VBlade 250: Óleo lubrificante

Moto: Sundown Vblade

Moderadores: Administradores, Moderadores, Colaboradores Sundown

Responder
Avatar do usuário
Xamã
Mensagens: 15
Registrado em: 15 Mai 2011, 21:01
Localização: Vitória

:lol: Amigos,

sou o recente proprietário de uma V - Blade 250 2008, adquirida em maio de 2011 ainda zero quilômetro (estava encaixotada no interior da revenda Sundown Motopoint de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo).

Como de praxe em minhas motos, tenho o hábito de trocar o óleo do motor logo nos primeiros 100 quilômetros rodados e, depois, nos primeiros 500 quilômetros rodados, como forma de livar o motor de impurezas, notadamente limalha de aço de uma maquina ainda muito "presa", em amaciamento.

Fiz a troca do óleo da minha Flecha de Prata e utilizei o filtro da XT 600 e da Virago 250, conforme aconselhado pelos amigos. Ficou perfeito! Mas não estou seguindo a orientação da fábrica em utilizar o óleo na gradação 20W - 50. Acho que se trata de um óleo muito lento em termos de circulação para um motor bicilíndrico em V, e que ainda não conta com o auxílio de um bom radiador de óleo.

Optei, assim, por um óleo menos viscoso, de gradação 15W - 40, de circulação e trocas térmicas mais rápidas e que é classificado como de uso misto, para frotas mistas, do tipo heavy duty, conhecido como Lubrax Top Turbo.

Não se trata de um óleo específico para motos.

Estou tendo bons resultados. Há muito nos EUA e na Europa a utilização de óleos de uso misto é defendida para motos com motor e câmbio integrados, com resultados excelentes, de modo que não me fiz de rogado. A moto agora parece estar mais "solta" e tenho tido mais facilidade em encontrar o neutro quando a moto está parada. Não fiz medições de consumo, mas a minha moto ainda está em seu segundo tanque. A primera média, ainda com o óleo original de fábrica no motor (20W - 50), apontou excelentes 27,68 km/l.

Peço aos amigos, se puderem colaborar, que dividam comigo suas experiências com óleos lubrificantes utilizados nos motores de suas V - Blade. Seria bom que mencionassem se notaram diferenças no consumo, no desempenho e/ou no nível de ruído de suas máquinas.

Um abraço grande a todos,
Xamã :wink:
Sundown V - Blade 250 2008 (Flecha de Prata)
dan_himself
Mensagens: 1652
Registrado em: 07 Mai 2010, 14:02
Localização: São Paulo

O tipo de óleo que você usa vai depender da região onde você mora (temperatura do local) e a periodicidade em que troca... o 20W-50 é uma base geral...
O Top Turbo é bastante utilizado em motos, embora não seja pra motos, muita gente usa, inclusive na Kansas... É um óleo muito bom, usado muito em caminhões... Fácil de achar e não é caro...

Conheço pessoas que só usam o Top Turbo e não trocam por outro... Mas em determinadas regiões do país, evitam de usar esse óleo por causa do clima...

Abraços,
DaN
"Quando eu morrer quero ser cremado. Dos vermes já bastam os que conheci em vida."
Avatar do usuário
Xamã
Mensagens: 15
Registrado em: 15 Mai 2011, 21:01
Localização: Vitória

:D Caro Dan,

é comum a associação da viscosidade do óleo com a temperatura externa a que o motor da motocicleta estará exposto.

Em locais mais quentes, é comum se falar que o óleo ideal é o de viscosidade 20W - 50, haja vista ser considerado "mais grosso" e, em função disto, o que promoveria uma camada mais espessa de proteção às peças móveis.

Discordo deste raciocínio.

Quando exposto a altas temperaturas - rotina comum a motores refrigerados a ar e de alta rotação como o da V - Blade e o de tantas outras motos custom - o óleo precisa realizar o seu percurso total dentro do motor o mais rápido possível e com a maior vazão também para ser eficiente.

Ora, como obter isto com um óleo de circulação mais lenta, como o 20W - 50?

Um outro problema de um óleo mais viscoso é exatamente o tempo de contato que ele tem para com as superfícies quentes internas dos motores. Quanto maior o período de contato, mais temperatura é absorvida pela camada de óleo imediatamente em contato com a superfície quente, o que leva a uma temperatura maior do lubrificante quando do seu retorno ao cárter.

Não acho que isto seja bom para a própria longevidade do óleo. Sabe-se que a vida útil deste depende diretamente da temperatura média a que é exposto, o que leva a concluir que um óleo 20W - 50 tenderá a durar menos que um óleo 15W - 40 ou 10W - 40 exatamente pelas maiores temperaturas a que estará submetido ao longo de sua utilização.

Um óleo que circula mais rápido e mais vezes pelo motor, com maior vazão, aquecerá menos e fará mais vezes a função de roubar calor das superfícies quentes internas da máquina.

Foi por esta razão que optei pelo Top Turbo.

Concordo com o amigo de que é um produto barato e de excelente qualidade. O que eu gostaria de dividir com os demais membros deste fórum são as experiências colhidas com os lubrificantes que cada um está utilizando ou já utilizou em suas V - Blade.

O que os amigos estão utilizando em suas 250 bicilíndricas?

Um abraço grande,
Xamã :wink:
Sundown V - Blade 250 2008 (Flecha de Prata)
eddielobato
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Jun 2011, 13:10
Localização: Vila Velha

Temos disponível no mercado um lubrificante que atende totalmente as suas nescessidades.
Mobil Super Moto 4T MX - 15w50 API SL Jaso MA2.
Semi-sintético.
Por ser um lubrificante 15W ele trará mais proteção a sua moto nas partidas a frio, pois irá fluir mais rápido pelo motor evitando o atrito metal c/ metal.
Também por ser semi-sintético irá manter uma pelícola protetora superior aso minerais.
Por ser um 50 ele resistirá mais as altas temperaturas do motor, mantendo sua viscosidade.Ou seja, não vai afinar.
Tudoque você procura está nele. Mais fluido, e resistente as temperaturas elevadas.
Sem contar os outros benefícios devido ao seu pacote de aditivos.
Como o dispersante, que evita que a sujeira se acumule no fundo do carter. Ele mantem a "sujeira" dispersa, fazendo com que ela vá para o filtro. Por isso a importancia da troca do filtro.

Acredito que seja a melhor opção.
Agora, caso venha a optar por esse óleo, procure fazer a primeira troca num intervalo menor, pois o poder de limpeza desse óleo é enorme e ele pode desprender alguma sujeira que esteja preza no motor de sua moto. Se sua moto estiver novinha, nada a se preocupar.

http://www.youtube.com/watch?v=PL5ZvMoM3MY

Abraços
Eddie
Avatar do usuário
Xamã
Mensagens: 15
Registrado em: 15 Mai 2011, 21:01
Localização: Vitória

:D eddie,

aí é que está, este óleo não é o ideal para as V - Blade!
Estive pesquisando o manual de serviços da moto e reparei que, já nos idos de 2006, o óleo recomendado para o motor tinha gradação 20W - 40.
Ou seja, um óleo como o Mobil, que tem gradação SAE 50 na sua fase quente, não será adequado ao motor Zonghsen V2 de 250 cilindradas.
Talvez, o melhor lubrificante seja aquele que se encontre nas gradações 5W - 40, 10W - 40 e 15W - 40, como os Motul, Ypiranga e Menzelub da vida, com padrão API o mais elevado possível, já nas classificações "SL" ou "SM".
Particularmente, optei por um lubrificante de uso misto, para frotas mistas. Considero o entendimento norte - americano, segundo o qual óleos de uso misto, do tipo "heavy duty" são mais adequados à utilização em motocicletas, acertado.
E na minha V - Blade a reação à utilização do Lubrax Top Turbo foi muito boa, sem haver problemas de embreagem ou de câmbio e sem aquecimento anormal do motor, que parece trabalhar "mais solto".

Um abraço grande,
Xamã :wink:
Sundown V - Blade 250 2008 (Flecha de Prata)
nelbra2009
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Out 2013, 18:58
Localização: Monte Sião

Xamã escreveu::lol: Amigos,

sou o recente proprietário de uma V - Blade 250 2008, adquirida em maio de 2011 ainda zero quilômetro (estava encaixotada no interior da revenda Sundown Motopoint de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo).

Como de praxe em minhas motos, tenho o hábito de trocar o óleo do motor logo nos primeiros 100 quilômetros rodados e, depois, nos primeiros 500 quilômetros rodados, como forma de livar o motor de impurezas, notadamente limalha de aço de uma maquina ainda muito "presa", em amaciamento.

