FY 250: Marcador de Combustível Com Defeito?

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

naras
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Abr 2009, 08:10
Localização: Curitiba

Farei o procedimento do Edson no próximo domingo. Caso seja somente o contato, vocês recomendam já trocar a boia pra não ter que desmontar novamente o tanque?


Abs,
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

naras escreveu:Farei o procedimento do Edson no próximo domingo. Caso seja somente o contato, vocês recomendam já trocar a boia pra não ter que desmontar novamente o tanque?


Abs,
se o problema for apenas o contato, fique com sua bóia orginal no tanque. :wink:

[]'s
┌∩┐(-_-)┌∩┐
naras
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Abr 2009, 08:10
Localização: Curitiba

Pessoal,

Hoje foi a minha vez de desmontar o tanque para ver o que estava acontecendo. Encontrei dois problemas: o contato gasto (aquelas cinco hastes) e a boia com um rasgo de ponta a ponta, mas ainda estava sustentada no arame. Consegui achar a peça do contato de uma scooter Kawasaki que adaptei, mas a boia nada parecido. Terei que fazer o boia improvisada do Proteus. Só antes gostaria de enteder se a gasolina não afeta a vedação feita com a cola quente entre a embalagem e o arame!?

Aproveitei para aventurar na lona de freio e consegui uma similar (GV 250) no distribuidor da Kasinski (R$40). Ainda está no ferramenteiro para passar uma fresa e deixar do jeito para encaixar certinho na FYM.

Assim que eu completar todo o ciclo aviso voces dos resultados.

Abs,
ProteusRJ
Mensagens: 109
Registrado em: 12 Set 2008, 14:06
Localização: Rio de Janeiro

naras,

Eu não sei como estar a colaquente que usei aqui na minha bóia, já tem mais de 30 dias e a bóia ainda esta perfeita, enchi o tanque ontem e ta legal. porem, o amigo Wellington ralato esse problema da cola dissolver e a gasolina entrar pra dendro do recipiente.
bom, como não sei se a cola que eu eu usei dissolveru ou não, acredito que o grande segredo da gasolina não entrar pra dentro do recipiente é quão justo o ferrinho vai passar pelo orifício deixado pela agulha, que no meu casso entrou bem justo.

o Wellington disse ter levado a Bóia dele numa loja de auto peças e consegui uma bóia semelhante, a do chevette, mas não sabe quano o ano e modelo do mesmo, e tinha pago 6,50 por ela.

derrepente vale apena da ua olhada tambem.

[]'s
┌∩┐(-_-)┌∩┐
Edson Oliveira
Mensagens: 427
Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
Localização: São Paulo

Oi Pessoal,
Estou gostando de ver!
Parabéns pela critividade nas adaptações!

Até mais! :D
Imagem
DWCG2
Mensagens: 11
Registrado em: 01 Jul 2009, 20:24

Bom pessoal, ainda não testei para ver se da certo, mas contudo, todavia, o pessoal do orkut, está utilizando a boia de combustivel do chevet antigo, vez que realmente a boia da fym não flutua corretamente na gasolina. Quem quiser maiores detalhes de uma olhada na comunidade fy 250. falou
Rogerio B. Mathias
Mensagens: 8
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:27
Localização: Maringá

Amigos
Estive um bom tempo com problema na boia do tanque da minha fym250 nunca marcava nada e sempre que mandava na oficina eles só tiravam apertavam a barra da boia e boas depois ficava do mesmo jeito ou seja não marcava nada, mas agora resolvi de vez e é muito simples!
Vou explicar em passos;
1º Passo remova o conjunto da boia de dentro do tanque com bastante cuidado.
2º Passo Observe que; Existe uma pequena mais importante folga no eixo da boia e a carcaça do potenciômetro que corre em 2 trilhas para marcação do nivel de combustivel.
3º Passo Retire uma pequena trava que segura a haste do eixo da boia ( com uma alicate bem pequeno e com muito cuidado para não danifica-la. Observe durante o processo, se não estará forçando os censores do potenciometro, por isso tenha muita calma durante a operação .
4ºPasso Após retirar a peça pegue com um alicate de bico bem fino as astes do potenciometro que corre na trilha e almete a pressão tencionando em sentido a o lado que ficará em contato com o potenciometro.
5ºPasso, Monte o sistema novamete sem a trava veja como vidou o nivel de contato e só então recoloque a trava até o fim deixando firme.
6ºPasso livar a boia no painel de marcação do tanque e ligar no soquete da moto e testar .
Roger2009
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Já faz um tempo que o indicador de combustível da minha FY250 parou de funcionar. Deixei-o assim mesmo, por pura falta de tempo pra solucionar o defeito. Neste final de semana, resolvi sanar mais este.

Lendo o fórum aqui, li alguns relatos aqui sobre o indicador de combustível ondem afirmam que poderia ser 2 fatores:

-bóia rachada; ou
-contatos do sensor do medidor de combustível.

Drenei toda a gasolina do tanque, retirei-o da moto e desmontei o conjunto da bóia do tanque.

Percebi que igual o colega Edson comentou anteriormente, havia sim, uma folga considerável no sensor do medidor de combustível, que foi reparado inserindo uma arruela de plástico, confeccionada cuidadosamente a partir de uma garrafa PET transparente.

Liguei novamente os conectores do sensor fora do tanque no chicote da moto e o mesmo voltou a funcionar. Mas havia ainda um outro problema: Com o conjunto nas mãos, verifiquei que a bóia estava rachada de uma ponta a outra. Daí, entrava gasolina dentro dela e a mesma afundava.

Retirei a bóia (aquele cilindro preto de plástico, chamado aqui no fórum de "elemento flutuante") e fui a um auto-peças qualquer a fim de encontrar uma parecida.

Caras, tem várias opções que servem: Chevette, Fusca, Fiat 147, Escort, Opala, Gol/Paraty/Saveiro/Voyage, Monza... Enfim, a lista é grande. O vendedor me falou que esta bóia é praticamente igual para todos os carros mais antigos, o que muda é o bocal de montagem, o formato e tamanho do suporte. O elemento flutuante em si tem o perfil ou retangular ou redondo (a da FY250 tem o perfil "oblongo")

O preço: o vendedor me pediu apenas um café! (risos) Dei 10 pilas pra ele, ele arregalou os olhos e ficou muito agradecido.

Reparei ainda que nenhum destes modelos de bóia (tanto o retangular quanto o redondo) passam pelo orifício inferior do tanque (orifício oblongo, onde será montada o conjunto da bóia). O original da FY250 passa muito justo neste bocal. Quanto ao comprimento, são idênticos, tanto o de perfil retangular, quanto o redondo.

Daí inseri o conjunto da bóia sem o elemento flutuante e montei o elemento flutuante na haste depois, através do bocal de abastecimento (!!!). Daí ficou difícil (e chato) de colocar aquela arruelinha de alumínio que trava a bóia na ponta da haste. Como a ponta da haste é amassada, peguei um arame (de um clips) e fui enrolando ele na ponta da haste até travar na haste, impedindo o elemento flutuante de se mexer na haste.

Wow! Deu certo! Montei novamente o conjunto no tanque, liguei os conectores e montei o tanque de volta na FYM.

Devolvi a gasolina no tanque e o indicador já marcou o primeiro led verde aceso. Já me senti vitorioso (risos). Completei o tanque e o indicador está funcionando perfeitamente. Como novo!

Se as pessoas escrevessem mais sobre seus feitos e não gastar tempo falando dos defeitos da moto, todos sairiam ganhando. Lembrem-se que máquinas quebram, faz parte da brincadeira.

Mais uma vez agradeço ao pessoal do fórum que posta soluções caseiras e baratas para as nossas FYMs.

Parabenizo o Proteus pela solução que teve de fazer o elemento flutuante a partir de uma seringa.

Desejo ótimas estradas a todos!
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
rafaelw
Mensagens: 14
Registrado em: 21 Out 2010, 13:57
Localização: Pouso Alegre

Caros 'Fynzeiros'... Estou acabando de montar um tutorial ilustrado sobre conserto da bóia, e, consequentemente do marcador da FYM 250. Acho que será útil. Abraço a todos... :D
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

Legal !
a minha parou de funcionar ! to achando que penetrou gasolina por onde passa a haste ! eu coloquei uma embalagem de soro de 10 ml !
vou aguardar o tutorial
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
Responder