Farei o procedimento do Edson no próximo domingo. Caso seja somente o contato, vocês recomendam já trocar a boia pra não ter que desmontar novamente o tanque?
Abs,
FY 250: Marcador de Combustível Com Defeito?
Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM
se o problema for apenas o contato, fique com sua bóia orginal no tanque.naras escreveu:Farei o procedimento do Edson no próximo domingo. Caso seja somente o contato, vocês recomendam já trocar a boia pra não ter que desmontar novamente o tanque?
Abs,
[]'s
┌∩┐(-_-)┌∩┐
Pessoal,
Hoje foi a minha vez de desmontar o tanque para ver o que estava acontecendo. Encontrei dois problemas: o contato gasto (aquelas cinco hastes) e a boia com um rasgo de ponta a ponta, mas ainda estava sustentada no arame. Consegui achar a peça do contato de uma scooter Kawasaki que adaptei, mas a boia nada parecido. Terei que fazer o boia improvisada do Proteus. Só antes gostaria de enteder se a gasolina não afeta a vedação feita com a cola quente entre a embalagem e o arame!?
Aproveitei para aventurar na lona de freio e consegui uma similar (GV 250) no distribuidor da Kasinski (R$40). Ainda está no ferramenteiro para passar uma fresa e deixar do jeito para encaixar certinho na FYM.
Assim que eu completar todo o ciclo aviso voces dos resultados.
Abs,
Hoje foi a minha vez de desmontar o tanque para ver o que estava acontecendo. Encontrei dois problemas: o contato gasto (aquelas cinco hastes) e a boia com um rasgo de ponta a ponta, mas ainda estava sustentada no arame. Consegui achar a peça do contato de uma scooter Kawasaki que adaptei, mas a boia nada parecido. Terei que fazer o boia improvisada do Proteus. Só antes gostaria de enteder se a gasolina não afeta a vedação feita com a cola quente entre a embalagem e o arame!?
Aproveitei para aventurar na lona de freio e consegui uma similar (GV 250) no distribuidor da Kasinski (R$40). Ainda está no ferramenteiro para passar uma fresa e deixar do jeito para encaixar certinho na FYM.
Assim que eu completar todo o ciclo aviso voces dos resultados.
Abs,
naras,
Eu não sei como estar a colaquente que usei aqui na minha bóia, já tem mais de 30 dias e a bóia ainda esta perfeita, enchi o tanque ontem e ta legal. porem, o amigo Wellington ralato esse problema da cola dissolver e a gasolina entrar pra dendro do recipiente.
bom, como não sei se a cola que eu eu usei dissolveru ou não, acredito que o grande segredo da gasolina não entrar pra dentro do recipiente é quão justo o ferrinho vai passar pelo orifício deixado pela agulha, que no meu casso entrou bem justo.
o Wellington disse ter levado a Bóia dele numa loja de auto peças e consegui uma bóia semelhante, a do chevette, mas não sabe quano o ano e modelo do mesmo, e tinha pago 6,50 por ela.
derrepente vale apena da ua olhada tambem.
[]'s
Eu não sei como estar a colaquente que usei aqui na minha bóia, já tem mais de 30 dias e a bóia ainda esta perfeita, enchi o tanque ontem e ta legal. porem, o amigo Wellington ralato esse problema da cola dissolver e a gasolina entrar pra dendro do recipiente.
bom, como não sei se a cola que eu eu usei dissolveru ou não, acredito que o grande segredo da gasolina não entrar pra dentro do recipiente é quão justo o ferrinho vai passar pelo orifício deixado pela agulha, que no meu casso entrou bem justo.
o Wellington disse ter levado a Bóia dele numa loja de auto peças e consegui uma bóia semelhante, a do chevette, mas não sabe quano o ano e modelo do mesmo, e tinha pago 6,50 por ela.
derrepente vale apena da ua olhada tambem.
[]'s
┌∩┐(-_-)┌∩┐
-
- Mensagens: 427
- Registrado em: 05 Dez 2008, 10:26
- Localização: São Paulo
Oi Pessoal,
Estou gostando de ver!
Parabéns pela critividade nas adaptações!
Até mais!
Estou gostando de ver!
Parabéns pela critividade nas adaptações!
Até mais!
Bom pessoal, ainda não testei para ver se da certo, mas contudo, todavia, o pessoal do orkut, está utilizando a boia de combustivel do chevet antigo, vez que realmente a boia da fym não flutua corretamente na gasolina. Quem quiser maiores detalhes de uma olhada na comunidade fy 250. falou
-
- Mensagens: 8
- Registrado em: 22 Mar 2009, 11:27
- Localização: Maringá
Amigos
Estive um bom tempo com problema na boia do tanque da minha fym250 nunca marcava nada e sempre que mandava na oficina eles só tiravam apertavam a barra da boia e boas depois ficava do mesmo jeito ou seja não marcava nada, mas agora resolvi de vez e é muito simples!