Fiz a troca do óleo da minha Flecha de Prata e utilizei o filtro da XT 600 e da Virago 250, conforme aconselhado pelos amigos. Ficou perfeito! Mas não estou seguindo a orientação da fábrica em utilizar o óleo na gradação 20W - 50. Acho que se trata de um óleo muito lento em termos de circulação para um motor bicilíndrico em V, e que ainda não conta com o auxílio de um bom radiador de óleo.

Boa noite Xamã!
Vc continua com a v-blade? E o oleo continua utilizando o lubrax top turbo? E a troca é feita com quantos km rodados?
Estou interessado em utilizar na minha v-blader!
Obrigado.

Optei, assim, por um óleo menos viscoso, de gradação 15W - 40, de circulação e trocas térmicas mais rápidas e que é classificado como de uso misto, para frotas mistas, do tipo heavy duty, conhecido como Lubrax Top Turbo.

Não se trata de um óleo específico para motos.

Estou tendo bons resultados. Há muito nos EUA e na Europa a utilização de óleos de uso misto é defendida para motos com motor e câmbio integrados, com resultados excelentes, de modo que não me fiz de rogado. A moto agora parece estar mais "solta" e tenho tido mais facilidade em encontrar o neutro quando a moto está parada. Não fiz medições de consumo, mas a minha moto ainda está em seu segundo tanque. A primera média, ainda com o óleo original de fábrica no motor (20W - 50), apontou excelentes 27,68 km/l.

Peço aos amigos, se puderem colaborar, que dividam comigo suas experiências com óleos lubrificantes utilizados nos motores de suas V - Blade. Seria bom que mencionassem se notaram diferenças no consumo, no desempenho e/ou no nível de ruído de suas máquinas.

Um abraço grande a todos,
Xamã :wink:
nelbra2009
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Out 2013, 18:58
Localização: Monte Sião

Xamã escreveu::lol: Amigos,

sou o recente proprietário de uma V - Blade 250 2008, adquirida em maio de 2011 ainda zero quilômetro (estava encaixotada no interior da revenda Sundown Motopoint de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo).

Como de praxe em minhas motos, tenho o hábito de trocar o óleo do motor logo nos primeiros 100 quilômetros rodados e, depois, nos primeiros 500 quilômetros rodados, como forma de livar o motor de impurezas, notadamente limalha de aço de uma maquina ainda muito "presa", em amaciamento.

Fiz a troca do óleo da minha Flecha de Prata e utilizei o filtro da XT 600 e da Virago 250, conforme aconselhado pelos amigos. Ficou perfeito! Mas não estou seguindo a orientação da fábrica em utilizar o óleo na gradação 20W - 50. Acho que se trata de um óleo muito lento em termos de circulação para um motor bicilíndrico em V, e que ainda não conta com o auxílio de um bom radiador de óleo.

Optei, assim, por um óleo menos viscoso, de gradação 15W - 40, de circulação e trocas térmicas mais rápidas e que é classificado como de uso misto, para frotas mistas, do tipo heavy duty, conhecido como Lubrax Top Turbo.

Não se trata de um óleo específico para motos.

Estou tendo bons resultados. Há muito nos EUA e na Europa a utilização de óleos de uso misto é defendida para motos com motor e câmbio integrados, com resultados excelentes, de modo que não me fiz de rogado. A moto agora parece estar mais "solta" e tenho tido mais facilidade em encontrar o neutro quando a moto está parada. Não fiz medições de consumo, mas a minha moto ainda está em seu segundo tanque. A primera média, ainda com o óleo original de fábrica no motor (20W - 50), apontou excelentes 27,68 km/l.

Peço aos amigos, se puderem colaborar, que dividam comigo suas experiências com óleos lubrificantes utilizados nos motores de suas V - Blade. Seria bom que mencionassem se notaram diferenças no consumo, no desempenho e/ou no nível de ruído de suas máquinas.

Um abraço grande a todos,
Xamã :wink:
Boa noite Xamã! Vc ainda continua com a v-blade, caso positivo, continua usando o oleo lubrax top turbo, eu vou utilizar na minha e gostaria de saber quantos km devo rodar para a proxima troca. Valeu!
Alberto Silva
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Dez 2013, 11:19
Localização: Osasco

Bom dia pessoal, neste vídeo eles mostram como limpar e lubrificar a corrente:

http://www.youtube.com/watch?v=1HYVZe2o-MQ
Responder