FY 250: Melhorar potência com gasolina adequada

Moto: FYM FY 250

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Fidel
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Jan 2009, 22:46
Localização: Tatuí

:shock: fazendo um alerta para os amigos que tem uma FY250 pelas minhas pesquisas a moto em questao
nao vem preparada para o nosso pais quero dizer com isso que a nossa gasolina e de ma qualidade
um amigo me alertou sobre esse fato e que ele tinha
abastecido a moto dele com gasolina podium da BR e que a moto deu uma diferença consideravel melhorou em 50% em subidas e velocidade final ja postei hoje aqui posibilidade de colocar injeçao e talvez um turbo tenho certeza que chego la
abraços a todos :wink:
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abarreto.jr
Mensagens: 19
Registrado em: 24 Jun 2008, 22:41
Localização: Rio de Janeiro

Caros AMIGOS!!!

Com certeza abastecer a moto com gasolina de boa qualidade, FAZ a diferença.

Desde que comprei coloco a VPower da Shell, conforme orientação do mecânico da FYM Barra - Rio de Janeiro, e o desenpenho é excelente. Não tenho nada a reclamar, é olha que peso 100Kg.

E o ideal é sempre abastercer no mesmo posto de gasolina, dessa forma você pode avaliar melhor a qualidade do combuistível.

Forte abraço.
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

De maneira alguma uma gasolina aditivada vai dar tanta diferença no desempenho de um motor em relação a uma gasolina comum. A gasolina aditivada é a mesma gasolina comum e com a mesma proporção de álcool na mistura. O que muda são os aditivos adicionados a mesma. E o objetivo principal do aditivo não é melhorar o desempenho e sim proteger mais os componentes mecânicos do motor.
O que deve ter acontecido com vocês é ter abastecido com uma gasolina "batizada". E isso não parte das distribuidoras e sim do transportador (que batiza a gasolina no trajeto da distribuidora ao posto) ou do próprio posto.
E mais: Não existe gasolina Ipiranga, Shell, Texaco, etc...A gasolina é exatamente a mesma (produzida pela Petrobrás) para todas as distribuidoras. O que muda são os aditivos adicionados por cada empresa. Então o segredo é: Abasteçam sempre no mesmo posto e avise o gerente que se a gasolina ocasionar qualquer problema na sua moto você entrará em contato com a ANP que é o órgão fiscalizador na distribuição e controle de qualidade dos combustíveis. Se acontecer de a ANP encontrar combustível batizado ela poderá até fechar o posto, como aconteceu em muitos postos de São Paulo. E não esqueça de pedir o comprovante de compra do produto.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
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Fidel
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Jan 2009, 22:46
Localização: Tatuí

:shock: fala ai meu amigo Gildafer voce tem toda razao quando diz que a gasolina e batizada pelo transportador e digo com toda propriedade no assunto porque como reportei no meu perfil sou carreteiro a 33 anos e motociclista tambem
nestes 33 anos de carreteiro,12 só de transporte de combustiveis
e adianto a voce que nao e do meu carater fazer este tipo de coisa ou seja mexer na carga seja qual for
mas enfelizmente ja vi fazerem este tipo de coisa
e digo mais nao só o tranportador mas companhias proprietarios de posto de combustivese etc etc
nao vou falar mais porque nao posso provar e posso me complicar
mas infelizmente voce tem razao é dai para pior
e quanto a gasolina podium que reportei aqui vai ai uma explicaçao
podium é gasolina com mais alta octanagem comercializada no mercado brasileiro e em todo mundo
tem octanagem acima de 95 superior ao indice antidetonante da gasolina super plus européia e da gasolina premium americana
a gasolina podium tem baixissimo teores de benzeno e enxofre na sua composiçao
maximo de 30 ppm,contra 1000 ppm das demais gasolinas
em razao a sua composiçao a podium tem maior resistencia a oxidaçao(envelhecimento) dai a razao dela entre a que temos por aqui ela dar mais resultado
falo amigao espero ter esclarecido alguma duvida
abraçao Gildalfer
marcosm
Mensagens: 206
Registrado em: 05 Jan 2009, 00:27
Localização: São Paulo

Amigos,

Eu, não sei se é a opção correta, mas eu sempre abasteço no extra e no pão de acucar da ricardo jafet.. primeiro, porque eu acho que os postos nesses supermercados.. são apenas para atrair o cliente então não é o negocio deles e por isso qualquer problema que ocorrer pode machucar a imagem dele.. então eles são cuidadosos.
eu ja vi chegando o combustivel e os funcionários testando se esta igual ao que saiu do distribuidor

no carrefour ja nao confio tanto!!
abraços,

MarcosM
gildalfer
Mensagens: 2315
Registrado em: 22 Jul 2008, 00:23
Localização: Osório
Contato:

É isso aí, Fidel. Deves ter andado bastante por esse Brasilsão afora. E também, muitas histórias prá contar. Espero que um dia a gente se encontre para trocarmos histórias.
Complementando o que dissestes e ao mesmo tempo concordando contigo, tenho alguma coisa a acrescentar. A gasolina Podium é uma gasolina superior e de alta octanagem. Mas ela influi muito pouco no desempenho das motos, pois elas são fabricadas para usar gasolina comum. Para você obter um melhor desempenho na sua moto utilizando uma gasolina de alta octanagem deve ser aumentada a taxa de compressão da moto e isso só se obtem dando uma aplainada na tampa de válvulas.
E lembro a todos: Qualquer irregularidade que você notar em um posto de combustíveis, denuncie-o a ANP. O motor da sua moto e do seu carro agradece.

Um abraço, Fidel.
Gilberto.
Tio Giba
O encanto de viajar está na própria viagem (M.Quintana)
jprigueiras
Mensagens: 43
Registrado em: 28 Out 2008, 08:23
Localização: Florianópolis

Sempre abasteço a minha com a V-Power da Shell e nunca tive problemas.
Abasteci 2 vezes, alternadas, com a gasolina aditivada da BR (acho que é a Supra) e a moto baixou de 25km/l para 21km/l, apesar de não perceber perda no desempenho.
"Não tenha medo de ir devagar; só tenha medo de ficar parado."
Michael Piders
Mensagens: 269
Registrado em: 22 Mar 2009, 11:23
Localização: Belo Horizonte

Caro Fidel e digníssimo Gilberto,

parabenizo aos dois, pois, as informações estão corretas e só complementando, sem alterar o conteúdo anterior, a taxa de octanagem da gasolina é um índice que mede o poder anti-detonante da gasolina em virtude da pressão sofrida.

Isso quer dizer, que a taxa de octanagem da gasolina só se fará sentir em relações de compressão muito altas, entre 11:1 e 13:1 ou superiores.

Só pra exclarecer, a detonação é diferente da ignição, pois, a ignição é provocada pelo centelhamento gerado pela vela e no tempo determinado pelo distribuidor, cdi ou qualquer outro dispositivo de controle de ignição.

Já a detonação é ocasionada em geral, pelo excesso de pressão que provoca o aumento excessivo da temperatura interna do cilindro e por consequencia a auto-combustão (princípio do motor DIESEL).

Ocorre regularmente sem o centelhamento cuasado pelo rebaixamento exagerado do cabeçote, substituição do pistão por outro mais alto, entre outras modificações, ou seja, redução do volume total da câmara de combustão.

Temperatura mais elevada no interior do cilindo causado pelo acúmulo de carbono na cabeça do pistão que em geral se torna uma braza continuamente incandecente, portanto, estes fatores normalmente gerariam o ruído característico conhecido como "batida de pino" que seria ocasionado pela utilização de uma gasolina comum ou de baixa octanagem.

Teoricamente, nestes casos, a utilização de gasolina de maior octanagem evitaria a detonação ou batida de pino, contudo, a sensação de maior desempenho fica a cargo da taxa de compressão que por ser maior proporciona uma explosão mais drástica, portanto, o aumento de potência não está diretamente relacionado ao combustível e sim à taxa de compressão.

Mas, a utilização do combustível adequado propicia um melhor aproveitamento da potência sem danos ao motor.

Caso eu tenha sido inexato em alguma informação, gentileza informar para que eu possa me corrigir.

abraços.
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