Vou explicar em passos;
1º Passo remova o conjunto da boia de dentro do tanque com bastante cuidado.
2º Passo Observe que; Existe uma pequena mais importante folga no eixo da boia e a carcaça do potenciômetro que corre em 2 trilhas para marcação do nivel de combustivel.
3º Passo Retire uma pequena trava que segura a haste do eixo da boia ( com uma alicate bem pequeno e com muito cuidado para não danifica-la. Observe durante o processo, se não estará forçando os censores do potenciometro, por isso tenha muita calma durante a operação .
4ºPasso Após retirar a peça pegue com um alicate de bico bem fino as astes do potenciometro que corre na trilha e almete a pressão tencionando em sentido a o lado que ficará em contato com o potenciometro.
5ºPasso, Monte o sistema novamete sem a trava veja como vidou o nivel de contato e só então recoloque a trava até o fim deixando firme.
6ºPasso livar a boia no painel de marcação do tanque e ligar no soquete da moto e testar .
Estive um bom tempo com problema na boia do tanque da minha fym250 nunca marcava nada e sempre que mandava na oficina eles só tiravam apertavam a barra da boia e boas depois ficava do mesmo jeito ou seja não marcava nada, mas agora resolvi de vez e é muito simples!
Vou explicar em passos;
1º Passo remova o conjunto da boia de dentro do tanque com bastante cuidado.
2º Passo Observe que; Existe uma pequena mais importante folga no eixo da boia e a carcaça do potenciômetro que corre em 2 trilhas para marcação do nivel de combustivel.
3º Passo Retire uma pequena trava que segura a haste do eixo da boia ( com uma alicate bem pequeno e com muito cuidado para não danifica-la. Observe durante o processo, se não estará forçando os censores do potenciometro, por isso tenha muita calma durante a operação .
4ºPasso Após retirar a peça pegue com um alicate de bico bem fino as astes do potenciometro que corre na trilha e almete a pressão tencionando em sentido a o lado que ficará em contato com o potenciometro.
5ºPasso, Monte o sistema novamete sem a trava veja como vidou o nivel de contato e só então recoloque a trava até o fim deixando firme.
6ºPasso livar a boia no painel de marcação do tanque e ligar no soquete da moto e testar .
Roger2009
-
- Mensagens: 56
- Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
- Localização: São Paulo
Já faz um tempo que o indicador de combustível da minha FY250 parou de funcionar. Deixei-o assim mesmo, por pura falta de tempo pra solucionar o defeito. Neste final de semana, resolvi sanar mais este.
Lendo o fórum aqui, li alguns relatos aqui sobre o indicador de combustível ondem afirmam que poderia ser 2 fatores:
-bóia rachada; ou
-contatos do sensor do medidor de combustível.
Drenei toda a gasolina do tanque, retirei-o da moto e desmontei o conjunto da bóia do tanque.
Percebi que igual o colega Edson comentou anteriormente, havia sim, uma folga considerável no sensor do medidor de combustível, que foi reparado inserindo uma arruela de plástico, confeccionada cuidadosamente a partir de uma garrafa PET transparente.
Liguei novamente os conectores do sensor fora do tanque no chicote da moto e o mesmo voltou a funcionar. Mas havia ainda um outro problema: Com o conjunto nas mãos, verifiquei que a bóia estava rachada de uma ponta a outra. Daí, entrava gasolina dentro dela e a mesma afundava.
Retirei a bóia (aquele cilindro preto de plástico, chamado aqui no fórum de "elemento flutuante") e fui a um auto-peças qualquer a fim de encontrar uma parecida.
Caras, tem várias opções que servem: Chevette, Fusca, Fiat 147, Escort, Opala, Gol/Paraty/Saveiro/Voyage, Monza... Enfim, a lista é grande. O vendedor me falou que esta bóia é praticamente igual para todos os carros mais antigos, o que muda é o bocal de montagem, o formato e tamanho do suporte. O elemento flutuante em si tem o perfil ou retangular ou redondo (a da FY250 tem o perfil "oblongo")
O preço: o vendedor me pediu apenas um café! (risos) Dei 10 pilas pra ele, ele arregalou os olhos e ficou muito agradecido.
Reparei ainda que nenhum destes modelos de bóia (tanto o retangular quanto o redondo) passam pelo orifício inferior do tanque (orifício oblongo, onde será montada o conjunto da bóia). O original da FY250 passa muito justo neste bocal. Quanto ao comprimento, são idênticos, tanto o de perfil retangular, quanto o redondo.
Daí inseri o conjunto da bóia sem o elemento flutuante e montei o elemento flutuante na haste depois, através do bocal de abastecimento (!!!). Daí ficou difícil (e chato) de colocar aquela arruelinha de alumínio que trava a bóia na ponta da haste. Como a ponta da haste é amassada, peguei um arame (de um clips) e fui enrolando ele na ponta da haste até travar na haste, impedindo o elemento flutuante de se mexer na haste.
