FY 250: Alguem tirou os "catalizadores de motor"?

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

Michael!

eu estava prestes a remover esses catalizadores, não vou mais, por enquanto.

mas eu gostaria de entender melhor esse funcionamento, quer dizer.

as mangueiras que vão acima no cabeçote captam o calor nas valvulas de escape, os catalizadores "detectam" e manda um sinal pra que aquelas "garrafinhas" mande ar ambiente promotor afim de arrefece-lo.seria isso?

Obrigado!
┌∩┐(-_-)┌∩┐
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

Edson Oliveira escreveu:
Rogerio,
Tem como mandar o link dessa comunidade do Orkut para eu me inteirar também?!
Valeu!

beleza Edson
o link da comu :
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.a ... 3151262349

isso foi o que eu entendi !
me pareçe fazer sentido !
um abraço amigo
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

ProteusRJ escreveu:as mangueiras que vão acima no cabeçote captam o calor nas valvulas de escape, os catalizadores "detectam" e manda um sinal pra que aquelas "garrafinhas" mande ar ambiente promotor afim de arrefece-lo.seria isso?
Acredito que não seja bem assim, caro ProteusRJ.

Pelo que pude entender da explicação do mecânico, é basicamente uma espécie de "ventilador" das válvulas.

O ar ambiente é sugado por uma mangueira que fica embaixo do tanque. Quem determina o fluxo de ar é o acelerador, ou seja, o vácuo causado na admissão. Quanto mais vc acelera, maior o vacuo na admissão. A pequena mangueira ligada a esta última leva o vácuo até a válvula do catalizador que se abre conforme a diferença de pressão da admissão.

Quando esta válvula do catalizador é acionada, ela libera gradualmente a passagem de ar em direção às válvulas de escapamento por intermédio das duas mangueiras conectadas ao dispositivo.

O ar então é soprado nas válvulas de escapamento fazendo com que estas se resfriem e passem a trabalhar com temperaturas mais baixas.

Aparentemente essa válvula reguladora do catalizador tem um acionamento a vácuo mas seu funcionamento é elétrico.

Não sei se fui bem claro. Na verdade, nem sei se entendi corretamente o funcionamento do mecanismo, mas, foi desta forma que entendi conforme a explicação do mecânico.

Enfim, o que importa mesmo é que este é um sistema útil à moto e se puder, evite desativá-lo desnecessáriamente.

Espero ter ajudado.

Abraços,
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

Michael Piders escreveu:
ProteusRJ escreveu:as mangueiras que vão acima no cabeçote captam o calor nas valvulas de escape, os catalizadores "detectam" e manda um sinal pra que aquelas "garrafinhas" mande ar ambiente promotor afim de arrefece-lo.seria isso?
Acredito que não seja bem assim, caro ProteusRJ.

Pelo que pude entender da explicação do mecânico, é basicamente uma espécie de "ventilador" das válvulas.

O ar ambiente é sugado por uma mangueira que fica embaixo do tanque. Quem determina o fluxo de ar é o acelerador, ou seja, o vácuo causado na admissão. Quanto mais vc acelera, maior o vacuo na admissão. A pequena mangueira ligada a esta última leva o vácuo até a válvula do catalizador que se abre conforme a diferença de pressão da admissão.

Quando esta válvula do catalizador é acionada, ela libera gradualmente a passagem de ar em direção às válvulas de escapamento por intermédio das duas mangueiras conectadas ao dispositivo.

O ar então é soprado nas válvulas de escapamento fazendo com que estas se resfriem e passem a trabalhar com temperaturas mais baixas.

Aparentemente essa válvula reguladora do catalizador tem um acionamento a vácuo mas seu funcionamento é elétrico.

Não sei se fui bem claro. Na verdade, nem sei se entendi corretamente o funcionamento do mecanismo, mas, foi desta forma que entendi conforme a explicação do mecânico.

Enfim, o que importa mesmo é que este é um sistema útil à moto e se puder, evite desativá-lo desnecessáriamente.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Michel! muito obrigado por responder!

entendi sua explicaçao, apesar de achar meio estranha. de qualquer forma pelo que vc falou parece que essa parte no motor de nossas motos é diferente, como coloquei na comunidade FYM vou colocar aqui tambem o que tem em baixo do tanque da FY250: (não sei se vc conhece)

1 - 2 fios (encapados claro) que "entram" no cabeçote que no meu ver tem a finalidade de alimentar as velas, e nada tem haver com essas peças cilindricas ou catalizadores, se esse é o nome mesmo.

2 - duas mangueiras, uma sai da quela peça cilindrica e entra no coletor de admissão. a outra sai da mesma peça cilindrica e vai lá pra caixa de Ar (onde fica o filtro de ar)

3 - dessa mesma peça cilindrica sai um fio que vai sabe lá Deus pra onde! (na verdade vai parar numa peça em baixo do banco)

então pelo que vc descreveu não parece ser igual, certo?

abraços!
┌∩┐(-_-)┌∩┐
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Digníssimo ProteusRJ,

aparentemente os componentes são distintos entre as motos, mas acredito que tenham um funcionamento muito similar.

Depois vou postar algumas fotos do sistema da SHARK para que vc possa visualizar melhor.

Abraços,
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

Michael Piders escreveu:Digníssimo ProteusRJ,

aparentemente os componentes são distintos entre as motos, mas acredito que tenham um funcionamento muito similar.

Depois vou postar algumas fotos do sistema da SHARK para que vc possa visualizar melhor.

Abraços,
Puts! gostaria de ver sim! já procurei fotos na net mas não achei nehuma com closed!

muito obrigado!
┌∩┐(-_-)┌∩┐
titilo
Mensagens: 52
Registrado em: 08 Abr 2009, 10:44
Localização: Caçapava

Michel, tudo bem ? né por nada não, mas se o seu mecânico, disse pra você que aquilo é para resfriar válvula de escape, tomara que você tenha entendido mal, ou ele tenha se espressado mal, e nem vo fala mais nada!!!!!
acho que dancei, mas agora vou em frente !!!!
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

titilo escreveu:né por nada não, mas se o seu mecânico, disse pra você que aquilo é para resfriar válvula de escape, tomara que você tenha entendido mal, ou ele tenha se espressado mal, e nem vo fala mais nada!!!!!
:cry: :cry: :cry: :cry:

Digníssimo TITILO,

desculpe, mas não entendi muito bem sua mensagem!

Aparentemente vc quiz dizer que alguém esta bem enganado, o mecânico ou eu!

Até aí tudo bem... devo estar mesmo, mas, onde estão as correções necessárias então para que todos nós passemos a dominar a informação de forma correta?

Aguardo ansioso por seu próximo post com maiores informações e exclarecimentos para nós todos!

Obrigado pelo alerta!




Enquanto a informação mais precisa não vem...




Seguem as fotos do catalisador da SHARK.

Imagem

Imagem

Imagem

Este é o catalisador! Observe que a mangueira mais grossa é a que leva o ar ambiente de encontro às válvulas. A mangueira fina é a que faz a interligação entre o componente e a admissão.

Imagem


Imagem

Aqui é o ponto onde a mangueira fina se conecta à admissão.

Estas fotos são do lado esquerdo da moto e as que se seguem são do outro.

Imagem

Ao fundo pode-se observar a mangueira grossa que sobe até o tanque e capta o ar ambiente e a outra mais a frente vai até a válvula.

Imagem

Espero que esteja mais claro agora.

Abraços,
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

Michel!

minha suspeita se confirmou! essa parte é completamente diferente!

Na FY250 parece que o sistema é apenas pra ajudar na ignição.

esse suposto sitema de resfriamento de valvula de escape, se for isso mesmo a credito que seja pra compensar os 2cv a mais em relação a FY250, como medida preventiva. mas é só especulação minha.

no mais, muito obrigado pelas fotos, tirou um elefante atras da minha orelha rsrsrs

fico muito agradecido!

abraços!
┌∩┐(-_-)┌∩┐
titilo
Mensagens: 52
Registrado em: 08 Abr 2009, 10:44
Localização: Caçapava

o michael desculpai se não fui claro, vou tentar ver numa tuba para ver como é que funciona porque na fym é totalmente diferente, pois a única coisa que entra no cabeçote pelo menos externamente é o cabo de velas, daí que fiquei meio cabreiro, pelas fotos vi que é diferente, vou tentar ver ao vivo, valeu michael um abraço!!!!!!
acho que dancei, mas agora vou em frente !!!!
Responder