vendi antes disso, mas numa comunidade do Orkut, um camarada diz que para aumentar o rendimento deve fazer o seguinte:
"Regulagem das valvulas: 0.08 admissão e 0.12 escape (melhor ajuste encontrado)é necessário um calibre de laminas que custa em torno de 5,00 R$, a medida original é 0.05 nas 4 valvulas e deixa a moto presa.
verifique as borboletas do carburador: Retire o carburador, e verifique visualmente se a abertura das valvulas borboleta que se encontram na saída do carburador para o cabeçote do motor, veja se elas se abrem ao memo tempo e se estão igualmente fechadas, existe um parafuso de regulagem entre os dois corpos do carburador que equilibra a abertura das borboletas (elas devem abrir precisamente iguais, se uma abrir milímetros a mais que a outra representará perda de potência no motor).
Se isso não ajudar tem que mexer no carburador, mais é um pouco mais complicado, aconselho achar um mecânico de confiança."
Rogerio B. Mathias
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:27
Localização: Maringá

Galéra é o seguinte
Lanço um desafio a quem tem moto FYM 250 custom , a minha apresenta uma batida de válvula só de um lado e vou relatar o que já fiz.
- Troca de parafusos de válvulas pelos originais mesmo e pelos da Biz125 ( dá certinho)
- Regulagem com vários tipos de lâminas de altura
- Troca do tipo de óleo desde o móbil 20W50 4T para os 20W40 e nada !
- Uso de aditivo de óleo
- Uso de Gasolina aditivada Ipiranga, Petrobras
- Uso de gasolina comum
- Regulagem completa de carburadores ( estão super afinados)
- regulagem geral do motor ( velas, cabos, bobina, parte elétrica total mecânica total )
Nada destes recursos fez com que a “batidinha chata de válvula de uma lado só acabasse!!
Já abrimos e verificamos a telinha do filtro do óleo esta limpa
Já verificamos se está subindo para o comando e esta perfeito.
A moto está funcionando redonda e esta econômica faz 26 na cidade e 28 a 29 na estrada por litro, esta com força e atinge facilmente 120km ( garupada ) fico preocupada achando que a qualquer momento ela vai travar tudo ?
Se alguém souber de algo milagroso por favor me passe a informação por que já estou chateado por que quando paro em oficinas ou posto as pessoas falam que esta batendo válvula e vai fundir?!?!?!?!
Roger2009
cros
Moderador
Mensagens: 10235
Registrado em: 16 Nov 2007, 00:55
Localização: Eldorado do Sul

Rogerio B. Mathias escreveu: Se alguém souber de algo milagroso por favor me passe a informação por que já estou chateado por que quando paro em oficinas ou posto as pessoas falam que esta batendo válvula e vai fundir?!?!?!?!
Tirando os motores a diesel e wankel, sobrou para nós os 2T (2 tempos) e 4T (4 tempos) e todo motor 4 tempo tem comando de valvular e com isso aquele barulho insuportavel de máquina de costura, é assim que está a minha, mas a Mirage segun do o mecanico, tem ajuste automátivo nos balancins, então tenho que conviver com isso...

No teu caso não sei como é o motor da moto, mas não deve ser muito diferente, e no caso, tem que abrir aparte de cima e verificar a folga e quem sabe reajustar.
Imagem
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

Rogerio B. Mathias escreveu: Se alguém souber de algo milagroso por favor me passe a informação por que já estou chateado por que quando paro em oficinas ou posto as pessoas falam que esta batendo válvula e vai fundir?!?!?!?!
bater válvula não funde o motor! calma!

se for folga, como é só em uma válvula, ela pode ter ficado um tempo apertada demais (deaí nao faz barulho) e isso gastou o balancin, ou o comando de válvulas, verificou esse desgaste? desgaste em todas as peças do comando?
outra coisa, existe um babrulho de um lado, que é o da corrente de comando de válvula (não sei se sua moto é OHC ou não, verifique onde é o comando e se tem corrente) e ela faz barulho, que não tem como tirar, dá pra apertar ela mais, mas um pouco de barulho sempre terá...

se a válvula estiver batendo no pistão, veja se o pistão tem carepa de fuligem nele, e na válvula também. (só para teste aperte a válvula demais, tirando propositalmente a folga e ligue o motor, se o barulho permanecer é batida da valvula no pistão, senão é folga).
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

fala Rogerio B.
tem certeza que o barulho é na valvula ?
por acasa o barulho é do lado esquerdo da moto ?
de uma olhada se não vem da corrente do motor de partida ! só um palpite !
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Caros FYMzeiros.