Wow! Deu certo! Montei novamente o conjunto no tanque, liguei os conectores e montei o tanque de volta na FYM.
Devolvi a gasolina no tanque e o indicador já marcou o primeiro led verde aceso. Já me senti vitorioso (risos). Completei o tanque e o indicador está funcionando perfeitamente. Como novo!
Se as pessoas escrevessem mais sobre seus feitos e não gastar tempo falando dos defeitos da moto, todos sairiam ganhando. Lembrem-se que máquinas quebram, faz parte da brincadeira.
Mais uma vez agradeço ao pessoal do fórum que posta soluções caseiras e baratas para as nossas FYMs.
Parabenizo o Proteus pela solução que teve de fazer o elemento flutuante a partir de uma seringa.
Desejo ótimas estradas a todos!
Lendo o fórum aqui, li alguns relatos aqui sobre o indicador de combustível ondem afirmam que poderia ser 2 fatores:
-bóia rachada; ou
-contatos do sensor do medidor de combustível.
Drenei toda a gasolina do tanque, retirei-o da moto e desmontei o conjunto da bóia do tanque.
Percebi que igual o colega Edson comentou anteriormente, havia sim, uma folga considerável no sensor do medidor de combustível, que foi reparado inserindo uma arruela de plástico, confeccionada cuidadosamente a partir de uma garrafa PET transparente.
Liguei novamente os conectores do sensor fora do tanque no chicote da moto e o mesmo voltou a funcionar. Mas havia ainda um outro problema: Com o conjunto nas mãos, verifiquei que a bóia estava rachada de uma ponta a outra. Daí, entrava gasolina dentro dela e a mesma afundava.
Retirei a bóia (aquele cilindro preto de plástico, chamado aqui no fórum de "elemento flutuante") e fui a um auto-peças qualquer a fim de encontrar uma parecida.
Caras, tem várias opções que servem: Chevette, Fusca, Fiat 147, Escort, Opala, Gol/Paraty/Saveiro/Voyage, Monza... Enfim, a lista é grande. O vendedor me falou que esta bóia é praticamente igual para todos os carros mais antigos, o que muda é o bocal de montagem, o formato e tamanho do suporte. O elemento flutuante em si tem o perfil ou retangular ou redondo (a da FY250 tem o perfil "oblongo")
O preço: o vendedor me pediu apenas um café! (risos) Dei 10 pilas pra ele, ele arregalou os olhos e ficou muito agradecido.
Reparei ainda que nenhum destes modelos de bóia (tanto o retangular quanto o redondo) passam pelo orifício inferior do tanque (orifício oblongo, onde será montada o conjunto da bóia). O original da FY250 passa muito justo neste bocal. Quanto ao comprimento, são idênticos, tanto o de perfil retangular, quanto o redondo.
Daí inseri o conjunto da bóia sem o elemento flutuante e montei o elemento flutuante na haste depois, através do bocal de abastecimento (!!!). Daí ficou difícil (e chato) de colocar aquela arruelinha de alumínio que trava a bóia na ponta da haste. Como a ponta da haste é amassada, peguei um arame (de um clips) e fui enrolando ele na ponta da haste até travar na haste, impedindo o elemento flutuante de se mexer na haste.
Wow! Deu certo! Montei novamente o conjunto no tanque, liguei os conectores e montei o tanque de volta na FYM.
Devolvi a gasolina no tanque e o indicador já marcou o primeiro led verde aceso. Já me senti vitorioso (risos). Completei o tanque e o indicador está funcionando perfeitamente. Como novo!
Se as pessoas escrevessem mais sobre seus feitos e não gastar tempo falando dos defeitos da moto, todos sairiam ganhando. Lembrem-se que máquinas quebram, faz parte da brincadeira.
Mais uma vez agradeço ao pessoal do fórum que posta soluções caseiras e baratas para as nossas FYMs.
Parabenizo o Proteus pela solução que teve de fazer o elemento flutuante a partir de uma seringa.
Desejo ótimas estradas a todos!
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
"Feed your head. Feed your head."
Caros 'Fynzeiros'... Estou acabando de montar um tutorial ilustrado sobre conserto da bóia, e, consequentemente do marcador da FYM 250. Acho que será útil. Abraço a todos...
-
- Mensagens: 301
- Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
- Localização: São Paulo
- Contato:
Legal !
a minha parou de funcionar ! to achando que penetrou gasolina por onde passa a haste ! eu coloquei uma embalagem de soro de 10 ml !
vou aguardar o tutorial
a minha parou de funcionar ! to achando que penetrou gasolina por onde passa a haste ! eu coloquei uma embalagem de soro de 10 ml !
vou aguardar o tutorial
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !