FY 250: Customização e acessorios

Moto: FYM FY 250

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores FYM

Responder
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Olá FYMzeiros!

Recordo-me que vi em algum lugar deste fórum algo sobre uma FYM "bobber".

Encontrei um site onde a empresa SJ Bikes vende este tipo de moto. Olha lá:

http://www.sjbikes.co.uk/5.html

Apesar deste modelo ser 125cc, temos neste exemplar muitas peças das nossas FYM.
betochaves07
Mensagens: 47
Registrado em: 07 Ago 2009, 10:12
Localização: Curitiba

Eu tinha visto uma foto dessa moto, até postei aqui, mas depois nunca mais tinha visto notícias dela...parece bem uma FYM customizada...
Muito legal!
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Salve FYMzeiros!

Pesquisando pela internet, reparei que é extremamente difícil encontrar informações sobre a nossa FY250. Outro dia, aqui mesmo no Motos Custom, li num tópico onde alguém sugeriu a moto Honda Rebel 250cc pareceida com a nossa. Falou-se também que o quadro era da Suzuki e esta afirmação está corretíssima.

O modelo da Suzuki que é bastante similar ao da FY250 é a GZ250 Marauder. Isto mesmo! Marauder. Já adianto que a mecânica é bem diferente.

Naveguei num fórum de discussões sobre a moto (a GZ250) e tem muitas, mas muitas dicas de mecânica e de customizações com fotos. Além de muitas fotos das motos dos participantes daquele fórum.

O site é este:
http://www.gz250bike.com/

Inclusive para quem quer idéias pra montar uma bobber a partir de uma FY250, lá tem gente fazendo o mesmo com a GZ250 da Suzuki. Por lá, encontrei uma espécie de "kit bobber" (igual existia aqui no Brasil nos anos 80-90 para as CBs) para vender. É claro que tem gente que vai falar que é gringo, que é difícil de importar e colocar um monte de obstáculos, mas é só pra compartilhar idéias.

Fiquei realmente surpreso com a similaridade entre as duas motos... Tem também manuais de peças (partes), manual de serviço e um do proprietário para download (grátis). O fórum é bastante completo, e os usuários são bastante ativos, pois a moto é bastante popular lá na terra do tio Sam.

O único defeito (não pra mim) é que o site é todo em inglês. :twisted: :lol:

Para quem procura inspiração (ou idéias) para modificar, incrementar ou simplesmente colher informações, o link é benvindo.

Boas estradas a todos!
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Olá FYMzeiros!

Estou fazendo um "upgrade" no sistema de iluminação na minha FY250 e compartilho com vocês os (ótimos) resultados.

Não sei a quanto tempo existe no mercado, eu só as descobri recentemente: Existe por aí lojas que vendem umas lâmpadas LED. Tem de vários tamanhos e potência, e algumas destas servem na FYM.

Pesquisa daqui, pesquisa dalí descobri que elas são consideravelmente mais econômicas que as lâmpadas tradicionais (aquelas de filamento de tungstênio).

O que eu fiz? Ou melhor estou fazendo: Substituindo as lâmpadas das setas e a da lanterna (dupla, lanterna com a luz da placa + luz de freito).

Ao substituir as 4 lâmpadas da seta, já percebi uma diferença: Quando a moto está na marcha lenta, com qualquer seta acionada, percebi que outras lâmpadas oscilavam sua luminosidade (reduzia). Com essas de LED, acabou-se este "problema" e as setas continuam iluminando tanto quanto antes.

Ainda não substitui as lâmpadas do painel (ainda não abri o velocímetro pra ver como é dentro) por aquela de LED, mas em breve trocarei-as (pelo menos eu pretendo). Essas do painel, para quem quiser, tem-se a opção de mudar de cor (azul, verde, vermelha). Eu particularmente prefiro as brancas mesmo.

O ponto negativo: Essas lâmpadas de LED são bem mais caras que as lâmpadas convencionais, porém mais econômicas, dizem que duram muito mais tempo e consequentemente dá uma margem maior de carga para a bateria e alivia o gerador elétrico da moto.

Penso ser uma boa sugestão para quem futuramente quiser instalar faróis auxiliares sem comprometer a operação elétrica da moto (sobrecarga).

Acho que é isso.

Um abraço e boas estradas a todos!
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Salve FYMzeiros!

Já tinha visto este friso em um monte de motos, de tudo quanto é tipo, marcas, cores... Conversando com o dono de uma Fazer, ele acabou me contando que é um acessório bobo, mas de bons resultados. Então... Comprei um rolo de friso refletivo para rodas na cor prata.

Após uma cuidadosa limpeza, colei este friso nas rodas, em ambos os lados.

Ficou 10! De dia, por ser quase da mesma cor da roda, quase nem aparece. Muito discreto, mas muito mesmo, quase imperceptível.

A noite ficou legal, pois qualquer luz indireta sobre este, já reflete.

Parece que existem diversas marcas e cores destes frisos. O rolo vem com 6,8 metros de comprimento por 7mm de largura (e tem um aplicador também). Um rolo deu para instalar nas 2 rodas e sobrou uma tira. Custou 20 dinheiros e tem pra vender em qualquer moto peças.

Em breve compro outro rolo para colar também nos alforges laterais.
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
Kenny
Mensagens: 527
Registrado em: 18 Fev 2009, 11:33
Localização: Maceió

Rapaz, bela propaganda: só faltaram umas fotos... :lol:

Registra aí pra gente ver, ok?
Kenny
******
Leia o manifesto "Veja uma moto, salve um motociclista"
http://ow.ly/2TnSj
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Salve salve FYMzeiros!

Fiz uma singela descoberta a respeito do alarme original da FY250.

Nunca havia "desmontado" este alarme. Ao fuçar dentro do porta treco da moto, alí estava o módulo e a "sirene" do alarme, ambos colados com fita dupla face dentro do porta trecos da moto (sob o banco do piloto, junto com aquele kit de ferramentas).

Descobri que este alarme tem um LED vermelho que, quando acionado o alarme, este fica piscando igual aos LEDs de alarme automotivo.

Ele já vem pronto, com um acabamento apróprio para fixação num furo. Já vem ligado e possui 2 fios não muito compridos. Na intenção de querer instalar ele mais distante do banco do piloto, pode-se facilmente aumentar o comprimento dos fios.

Sei que é bobeira para muitos, mas estou pensando uma maneira de fixá-lo (o LED) num ponto visível da moto (e não guardado sob o banco). Uma vez vi uma Shadow 750 com este LED do alarme piscando no velocímetro (que fica sobre o tanque) e achei interessante.

Ainda não decidi onde vou fixá-lo, mas tenho certeza que ele não vai ficar lá escondido por muito tempo...

Acho que é isso.

Desejo ótimas estras a todos!

P.S. Cuidem das suas motos! Outro dia passei por uma FY250 prata toda detonada, cheia de gambiarras. Podre!
Remember what the doormouse said:
"Feed your head. Feed your head."
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

Dridri Brown escreveu:Salve salve FYMzeiros!

Fiz uma singela descoberta a respeito do alarme original da FY250.

Nunca havia "desmontado" este alarme. Ao fuçar dentro do porta treco da moto, alí estava o módulo e a "sirene" do alarme, ambos colados com fita dupla face dentro do porta trecos da moto (sob o banco do piloto, junto com aquele kit de ferramentas).

Descobri que este alarme tem um LED vermelho que, quando acionado o alarme, este fica piscando igual aos LEDs de alarme automotivo.

Ele já vem pronto, com um acabamento apróprio para fixação num furo. Já vem ligado e possui 2 fios não muito compridos. Na intenção de querer instalar ele mais distante do banco do piloto, pode-se facilmente aumentar o comprimento dos fios.

Sei que é bobeira para muitos, mas estou pensando uma maneira de fixá-lo (o LED) num ponto visível da moto (e não guardado sob o banco). Uma vez vi uma Shadow 750 com este LED do alarme piscando no velocímetro (que fica sobre o tanque) e achei interessante.

Ainda não decidi onde vou fixá-lo, mas tenho certeza que ele não vai ficar lá escondido por muito tempo...

Acho que é isso.

Desejo ótimas estras a todos!