Compartilho minha experiencia a quem se interessar:

Minha motoca começou a fazer um barulho do tipo tec tec tec, onde eu percebi que estava mais forte do lado esquerdo do motor. Pergunta aqui, pergunta alí e cheguei a conclusão que este incômodo barulho poderia ser 3 coisas diferentes:

-ajuste de válvulas;
-corrente de comando;
-corrente de partida (conforme foi sugerido em alguns fóruns)

Daí, eu comecei a ficar P da vida :evil: com tal barulho e como não tenho nenhum mecânico de confiança, uma hora eu fiquei de saco cheio e pus as mãos a obra!

Daí, pesquiso aqui, leio alí, olho muitas fotos, vejo tutorials, assisti muitos (mas muitos mesmo, vocês não tem noção) vídeos do youtube sobre ajuste de válvulas (valve tunning) e regulagem da corrente de comando (cam chain) peguei um manual de serviços da CB400 (que possui 2 cilindros paralelos, assim como a nossa FY250) e mais algumas dicas gringas sobre estes motores com esta configuração e cheguei na seguinte solução do meu problema:

:o Sábado de manhã, com o motor frio. Abri a lateral do motor e descobri que a corrente de comando estava seca e frouxa. Dei uma boa engraxada nela. Não troquei-a, mas pretendo trocá-la.

:? Meio com o c* na mão, abri a tampa superior do motor. Nunca tinha feito isso na vida, tava mó cabreiro de fazer alguma merd*. Peguei um cálibre de lâminas emprestado de um colega da sala de aula que trampava com mecânica de carros e medi as válvulas. Para minha surpresa estavam com medidas diferentes do especificado e então ajustei-as todas com folga de 0.10, pois o cálibre que eu peguei emprestado tinha intervalos de valores de 0.05 em 0.05mm.

Percebi que o tensor da corrente de comando estava "travado", dei umas cutucadas nele e voltou a operar (acreditem: vi exatamente isso num vídeo onde um cara fez exatamente o mesmo numa moto trail). O termo travado é o seguinte: Ao abrir a tampa do motor, olhando por cima, o tensor da corrente de comando tem 2 partes móveis no topo dele, e estas estavam "travadas". São 2 quadrados, um tipo botão (aperta ele afunda, quando solta ele volta) e o outro mais duro, mais rígido. Este tensor fica entre os 2 bocais de admissão do carburador, entre 2 parafusos sextavados.

:shock: Tampei tudo e liguei o motor.


Tchantchantchantchannnn....

:lol: A moto parecia outra! Caras, nem eu acreditei que tinha feito aquilo! Fiquei extremamente feliz em ter conseguido eliminar todos os barulhos. E olha que eu nem tenho experiência com motor. Foi tosca minha felicidade! Como diz o Zeca Baleiro: Queria abraçar todo mundo, mandar flores pro delegado (risos)...

Então percebi que o verdadeiro barulho que vem do lado esquerdo do motor, que é o da corrente de partida (que a corrente continua frouxa, apesar de engraxada) é similar a de uma faísca de vela saltando, bem mais baixo e agudo que o som incômodo das válvulas desajustadas.

Sumiram todos os barulhos :D , exceto o da corrente de partida, mas este é baixinho e nem incomoda tanto. Só é perceptível em marcha lenta. Mas assim que eu trocar, compartilho tal informação com vocês.

Espero que isto ajude alguém.
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

Vlw Dridri Brown! hehehe

depois dessa eu me animei em mexer aí tambem, a minha moto as vezes esta supimpa! e outras parece que ela acordou de mal humor.... ela esta com 11000km rodados e só regulei as valvulas 1 vez.

tenho mó medo de mexer aí rsrsrs

vlw! abraços!
┌∩┐(-_-)┌∩┐
hellmann
Mensagens: 333
Registrado em: 04 Dez 2009, 22:08
Localização: Curitiba
Contato:

comentário duplicado, favor apagar este.
Responder