P.S. Cuidem das suas motos! Outro dia passei por uma FY250 prata toda detonada, cheia de gambiarras. Podre!
fala ai Dridri !
eu já tinha visto esse led , mas numca pensei em coloca-lo a vista ! gostei da ideia !

há umas duas semanas eu perdi a tampinha verde do painel onde fica uma lampada que pisca junto com os piscas !
eu tambem pretendo trocar todas as lampadas que forem possiveis por leds ,já troquei a da lanterna trazeira ai li aqui e pensei em fazer o seguinte !
fazer uma tampinha em acrilico cristal para tampar o buraco e trocar a lampada por um led laranja e colocar tambem um led vermelho e um azul !

laranja para os piscas

vermelho para o alarme

azul para acender junto com o farol auxiliar


todos do tipo alto brilho ! eles são cristais e a cor só aparece quando acesos ...
eu não manjo nada de parte eletrica ,mas meti a cara montei os leds e tirei a lampada junto com o soquete que é de borracha ... cortei o fundo do soquete e soquei os tres leds lá dentro e parti para os testes .
para minha surpresa o led laranja só acendia quando eu acionava um dos lados o outro não ! ao inverter a ligação o outro lado que acendia e o outro não kkkk
ao meu ver conforme o lado do pisca que é acionado a fiação manda a energia invertida (positivo e negativo )!!! será isso mesmo ?
bom talves para quem entende de eletronica haja um meio mais pratico ou viavel para resolver isso , mas não é o meu caso ! o que eu fiz foi colocar mais um led laranja (coube rs rs ) esse ligado junto com o outro mas com os pinos invertidos !
deu um trampinho
mas tai o resultado :
Imagem
tudo apagado e com tampinha (provisoria)...
Imagem
com a luz do alarme piscando ... foi um trampo pegar ela acesa rs rs

Imagem
com a luz (laranja) do pisca acesa ... essa foto tambem foi froid tirar

Imagem
ai é com o farol auxiliar acesso !

faltou tirar uma foto com o farol e o pisca acionado
a tampinha fica com uma parte azulada e outra laranja piscando !
eu gostei do resultado dos leds ,mas não gostei da tampinha que fiz com um pedaço de garrafa pet (provisório)! essa eu ainda vou ajeitar !
abraços
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
Dridri Brown
Mensagens: 56
Registrado em: 05 Mar 2009, 16:00
Localização: São Paulo

Wow Rogério!

O espírito é esse mesmo!

Imagino sim o trampo que deu. Uma vez tive um pequeno probleminha com um mal-contato e foi o Ó do borogodó encontrar o safado do fio partido. Tive que desmontar uma seta, ir seguindo o fio desde a placa da moto, desmontando toda a lateral, banco, tanque até que achei a falha (dentro do chicote principal).

Mas fala aí, quando a gente consegue solucionar, vem aquele sorriso involuntário! :lol:

Realmente é um pouco difícil encontrar este soquete de borracha com a tampa colorida (ou incolor).

Se algum dia desses eu for lá pros lados da Santa Efigênia e encontrar esta pecinha, dou um salve pra você. Em breve, vou precisar trocar meu soquete de borracha, pois está ressecando e logo logo há de rachar. Talvez garimpando em lojas de tuning automotivo, artigos eletro-eletrônicos ou motopeças se encontre algo similar.

Parabéns pela criatividade na customização!

Ficou 10 a idéia!

Show de bola na inventividade!
Rogerio Rocha
Mensagens: 301
Registrado em: 13 Abr 2009, 12:41
Localização: São Paulo
Contato:

Dridri Brown escreveu:Wow Rogério!





Realmente é um pouco difícil encontrar este soquete de borracha com a tampa colorida (ou incolor).

Se algum dia desses eu for lá pros lados da Santa Efigênia e encontrar esta pecinha, dou um salve pra você. Em breve, vou precisar trocar meu soquete de borracha, pois está ressecando e logo logo há de rachar. Talvez garimpando em lojas de tuning automotivo, artigos eletro-eletrônicos ou motopeças se encontre algo similar.

Parabéns pela criatividade na customização!

Ficou 10 a idéia!

Show de bola na inventividade!
valeu ! rs rs
eu li em algum lugar que o sinaleiro da dafra kansas serve ! mas preciso confirmar isso ! e ver que cores estão disponiveis !
abraços
procura peças da fy 250 ? pergunte-me !
Responder